O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Maria14598 16/11/2020

Esse livro é um dos casos raros em que a adaptação é muito mais conhecido que a obra original. Tenho certeza que todo mundo aqui, ou a grande maioria, já assistiu o filme O Fantasma da Ópera, de ou pelo menos escutou alguma das músicas de um dos maiores sucessos da Broadway... "In sleep he sang to me, in dreams he came, that voice which calls to me and speaks my name, and do I dream again? For now I find, THE PHANTOM OF THE OPERA IS THERE INSIDE MY MIND!!!
As diferenças entre o livro e suas adaptações são bem visíveis. Mas, na minha opinião, a coisa mais diferente é o sofrimento do nosso tão amado (pelos leitores, é claro) anti-heroi, Erik. É muito mais perceptível, ele é muito mais humano que nas outras adaptações. Excluído da sociedade por conta de uma estranha deformidade, é obrigado a viver no subsolo da Ópera, onde vai aos poucos abandonando o "gênio" e abraçando o "monstro" que todos acreditam que ele é. É bem possível traçar um paralelo entre essa obra e ao Corcunda de Notre Dame, mas vou deixar essa discussão para outro dia ?, vamos focar no Fantasma da Ópera.
O triângulo amoroso completamente caótico que a nossa protagonista, Christine Daaé , está envolvida é... Intenso. Ela chega a realmente amar tanto Erik quanto Raoul, mas são sentimentos diferentes e nenhum deles entende isso. Um, cego por ciúme, não consegue entender Erik, e continua o tratando como alguém monstruoso, indigno de qualquer tipo de compaixão, e o outro, cego por amor e desesperado por carinho, não vê que o "amor" que Christine dá para ele, não é o mesmo que ele esperava. (Sim, temos 2 tapados).
A história é muito bonita, a narrativa faz tudo parecer incrivelmente real, como se tudo no livro realmente tivesse acontecido de verdade, os personagens são muito bem caracterizados e a carga cultural do livro é muito forte (tenho certeza que o leitor vai sair dessa leitura conhecendo bem mais sobre ópera e de música clássica kkkkk).
Gostei muito dessa leitura, devo admitir que chorei quando algumas coisas aconteceram (não vou falar o que, vai ler o livro), então, se você gostou do musical, e apaixonado por romances ou gosta de histórias um pouco mais sombrias, recomendo o livro.

Vitor Iury Neves 16/11/2020

O Fantasma da Ópera, um clássico carregado
Eu fiquei extremamente surpreso com este livro, pois não estava esperando algo tão lírico quanto a escrita de Gaston Leroux. Mesmo se diferenciando em certos aspectos do tão conhecido musical - que inclusive é o meu musical favorito da vida -, O Fantasma da Ópera apresenta conseguiu ganhar um espaço em meu coração, mesmo que eu tenha tido certa dificuldade devido aos personagens, que não são muito convidativos - ao meu ver -, e que acabaram deixando a narrativa um pouco arrastada em certos momentos. O modo como o autor introduz em sua história as diversas Peças, Atos, Musicais e afins, acaba fazendo do livro um grande menu para os amantes do teatro.

Thiago 22/11/2020

Obra maravilhosa, edição terrível
A parte em português contém erros de tradução e de escrita lamentáveis.
A história é fantástica, mas recomendo outra editora.

aninha 24/11/2020

Boa experiência
O livro tinha um toque de mistério bem gostoso e intrigante de se ler, o final me surpreendeu um pouco. O fantasma apesar de ser meio ?louco? é incontestavelmente genial. Agora sinto muita vontade de visitar a ópera de Paris!

Roxane 26/11/2020

Esperava mais
Achei a leitura fluida, gostei da narrativa policial e do fato de o autor inserir elementos que realmente aconteceram para conferir verossimilhança à história. Me prendeu na descrição dos feitos do fantasma, aguçando a minha curiosidade, o que me faz dar 3 estrelas ao livro. Entretanto, não consegui me conectar aos personagens e não achei eles bem desenvolvidos. O romance me pareceu vindo do nada e o desfecho me pareceu forçado.

Larissa Jerônimo 11/12/2020

Nossa, que livro sensacional! Desde a narração do Leroux até o desenvolver próprio da história. A forma tão fidedigna que o autor nos faz pensar que o fantasma de fato viera a existir. Que obra de arte!

Newi 12/12/2020

Romance incrível com significado profundo.
Um clássico incrível que todos deveriam ler ao menos uma vez na vida. O livro dá margem para várias interpretações (não me arrisco aqui a desenvolvê-las, pois são complexas. Para isso, recomendo várias aulas disponíveis sobre esse tema). Existe sempre aquele contraste entre a "Paris superficial" e a "Paris subterrânea", que vai ser o pano de fundo ao longo de todo o romance. Para mim a leitura foi fácil e rápida, não senti dificuldade. Talvez releia no futuro para entender melhor o que o autor quis passar, pois é uma obra densa e, como citei antes, com várias interpretações possíveis. Enfim, obra mais do que recomendada.

