O Fantasma da Ópera

Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

MillenaSui 28/10/2023

O Anjo da Música.
Não é uma leitura rápida em termos de escrita fácil, mas ainda assim é um clássico que grita, em cada uma das páginas, o motivo de levar tal título.
Pelos rasos contatos prévios com derivações do romance (tais como o musical e o próprio filme que levam o mesmo nome), pensava se tratar de um triângulo amoroso e, admito, não podia estar mais feliz em me encontrar errada a esse respeito ao longo da narrativa. O autor escreveu uma história envolvente baseada em fatos históricos de uma antiga Paris, que te faz ignorar qualquer linha que separa o real do fantástico em prol de uma narrativa que vai muito além do mundano.
"Era dono de um coração capaz de conter o mundo inteiro, e teve, afinal, que se contentar com um subterrâneo."
Jaq 29/10/2023minha estante
Eu ameiiii

Eduy 25/10/2023

O fantasma da ópera
Uma leitura com toda certeza impactante e surpreendente. O desenvolvimento dessa história é sem igual, ela te prende e faz você querer entender cada vez mais.

Eu consigo entender completamente Cristine e sua afeição pelo Erik e todas as escolhas que a mesma fez. De fato uma grande protagonista, iria sacrificar sua própria felicidade por almas inocentes.

O fantasma da ópera, ou Erik, me causou admiração, inicialmente é visto apenas um monstro sanguinário, mas nos últimos capítulos, principalmente epílogo, nos mostra que na verdade ele é apenas uma pobre alma tentando ser amada, e não julgada por sua aparência.

Um fato que representa muito nossa sociedade é a questão de aparência, como você só merece ser amado se for "bonito", se você for "feio" irão interpretar você como apenas o pobre Erik.

Gostei do final, devo confessar, gostei da parte em que o Erik no final teve sua "redenção", em que ele finalmente descansou. Mas não gostei que a Cristine tenha ficado com o Raul, me pareceu algo forçado, e o casal não têm química. Ela deveria ter ficado sozinha.

Para finalizar, todos nós temos uma parte Erik, a parte angustiante de querer ser amado, e muitas vezes encontramos uma Cristine e no quebramos por completo. Apenas lembre, não ache que a Cristine vai ser a sua salvação. Seja você mesmo ela.

Nikolas 25/10/2023

Aquele estranho tipo de beleza que nos deixa triste
O Fantasma da Ópera é um clássico digno de seu status no panteão das grandes obras. A jovem Christine Daae, cantora da ópera de Paris, não aparentava ser muito promissora, mas depois de uma apresentação surpresa a elite da cidade jamais esqueceria dela. Uma apresentação magistral, regida pelo seu anjo da música... Anjo esse que não aceitaria muito bem o interesse da jovem pelo jovem visconde Raoul.

Entre muitos mistérios e algumas conspirações, a primeira metade do livro flui tão veloz quanto o Rio Amazonas. E a medida que as verdades são descobertas, ao meu ver, a história perde um pouco de seu charme. Os capítulos narrados pelo Persa conseguem revelar pouco sobre o Fantasma e mesmo assim desgastar muito do charme do personagem. Ainda assim, uma história de amor trágica... Não tem muito o que dizer sem entregar algumas tramas da história.

De qualquer forma, um clássico e uma leitura mais que recomenda.

Gigi.Fontes 25/10/2023

Como a tradução pode destruir um livro
Ler esse livre foi uma péssima péssima experiência. Acontece que eu não consigo fazer juízo de valor da história ou do livro como um todo pois a tradução está claramente péssima. Eu não dou uma grande conhecedora de tradução mas claramente essa aqui está completamente cagada. Assim, foi super difícil de ler o livro e por isso não consegui ficar envolvida e nem mesmo entender a história em alguns momentos. Estou bem decepcionada pois sempre me disseram que esse livro era excelente. Portanto, espero um dia achar esse livro em francês para dar uma segunda chance, quero ver se na língua original eu consigo ser cativada pela história ou pelo menos fazer uma avaliação melhor do que achei.
No mais, odiei todos os personagens menos a Cristine. Raoul é simplemente insuportável e o fantasma um saco saco sacao
maduu 28/10/2023minha estante
oh noo que tristeza eu amo esse gi

anajuh4 23/10/2023

Eu fiquei, sem palavras.

