O Horror em Red Hook

Resenhas - O Horror em Red Hook

1 | 2 | 3 | 4

Heitordealmeida 21/10/2012

O Horror de Lovecraft
Se você já leu um livro do Lovecraft então você conheceu o Horror de verdade.

Diferente dos filmes de terror e bobagens como Jogos Mortais e coisas assim, nos contos de Lovecraft a Humanidade se depara com coisas muito mais antiga e malignas do que pode suportar.

Essa versão da LPM contém o conto que dá nome ao livro e outros pequenos contos que o seguem.

Em Horror em Redo Hook, vemos o policial Thomas Malone tentando se recuperar de um "colapso" nervoso que o atacou depois de sua experiencia sobrenatural. A história narra uma investigação policial pelo decadente bairro de Red Hook, conhecido por toda uma sorte de coisas vilanescas, onde contrabando, jogo, contrabando de pessoas e drogas são as mais leves. Por mais que a policia tente, Red Hook se mostra irrecuperável, descendo cada vez mais em espiral para as trevas.

Quando pessoas começam a desaparecer (a maioria crianças) a policia é obrigada a tomar medidas sérias com o caso. Robert Suydam, velho imigrante Holandês parece comandar a maior parte das horrores que permeiam Red Hook.

No final, quando Malone, sem querer presencia a aparição de um mal inimaginável, ele acaba enlouquecendo e tendo que ser transferido para um local mais tranquilo.

Todavia, aquilo que ele viu nunca será esquecido.

Essa edição da LPM é muito barata e seguindo o padrão da editora, se concentra somente nos textos. O problema é que os demais contos presentes no livro já foram apresentados nas outras edições, o que acaba tirando a oportunidade de apresentar algo novo.

Contudo, ainda é um livro do Lovecraft e se você quer saber o que é ter medo de verdade, deve lê-lo.
Amanda Azevedo 29/10/2012minha estante
'Taí um autor que quero muito conhecer! Gosto de histórias de horror/terror, mas até hoje não li nada do Lovecraft... Quão errada estou? rs. Vou fazer o possível pra ler algo dele no ano que vem!

Heitordealmeida 29/10/2012minha estante
Amanda, você está muito errada! Tsc-tsc! Hauhauahu!
Bom, eu sou meio suspeito para falar, mas vamos lá. As edições da LPM são um bom lugar para começar. São curtas e baratas e tem alguns bons contos lá. As histórias mais clássicas (como "Um sussurro nas Trevas", "Nas montanhas da loucura" e "O Chamado de Cthulhu" por exemplo) você encontra nos livros da editora Hedra. Você pode visitar também o http://www.sitelovecraft.com/. Lá, além de pdf com as histórias tem vários audiobooks. (Meu conselho, escute de madrugada com as luzes apagadas. Muito mais divertido!)

maria gabriella 09/04/2020

64 páginas de sofrimento (com um certo alívio nas últimas)
Para meu primeiro contato com Lovecraft escolhi esse livro que é composto de 3 contos curtos. O livro tem apenas 64 páginas mas pensa numas 64 páginas sofridas.

Não gostei, achei a escrita dele particularmente bem chata e cansativa, com muitos elementos aleatórios que não agregaram muito, além da pomposidade nas falas (vi bastante gente apontando esse último detalhe na escrita dele).

O conto O Horror em Red Hook foi um suplício. Achei horroroso, literalmente o próprio horror. O último conto, A Tumba, me chamou atenção. Curti a escrita e o personagem foco e fiquei bastante instigada no que ele tinha pra contar, no geral eu realmente gostei desse conto.

Pretendo sim ler mais dele e ter mais impressões, principalmente acerca das estórias mais famosas como O Chamado do Cthulhu.
Marcos Nandi 03/06/2022minha estante
Eu detesto esse autor.

maria gabriella 03/06/2022minha estante
ai que bom que não sou a única kkjjjjkj

Chantal 10/01/2013

Lovecraft não foi o que eu esperava.
Os livros dessa coleção são praticamente "descartáveis" por causa do acabamento (e diagramação sofrível), mas são ótimos para fazer um test-drive de alguns autores clássicos, ou não.

