O Mito de Sísifo

O Mito de Sísifo Albert Camus

Resenhas - O Mito de Sísifo

BJekyll0 14/09/2023

Um homem é sempre vítima de suas verdades
No mito de Sísifo os deuses o condenam a subir uma ladeira com uma enorme pedra até o alto de uma montanha, de onde voltava a cair e Sísifo eternamente ficaria neste ciclo.
Camus é simplesmente genial, ele nos introduz com ensaios a respeito não só do suicídio físico, mas do suicídio filosófico. A força de desistir, a arte de criar e destruir, para depois nos presenciar com o ensaio sobre o eterno castigo de Sísifo, no final do livro.
Criando uma comparação com este castigo infernal e nossa exaustiva, aniquilante e angustiante rotina.
Fora toda essa genialidade, o livro ainda nos presenteia com dois ensaios, um sobre Dostoievski e o outro sobre Kafka.

Lucas Burgos 08/09/2023

Interessante, mas arrastado
Gostei da premissa de ver Sísifo feliz ao empurrar a pedra até o topo, e que a luta, o viver, são o suficiente para agradar uma vida, mas acho que o livro se arrasta em muitos pontos sendo que o mito em si, que explica tão bem o pensamento do autor, só vem em poucas páginas no fim do livro.

Jonas.Doutrinador 06/09/2023

É fazendo m&rd@ que se aduba a vida
Um livro que associo a um punhal: pequeno, contundente e que atinge lá no seu interior. Deve-se ler esta obra sem pressa e degustar cada proposição, cada página com bastante reflexão, pois sua mensagem vai fazer com que o leitor reveja seus conceitos e se confronte.
Algo que me fez refletir bastante durante a leitura é na grande limitação que temos pelo simples fato de existirmos e boa parte disso se dar por estarmos presos a um corpo. Todavia, somos formados dentro de um sistema moral judaico-cristão onde nos restringe bastante em como se viver uma vida corajosa e cheia de significado em seu cotidiano. Vamos assumir riscos, pois o fim chegará para todos e perdas são inevitáveis!
Nossa existência é totalmente caótica e absurda, seja por fatores internos ou externos. Nossa rotina é maçante e cheia de imbróglios que nos confundem e nos distanciam de ter uma vida mais racional e consciente. Quantas pessoas confundem por exemplo que os bens materiais são meros meios e os colocam como um fim e isso os frustram em algum momento?
Em vista disso, a proposta que Camus faz nesta obra é que não pequemos contra nós mesmos, nessa existência que é tão breve e limitada. Portanto sejamos ousados a encarar nosso fardo como algo que tem sua beleza e diversão, feito esses vendedores de rua que para obterem êxito na venda, divertem-se e criam uma narrativa divertida onde arranca sorrisos da maioria das pessoas que compram o que eles estão a vender. Aqui cabe aquela velha máxima popular: “é fazendo m&rd@ que se aduba a vida”, e que com este adubo possam nascer belas flores ou hortaliças que iremos saborear depois.

Makoto 05/09/2023

Perfeito
Os ensaios certamente chamam a atenção de todos aqueles que em algum momento e por conta própria já perceberam o "absurdo", nas palavras do autor. Ainda parafraseando Camus, o absurdo nos acompanha para a vida toda e se torna a mais intensa das paixões; ao menos comigo foi assim, e fico feliz de encontrar uma obra com a qual eu me identifico totalmente. Por outro lado, eu imagino que quem não enxerga o "absurdo" não verá muito sentido nessa obra.

Atteneee_ 05/09/2023

É preciso imaginar Sísifo feliz.
Acho que ja tive o descontentamento de presenciar os dois tipos de suicídio, o físico e o filosófico. Esse livro me salvou dos dois.
Pode parecer besteira mas quando li pela primeira vez, mesmo não entendendo 70% do que o autor tava dizendo no meio de tante citação de romancista e filósofo que eu nunca tinha ouvido falar antes restou uma clareza. De que as coisas eram assim, e tava tudo bem.

É preciso maturidade pra descer a montanha, contemplando o absurdo em seu auge e num passo irônico dar risada. Isso engloba a tudo e todos.

