O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Juliana3239 23/02/2022

Obsessão e sentimento de posse não é amor!
Vou começar de cara já falando que gostei muito desse livro. Me surpreendi completamente, pois não estava esperando muito. Peguei esse livro agora somente pq o clube do livro que comecei a participar escolheu como a leitura do mês.

Foi uma grata surpresa. Ouso dizer que seja o melhor romance gótico que li até agora, superando Drácula, Frankstein e O Retrato de Dorian Gray (que pretendo reler com o texto integral).

Até seus 50% o livro é mais lento mas ainda sim interessante, porém a partir da segunda metade ele começa a ficar realmente empolgante. O mistério em volta do fantasma, a dúvida se de fato se trata de acontecimentos sobrenaturais ou não e principalmente o destino dos personagens principais me prendeu muito.

Porém, nem tudo são flores! (LEVES SPOILERS A PARTIR DE AGORA)

A relação dos personagens masculinos com a protagonista feminina me incomodou em vários momentos. Desnecessário dizer o quanto aquela obsessão do Erik com a Cristine era tóxica e perigosa, e como fazia mal pra ela, no entanto eu percebo que a noção de amor da época de fato via alguns dos atos dele como românticos. Falo isso por que até mesmo o Visconde Raul, que é visto como o mocinho mostrava um comportamento completamente obsessivo e possessivo em relação a Cristine. Chegando a ofendê-la e stalkear ela quando se sentiu rejeitado e preterido.

É uma noção bem ultrapassada de amor mas que ainda hoje é trabalhada em algumas histórias. Eu mesma se tivesse lido esse livro mais jovem talvez achasse romântico o que acontecia. Hoje só consigo sentir angústia e medo ao me colocar no lugar da Cristine. (FIM DA MILITÂNCIA)!

Com relação ao personagem Erik, até uns 80% do livro eu não conseguia ter empatia nenhuma por ele, via apenas uma criatura cruel e egoísta que sugava a vida da Cristine, mas admito que a redenção do personagem me emocionou no final. Afinal de contas era um homem deformado que sempre viveu a margem da sociedade sendo desprezado e temido por sua aparência física, mesmo que fosse um gênio extraordinário. Me lembrou bastante o monstro de Frankenstein.

Algumas das explicações para os "truques" do fantasma foram satisfatórias, já outras me deixaram completamente confusa e perplexa, mas acredito que para a época as soluções que o autor apresentou foram satisfatórias.

A parte de pesquisa feita pelo autor é um show a parte. Como ele descreve a Ópera de Paris e suas salas secretas, e partes subterrâneas, todas tiradas da vida real, sem contar algumas cenas icônicas, como a queda do lustre, tirados de acontecimentos verídicos, deixam o livro muito mais rico , tendo em vista que 90% da história se passa dentro das paredes do teatro.

No fim das contas foi uma leitura super rica e proveitosa. Recomendo!

natiimartinello 11/07/2023

Leroux é o verdadeiro gênio!
Gaston Leroux prometeu e entregou tudo! Ele utilizou fatos históricos e alguns mistérios relacionados à Ópera Garnier para construir uma trama envolvente, que nos faz pensar se estamos lendo uma ficção ou um relato histórico e, enquanto isso, nos faz refletir sobre o poder da aparência física na sociedade e, enquanto a beleza abre portas portas, a feiura as fecha.
Cada vez que penso sobre esse livro eu gosto mais e, apesar de ter ficado com algumas ressalvas durante a leitura, valeu demais a experiência!

Melimë 15/03/2022

É digno de pena o Fantasma da Ópera
Enfim, se eu achei que O Conde de Monte Cristo tinha uma vibe dark academia, eu não sabia o quão um livro pode chegar a ser dark academia. O Conde tem realmente essa vibe, mas esse livro tem 10000× mais.
A primeira metade foi por vezes enfadonha, apesar de boa, e se não fosse pela segunda metade, eu teria dado 3 estrelas ao livro. Mas a segunda metade salva tudo! O drama realmente começa a esquentar a partir daí. Raoul e Christine são dois protagonistas maravilhosos de seguir, e o Erik me dá medo e pena ao mesmo tempo o que era obviamente a intenção do autor.
O Leroux escreve ação muito bem, e as cenas de ação/suspense foram as melhores, eu não conseguia respirar lendo.
Recomendo bastante! A melhor adaptação que eu já vi do Fantasma é o jogo da companhia MazM, é extremamente fiel e tem uma arte e trilha sonora lindas!