Eu tinha muitas expectativas com o Lovecraft, esperava amar. Mas não gostei tanto assim.
Sei que ele foi importantíssimo para o gênero do horror, mas senti que estes contos estão datados. Fora já vi os trabalhos dele descritos como sci-fi e não encontrei a parte "sci", a não ser que cemitérios e demônios contem.
Por outro lado ele é ótimo em descrever os horrores, em criar um clima de mistério e tensão.

Em Horror em Red Hook notei muito o uso de "imigrantes malignos", o que me incomodou, a ásia já não é mais o mistério que era naquela época, além de ser bastante racista e xenofóbico. Além disso, não me interesso por histórias religiosas, de demônios, não acho assustador e é tão crível quanto o bicho-papão.
Em uma nota positiva, a descrição das criaturas malignas e de uma cena específica com uma criatura fosforescente está ótima.

O conto "Ele" estava indo muito bem. Gostei do velho misterioso, da ambientação em partes secretas de Nova Iorque, uma casa antiga escondida no meio da metrópole, realmente me deixou intrigada. Mas no final...
Novamente, o uso de preconceito e racismo. Os "vilões" eram nativos americanos, cemitérios indígenas, putz. Tira completamente o clima de mistério, incomoda pela ingenuidade.

A Tumba é um conto de terror psicológico que tem como mérito deixar em aberto se o protagonista estava louco ou realmente passou por aquilo. Mas não consegui compartilhar do fascínio dele pela tumba e não me importei realmente com o fato de ele estar em um manicômio.

Mas não digo que nunca mais vou dar uma chance a ele, ainda tenho vontade de conhecer os mitos do Cthulhu. L&PM, dá uma olhada aí se esses três contos são as melhores escolhas para conhecer o autor, porque para mim não foram.
Cláudia Isabele 22/04/2016minha estante
A melhor análise que li sobre esse livro!

Lilian 15/02/2021minha estante
Bom, eu já tinha dado a nota 3. É isso aí mesmo.

Gustavo Adolfo 08/01/2016

Decepcionante
Em vista o tanto que falam dos contos desse cara, fou uma franca decepção: impressão de ser racista, xenofóbico e de pouca imaginação.
Gustavo Adolfo 08/01/2016minha estante
foi*

Diogo 10/09/2016minha estante
Tive a impressão de que bolsonaro ou trump fumou maconha e escreveu esse trem.

Raphael 06/03/2010

The Horror at Red Hook
Coletânea de contos do escritor:
A GRAVURA NA CASA (The Picture in The House);
HERBERT WEST - REANIMATOR (Herbert West - Reanimator);
O SABUJO (The Hound);
O HORROR EM RED HOOK (The Horror at Red Hook);
AR FRIO (Cool Air);
O CHAMADO DE CTHULHU (The Call of Cthulhu);
O MODELO DE PICKMAN (Pickman's Model);
A COISA NA SOLEIRA DA PORTA (The Thing on The Doorstep);
O ASSOMBRO DAS TREVAS (The Haunter of The Dark).
Chantal 10/01/2013minha estante
Existem duas edições, uma delas tem apenas Horror em Red Hook, Ele e A Tumba.

Diego 07/07/2012

Fast and fun!
O último conto, "A Tumba", é simplesmente fantástico! =D
Jackie Sabino 14/07/2012minha estante
Concordo plenamente! Suscinto e o mais assustador dos 3 contos... adorei também!

Angelo 29/12/2012

Três contos e horror de Lovecraft
Neste livro, estão reunidos três contos de Lovecraft: O Horror em Red Hook (The Horror at Red Hook), Ele (He) e A Tumba (The Tomb).

Em O Horror em Red Hook, acompanhamos a narrativa de um policial, de nome Malone, acerca de sua investigação das atividades de um tipo de seita de magia negra que operou em uma Nova Iorque fictícia. Em Ele, o narrador da história, perambulando por Nova Iorque, encontra um homem vestido com roupas velhas e antiquadas que lhe oferece para mostrar-lhe o segredo da cidade. Por fim, em A Tumba, acompanhamos o personagem de Jervas Dudley que, em criança, descobre uma tumba dentro de uma mata próxima à sua cidade, passa a visitá-la regularmente, e com ela desenvolve uma estranha e próxima relação.