Brenda 18/12/2020

Giulipédia 18/12/2020

Relacionamento abusivo que vós fala?
Grande clássico da literatura francesa, e uma ótima releitura feita, o Fantasma da ópera me trouxe muitas reflexões e a maioria delas não é boa, então meus caros, vocês podem até não gostar, mas Giulipédia vai falar...!

A história faz alusão a uma espécie de fantasma que assombra o ópera de Paris, com a troca de diretores do local, o fantasma faz suas exigências aos novos senhorios, assim como já havia feito aos antigos e estes, depois de aprendida a lição de não contrariar o fantasma, cumpriam-nás fielmente. Porém esses novos senhores Richard e Moncharmin não acreditam nessa história de "fantasma da ópera" e então que o fantasma começará a ensinar suas "lições". Nesse meio período, temos Christine Daaé, uma jovem cantora em ascenção, com uma voz lírica e emocionante, porém com um segredo enorme, envolvendo seu estrondoso sucesso. Aqui temos um romance sendo apresentado, logo que surge o Conde Raoul de Chagny, amigo de infância e perdidamente apaixonado por Christine, porém essa é impedida de consumar seu amor com o amado, devido ao grande "segredo" em questão.

Nessa releitura, talvez por estar mais velha e com outra percepção do mundo, vi uma problemática muito grande nessa espécie de "triângulo amoroso". Aqui meus caros e minhas caras, temos uma obra que explana muito bem o que é um relacionamento abusivo, onde o psicológico da vítima é levado ao extremo dos extremos para entregar aquilo que as partes abusadoras almejam.

Temos uma "entidade" acostumada a ter o que deseja, sempre que solicita algo, essa entidade deseja uma certa pessoa e usa de artifícios familiares de tal para domina-lá ao extremo, a ponto da vítima se doar de corpo e alma para esse ser em questão, para evitar futuras "tragédias", vemos o medo desta até mesmo ao sair, pois se sente perseguida, pois a presença do outro é opressora.

Do outro lado temos um homem "apaixonado" que também está acostumado a ter tudo que quer e quando quer, e não aceita um possível "amor" do objeto amado que não seja direcionado para si, pois este acredita piamente ser merecedor de tal amor, sem ao menos levar em consideração a situação da qual essa pessoa, que é o objeto de desejo desse homem se encontra. Minha dúvida em questão a esse senhor é: será que ele ajudaria nossa querida amiga, se esta não tivesse o mínimo interesse no cavalheiro? Alguns diriam que sim, outros que não e mais alguns poderiam optar pelo talvez, e é justamente essa questão que eu queria levantar. Porque por mais "nobre" que o cavalheiro em questão seja, ele também é um abusador. ( É claro que levamos em consideração a época em que o livro foi escrito) Mas a intenção é de trazer esse comportamento para a atualidade também, pois enganam-se meus caros e caras ao achar que esse comportamento não existe nos tempos atuais.

O que a ausência ou carência do amor pode fazer com o ser humano é bem retratada nessa obra, observar seus personagens e a escolhas destes, perante situações de aflição da muito para se refletir, muitos podem não concordar com a minha reflexão exposta aqui, mas jamais desejei concordância cega, quero o questionamento, pois os clássicos estão aí para isso mesmo. Então meus caros leitores e leitoras, o que posso dizer do livro fantasma da ópera é que ele reproduz muito bem situações de um relacionamento abusivo, suas causas e consequência, leiam e tirem suas próxima conclusões, boa leitura a todos!

Tai | @livrosecha 24/12/2020

Gênio, monstro, anjo ou fantasma?
Amo o musical e sempre tive curiosidade de ler o livro. Depois da leitura, passei a gostar ainda mais da história, mas agora encaro o musical e o livro como obras separadas - ambas maravilhosas, mas diferentes.
No livro, vemos ainda mais a relação de Erik com Christine. A maldade existente nele é ainda mais explícita, que nos causa ódio, terror e muita aversão, mas isso é, por vezes, atenuado pela pena que sentimos dele.
O ódio e o preconceito podem realmente transformar anjos em demônios.

Eu amei o livro!

Helly 27/12/2020

O Fantasma da Ópera é um romance apaixonante e aterrorizante ao mesmo tempo. O medo que o Fantasma nos transmite e a piedade que se apossa de nós 'pobre, infeliz Erick!'. Eu fiquei apaixonada no livro. Segredos são revelados e a piedade se apossa de nosso coração. Melancólico e proibido amor entre as personagens, segredos, pessoas que imaginamos ser apenas fantasma. Livro perfeito em todos os sentidos! Leiam

jupotter 29/12/2020

Diferente
O livro é diferente da peça do teatro, mas tem a mesma essência. A história não é idêntica, e acreditei que fosse.

camillys 30/12/2020

é uma ótima história, clássica e que todos deveriam ler, mas com certeza ver o musical deve ser mais emocionante.