A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

leevilelaa 15/07/2020

Drama e história
O livro é muito bom, mas um pouco triste demais. A história se passa no Afeganistão, um país muito marginalizado é que sofreu muito com as guerras. É notório a intenção da autora de retratar o ambiente vivenciado pela famílias no final dos anos 90 e começo do ano 2000.
Goretti 17/07/2020minha estante
É autor.

Mah 15/01/2024

Livrão!
Ele é denso, difícil, cruel, mas um livrão!
Nunca teremos como mensurar o quão é difícil a vida das mulheres no Afeganistão sobre comando do Talibã, onde você precisa de um homem pra tudo, deve tudo a eles, extremamente tudo, é revoltante, me envolvi com as personagens e a escrita é muito boa, lembro que a 10 anos eu abandonei esse livro, com certeza me arrependo disso!

@conheceolivro 20/02/2020

Amei. Muito bom conhecer mais sobre a vida das mulheres e crianças afegã ?? emocionante

Laiz 03/03/2020

chorei que nem uma cadelynh* mas foi maravilhoso
"Assim como
uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de
um homem sempre encontra uma mulher à sua frente. Sempre. Nunca se
esqueça disso, Mariam."
- tô mal
- comecei a ler esse livro às 03:08 da manhã porque faltou energia em casa e só consegui parar às 09:58 quando acabei, ou foi ele que acabou comigo?
- tem TUDO que me deixa mais abalada, misoginia, violência doméstica, abandono parental, violência sexual, guerra, fome
- pau no cy do talibã
- se você não tem vontade de entrar no livro e fazer tudo o que as convenções de genebra e os protocolos adicionais proíbem com esse rato imundo do rashid você não leu direito, e se você não fica pistola diante da possibilidade que dentro de casa em vários lugares do mundo tem vários rachids também não
- tem muitos rachids e muitas, muitas mariams, e esse livro só me ajudou a perceber que eu nunca vou ser livre de verdade enquanto outra mulher igual a mim passar por isso

"Em poucos anos, essa
menina vai ser uma mulher que pede muito pouco da vida, que nunca
incomoda ninguém, nunca deixa transparecer que ela também tem tristezas,
desapontamentos, sonhos que foram menosprezados. Uma mulher que vai ser
como uma rocha no leito de um rio, suportando tudo sem se queixar. Uma
mulher cuja generosidade, longe de ser contaminada, foi forjada pelas
turbulências que se abateram sobre ela. Laila já consegue ver algo nos olhos
daquela menina, algo tão arraigado que nem Rashid nem os talibãs
conseguiram destruir.
Algo tão rijo e inabalável quanto um bloco de calcário. Algo que, afinal,
acabou sendo a sua ruína e a salvação de Laila."

Giovanna2214 28/01/2021

Com certeza favorito da vida
Esse livro me surpreendeu totalmente. O escritor conta a história de duas mulheres, em idades e situações diferentes muito bem, que em dado momento se conectam. Me impressionou ele sendo homem, descrever suas aflições, suas dificuldades, seus medos, seus sonhos, como mulheres, tão perfeitamente.

É uma história muito emocionante, Mariam e Laila são duas mulheres fortes, incríveis, que passaram grandes aflições em suas vidas, onde o país se encontrava em guerra e seus corações também.

Vick.Silva 15/07/2023

Um dos melhores livros q eu li, nesse ano!
De madrugada eu estava terminando de ler e estava chorando com última parte da Mariam.
A história que se passa nesse livro é muito triste e quando você pensa q as coisas vão melhorar, só piora.
A história de passa em Cabul no Afeganistão, e o livro relata detalhes da guerra do início e até o momento que termina o livro!
O que chama a atenção é o sacrifício que uma mulher faz por seus filhos, e o quanto as mulheres sem o poder de fala, de vestir o que quiser, andar, estudar.. não pode ir as ruas sem ter um homem ao lado. Tudo isso é muito triste.

Alexandre.Canal 09/05/2020

A cruel realidade da vida de duas mulheres afegãs que se cruzam.
O drama de duas mulheres, Marian e Laila, para viver em um país em que alem de sofrer os horrores de uma guerra permanente, ainda recebem o peso adicional da sociedade somente por serem mulheres.
A história é ao mesmo tempo chocante e cativante. As provações que as protagonistas passam comove qualquer um que ainda tenha um pouco de humanidade no coração.
Confesso que por não acompanhar a situação politico social da região, os momentos em que são relatados os conflitos entre as etnias e facções acabou não ficando muito clara e por vezes o excesso de expressoes regionais acaba por fazer a leitura um pouco mais lenta. Mas isso não chega a denegrir a obra, pelo contrario, acaba por fazer-nos sentir como um estranho em terra estrangeira.
O metodo adotado para apresentação das personagens, contando primeiro a historia de Maria, depois de Laila, para só então entrelaçar as narrativa por vezes deixa a leitura um pouco lenta, porem após este primeiro momento, o livro passa do meio ao final sem que percebamos... Otima leitura.

ascarvalho 01/05/2021

Lendo alguns livros, eu tenho a sensação de que estou vendo coisas acontecerem através de uma janela, uma janela que me mostra uma realidade tão diferente da minha. E foi essa a sensação que tive lendo esse livro, eu poderia dizer que era como estar assistindo um filme, mas não chegou nem perto, lendo esse livro era como se eu pudesse usar de todos os meus cincos sentidos, como se eu pudesse ouvir os mísseis e o cheiro da cidade sendo queimada, como se eu pudesse ver com meus próprios olhos a coragem de Laila e Mariam que além de sobreviver a guerra, tinham ainda que sobreviver a guerra dentro do próprio lar, uma guerra tão conhecida por milhares de mulheres ao redor do mundo.
É difícil colocar em palavras tudo o que é esse livro, especialmente porque ele não é só uma história fictícia, quantas ?Lailas? e ?Mariams? existem lutando todos os dias e como a religião e política nos afetam direta e indiretamente.
A escrita de Khaled também é algo incrível, da mesma forma que ele fez em ?O caçador de pipas?, ele me sugou para dentro da história e me fez caminhar pelas ruas de Cabul, me fez sentir os sentimentos das personagens, só quero dizer pra que LEIAM muito esse livro, sério.