A respeito da qualidade das histórias, tenho que dizer que, apesar de bem escritas, tenho sempre a sensação de que sou imune aos textos de Lovecraft. Esses textos de horror que, supostamente, deveriam me fazer calafrios, leio-os como se estivesse lendo uma história qualquer. Histórias interessantes, sem dúvida, mas que não me causam qualquer reação.
Simonovitch 01/01/2014minha estante
Sinto a mesma "imunidade" ao ler Edgar Allan Poe, que adoro. Acho que esse terror antigo devia aterrorizar noutras épocas, mas hoje em dia há tanta violência (no dia-a-dia e na ficção) que se torna difícil sentir medo lendo contos como esses.

Gabii 16/01/2013

Um dos grandes escritores de terror e suspense, Lovecraft é famoso por elementos macabros e pelo clima onírico adotado em quase todos os seus contos. Esse “livro” em questão - pelo menos a edição que eu tenho - é extremamente curto, tendo somente 64 paginas, fato que, na minha opinião até beneficia o autor, uma vez que da a oportunidade de você fazer um leitura rápida de um escritor não tão conhecido, fazendo com que você se prepare para leituras mais extensas, se o livro te agradar, e se não, você conheceu mais um autor sem ler 500 paginas pra isso (que foi o meu caso com Anna Karenina).
Os contos são os seguintes:
“O horror em Red Hook”, conto que da nome ao volume e que narra uma investigação em um bairro de imigrantes de Nova York;
“Ele”, que conta um “passeio” também em Nova York; e
“A Tumba”, que consiste em um relato de eventos estranhos envolvendo um rapaz abastado e uma antiga tumba.
Em algumas partes desses contos eu “perdi o fio da meada” e tive que voltar algumas vezes na leitura pra entender realmente o que ele estava dizendo, mas tirando essas “escorregadas” que acho que foi mais culpa minha do que dos contos, a leitura foi fácil, rápida, divertida e é claro, assustadora.
Visitem:
Curtam também:
Naldinh o/ 04/05/2013minha estante
Eu também me perdi no meio da leitura dos contos, e tive q voltar a leitura para entender melhor. rsrs
Mesma coisa comigo, mas a diferença é que eu não senti o menor medo em nenhum dos 3 contos. Sem duvida a melhor das 3 histórias é a última (A Tumba), simplesmente ótima, medo não dá, mas é muito bem desenvolvida.

Vinícius 30/04/2014

Três contos nesse livreto da LP&M do Lovecraft. Sou fã daqueles então é difícil ser imparcial. Muitos consideram O Horror em Red Hook como um conto menor na cânone do americano pelo teor pejorativo e xenófobo no tratamento aos personagens estrangeiros e imigrantes da trama, mas faz parte e serve a história com muita propriedade na minha opinião. Ora, há uma diferença enorme entre a opinião do autor e a opinião do narrador em primeira pessoa de uma história, certo? O próprio Lovecraft se esforçou no fim da vida pra desmistificar a imagem racista que lhe foi atribuída, pelo visto sem muito sucesso. Quanto a trama em si, é o mesmo velho refrão de encontros do normal com o paranormal, indizível, desconhecido que leva o personagem a algum tipo de insanidade. Dá até pra dizer que este conto foi um ensaio para o Caso de Charles Dexter Ward, publicado posteriormente.

O segundo conto, "Ele", é o mais curto e segue uma linha diferente, envolvendo a vingança de uma tribo indígena sobre um homem que roubou seus segredos sobre passado e futuro e, enfim, essas coisas.

O terceiro e último é "A Tumba", primeiro conto publicado por Lovecraft e um dos mais famosos. Segue uma linha mais macabra e mórbida do que assustadora. Pra sentir mais repulsa do que medo talvez. Daria um bom filme com um plot twist bacana no fim.

