O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Fernanda 108 10/01/2021

"Pobre e infeliz Erik? Devemos lastimá-lo? Amaldiçoá-lo?"
O livro começa com o último show dos diretores do teatro, pois estes pediram demissão e estão deixando nas mãos de Armand Moncharmin e Firmin Richard. Nessa mesma noite uma pessoa morre, e também uma cantora sofre um acidente dando lugar para a estreia de Christine que faz uma apresentação deslumbrante. Tanto a morte quanto o acidente, a culpa recai sobre "O Fantasma da ópera".
Todos no teatro sabem sobre o fantasma e suas preferências, sua voz é ouvida em todo lugar, seu camarote reservado de n° 5 é utilizado exclusivamente por ele, ele recebe um salário alto todo mês, e quando suas regras não são obedecidas, ele se vinga, causando acidentes e prejuízos para aqueles que na ópera vivem. Apesar de tudo isso, ninguém nunca o viu. Se suas ordens forem obedecidas, o lugar fica em harmonia.

Personagens:
Os novos diretores acham que seus antigos proprietários estão pregando peças e que querem assustá-los, não levando a sério as recomendações do fantasma e nem acreditando na sua existência. Armand Moncharmin e Firmin Richard são sem dúvida o grande humor da história. Tirando um pouco a tensão que o livro carrega.
Raoul, é o personagem mais insuportável que eu já conheci. Chorão, burro, chato, dramático, e possessivo. Só faz besteira ao longo do livro, é um personagem pra mim que não teve utilidade. Ele é mais usado para causar ciúmes no fantasma e dar uma balançada na trama. Odeio o Raoul, é isso.
Christine é a típica personagem feminina bonita, ingênua, boazinha, honesta e burra também. (Mas ninguém supera o estúpido do Raoul). Apesar de tudo, eu tive simpatia por ela e por tudo o que ela passou, gostei dessa personagem.
Erik, O Fantasma da Ópera, pra mim é o melhor personagem aqui. Mas suas aparições são curtas, e ele acaba ficando como pano de fundo quase que o livro inteiro, o que acabou sendo frustrante para mim. Pois veja bem, o livro se chama O Fantasma da Ópera, porém quase não temos contato com esse personagem. Eu queria saber mais da história dele, das suas motivações para se tornar o que é. E sim, temos essas explicações, só que elas são rápidas, rasas até. A ausência do aprofundamento fez falta e me deixou um pouco chateada.
Voltando a falar dele: eu gosto de anti-heróis, e me dá pena as coisas que aconteceram com o "Anjo da Música". A feiúra fez com que ele se isolasse em um porão. Erik sabia fazer muitas coisas, era uma pessoa cheia de talento, com uma astúcia aguçada, com uma voz bela e sedutora, que fascinava até mesmo os homens, e mesmo aqueles que lhe odeiam ficam admirados, ele tinha tanto para oferecer ao mundo! Christine foi a única que tratou ele como um ser humano, e por isso ele se apegou tanto a ela, amou com toda a alma, ainda que esse amor seja prejudicial para todos.

Todo mundo fala que esse livro tem um triângulo amoroso, porém eu não vejo assim. Christine gostava do Raoul desde a infância, e ele dela. Teve um momento do livro que ela gostou do Erik, achou que amava ele, só que era paixão, e bastou ela conhecer ele de verdade (não falo pela aparência, falo as coisas terríveis que ele fez) que o coração dela deixou de ser dividido (isso menos da metade do livro) e passou a ser só de um homem. Acho os dois relacionamentos dela abusivo, entretanto com o Erik o abuso é mais descarado.

É uma ficção gótica da literatura francesa que fala sobre ódio, vingança, superstições, amor e preconceito. Eu esperava mais, confesso. No entanto, eu me diverti lendo essa história, gostei da experiência de leitura e das reflexões que isso trouxe para mim.
Boa leitura!

Graça 11/01/2021

não
Não devemos ter pena do fantasma, eu sou feia e nem por isso sou assassina

Paulo Nunes 17/01/2021

Perde oara a peça.
Bom o livro, porém um raro caso onde as adaptações tando para o cinema como nos palcos superera o livro.

Bruna 21/01/2021

Grande clássico
Meu primeiro livro de 2021. Demorei para terminar mais por falta de tempo do que por algo relativo à leitura. A obra merece toda a fama que tem e é, sem dúvidas, um clássico essencial.

Já no começo, o narrador mostra que vai se esforçar para convencer o leitor de que a história do fantasma da ópera aconteceu de verdade. A ideia que ele tenta (e consegue kkk) passar é de que existiu uma presença de carne e osso "assombrando" a Ópera de Paris no século 19.

