A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

Vick.Silva 15/07/2023

Um dos melhores livros q eu li, nesse ano!
De madrugada eu estava terminando de ler e estava chorando com última parte da Mariam.
A história que se passa nesse livro é muito triste e quando você pensa q as coisas vão melhorar, só piora.
A história de passa em Cabul no Afeganistão, e o livro relata detalhes da guerra do início e até o momento que termina o livro!
O que chama a atenção é o sacrifício que uma mulher faz por seus filhos, e o quanto as mulheres sem o poder de fala, de vestir o que quiser, andar, estudar.. não pode ir as ruas sem ter um homem ao lado. Tudo isso é muito triste.

Catharina.Mattavel 08/06/2020

O tanto que eu amo esse livro
Laila, aos 14 anos, filha de um professor, é considerada uma das melhores alunas do colégio. Mariam, com 35, não esquece que sua vida foi marcada aos 15, quando é oferecida para casamento a um sapateiro de 45 anos, mesmo contra sua vontade, o pai concorda que é o melhor junto a suas esposas. Khaledi apresenta a histórias dessas duas mulheres que irão se entrelaçar. O que ambas tem em comum? O sofrimento por ser mulher no Afeganistão. O autor nos contextualiza a política, cultura e principalmente os direitos - ou a falta - de uma mulher nessa sociedade.

Mariam, já tão nova, sem opção, enfrenta um casamento repleto de silêncio e violência. Já adianto que as violências narradas contra Mariam, são as partes que mais necessitam de pausa para respirar e refletir sobre um contexto tão real e presente.
Laila tem uma família que acredita na educação e nos direitos humanos. Quando seus irmãos mais velhos são mandados para a guerra contra a União Soviética, a mãe de Laila se tranca no quarto e esquece de todo o mundo, inclusive da filha, pois não suporta a dor que está sentindo.
A guerra é o plano de fundo dessa obra, que mesmo em meio a tanta destruição de vidas e cidades, une as duas mulheres que formam uma amizade forte baseada em proteção. É principalmente a narrativa da sobrevivência em meio a um país que normaliza e institucionaliza a violência em mulheres de todas as formas possíveis. Exemplos são dados em várias cenas de forma explícita e dolorosa, com a situação político-social da região, e os conflitos entre as etnias e facções.

É um livro que te destrói de muitas formas principalmente por ser tão real. Há inúmeras Mariams por ai, que nasceram para servir o marido, serem violentadas e excluídas não só no oriente, como no ocidente. Mesmo que angustiante, é uma leitura absurdamente necessária para todos e todas entenderem uma parte do que acontece no mundo e o quanto o machismo e o patriarcado ainda causam mais mortes do que imaginamos. Apesar de ter lido há anos, segue sendo um dos meus favoritos.

site: https://www.instagram.com/p/CAa6iL9jZ76/?hl=pt-br
Amanda 09/06/2020minha estante
Amo tb! Um dos meus preferidos!

Moon? 26/07/2023

MAGNÍFICO LINDO INCRÍVEL!!!
ESSA HISTÓRIA GALERA É INCRÍVEL!!!
APENAS LEIAM. SURTEI MUITO, CHOREI, GRITEI, RI, VIVI DE TUDO.
realmente abre os nossos olhos para a situação das mulheres em outros países e como ainda há tanta injustiça nesse mundo.
Euborgesleticia 17/09/2023minha estante
Esse livro é o MELHOR livro de todos os tempos. Compartilho das mesmas emoções.

michele. 19/05/2021

motivo da nota baixa é que eu não lembro quase nada da história :( então meio q não me marcou tanto, pretendo reler um dia mas sla

Renata CCS 30/01/2013

A CIDADE DO SOL é uma história sobre amizade, companheirismo, compaixão e amor, em todas as suas formas
A CIDADE DO SOL é o segundo livro de Khaled Hosseini, o mesmo escritor de O CAÇADOR DE PIPAS. Neste livro é a vida das mulheres afegãs que estão em destaque, abordagem bastante interessante já que no primeiro livro as personagens femininas são praticamente inexistentes. A narrativa traz a vida de duas mulheres muito diferentes, que se cruzam graças à guerra que se abate sobre o Afeganistão. Marian tem 33 anos e nasceu de um relacionamento extraconjugal e é casada aos 15 anos com um homem bem mais velho, Rashid, por imposição de seu pai, após o suicídio da mãe. Laila reside na mesma rua que o casal, tem apenas 14 anos mas sua vida também sofre uma profunda transformação e lhe reserva reviravoltas nada promissoras. Filha de um professor liberal e de uma mãe que sofre de depressão, ela frequenta a escola, é inteligente e tem muitos planos para o futuro. A garota se apaixona por Tariq, mas ele e seus familiares são impelidos a deixar Cabul, por conta da guerra. Logo após a partida do namorado descobre que está grávida. Pouco tempo depois sua família também opta pelo exílio, mas no dia da partida, um míssil destrói toda a sua família e somente a garota permanece viva. Rashid propõe casamento a Laila, forjando provas de que Tariq também morreu. A garota, uma futura mãe solteira (condição inaceitável naquele país, que poderia condená-la a morte) aceita o pedido de casamento e faz Rashid pensar que a filha é dele. Marian e Laila não se dão bem inicialmente. Laila é bela e pode ter os filhos que Marian não pôde. Depois de algum tempo, elas se descobrem grandes amigas e tornam-se a única família uma da outra. A história dessas duas mulheres em meio a um Oriente Médio em guerra é bem forte. A discriminação em relação às mulheres, as diferenças sociais são de um impacto tão grande que não tem como não se revoltar em várias passagens da história. Ler sobre um conjunto de normas que transformam a mulher num mero acessório do homem é chocante e revoltante. No geral, A Cidade do Sol é um romance muito triste e real, comovente e marcante.
Aline 08/05/2013minha estante
o melhor livro que li em 2011, sempre que este autor laçar um livro irei ler. Ele estar na lista dos meus preferidos!

