O Fantasma da Ópera

Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Carlos Nunes 14/01/2020

Bem diferente do musical
Existem livros que são bem mais conhecidos por suas adaptações do que pela própria leitura. Graças ao teatro, ao cinema, à TV, algumas obras entram de tal forma no imaginário popular que acabam se tornando clássicas, muito embora pouca gente hoje em dia conheça a história na sua própria fonte. Esse também é o caso de O Fantasma da Ópera. Sucesso desde seu lançamento, através de inúmeras adaptações e referências, o livro hoje é quase desconhecido e muito pouco lido. Recentemente, através da adaptação musical de maior sucesso da História e sua versão cinematográfica, a obra se tornou a "queridinha" de muita gente que procura viver com o livro o mesmo que viu no teatro/cinema. A decepção é quase certa, na contramão do que normalmente acontece (o livro ser melhor). As adaptações geralmente amenizam bastante o clima da trama e as atitudes do Fantasma, visando principalmente o público feminino, que ainda vê no personagem um desvalido da sorte com o rosto deformado, que faz de tudo para ter o amor da mocinha - esquecendo suas atitudes machistas, dominadoras agressivas e totalmente questionáveis (famoso caso de "explica, mas não justifica"). A narrativa do livro é interessante, embora um pouco fragmentada, e na maior parte do livro, não consegue prender totalmente a atenção. Narrada como se fosse uma investigação policial, o autor tenta a todo momento nos convencer que é tudo verdade, mesclando fatos reais com ficção, inclusive utilizado notas de rodapé igualmente fictícias. No terço final, porém, a ação se acelera, o clima pesa, a narrativa fica mais sombria, e a obra ganha fôlego. Uma leitura bastante válida, especialmente por se tratar de um clássico, mas não deve ser feita objetivando uma comparação com a versão musical. Mais detalhes (inclusive sobre a trama) na resenha em vídeo.

site: https://youtu.be/0PPIMR3vYqU

Bells 27/10/2022

nem acredito que terminei esse livro
foram 2 meses a manivela pra terminar esse livro
sou extremamente fã do musical/peça e tenho um apreço e afeto gigante pela obra, o que me fez comprar esse livro
porem a leitura é bem lenta, escrita rebuscada, quase formal demais? talvez o problema tenha sido a tradução, mas nunca saberei
dou 3 estrelas pelo afeto que tenho pela historia, porem varios personagens não tinham a essencia que eu via no musical (exceto a Christine, acho que foi a personagem mais fiel ao que eu conheci)
Gabi 20/11/2022minha estante
Eu acho que é a tradução e essa edição,pq também tô parada na leitura,mas já outras pessoas elogiando a edição da pandorga

MomoDark 17/05/2020

A história mostra muito bem a fragilidade do amor masculino na forma mais pura, durante toda a trama o Visconde Raoul está disposto a tudo para proteger sua amada Christine, porém não esconde suas inseguranças e suas lágrimas perante as incertezas dos sentimentos de sua paixão.
A obra demonstra como o medo da rejeição afeta os personagens de diferentes maneiras, cada um com um ponto de vista estando apaixonados pela mesma personagem.
O Fantasma da Ópera é inteligente durante seus planos para importunar aqueles que não acreditam na sua existência, o que deixa a história mais engraçada.
O final é emocionante e responde todas as perguntas deixadas ao decorrer do livro.

Karol 24/08/2022

Pobre Erick
"Devemos nos apiedar dele? Devemos amaldiçoá-lo?
Ele pediu apenas para ser ?alguém?, como todo o resto das pessoas. Mas ele era feio demais! E ele tinha de esconder seu gênio ou usá-lo para pregar peças,

-quando, com um rosto comum, teria sido um dos mais distintos membros da humanidade!-

Ele tinha um coração que poderia ter contido o império do mundo e, no fim, teve de se contentar com um porão.

Ah, sim, nós devemos nos apiedar do Fantasma da Ópera."

A.G. Deuner 18/06/2024

O fantasma do ópera existiu.
Sobre o livro:

O Fantasma da Ópera é um clássico incontestável que já foi adaptado para o teatro, cinema, musica entre outros.
É uma história de amor, suspense, loucura e músicas, tudo ambientado em um cenário fantástico mas real.
O autor adiciona à história fatos que realmente aconteceram, assim como aproveita da fantástica estrutura da ópera de Paris com seus andares subterrâneos que são compostos inclusive por um lago.
Tudo isso faz com que a linha entre ficção e realidade seja tão tênue que por várias vezes nos perguntamos se o fantasma dá ópera existiu.