Quando Camus diz que o unico problema real da filosofia é o suicídio, eu ouso ir mais a frente e dizer que não só isso mas é único valido no mundo. Não o físico, mas sim o filosófico. A desvinculação com o criado "eu", a aceitação da ignorância e a paixão pelas pequenas coisas. Se tais ensinamentos fossem ensinados de tamanha proporção quanto seus opostos haveria mais benevolência.

É um livro bem complexo, foi escrito pra se ler com calma e bastante paciência, mas vale cada página (sem exagero), meu livro favorito de todos

"Assim como, em certos dias, a descida é feita na dor, também pode ser feita na alegria. Esta palavra não é exagerada. Também imagino Sísifo voltando para a sua rocha, e a dor existia desde o princípio. Quando as imagens da Terra se aferram com muita força à lembrança, quando o chamado da felicidade torna-se premente demais, então a tristeza se ergue no coração do homem: é a vitória da rocha, é a própria rocha."

Massasa 01/09/2023

Mito de Sísifo
Que livro incrível
Albert Camus está conquistando um espaço absurdo na minha estante pouco a pouco, todos os ensaios durante a obra trazem reflexões muito interessantes sobre o absurdo que é a própria vida e o Dasein humano ( já que falamos de existencialismo), o livro começa com um tema complexo que é o suicídio e Camus consegue desdobrar o tema em debates até certo ponto esperançosos (apesar de não achar que ele gostaria dessa palavra).

Linhares 24/08/2023

Camus em sua filosofia, traz a ideia de absurdo, ideia essa que todo ser humano, mais cedo ou mais tarde acaba experimentando.

O Absurdo seria algo como a busca de propósito do ser humano em um universo aparentemente sem propósito algum.

Sem entrar em spoilers, no decorrer da obra, o autor discute algumas possíveis soluções para o Absurdo, ente elas o suicídio físico e o suicídio filosófico.

Particularmente eu não achei uma resposta satisfatória o fato de simplesmente aceitar o Absurdo da vida e abraçá-lo, fiquei com a impressão de ter andado em círculos e voltado ao início. Mas isso é apenas a minha impressão, talvez não tenha compreendido a obra.

Mari 15/08/2023

Um confronto
Para camus o absurdo nasce justamente de um confronto entre dois elementos: o apelo humano e o silêncio irracional do mundo. Mas o autor enfatiza que o absurdo não reside nos elementos separadamente, mas sim no confronto. Camus salienta que o sentimento do absurdo não significa necessariamente a noção do absurdo, ao longo da obra ele vai trabalhando essas ideias. É um livro que gera um desconforto, mas ao mesmo tempo traz perspectivas interessantes de se olhar a vida e o que permeia nossa passagem por esse mundo.

Igor Melo 11/08/2023

Apenas pela consciência da prisão ao absurdo é que podemos conquistar a liberdade
A vida na Terra tal como nos é imposta é um subir e descer da pedra que Sísifo deve levar ao cume e vê-la desabar, um "retorno inconsciente aos grilhões".
Quando conseguimos ter certa compreensão do absurdo da vida terrena e encará-lo com naturalidade é que podemos chegar a conquista da liberdade da consciência.
Se tudo é absurdo, o que nos resta é o enfrentamento a essa condição para nos libertarmos da prisão ao questionamento, pois conforme é citado no livro: "´a lassidão tem algo de desalentador. Aqui devo concluir que ela é boa."

"Cenários desabarem é coisa que acontece. Acordar, bonde, quatro horas no escritório ou na fábrica, almoço, bonde, quatro horas de trabalho, jantar, sono e segunda terça quarta quinta sexta e sábado no mesmo ritmo, um percurso que transcorre sem problemas a maior parte do tempo. Um belo dia, surge o "por que" e tudo começa a entrar numa lassidão tingida de assombro. "Começa”, isto é o importante. A lassidão está ao final dos atos de uma vida maquinal, mas inaugura ao mesmo tempo um movimento da consciência." (p. 27)

guilhermevasq 07/08/2023

Não há amor eterno a não ser o contrariado
Confesso que é difícil escrever sobre esse livro. foi uma leitura mais longa do que eu imaginei, e em certos momentos confusa. esse é um livro cheio de paradoxos e contradições; um livro absurdo. camus usa de muitas obras e autores para expor seu pensamento, o que fez eu ficar um pouco perdido, mas é interessante. de qualquer maneira me senti muito tocado. o filósofo está o tempo todo nos provocando a pensar mais afundo aquilo que parece raso e ?senso comum?. a parte sobre a comédia e os atores foi muito esclarecedora, me trouxe novas reflexões. não é uma obra de ?esperança barata?, mas uma esperança doída e desoladora, que é necessária.
?a própria luta para chegar ao cume basta para encher o coração de um homem. é preciso imaginar sisífo feliz.?