sonia 28/10/2013minha estante
Gostei mais deste do que do
Caçador de pipas.
Como é bom não ser árabe!

William.Pereira 21/06/2020

Não há como descrever.
Não consigo escrever os pontos negativos e nem os positivos, porque não há defeitos nesse livro, os pontos positivos também não consigo porque ele é perfeito.

leevilelaa 15/07/2020

Drama e história
O livro é muito bom, mas um pouco triste demais. A história se passa no Afeganistão, um país muito marginalizado é que sofreu muito com as guerras. É notório a intenção da autora de retratar o ambiente vivenciado pela famílias no final dos anos 90 e começo do ano 2000.
Goretti 17/07/2020minha estante
É autor.

Lord well 24/11/2022

Pareceu que eu estava lendo " O morro dos ventos uivantes "
Sensacional! Confesso que uma boa parte do livro não me abalou tanto por já saber dos assuntos que era abordado no livro, más as últimas 120 pag me pegou de uma tal forma que me surpreendeu muito. Quando eu achei que nada de pior poderia acontecer onde tudo ficaria bem as coisas foram la e pioraram.
Quero falar também sobre Khaled Hosseini que é o autor e o que eu achei da escrita dele. Foi o meu primeiro livro que li dele e não da pra fazer uma comparação de outras obras dele, mas achei uma escrita diferente do que estou acostumado de ler. Senti uma alternância na forma que ele detalhava certas pessoas de uma forma que não parecia tão detalhista no começo do livro. Mas uma obra perfeita sobre retratar com excelência e conseguir passar perfeitamente a cenas na mente de quem ler.

A. M. 30/08/2022

Sem opção de escolhas.
Esse livro nos faz saber um pouco mais sobre o país do Afeganistão, sobre sua política e sua cultura. A história de Mariam e Laila realmente são emocionantes. Adorei o livro e super recomendo.

IHMYON 17/07/2023

Não se podem contar as luas que brilham em seus telhados
Demorei horrores pra enfim ler esse livro de fato, e isso porque é uma leitura muito pesada e que exige certas pausas, mas que junto a isso é riquíssima em detalhes e tem uma leitura fluída e que te prende.
li esse livro despretensiosamente mas acabei que aprendi muito sobre a realidade das mulheres e crianças afegãs e como as nossas vivências são divergentes, e isso é bizarro de se reparar.
o livro traz isso de forma avassaladora e sensível, onde eu particularmente consegui sentir a dor e a carga de remorso em grande parte da leitura.
recomendo demais!!

Jheivson 30/07/2020

Simplesmente perfeito!
Eu já tinha esse livro há tempos, mas não o achava interessante, quando o li fiquei maravilhado, emotivo. Ele te possibilita muitas emoções, raiva, rancor, mágoa, amor, esperança.
Me arrependi de não ter lido antes mas grato de poder ter lido e de tê-lo na minha estante!

Thais 16/02/2022

Uma realidade muito diferente batendo na sua cara
Ler esse livro depois de acompanhar a volta do Talibã ao Afeganistão, totalmente outra perspectiva. A história dessas mulheres, apesar de ficção, pode ser encontrada na vivência de muitas afegãs. Não é uma leitura fácil, te deixa triste, angustiada e com muita raiva, mas é um relato importante de como as vidas das pessoas podem e são transformadas pelas crenças de um grupo poderoso, ainda mais auxiliado por armas. É importante e devemos sim discutir religião, ainda mais quando ela mexe dessa forma com a vida das pessoas e com a estrutura de um país inteiro.

karine 01/02/2010

Revoltante, triste, tocante. Nos faz pensar na vida das milhares de mulheres do oriente, de como podem existir pessoas com histórias e costumes tão diferente dos nossos. Khaled Hosseini é definitivamente um gênio.

accrezende 14/12/2021

A cidade do sol não é uma leitura fácil. Pois retrata uma vida sofrida. Mas é necessário. Pra entender um pouco a realidade dessas pessoas.
Amanda.Lunardelli 14/12/2021minha estante
Está na minha estante ?