O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Lyanzocaa 14/10/2023

Me impressionei muito com esse livro
Erik, o tal misterioso fantasma da ópera abandonado pela sociedade, um homem amargurado, guardando rancor da humanidade. Até que uma bela jovem, Christine Daeé, o faz demonstrar o seu melhor lado (ou não).
Era um homem abusivo, possessivo, assassino, chantagista emocional e muito controlador e de fato qualquer pessoa que passou por alguma situação abusiva seja de família, relacionamentos amorosos e amizades consegue facilmente identificar essas red flags no Erik. Sua vida é trágica e triste onde mostra que a sociedade não tem piedade por ele. Nasceu com uma deformidade em seu rosto e por esse motivo, vive nas sombras com suas diversas máscaras escondendo sua face.
Erik nunca teve amor, apenas dor e medo, fazendo-o lidar com o mundo dessa mesma forma.
Pensou em amar Christine mas a verdade é que ele não a amava, ele apenas queria uma vida normal. Amor é uma escolha criada por sentimentos, você pode escolher se sacrificar e se dedicar por amor.
Christine teve uma dependência causada pelo fantasma, fazendo com que ela tivesse de escolher entre ser sufocada pela sua dependência ou enforcada pela sua piedade. E nessa obra percebemos que pessoas que não nasceram para amar, quando teimam em amar alguém, causa apenas dor e sofrimento para si e para seus companheiros.

Wania Cris 10/10/2023

Clássico que parou no tempo...
Muito mais conhecido por suas adaptações que pelo texto fonte, esse livro despertou meu interesse e peguei pra ler. Calhou de ser leitura conjunta e a experiência foi amplificada.

Escrito entre 1909 e 1910 baseando-se em acontecimento reais do prédio da Ópera de Paris, O Fantasma da Ópera conta a estória de fascínio de Erik pela jovem cantora Christine Daaé que, por sua vez, tem fortes ligações com Raoul de Chagny e um triângulo desses não pode terminar bem.

A trama é narrada de forma um tanto confusa e com lento desenvolvimento, o que pode causar desânimo ao leitor, porém, achei que valeu o esforço para concluir. É uma boa estória de ficção gótica, porém, as personagens são bem menos dignas de apreço. Achei os protagonistas chatos, mimados e grudentos.

É uma obra que recomendo pelo valor histórico, mas, que não envelheceu tão bem assim, talvez daí o sucesso maior das adaptações.

Carline 08/10/2023

Esperava mais
Erik precisa de terapia urgente
Raoul super abusivo
cristine se faz de inocente
esperava um final
mais triste e doentil

Ana 07/10/2023

Não esperava muito quando comecei a ler porque eu geralmente acabo não curtindo tanto esses clássicos, mas fui surpreendida. A história é envolvente e me prendeu do começo ao fim.

Lene.Kelry 06/10/2023

MUITO BOM
Dá pra manter uma leitura fluída e agradável, a história te prende do começo ao fim despertando cada vez mais a curiosidade de conhecer o fantasma da ópera e sua história. Faz sua imaginação ir longe imaginando os cenários da ópera, um dos melhores que li esse ano. Provoca um sentimento incrível.

dreamfool 05/10/2023

F. da Ó.
Sendo o próprio título do livro acho que não é de surpreender que fiquei curiosa e de certo modo, ansiosa para ver mais sobre o famoso Fantasma da Ópera. Poder ver duas motivações e também sua interações com a protagonista, que sempre parecia estar cercada das mais esplêndidas músicas.

A ambientação foi um forte motivo para começar a ler o livro, e é realmente mágico ver a maior parte da trama se desenrolar na Ópera da França. Mostrando um pouco como funciona tudo por trás dos bastidores.

Outro ponto que gostei foi do mistério envolvendo a prima-dona sempre que ela se encontrava com o seu amado, todos aqueles diálogos um tantos enigmáticos e com suas idas e vindas, parecendo que sempre um estava atrás do outro. Por um tempo cheguei a crer que ela não gostava muito dele, mas esses momentos eram pra mim ofuscados com a possibilidade de ver um pouco sobre Erik.

"Ele tinha um coração que poderia ter contido o império do mundo e, no fim, teve de se contentar com um porão."

