O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

rxvenants 28/08/2020

"Ame-me e verá! Só me faltou ser amado para ser bom!"
Finalmente terminei esse livro!

A produção da Broadway de O Fantasma da Ópera é uma das obras mais importantes na minha vida, uma das minhas coisas favoritas no mundo.
Faz muito tempo que queria ler esse livro e ver de onde tinha saído o musical e como ele tinha sido traduzido.

Eu estou bem surpresa com a facilidade que tive ao ler esse livro.

A minha edição não é a das mais novas e a tradução já passou por editoras muito mais famosas, mas gostei muito da tradução de Mário Laranjeira.

Dito isso, ainda sinto que fiquei meio confusa com a descrição dos lugares feitas por Gaston e acho que a culpa é da escrita do autor. Eu senti que fiquei perdida várias vezes quando os personagens se moviam ou descreviam os lugares e visto que o subterrâneo da ópera é bem importante para a história, fiquei um pouco triste.

Por amar o musical, já conhecia muito e isso me ajudou a entender e visualizar muitas das coisas que não estava conseguindo visualizar, felizmente.

Tirando isso, eu achei a história fenomenal.

Amei a forma que o autor escreveu como se o Fantasma tivesse realmente existido e ele fosse um jornalista narrando os documentos e depoimentos que ele reuniu.

Os personagens são bons, mas odiei a maioria deles akksks (tirando Christine, o Persa e a Sra. Giry, que são anjos na terra).

Sinto que muito do livro tem a perspectiva de Raoul (e eu o achei totalmente infantil - essa história de coração puro não rola comigo) e eu queria muito mais ter visto o ponto de vista de Christine. Isso é algo que o musical fez muito melhor que o livro.

Eu entendo o motivo de ela ser tão incógnita quanto Erik, mas a narrativa dela no teto da Ópera foi um dos pontos altos do livro e me decepcionei de ler mais de Raoul e seus sentimentos do que a própria Christine.

Ela é a perfeita personificação do leitor em relação a tudo que lhes é apresentado na narrativa e eu a amo por isso. Ela descreve nossa raiva com a infantilidade de Raoul, nosso horror com Erik e ainda sentimos a angústia de ver uma mulher recém órfã ser abusada psicologicamente por alguém traumatizado durante a vida toda.

Ela merecia muito mais e meu coração aperta só de pensar em alguém tão fragilizada, abusada e hipnotizada como ela pensar várias vezes que estava louca por tudo que Erik tinha feito a ela (partiu meu coração a parte que ela diz querer e bater a cabeça na parede para fugir dali). Ela é forte e frágil ao mesmo tempo e é uma ótima personificação de várias mulheres que já passaram por situações parecidas com a dela.

E falando nele, os sentimentos duplos que temos na leitura em relação à Erik é um dos pontos que faz essa história tão especial. Por um lado, temos alguém que merecia pagar pelos crimes que cometeu e não sentia o menor remorso por eles e do outro, uma pessoa nascida com deformidade que não merecia todo o julgamento em sua vida e nos faz questionar o que poderia ter sido se tivesse um pouco mais de amor e pudesse mostrar sua mente genial em outras coisas além de assassinatos e torturas.

O capítulo final é tocante e final perfeito para O Fantasma da Ópera. O epílogo, épico.
A forma que Leroux utilizou suas últimas palavras escritas ali pra fechar essa lenda do Fantasma é perfeita. Ele faz um convite ao leitor para ir à Ópera de Paris ver com os próprios olhos a aura de Erik.
Me fez sentir estar lá olhando a figura de capa preta passeando pelas paredes e alçapões.

Enfim, é uma história incrível. Foi perfeitamente traduzida no musical e a atmosfera é a mesma nos dois. Quem gosta de uma obra, vai amar a outra.

(P.S.: O QUE É A CENA DOS DIRETORES TENTANDO LIDAR COM O ENVELOPE COM 20 MIL FRANCOS? AKSKSJKSKSKSKA Chorei de rir nesses capítulos!!!)

Ananda 09/09/2020

Uma paixão antiga
Sou fascinada pelo Fantasma desde a primeira vez que assisti ao filme de Joel Schumacher (2004). Mas, só agora, após finalizar a leitura do romance, é que entendo o ódio, a obsessão e a fragilidade da estranha personagem. Enquanto leitora, me sinto como Christine, encantada e aterrorizada por tamanha violência e talento. "Pobre Erick!".

Meus agradecimentos ao "investigador" Gaston Leroux

Vivi 18/09/2020

Uma triste representação da rejeição
Gaston Leroux escreveu uma ótima história. Uma aventura de heróis, mocinhas, glamour e de melancolia. Impossível não se emocionar com o Fantasma e com seu fatídico destino. Um artista, um gênio, mas que, por nascer com o rosto desfigurado, provocava o medo e a repulsa de uma sociedade que não aceitava o diferente. A obra de Leroux é de 1911, mas a representação é atual: ainda temos dificuldades para aceitar o diferente, aquele que nos choca por não se encaixar no convencional, no que se aceita sem questionamentos.
Fosse Érick, o Fantasma, "normal" (e afinal, quem define o que é normal?!?) certamente seria reconhecido na sociedade por seus dons artísticos e pela sua indiscutível inteligência. No fim, Érick é uma metáfora de quem muitas vezes somos: aqueles que não se moldam ao padrão e por isso precisam lutar, de forma incansável, pelo seu lugar ao sol. No caso do Fantasma, ele preferiu a obscuridade e usou de suas diferenças para afastar a sociedade e se proteger. Torcemos por ele, torcemos para a sua aceitação e redenção, embora ele, por vezes, em razão de suas atitudes, nos cause temor e repulsa.
Como leitora, o que restou dessa obra foi uma excelente narrativa e uma reflexão desconfortável: quantos e quem são os Fantasmas que habitam entre nós, nos lugares mais obscuros (inclusive dentro de nós), lutando por aceitação ou desistindo de tentar?!

