Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas -

Anna Araújo 24/11/2021

Repetitivo
Repetitivo mas como diz o jornalista que editou os diários de Carolina, " a fome aparece no texto com frequência irritante. Personagem trágica, inarredavel."
Como o subtítulo já diz é um diário, então conta a rotina de Carolina por ela mesma, uma rotina de sofrimentos e lutas para superar o mal irremediável da sociedade, a desigualdade.

Denny 27/11/2021

Comovente
Perceber que estamos mais de 60 anos depois tendo a fome e a miséria sendo companheiras do povo é tão doloroso que em diversos momentos me vi obrigado a interromper a leitura e chorar.
É duro perceber o quão privilegiados somos pelo simples fato de ter o alimento, o teto.
Carolina escreveu em seu diário em 10 de maio de 1958
?O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome.?
É bom lembrar disso, sempre!

Ana Alice 09/12/2021

Esse livro de Carolina Maria de Jesus deveria ser considerado patrimônio cultural brasileiro, a narrativa da vida da autora nos permite conhecer a fundo o dia a dia de uma comunidade e como é difícil ser preto e pobre nesse país. Todo mundo deveria ler Quarto de Despejo.

Karla Borba 27/12/2021

Livro essencial para TODO brasileiro
Toda a homenagem, elogio ou premiação que Carolina Maria de Jesus receber vai ser pouco para o que representa seu legado. Essa mulher que ousou ser mais do que disseram que ela poderia ser se manteve firme em seu propósito de escrever e sonhar.
Além do realismo característico de sua narrativa quando retrata o cotidiano dos trabalhadores entre suas dificuldades e felicidades, ela nos traz imensas lições sobre amor, prioridades, honra e valores.
Obviamente nos leva a refletir sobre as desigualdades e problemas sociais do Brasil, mas é importante que se reforce e se lembre a todo instante que Carolina é mais do que um relato de pobreza, é literatura forte e potente de uma mulher negra e é por isso que ela deve ser lembrada! Por trazer o Brasil verdadeiro para os holofotes e não as alegorias de brasilidade que tentam nos vestir.

Yandara 28/12/2021

Um soco no estômago
Não tem como não se sensibilizar pelos relatos de Carolina Maria de Jesus; a fome e a miséria são constantes na obra.

É o retrato de milhares de mães brasileiras, que batalham dia após dia para garantir o mínimo de dignidade aos filhos.

Vanessa.Coimbra 28/12/2021

Uma leitura muito boa e necessária, emocionante e triste ao mesmo tempo, especialmente por ser Fatos reais e que acontece ainda hoje, li bem devagar

lifeofbeu 02/01/2022

Um livro incrível que retrata a vida de uma mãe que vive na periferia e todos os dias sobrevive nessa sociedade, mas não deixa de escrever e relatar o seu dia a dia em meio a cadernos e folhas usados e muitas vezes escrevendo por cima das palavras.
Tive a honra de ver de perto na Bienal de São Paulo os livros originais que ela escreveu e me emocionei hahs

Lucas 07/01/2022

O Brasil que ninguém vê
Quarto de despejo é aquele livro que descreve uma realidade ainda muito presente no cenário brasileiro, e que infelizmente não tem previsão para deixar de existir. Sob o olhar de Carolina Maria, temos descrito sua vivência como moradora de uma favela e o cotidiano que a rodeia, com violência, miséria e fome. Muita fome...

É o tipo de livro que é necessário para todo cidadão Brasileiro ler.

Jacqueline169 16/01/2022

Esse é um livro da realidade crua e ao mesmo tempo poética de Carolina Maria de Jesus. A leitura é, no mínimo, incomoda. Incomoda ao pensar que apesar de anos de separação, o país continua repetindo a mesmas linhas e como há diversas Carolinas espalhadas e invisíveis por aí. Como na apresentação, Audalio Dantas ressalta: "quarto de despejo não é um livro de ontem, é de hoje. Os quartos de despejo, multiplicados, estão transbordando."
A obra é uma denúncia da situação das pessoas faveladas, da pobreza que vivem e como a fome é uma problemática diária a ser enfrentada, é uma obra, sem dúvidas, política e visceral.