Talvez seja a hora da LP&M licenciar a obra do escritor e lançar uma antologia completa de contos e poesias separadas tematicamente ao invés de fazer tantos lançamentos picados. Boa leitura rápida.
Dani 04/03/2014minha estante
quem será que vai 'ME' emprestar? :p

Clara 23/07/2012

Sempre achei que a novela/conto "O Horror em Red Hook" daria um ótimo filme. Mais até do que "Nas Montanhas da Loucura", que o Guillermo Del Toro queria filmar. Talvez pelo fato de que naquela história o horror se apresente nos subterrâneos de uma cidade (Nova York, mas poderia ser qualquer uma, em qualquer outro lugar) e, no caso de "Nas Montanhas..." se passa na Antartida. Acho que a ideia de algo do tipo acontecendo, assim tão próximo da gente, mais aterrorizante do que uma coisa que acontece no Polo Sul. E um detalhe que percebi de diferente nessa história do Lovecraft é que o personagem principal, o detetive de polícia Thomas F. Malone, que investiga os estranhos acontecimentos em Red Hook, talvez seja o mais profundo dos personagens já criados pelo Lovecraft. Sabemos do passado do detetive: nascido na Irlanda, interessado em temas ocultos e misteriosos, estudou na Universidade de Dublin mas as dificuldades da vida o levaram a emigrar para a América e se tornar policial em Nova York. Isso é muito, muito mais do que sabemos sobre a maioria dos personagens do Lovecraft, geralmente descritos em termos de idade aproximada, profissão e nada mais. Aqui, ao contrário, conhecemos um pouco da personalidade de Malone: "Ele tinha a visão celta profunda para coisas misteriosas e ocultas, mas o olho rápido de um lógico para os visivelmente céticos..." e sua vida pregressa, o que faria dele um bom personagem para o cinema, acredito.//O segundo conto do livrinho (mais um exemplar daquela coleção bacana da L&PM, '64 Páginas') é "Ele", história aterrorizante que, no início lembra um pouco aquela série de contos chamados 'oníricos' do Lovecraft: "A Procura de Kadath", mas logo essa ilusão de desfaz ao descobrirmos quem ou o que "Ele" é de fato.//O último conto do livrinho é "A Tumba", história perturbadora que nos faz ver muito claramente a influência que Edgar A Poe e principalmente Arthur Machen exerceram na obra do Lovecraft. O melhor lançamento da coleção "64 Páginas" até agora, na minha opinião. =)

Matheus656 30/01/2024

Impressões
Esse livro foi meu segundo contato com o autor. Estou lendo algumas das obras mais famosas como forma de preparação para jogar Chamado de Cthulhu e já estava inclinado a ler as histórias de horror cósmico do Lovecraft. Esse livro traz 3 contos do autor, os dois primeiros sendo bastante interessantes e o último, um pouco bobo na minha concepção.

O primeiro conto, O Horror em Red Hook, traz uma atmosfera de investigação muito atraente e uma narrativa direta e sem rodeios que fascina. Mas obviamente, não se pode ver com bons olhos a premissa racista contida no plot.

O segundo conto, Ele, tem a cada 5 linhas um comentário extremamente racista difícil de se ignorar. Sempre claro em seus ideais de pureza, Lovecraft não torna fácil sua leitura atual. A história, mais propriamente dita, é simples e de fácil digestão.

Já o terceiro conto, A Tumba, na minha concepção é tão simples que chega a ser bobo. Não traz uma experiência negativa para o leitor, mas sobra uma sensação de "é só isso?". Mas às vezes o simples assusta bem mais...

No geral, as histórias são bastante interessantes e assustadoras, mas para acessá-las o leitor atual precisa passar pelo sufoco de ouvir balelas sobre raça ariana, raça antiga, raça satanista e demais ideias incabíveis.

Dose Literária 20/02/2013

São histórias únicas e de fácil leitura, que com certeza dão calafrios.
Ele vem com 3 contos do autor: o conto que dá título ao livro, “O Horror em Red Hook”, onde o detetive Thomas F. Malone é um homem perturbado por um acontecimento que o chocou e destituiu de sua sanidade enquanto investigava um caso repleto de magia negra (e um bocado de xenofobismo).

O conto “Ele” é sobre um poeta que busca inspiração em Nova Iorque, mas que ao invés disso depara-se com um estranho homem que o leva em viagens dimensionais carregadas de obscuridade e visões infernais.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/11/o-horror-em-red-rook-hp-lovecraft.html

1 | 2 | 3 | 4