As pessoas que trabalham no teatro vivem sob as regras daquele que chamam de Fantasma da Ópera. Alguns dizem que já o viram e outros zombam de sua existência. Enquanto isso, o Fantasma se aproxima da cantora Christine Daaé, que, mesmo apaixonada pelo visconde Raoul Chagny, é obrigada a se submeter aos caprichos e ordens daquele que ela acredita ser o "Anjo da Música".

A narrativa se desenrola quando o suspense envolvendo esses três personagens aumenta. Sequestros, fugas, brigas, romance e mistérios no teatro atiçam a curiosidade e deixam o leitor ansioso para saber como tudo vai terminar.

Adorei conhecer mais sobre essa história clássica. Já tinha assistido ao filme e realizei o sonho de ver a peça na Broadway. O livro completou a experiência de forma fantástica. É tudo um verdadeiro espetáculo!

Gio 23/01/2021

Meu primeiro clássico
Confesso que no início tive muita dificuldade de me prender a história, tudo me parecia muito confuso e nada fluido. Depois da metade a história se torna muito interessante, mas é nos capítulos finais que você não consegue parar de ler.
Amei a experiência.

naicaroline 26/01/2021

Essa edição além de maravilhosa tem uma tradução muito boa. O texto em si um pouco mais robusto, meio lento de ler mas nada que interfira no interessa da história! O Fantasma da Ópera se tornou um dos meus livros favoritos, acho que olhando atualmente acaba retratando a ?escolha? de Christine entre duas relações bem tóxicas, tanto da parte de Erik quanto do Raoul.

Indicação total, que obra incrível!

Manuscrito Literário 28/01/2021

O livro de Leroux foi adaptado muitas vezes para o cinema e a televisão, assim como para os palcos. A peça The Phantom of the Opera, escrita por Andrew Lloyd Webber é a produção que está a mais tempo em cartaz na Broadway. Já ultrapassando a marca de 30 anos consecutivos.

Eu sou completamente apaixonado pela peça (tanto que em 2018 fui para SP só para assistir a versão nacional), então tinha altas expectativas para o livro. E vou te dizer, não me decepcionou. O livro é muito bem escrito, tanto que ficamos divididos entre Raoul e o Fantasma, já que o autor nos mostra o motivo da criatura não ter escrúpulos. Muitas das vezes, me peguei justificando as atrocidades cometidas por ele pela forma como que ele cresceu e foi tratado ao longo da vida. O livro mostra de forma clara o que pode acontecer com uma pessoa que não conhece o que é o amor e a empatia. O que é ser excluído da sociedade por conta de sua aparência, independente de suas habilidades e qualidades.
...
Veja a resenha completa no blog Manuscrito Literário

site: http://manuscritoliterario.com.br/resenha-o-fantasma-da-opera-gaston-leroux-editoraprincipis/

Jozy.Cristiani 10/02/2021

O que salvou foi o final
Sinceramente este livro não funcionou para minha pessoa, o final é emocionante, mas li arrastada. Prefiro o filme.

rivanda.santos. 11/02/2021

Esse não é um romance de superação, não é um A Bela e a Fera
Comecei a ler O Fantasma da Ópera para treinar meu francês. A história eu já conhecia através do filme musical com Gerard Butler. Mas nem por isso, a leitura deixou de me surpreender. No livro, toda a narrativa é carregada de tintas um pouco mais cruéis e ambíguas. O livro não vem te dizer que a verdadeira beleza é a beleza interior, sinto decepcioná-los. O fantasma, que é um homem de carne e osso, sofre toda sorte de preconceitos e sua feiúra externa é associada a uma degradação moral e psicológica, e seu destinado, condenado ao horror. Esse comportamento, por certo, devia ser considerado comum ao tempo em que a obra foi escrita, mas, hoje, com a compreensão que nós temos do que é o bullying e dos seu efeito nocivo sobre a vítima, não tem como a gente não sentir pena, lástima, do personagem-título. Assim, embora eu tenha gostado muito mais do filme que do livro, fico com o livro porque foi através dele que experimentei muito mais sensações e sentimentos (estranhamento, compaixão, horror) do que simplesmente vendo o musical.

Mah 13/02/2021

Leitura de mais um clássico
Definitivamente um clássico! Gostei bastante da trama, bem dramática e misteriosa. Eu esperava ser um romance real (nunca vi as adaptações) porém me surpreendi quando não era.

Tem várias perspectivas que abre um leque de interpretações. Confesso que li de forma arrastada em alguns momentos mas ainda sim recomendo.

Gabriel 13/02/2021

Um romance intenso, encantador e perturbador
É incrível a capacidade do autor para arrastar o leitor às profundezas dessa história, ou melhor, da própria Ópera de Paris (talvez a personagem principal do enredo, no fim das contas).

Leroux consegue criar imagens claras e, ao mesmo tempo, confusas na cabeça de quem lê. É genial sua forma de pensar todos os detalhes das cenas, sem torná-las enfadonhas (como seria em muitos romantismos).

