Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas -

Renatita 05/04/2021

Parabéns para a Carolina por tudo!

Mas que triste ler palavras de 1955-60 e perceber que não mudou muita coisa... Aliás, considerando o atual cenário (abril/2021), é provável que a realidade se pareça muito mais com o que descreve Carolina Maria de Jesus.
Vivi 05/04/2021minha estante
Esse livro é tão bom ?

Teder 17/05/2020

Favela...
O diário de Carolina Maria de Jesus retrata a vida cruel dos esquecidos que lutam por sobreviver na favela, onde dormem esperando acordar e acordam na esperança de conseguir o que comer e continuar a luta por mudar sua realidade

Mari 21/04/2022

Maravilhosoooooo
Quero ler tudo que ela escreveu e tudo que escreveram sobre ela....
Emocionante,verdadeiro,honesto,triste,
Forte e avassalador.....

Ed Carvalho 12/03/2021

Essencial
Tornou-se um de meus livros favoritos. Carolina sempre muito lúcida captou na escrita de seu diário o difícil cotidiano da favela. Uma pessoa maravilhosa, que graças a Deus trve seus dons literários descobertos.

CeChollet 24/07/2021

Forte e incrível
Terminei esse livro com duas sensações:

1 - Setenta anos depois o Brazil não mudou nada! Talvez os nomes dos personagens e dos envolvidos, mas é só.

2 - Que vontade de ler tudo o que Carolina escreveu, dar um abraço nela e dizer o quanto ela é incrível.

O relato é cru, realista, brutal ... Esse livro vai te fazer pensar em uma série de questões e mesmo assim, te digo, você precisa ler ele.

Nathan 02/02/2021

Carolina retratou sua vida na favela, sua escrita, seu olhar
A vida é igual um livro. Só depois de ter lido é que sabemos o que encerra. E nós quando estamos no fim da vida é que sabemos como nossa vida decorreu. A minha, até aqui, tem sido preta. Preta é minha pele. Preto é o lugar onde eu moro.

luiza 07/05/2023

Li muitas resenhas dizendo que a escrita é muito repetitiva, mas acho que ela não cumpriria com seu objetivo, o impacto, se não fosse a reafirmação. Me senti muito tocada pelo livro, e realmente, só reclama da comida quem nunca passou fome.

none 04/04/2020

Registro histórico
Dia-a-dia na favela paulista escrito em forma de diários registrando o trabalho de catadora de papel da narradora, para alimentar os filhos que cuida sozinha. Carolina Maria de Jesus não esconde a raiva e a vergonha de morar num lugar miserável, con gente miserável, estar suja, fedida, ter a casa infestada de pulgas, comer o que consegue conforme o dinheiro que recolhe. Ainda tem tempo para relatar tudo. Mais de cinco vezes demonstrou vontade de se matar. Uma ou outra de matar-se junto com os filhos. Ser negra, mãe solteira, mulher numa favela é pretexto para seus vizinhos e conhecidos a atacarem. É emblemático o dia em que serve-se da carne do porco que cuidava. Vizinhos querem provar, comprar, a casa (barraco) pode vir abaixo visada por gente e bichos (gatos e cachorros por todos os cantos. Uma cadelinha morre empanturrada). Mas Carolina só quer provar o que quase nunca comeu. Seus filhos viviam de pão duro (Não raro com patas de barata) e coisas catadas de restos, gordura o que pudesse ser menos indigno de ser ingerido. A doença do caramujo está por todo lado. A inveja também. A fama de sabia escritora/leitora não é bem vista. Mas Carolina é delatora, isso a comunidade não perdoa. Carolina quer defender os seus. Vê violencia e devassidão por todo canto. E é verdade. Mas demonstra preconceito contra nordestinos, ciganos e negros. Ela lamenta ser negra. Culpa da sociedade que a promoveu leitora? Cabe ao leitor e à leitora avaliar. O livro é repleto de incorreções gramaticais, repetições e expressões coloquiais proprias da oralidade do tempo da autora sendo de difícil leitura para jovens. A relevância da leitura do diário é de um registro histórico de algo raro, bizarro que não deveria se repetir. Parece que as pessoas passam de carro com janelas fechadas e bem rapido virando a cara pra outro lado pra não enxergar o lado podre da civilização que está na favela. A favela que emprega gente que presta serviços que recusamos. A favela que se alimenta de restos que recusamos. A favela que despeja restos daqueles que poderiam ser humanos se fossem tratados com um pouco mais de dignidade. Trata-se de um livro de dificil leitura porque a crueldade passada pela Carolina não pode ser considerada enfeite. Choramos por Dom Quixote, por Anne de Green Gables. Mas precisamos enxergar potenciais carolinas ao nosso redor que passam fome, são violentadas, estragadas por relações abusivas, trabalhos insalubres, gravidezes indesejadas e precoces e falta de amor.