no começo, eu tive dificuldade pra ler, por conta da escrita, e por ser um livro clássico, demorei um pouco pra dar continuidade. mas, quanto mais você vai lendo, mas te prende. você entende o Érik, e tudo o que ele queria, era se sentir humano e ser amado de verdade.

foi um livro bem produzido, te prende muito os últimos capítulos. e essa história, te faz querer visitar a ópera, ver e descobrir tudo o que abordou no livro.

foi simplesmente, incrível, não poderia dizer outras palavras.

naay_ 21/10/2023

Não esperava nada, mas gostei
Comecei a ler sem esperar nada porque achei que seria chato, já tinha tentado ler antes e não saí do 2° capítulo. Mas fui surpreendida, o livro é muito bom, a história é interessante, em algumas horas achei as coisas meio viajadas, em outras parecia que eu não estava entendendo nada, mas em conclusão é um livro muito bom.

Caroucarolana 21/10/2023

Geral precisa de terapia
Final melancólico e triste, porém o livro em si é ótimo. Achei interessante

Lucas1429 20/10/2023

Um clássico
A história é maravilhosa, e dá pra entender o porquê é considerado um clássico da literatura.
Não darei 5 estrelas porque achei uma leitura um tanto maçante, pelos termos e escritura de época ( o fato de eu ter lido uma versão americana pode ter ajudado nisso)
Enfim, é um livro que vale a pena, mas provavelmente não voltaria a ler de novo.

Clara.Miyahira 19/10/2023

Faz jus ao sucesso
O mundo inteiro conhece a história do Fantasma da Ópera! Pois foi muito difundido pelos filmes mas principalmente pela ópera e o musical! Que é maravilhoso diga-se de passagem.
Resolvi ler o livro que inspirou tantas reproduções e inspirou as músicas maravilhosas. Não me arrependi nem um pouco dessa decisão, pois o livro realmente é intrigante, foi escrito do ponto de vista de diferentes personagens e o personagem principal que conta a história é um jornalista que quer provar realmente que o fantasma existiu.. então ele faz essa coletânea de fatos, cartas, diários, para provar a existência dessa figura fatídica.

Nessa edição tem muitas explicações no final do livro falando do teatro em Paris e das reproduções que o livro teve, isso foi realmente um diferencial ótimo! Amei!

Único ponto é a escrita mesmo do Gastaut, achei rebuscada e muitas vezes algumas passagens confusas, precisei voltar algumas vezes na leitura. Esse foi meu primeiro contato com o autor e talvez eu não estava acostumada.

EduardaSaraiv 17/10/2023

Fantasma da Ópera
O livro conta a história de Erik, que vive nos subterrâneos da Ópera de Paris, e que todos pensam ser o tal fantasma. O mesmo é apaixonado pela bailarina Christine, que acredita ter sua vida guiada pelo ?anjo da música?, que a faz se destacar nos palcos, mas em contraposição, Christine já possui um amor, Raoul. Enciumado, Erik prende Christine no interior e subterrâneo da ópera, a forçando a viver com ele e prometer seu amor somente a ele, o que faz Raoul se lançar ao interior da ópera a procura de Christine. Confesso que no início do livro foi bem difícil eu me conectar a ele, não sei se porque eu sempre sou assim com livros de mistério, mas senti que no começo a história começa bem vagarosa e não se da muito desenvolvimento aos personagens, mas me forçando a ler mais um pouco, a história toma um rumo de aventura, misturada com mistério com um lado sombrio e eu fui entendendo a perspectiva gótica que ele tem e me afeiçoando. Com o decorrer do livro, se desenvolve o passado do Erik e o que fez e faz ele tomar certas decisões, você acaba num misto de emoções de ?eu odeio ou gosto desse vilão/protagonista?? e eu regularmente me achava tarde da noite naquela clássica situação de ?só mais um capítulo? rs. Foi uma surpresa porque um livro que eu comecei tão apreensiva, acabou sendo um livro que eu estimei muito, sempre fui fã do estilo gótico, tanto em arquitetura quanto em literatura, esse foi um dos meus poucos contatos com a literatura gótica e só me fez apreciar ainda mais o estilo.

Elô 15/10/2023

...
Adorei a escrita , o personagem do Erik é muito bem construído e triste kkk, muita inveja, bafafá, ciúme e mistério. Gostei mt

Aryecha 15/10/2023

Clássico
Tentei ler esse livro duas vezes. Até que ouvi o áudio dele e foi incrível. Essa história merece ser chamada de clássico. ?