IHMYON 17/07/2023

Não se podem contar as luas que brilham em seus telhados
Demorei horrores pra enfim ler esse livro de fato, e isso porque é uma leitura muito pesada e que exige certas pausas, mas que junto a isso é riquíssima em detalhes e tem uma leitura fluída e que te prende.
li esse livro despretensiosamente mas acabei que aprendi muito sobre a realidade das mulheres e crianças afegãs e como as nossas vivências são divergentes, e isso é bizarro de se reparar.
o livro traz isso de forma avassaladora e sensível, onde eu particularmente consegui sentir a dor e a carga de remorso em grande parte da leitura.
recomendo demais!!

karine 01/02/2010

Revoltante, triste, tocante. Nos faz pensar na vida das milhares de mulheres do oriente, de como podem existir pessoas com histórias e costumes tão diferente dos nossos. Khaled Hosseini é definitivamente um gênio.

Gabi 22/05/2020

O livro que mudou minha forma de pensar
ATENÇÃO!!! POR FAVOR LEIAM SÓ ESSE COMECINHO:
Antes de resenhar, quero deixar bem claro aqui pra todo mundo que deseja ler esse livro, que contém assuntos mais delicados que podem ser gatilhos pra algumas pessoas, vou deixar no fim da resenha o que eles tem, pra não ser spoiler pra quem não quer saber.

A cidade do sol é um livro que desde a sinopse já podemos perceber que é um livro que aborda tempos difíceis, achei que seria um tapa na cara mas foi um soco de quebrar os dentes mesmo.

O livro aborda várias problemáticas, mas de uma forma extremamente bem construída, a história começa bem delicada, de uma maneira doce e vai abrindo as portas do inferno aos poucos, criando um contexto, uma contrução, que faz a gente entender como que aquelas coisas acontecem, o início de tudo, até o demônio dar as caras (gente, eu não estou sensacionalizando, juro)

A trama é muito bem trabalhada, muito bem escrita, é incrível como vemos a evolução das personagens, e como a personalidade delas é reflexo do contexto em que elas estão, as protagonistas são personagens incríveis, mulheres fortes que merecem admiração mesmo sendo fictícias, e a história como um todo, me fez pensar que apesar de viver num país de caos político, sou privilegiada por estar numa nação pacífica, por ter uma boa família, ou por não ter que recorrer aos únicos métodos que sobraram pra elas.

Se você não tem gatilhos com esse tipo de conteúdo, aconselho todo mundo a ler, absolutamente qualquer pessoa, porque vai fazer você refletir em milhares de coisas, te ensinar a ser grato de certas formas, a entender problemáticas e ter empatia, e principalmente, te faz ficar incomodado com esses temas que existem no mundo de fato, tirando da cabeça, essa naturalização do mal que temos hoje, em que vemos milhares de coisas horríveis na tv, mas não paramos pra pensar de fato nelas.

POSSÍVEIS GATILHOS:
- Relacionamento abusivo
- Violência psicológica
- Violencia física contra a mulher
- Casamento infantil (noite de núpcias explícito, de causar repulsa)
- Guerras explícitas (destruição de locais e corpos)

Moon? 26/07/2023

MAGNÍFICO LINDO INCRÍVEL!!!
ESSA HISTÓRIA GALERA É INCRÍVEL!!!
APENAS LEIAM. SURTEI MUITO, CHOREI, GRITEI, RI, VIVI DE TUDO.
realmente abre os nossos olhos para a situação das mulheres em outros países e como ainda há tanta injustiça nesse mundo.
Euborgesleticia 17/09/2023minha estante
Esse livro é o MELHOR livro de todos os tempos. Compartilho das mesmas emoções.

A. M. 30/08/2022

Sem opção de escolhas.
Esse livro nos faz saber um pouco mais sobre o país do Afeganistão, sobre sua política e sua cultura. A história de Mariam e Laila realmente são emocionantes. Adorei o livro e super recomendo.

Jheivson 30/07/2020

Simplesmente perfeito!
Eu já tinha esse livro há tempos, mas não o achava interessante, quando o li fiquei maravilhado, emotivo. Ele te possibilita muitas emoções, raiva, rancor, mágoa, amor, esperança.
Me arrependi de não ter lido antes mas grato de poder ter lido e de tê-lo na minha estante!

iwhendria 10/01/2024

The devil is real..
Não tinha ideia do quão pesado esse livro era e quando eu comecei a ler tudo foi como se cada página fosse um soco na estômago. É um livro difícil, pesado e que confesso que me traumatizou um pouco, não quero ler de novo porque é muito cru, muito violento e muito explícito. Tive que pausar a leitura muitas vezes e é tudo tão grotesco que eu chorei a maior parte do tempo. Sou bem sensível a assuntos como pedofilia, estupro, etc, então, se você também for sensível, não leia. Eu gostei da leitura, a escrita envolve o leitor de uma forma que você nem percebe que tá lendo mas put@ que pariu, nunca chorei tanto num livro. Com toda certeza, um dos livros mais pesados e difíceis que já li.

?The Devil is real. And he's not a little red man with horns and a tail. He can be beautiful.?