Mila 20/01/2022

Doloroso, mas necessário
É uma obra que me obrigou a ler devagar. É um choque de realidade que muitas vezes nos forçamos a não ter.
Que vida sofrida, Carolina! E quão poética foi sua existência!

Jeff Vieira 22/01/2022

Quarto de despejo é um diário de Carolina. Uma obra que preserva até os erros de português da autora. Um retrato da favela, da pobreza e da incompetência das ditas autoridades brasileiras, frente à pobreza e a fome.

Duda 26/01/2022

LEITURA OBRIGATÓRIA: Quarto de despejo
Eu estaria sendo desonesta com Carolina Maria de Jesus se reduzisse Quarto de Despejo a um diário. Vivendo no caos, a autora conta por meio da literatura seus medos, frustrações e críticas sobre sua sobrevivência enquanto mulher negra e mãe solteira na favela do Canindé, principal cenário de seus relatos. Sem hesitar, exprimiu uma realidade ainda existente na periferia brasileira, e sem suavizar, gritou sua realidade por entre as páginas. Seus manuscritos provocam reflexões e questionamentos aclamados no exterior, enquanto por aqui, quase ninguém sequer ouviu falar em Carolina Maria de Jesus. Chamarei sua obra, portanto, de clássico mais injustiçado da literatura brasileira.

Diferente do que se imagina, Carolina não é a personagem principal de seu livro. A fome é. Dia após dia enfrentando sua sobrevivência desumanizadora, pensamentos suicidas, seu desgosto em ser mulher e como isso torna sua vida ainda mais difícil, indisciplina dos filhos, desavenças com outros moradores, prentendentes... mas com a fome não há trégua, tornando todos os outros conflitos secundários.

De todos os livros já lidos por mim, a linguagem de Quarto de Despejo merece seu destaque. Carolina não concluiu o Ensino Fundamental, e os editores optaram pela originalidade dos textos, os erros ortográficos tornaram a leitura ainda mais real pois sua linguagem simples se assemelha à oralidade. Mesmo com tantos desvios gramaticais, contamos com uma escrita assustadoramente realista, refletindo seu tom triste ou inconformado através de fortes imagens líricas, belas metáforas, e palavras "de aço".

Quarto de despejo ? Diário de uma favelada, deveria ser leitura obrigatória nas grades da educação. Cabe a nós, leitores, manter viva a memória de Carolina, leitora assídua e escritora excepcional.

?? O que eu aviso aos pretendentes a politica, é que o povo não tolera a fome. É preciso conhecer a fome para saber descrevê-la.? pág. 26

Icaro 28/01/2022

Nu e cru
Livro excepcional, com passagens marcantes de uma época muito dura na vida da autora. Leitura muito difícil ainda mais nos dias de hoje.

Ana.luisa.campos 29/01/2022

Eu gostei desse livro pq ele fala de temas bem atuais mesmo sendo de bastante tempo atrás. Leiam por favor.

Isabela 06/02/2022

"A pior coisa do mundo é a fome"
Quarto de Despejo é mais do que um livro, é um referencial nacional.
Com sua linguagem simples, mas comovente e crítica, Carolina fez o mais fiel dos relatos da vida de uma favelada negra vivendo em extrema pobreza.
O livro é emocionante e causa revolta no leitor por saber que aquilo não é ficção e é um projeto político de extermínio da população negra.
Carolina era uma potência. Achei incrível o quanto ela ainda tentava sempre ser bondosa com as pessoas, principalmente com as crianças, para quem ela sempre tinha "palavras bondosas" e o quanto de força que cabia nessa mulher, pois afinal a única opção era ser forte.
Me chamou muito a atenção a quantidade de convites sexuais que ela recebia em contrapartida a sua extrema solidão afetiva.
Eu, tragicamente, adorei o livro.