João Cristão 24/07/2023

Simplesmente necessário...
A base da filosofia de Camus é muito básica, o conceito do absurdo é simples de entender pois é uma maneira simples de enxergar a vida... tudo é tão absurdo que oque podemos fazer é simplesmente aceitar esse destino e enfrenta-lo dia após dia, em O Absurdo e o Suicídio ele conceitua que o Suicídio é o maior problema filosófico e procede a argumentar o porque, o Suicídio físico é realmente o maior problema do ser humano, pois a unica coisa que realmente tem é a vida, agora o Suicídio ideológico, de desistir do conceito de absurdo pela necessidade de um sentido além dessa vida é algo que faz sentido mas não é aplicável... é algo Nietzcheano de basicamente dizer que quem precisa se segurar a algo além dessa vida não vive ela como deve ser vivida, mas o próprio se contradiz com a famosa frase em cartas que diz que as pessoas não sabem o quanto de energia certas pessoas gastam apenas para se manterem vivas... não tem problema recorrer a um deus para se assegurar ou regir suas virtudes... isso não te faz mais fraco e certamente não é um suicídio ideológico, até porque a teologia abraça o absurdo mas esse absurdo é explicado por Deus que é algo inconcebível a mente humana então o conceito continua o mesmo

a forma que Camus expressa sua poética é simplesmente lindo, a alusão a sísifo é genial, e realmente é um pontapé pra AGIR, e se agir de acordo com sua virtude e com resiliência você pode imaginar sísifo feliz carregando a pedra

M_Brian 23/07/2023

Leitura absurda
Comecei a ler pela indicação de uma pessoa muito próxima, na qual eu confio totalmente, então já fui com expectativas altas. Mas fui, principalmente, com a mente aberta para o que eu encontraria ao ler o livro. E minha percepção foi que, ao ler livros que se enquadram nestas características, as pessoas que se identificam adoram e as que não se identificam odeiam. Algumas até repudiam.

Por isso ter lido com a mente aberta me proporcionou aproveitar e tentar compreender cada pormenor da leitura, por vezes procurando por recursos históricos e filosóficos para me situar cada vez mais. E o resultado foi, uma mente em deleite do início ao fim com uma escrita da mais alta qualidade e uma quantidade impressionante de conteúdo e ensinamentos. Muitos dos quais absorvi e comecei a aplicar em minha própria vida e que mudaram um tanto minha perspectiva. Da vida e do absurdo.

A forma como Camus explica sua teoria e utiliza de muitas obras e autores, demonstra o quão a fundo estudou sobre os mesmos, se preparou para mostra isso ao mundo e acreditou em tudo o que colocou ali. Eu digo teoria, mas o que ele consegue expressar é nada menos que sua própria maneira de viver, o qual ele seguiu até o fim.

Foi uma das leituras mais proveitosas que tive até hoje e sem dúvida se tornou um dos meus livros preferidos. Seguir a recomendação valeu muito a pena e eu indico para qualquer pessoa que tenha o desejo de extrair o que ele tem de melhor.

laila99 08/07/2023

Camus nos leva a uma viagem perante o delírio do questionamento de até que ponto temos domínio sobre a liberdade de viver (ou a de não viver). O escritor apresenta a visão de um homem que busca pela sua própria essência, por um sentido para viver, mas que se depara com um mundo desconexo e sem forma.

Matthew8 02/07/2023

A subida é uma eterna queda
O autor do livro é maluco, mas mostra oque podemos tirar de uma vida que parece perdida, olhar uma punição como um desafio de afronta se torna o melhor jeito de atravessar os desafios diários