E apesar de tudo que ele fez, e principalmente depois de saber mais da sua história, foi quase impossível não se apiedar dele, alguém que nem a própria mãe conseguia olhar no rosto. Entretanto, foi por sua criatividade e engenhosidade que ele se tornou o meu personagem favorito da obra.

isa farinacio 01/10/2023

Esperava uma história completamente diferente kkkkkkk
Teve alguns trechos em q eu me perdi real no q tava acontecendo, mas no geral é um mistério interessante que é criado em torno do fantasma, a narrativa prende a gente e nem dá pra ver o tempo passar
Só me irritou um pouco a tradução q sempre colocava um artigo antes do nome de cada pessoa, mt estranho ver essa construção escrita, apesar de todo mundo falar assim kkkkkkkk
E a falta de personagens femininas decentes, pq né

ThayAvalon 28/09/2023

Não assisti a adaptação, é uma narração beeem extensa, demorada , uns diálogos cafonas, aqui não tem mocinho e nem vilão, todo mundo não presta. A mocinha sabe que ta sendo usada e mesmo assim gosta de se sentir frágil e indefesa, o vilão é basicamente um abusador um cara que tem tudo pra ser um puta personagem mas se volta pra outro lado da história que não melhora a empatia com ele. É um trisal tóxico de todos os lados. Todos os outros assuntos mais importantes que são abordados, ficam de pano de fundo porque a parte problemática na história me deixou com vontade de acabar logo essa leitura . Não acho que envelheceu bem, ou eu que não fui feita para leitura de clássicos kkk

Junior Rodrigues 26/09/2023

Começa maçante, mas deslancha...basta paciência
Um clássico mundial, mas que provavelmente terá diferentes visões com o decorrer do tempo, já que muita coisa mudou em mais de um século de sua publicação e isso influencia a experiência de cada geração que lê esse clássico. Digo isso, pois achei moroso o inicio da história e isso provavelmente irá afastar quem não tem muita paciência ou quem não está acostumado com esse estilo de escrita.
Com o decorrer do livro, a história vai ganhando camadas interessantes tornando a leitura um pouco melhor, já que a trama trafega bem em vários gêneros diferentes em meio à inserção de novos personagens, acontecimentos e desdobramentos.
Tem romance, drama, comédia, musical e até suspense nessa história, mas o que achei mais intrigante é a onipresença do Fantasma e como isso interliga as jornadas dos personagens, independente do grau de participação, o Fantasma está presente, mesmo que às vezes, as pessoas não o vejam...
Acredito que a trama do O Fantasma da Ópera foi utilizada como referência para as mais diversas histórias e aqui cito por lembrança, A Bela e a Fera e V de Vingança, provavelmente virão outras à mente de quem ler esse clássico.
Com o passar dos capítulos a história vai ganhando em aventura e ação tornando mais ágil as situações e acontecimentos e a experiência fica melhor, ainda mais para saber qual será o desfecho dos personagens.
Um livro que começa moroso e maçante, mas que com paciência de quem o ler conseguirá ter uma trama intrigante com personagens interessantes.
Recomendo!

Regina 25/09/2023

Maravilhoso
Esse livro é maravilhoso. Um clássico que sempre que posso releio. Uma leitura que te prende e leva a diversos questiomentos. Favoritei.

gentilvete 25/09/2023

O fator edição + história são incríveis, a Pandorga mandou muito bem. A trama é muito envolvente, não tive vontade de tirar os olhos do livro nem por um segundo, super recomendo!!

bruna 20/09/2023

Pobre Erik....
Que narrativa envolvente, você simplesmente nao consegue largar o livro enquanto não conclui!! além dos diversos focos que você pode examinar ela, seja a visão da christine, do raoul, do erik. a figura do erik tão complexa, apesar de todos os horrores e tormentos que afirmam os demais personagens tem tanta dó e compaixão por ele. um dos meus favoritos do ano.

thalie crochan 18/09/2023

Estou morrendo de amor!
Eu senti as lágrimas dela fluindo sobre minha testa... na minha, minha! lágrimas suaves... doces! eu senti o gosto de toda a felicidade que o mundo pode oferecer!