Minha opinião:

É uma história incrível, apesar de nunca ter lido o livro sempre gostei da temática principalmente por causa da musica do Nightwish.
A trama se desenvolve de uma maneira diferente à que eu imaginava, o próprio fantasma é um personagem diferente do que eu esperava, mas de maneira alguma isso foi ruim.
A historia é muito bem escrita e por vários momentos o autor mistura fatos reais com a ficção o que me agradou muito, varias vezes parei de ler para ir pesquisar sobre algum acontecimento.
Não é a toa que O Fantasma da Ópera é um clássico consolidado, é aquele tipo de livro que você pode ler sem medo, ele não vai te decepcionar.

Liz 02/09/2022

O livro possui uma trama instigante pois de início o leitor não sabe se o fantasma realmente existe ou é apenas uma brincadeira ou qualquer outra coisa, e foi essa dúvida que me fez ficar cada vez mais vidrada na narrativa em busca de pistas sobre o quem ou o que seria o fantasma.

É uma obra voltada mais para o sombrio, mistérios e tragédias. A escrita é fácil e os personagens são as vezes confusos e geram questões do porquê alguns agem como agem, por que aquele outro não quis se abrir mais ou não quis contar algo, o que o outro está escondendo... Como viram o fantasma, como falaram com ele e muitas outras dúvidas que geram ainda mais vontade de terminar a obra e desvendar esse grande mistério.

Recomendo para aqueles que gostam de um livro estilo O Morro dos Ventos Uivantes, com um romance duvidoso, atos possessivos e declarações de um amor mais sombrio e catastrófico.

Andra265 11/06/2023

Simplesmente magnífico
Em toda minha jornada como leitora, nunca tive contato com tamanha obra de arte. O livro traz em si as mais diversas formas de escrita e apresenta a trágica história do pobre Fantasma da Ópera. Erick.
Sua distorcida moral em conjunto com sua genialidade o fez o maior ilusionista de sua época, ganhando o encantamento da jovem artista Christie Daaé. Encantada pela voz suave e tocante que a ensinou o melhor da música, a jovem foi levada a uma série de desafortunados eventos que adiaram violentamente sua união com o jovem Raul de Chagnay.

Eu estou encantada, apaixonada.
Recomendo fortemente está leitura.

Gabriel 13/02/2021

Um romance intenso, encantador e perturbador
É incrível a capacidade do autor para arrastar o leitor às profundezas dessa história, ou melhor, da própria Ópera de Paris (talvez a personagem principal do enredo, no fim das contas).

Leroux consegue criar imagens claras e, ao mesmo tempo, confusas na cabeça de quem lê. É genial sua forma de pensar todos os detalhes das cenas, sem torná-las enfadonhas (como seria em muitos romantismos).

Embora não consiga fugir à tentação romântica da época, ao tratar os personagens como infalíveis ou misteriosos demais, Leroux ainda consegue humanizá-los em suas falhas e limitações.

Quem assistiu ao filme (2004) encontrará no livro outros detalhes e personagens que tornam a trama ainda mais complexa e intensa, e um final talvez mais dramático, porém menos drástico (quiçá um final alternativo, que iria acontecer no livro, não fosse a escolha de Cristine)

Enfim, o destaque geral fica para a capacidade de Leroux em dialogar com a obra, quebrando paredes e desafiando a fronteira entre o real e imaginário.

Tive o grande prazer de visitar o Palácio Garnier e é surpreendente ver como o livro consegue transformá-lo em algo ainda mais encantador, porém tenebroso.

Lucy 15/03/2021

Lembro de ter lido esse livro para um trabalho da escola, no ensino fundamental, terminei de ler exatamente no dia do meu aniversário. Adoraria encontrar a dissertação de duas páginas que fiz.

Foi um dos livros que mais me cativou e prendeu do início ao fim. O desenvolvimento dos personagens principais e toda a narrativa envolvem você, parece até que fazemos parte da história. Recomendo e leria novamente se tivesse o livro.

Vivi.Montarde 30/06/2023

Fui muito surpreendida por esse livro. A escrita é muito fluida, prende a atenção desde o início e a história é incrível. Você quer ler uma página atrás da outra. Esse romance gótico tem de tudo, amor obsessivo, ciúme descontrolado, rivalidade, ambição desmedida, suspense e um fantasma que ora inspira medo ora compaixão. Excelente!

Mandy 25/04/2021

A primeira parte é muito boa mas do meio pro final (lá pra página 200 e alguma coisa) o livro se perdeu um pouco e ficou bem cansativo, o livro teria sido bem melhor se o fantasma tivesse mais foco e fosse melhor desenvolvido sou suspeita pra falar porquê detestei o Raoul mas acho que a história focou demais dele e deixou de mostrar personagens importantes como a Christine e o Erik e gostaria de ter visto mais das pessoas que trabalham no teatro as partes com os diretores eram divertidas.