Embora não consiga fugir à tentação romântica da época, ao tratar os personagens como infalíveis ou misteriosos demais, Leroux ainda consegue humanizá-los em suas falhas e limitações.

Quem assistiu ao filme (2004) encontrará no livro outros detalhes e personagens que tornam a trama ainda mais complexa e intensa, e um final talvez mais dramático, porém menos drástico (quiçá um final alternativo, que iria acontecer no livro, não fosse a escolha de Cristine)

Enfim, o destaque geral fica para a capacidade de Leroux em dialogar com a obra, quebrando paredes e desafiando a fronteira entre o real e imaginário.

Tive o grande prazer de visitar o Palácio Garnier e é surpreendente ver como o livro consegue transformá-lo em algo ainda mais encantador, porém tenebroso.

João Bruno 17/02/2021

Pra começo de conversa .. Dei 5 estrelas em deferência ao que a obra representa em suas diversas formas.
Quanto ao livro, não me prendeu atenção em nenhum momento, depois da metade só não desisti por orgulho.
É um dos poucos casos, em que eu prefiro filme, musical, ou qualquer outra coisa, ao livro.
Pode ser que essa expectativa que eu tinha, por já conhecer a história, que atrapalhou minha leitura.
Mas reconheço que é sim um clássico, e que deve ser lido por todos.

@krnkarine 17/02/2021

Muito além do musical
Estava muito animada com esse leitura porque sou apaixonada pelo musical.
Mas tive dificuldade com a linguagem. O livro contém muitas palavras que eu não conhecia, algumas específicas de teatro e de outras culturas. Precisei pesquisar bastante e isso comprometeu um pouco o ritmo da leitura.
O narrador é um pesquisador que reuniu provas e depoimentos sobre o fantasma da ópera para provar sua existência anos depois do ocorrido. Isso torna a leitura interessante porque contém vários pontos de vista diferentes.
Conta detalhes sobre os personagens principais, seu passado, suas crenças e sentimentos. O que dá bastante profundidade à eles. É fácil se identificar com seus sentimentos, mesmo numa realidade tão distante de nós. A dúvida de Christine, o desespero de Erik, o amor ardente de Raoul... Enfim, nós conseguimos entender porque cada personagem age de determinada maneira.
Algumas cenas contém descrições mais extensas, achei algumas interessantes e outras cansativas, dependendo do momento.

Gostei de ler, valeu a pena. Acho que não leria novamente a mesma edição, talvez uma com mais notas e uma tradução mais acessível. Apesar disso, é um livro lindo, muito emocionante! É mais do que eu esperava. Se você gosta do musical e tem curiosidade sobre a origem e o passado dos personagens, leia!

"Meu amigo, há uma virtude na música que faz com que não exista mais nada no mundo exterior fora daqueles sons que vêm tocar o coração de quem ouve." - Chistine

[Comparação Livro X Musical]

O musical foi composto por Andrew Lloyd Webber. Está em cartaz desde 1986 e é o espetáculo da Broadway com o maior tempo de exibição.
Como costuma acontecer com adaptações, temos apenas um recorte da história contada no livro. O passado dos personagens é praticamente deixado de lado.
Outra grande diferença é que o musical se passa quase inteiramente dentro da Ópera de Paris. Quase todas as cenas externas do livro são cortadas ou adaptadas. Alguns personagens também são cortados.
A história do livro é muito complexa e longa, seria impossível uma adaptação totalmente fiel. Entendo as escolhas pois foram selecionados os principais acontecimentos e tudo que não tem relação direta com eles foi cortado. Explorar o passado dos personagens e todos os personagens e locais relacionados a eles deixaria o musical longo demais, seria cansativo. Além disso, o musical é menos trágico do que o livro.
Os cenários e figurinos são lindíssimos. As músicas transmitem toda a emoção das cenas, na verdade acho que vai muito além da emoção do livro.
Quase sempre prefiro o livro, já me decepcionei com algumas adaptações. Nesse caso foi diferente. Apesar de ter gostado de ler o livro, na minha opinião a adaptação é uma obra ainda maior.
Apesar de não contar toda a história, explora com profundidade as emoções dos personagens e nos faz refletir muito.
O livro descreve o canto e o talento impressionante dos personagens. Mas o impacto não é o mesmo que assistir as performances.
Apesar de no momento não estar em cartaz no Brasil, recomendo àqueles que tiverem a oportunidade de assistir pelo menos uma gravação do musical.

site: https://www.instagram.com/p/CC_PQXNjg7k/?utm_source=ig_web_copy_link

Camila.Trombella 17/02/2021

Simplesmente perfeito, instigante, bem escrito, pensonagens bem descritos, uma leitura densa, mas que merece ser relido.