Tati 23/06/2020

Uma história incrível
O livro, com uma liguagem bastante simples, nos traz o dia a dia de Carolina Maria Jesus na favela do Canindé em São Paulo. Por ser mantida a escrita original há alguns termos que estão da forma falada, mas nada que comprometa a leitura e compreensão, muito pelo contrário. É capaz de nos trazer questinamentos sobre a realidade em que outras pessoas vivem, entre outras causas sociais.
A historia de carolina é feita de muito sofrimento, mas a sua determinação e a fé que possuia em si mesmo são ainda maior e incrível.
A cada pagina do livro você vai se pegar torcendo pela autora, para ela conseguir vender seus papeis, para ela ter comida para dar aos seus filhos naquele dia e para que no fim do livro ela tenha vencido.
Impossível nao amar esse livro!

Hanna.Ramos 15/06/2020

Literatura-verdade escrita em 1958/59 mas segue atemporal
A fome é a personagem principal do livro, pois é comum a todos os personagens que são citados nele. O livro mostra o cotidiano da favela e provoca no leitor sentimentos não tão fáceis de lidar; agonia, nojo, perda da esperança, sensação de impunidade... E também gera empatia pois criamos um laço com a autora Carolina.
Leitura necessária para todos aqueles que não vivem na periféria. É como estourar a bolha em que vivemos e ter ao lado a desgraça e a fome.

Maria16212 10/10/2022

Comovente
Me emocionei bastante em vários momentos desses relatos de Carolina. O sofrimento vivido por ela enquanto residia na favela de Canindé é realmente difícil de ser lido. Leitura necessária!

Jota 09/06/2020

''Não há coisa pior na vida do que a própria vida.''
É até difícil começar a escrever uma resenha para esse livro. Posso dizer que sinto como se ele tivesse mudado algo em mim.
Leitura extremamente necessária para que cada um possa reconhecer seus privilégios. E nada tão avassalador e forte como as palavras de Carolina Maria de Jesus para fazerem isso. Esse livro é um soco no estômago, literalmente.
Durante a leitura questionei várias atitudes e falas anteriores minha, como reclamar de tal comida, de tal situação. Após terminar esse livro é triste pensar que não é uma ficção, mas sim um pedido de socorro. É triste refletir o quanto toda a realidade retratada ainda persiste até hoje.
Por favor, leiam!
@fernandajfguimaraes 18/07/2020minha estante
Esse livro precisa ser lido, precisa ser divulgado

Ana 04/04/2022

Arrasador e desolador
Comecei a ler em um impulso de imperatividade e foi a melhor coisa que já fiz na vida. Esse livro me arrebentou de todas as formas possíveis e imagináveis. Carolina conseguiu colocar no papel toda sua dor e angústia, em muitos momentos me senti enjoada e exausta pelas descrições de sua vida. Nunca me esquecerei da sensação de desespero que me assola desde o momento que comecei a ler Quarto de despejo.

minhauu 21/03/2023

Fantástico
Não pensei que fosse gostar desse livro pelo fato dele ser um diário, mas depois de umas cinco páginas fiquei presa demais nesse livro.
O jeito como a Carolina representou o lugar onde ela mora de uma maneira inexplicável (não tinha como ser melhor né, afinal ela MOROU lá) e a maneira como ela enfrentava a fome e a discriminação todos os dias é inspirador.
Realmente uma grande mulher que merece todo o reconhecimento que recebe (e até mais!).