_may 20/09/2020

Acho que a tradução que escolhi não funcionou muito comigo, e as adaptações estragaram um pouco a minha experiência com o livro. Porém, a história é fantástica e há uma série de subtextos em toda a narrativa, assim como análises diferentes para grande parte dos personagens.

Paula 23/09/2020

Um clássico universal
Já assisti diversas apresentações sobre esta obra, porém primeira vez que leio o livro. Digo apenas que faz pensar muito, principalmente sobre sentimentos tratados na historia...
OBS: Só tenho umas ponderação em relação a esta edição, há muitos erros de digitação e alguns trechos repetidos.

astrphysics2 25/09/2020

surpreendente
comecei com a mentalidade de que seria cansativo e maçante por ser um clássico e tals porém tive uma supresa maravilhosa.

os fatos reais deram um tcham na história que me tocou maravilhosamente. posso dizer que a única coisa que me irritou foi o mocinho ser retratado como ?jovem e inocente? quando na verdade ele era um total sacana com a mocinha, e o jeito que o autor retratou isso não me agradou.

o final me quebrou de um jeito inimaginável pois já estava esperando outra coisa...... o jeito que eu amei esse livro não consigo expressar em palavras.

sinto que as 5 estrelas não são nem pelo livro em si mas por tudo que me proporcionou de maneira pessoal.

Renan Rocha 27/09/2020

Verdades Psicológicas
O livro traz em si cenários que retratam estados mentais frequentemente habitados por todos aqueles que se encontram na posição de Erik (o Fantasma). *Sem spoiler.* O autor poderia ter mergulhado muito mais profundo no desenvolvimento de seus personagens para enriquecer a história. Você termina o livro completamente apaixonado pela narrativa. Um clássico que, sem dúvida alguma, deve ser lido e analisado por todos os amantes da leitura.

Elaine Cristina 05/10/2020

Mágico!!!
Sou suspeita para dizer alguma coisa sobre este livro, pois sou totalmente apaixonada por esta obra. O livro conduz a narrativa aos labirintos do Ópera de Paris, desta forma, além de informações históricas, demonstra os sentimentos e atitudes dos personagens. Um livro surpreendente, romântico, mágico e com um toque de suspense. Simplesmente amo!!!

Cinara... 06/10/2020

"Satanás vem dos porões, assim como nele adentra. Dele escapam as luzes do inferno, nele instalam -se os coros dos demônios. "

A decepção foi que o fantasma da ópera que existia na minha cabeça criada com muitos fragmentos que colhi ao longo do tempo, não existe no livro! ?

Magasoares 13/10/2020

Maravilhada!
Nem sei o que dizer dessa estória. No princípio é meio confuso, mas o final vale tudo. Fiquei embasbacada com a narrativa do autor, e imaginando, será que Paris é mágica por isso, porque há aquela ilusão de que realmente existiu um fantasma da Ópera?
Recomendo muito.

Leticia 17/10/2020

O Fantasma da Ópera, um dos melhores musicais que já vi, consequentemente tinha muitas expectativas, o que acabou prejudicando minha leitura, pois, é impossível fugir das comparações. Aqui temos o caso em que o filme e o musical são melhores que o livro.

Ao meu ver as cenas tanto no cinema, quanto no teatro me impactaram muito mais, e exploradas de forma melhor. No livro achei o Eric e o Raoul dois insuportáveis, chegam a ser patéticos. Tenho a sensação que no livro o fantasma não possue toda a profundidade que possue nas outras adaptações.

Contudo, a leitura me trouxe uma reflexão que antes eu não tinha atentado, os paralelos com Frankenstein, um monstro, que tenta a todo momento encontrar algo para amar, alguma compaixão, mas só encontra a violência, e a retorna aos outros.

Fer Paimel 26/10/2020

Surpreendente
Gostei muito do livro e achei bem diferente do que eu estava esperando. Acho que por ser uma história tão famosa e tão clássica, eu fui ler com algumas pré-concepções. O enredo é cheio de mistérios... a leitura foi divertida e me proporcionou um bom entretenimento. Fiquei curiosa para assistir aos filmes e peças teatrais baseadas no livro. Acho uma obra importante para quem gosta de clássicos da literatura! Recomendo!

erialm 05/11/2020

Eu só sei falar dessa história há meses
Eu sou completamente apaixonada pelo espetáculo do Royal Albert Hall, e havia lido uma versão resumida, em inglês, para praticar. Um de meus grandes desejos era ler a história na íntegra. E foi melhor do que eu esperava. Com certeza há muitas diferenças, principalmente no tom. Senti-me tão aterrorizada com a (não)presença do Fantasma, da angústia presente nos personagens, na narração, no desfecho. Tudo é motivo para causar calafrios e esperança. Simplesmente um clássico essencial.

Adriana 13/11/2020

Eu imaginei algo e o livro foi totalmente diferente. Os personagens não me cativaram. O fantasma apesar de toda inteligência achei muito egoísta. O enredo e bom porém queria mais da história.