Camargo14 24/03/2022

extraordinário!
Vai muito além do romance, é sobre mistério e a complexidade que é uma alma amargurada. O Gaston trouxe reflexões sobre tragédia, ódio, ciúme, amor, medo, estética, morte, música e muitos pontos de vista diferentes. A escrita é linda, os diálogos e descrições carregam um drama que te prende, e que ao mesmo tempo te assusta e mexe com você, o que é o melhor. A ambientação também... maravilhosa

Mr Barros 23/12/2022

Publicado pela primeira vez em francês,em 1909, O Fantasma da Ópera é uma história fascinante que, com sua atmosfera de ameaça penetrante, oferece uma mistura única de terror gótico e romance trágico.
"[...] Mas o traje dele tinha uma peculiaridade própria. Cobria um esqueleto. Pelo menos, era o que diziam as bailarinas. E, é claro, a cabeça dele era uma caveira. [...] Seus olhos são tão fundos que mal se consegue ver as pupilas. Só dá para ver dois grandes buracos negros, como na caveira de um homem morto..."
Um dos melhores livro de 2022

Amanda.Prass 16/01/2023

O quê tem de bonito, tem de confuso.
No início fiquei bastante confusa com tantos personagens e acontecimentos por isso demorei muito tempo para me apegar a história.

O mistério do Fantasma da Ópera me deixou intrigada do início ao fim, as vezes até parecia ser apenas um delírio coletivo.

Só a partir dos 70% é que gostei de verdade da história, a narrativa do Persa deixou a leitura frenética e cheia de revelações. O final conseguiu compensar a confusão total do livro, adorei como tudo foi esclarecido e senti tanta pena do fanstama que cheguei a me emocionar.

Bia 14/06/2023

O Fantasma da Ópera é real?
Já havia lido o livro no curso de inglês (uma versão resumida e censurada) e após isso fui ver a peça, fiquei apaixonada pela peça de teatro e quis comprar essa edição maravilhosa. Confesso que a leitura foi um pouco cansativa, e muito parada, mas a obra ainda sim foi muito boa, só é preciso de paciência. Recomendo fortemente a peça teatral caso não consigam ler o livro mas sintam interesse na história!

Guilhermo del Toró 13/06/2023

O enredo é relativamente diferente do que eu esperava, em certos momentos a história é muito intessante e intrigante, em outros essa emoção é perdida, mas é uma obra boa

Julinho 16/06/2023

"O fantasma da ópera" nos parece muito original dentro da literatura francesa: Leroux bebeu das fontes da literatura gótica do século XIX, desenvolvida em língua inglesa por escritores como o norte-americano Edgar Allan Poe (espécie de ídolo do autor, há uma clara referência ao conto "A máscara da morte rubra" no romance). O romance policial, gênero não tão comum na literatura francesa, é desenvolvido em um formato jornalístico, como se fosse uma grande reportagem. Desse modo visando espaçar os limites entre o que é realidade e ficção, remetendo novamente à obras góticas anglófonas como "Frankenstein" e "Drácula". No entanto, Gaston Leroux desenvolve seu estilo com um humor e ironias deliciosos e criando um híbrido muito interessante. Em seu gótico-francês-decadentista também encontramos ecos da literatura francesa: como em "O corcunda de Notre-dame" um prédio se personifica como personagem da história na obra (a catedral de Notre-drame na obra de Victor Hugo e a ópera de Paris na de Leroux) e um ser de aparência pouco convencional toma atitudes violentas ao ser excluído pelo mundo exterior (Erik, Quasimodo); no próprio Erik, o fantasma da ópera, encontramos ecos de Edmond Dantes, o enigmático e ressentido conde de monte cristo: inclusive ambos compartilham uma história pregressa ligada ao oriente, de onde trazem maravilhas secretas e insondáveis. Além também, das aventuras do romance lembrarem também a obra de Alexandre Dumas.
Luciane83 17/06/2023minha estante
Abandonei esse ano O Fantasma da Ópera, mas com aquele sentimento de voltar uma outra hora para ele. Sua resenha me motivou muito a retomar a leitura. Gostei muito da comparação entre Erik e Edmond.

Julinho 18/06/2023minha estante
Fico feliz que minha resenha teve esse efeito em você. Vejo muito claramente a semelhança entre os dois, pois esse passado oriental de ambos é muito importante no desenvolvimento de ambos os personagens

MomoDark 17/05/2020

A história mostra muito bem a fragilidade do amor masculino na forma mais pura, durante toda a trama o Visconde Raoul está disposto a tudo para proteger sua amada Christine, porém não esconde suas inseguranças e suas lágrimas perante as incertezas dos sentimentos de sua paixão.
A obra demonstra como o medo da rejeição afeta os personagens de diferentes maneiras, cada um com um ponto de vista estando apaixonados pela mesma personagem.
O Fantasma da Ópera é inteligente durante seus planos para importunar aqueles que não acreditam na sua existência, o que deixa a história mais engraçada.
O final é emocionante e responde todas as perguntas deixadas ao decorrer do livro.

rhana.condado 18/09/2022

Está no meu TOP 5 de 2022
Primeiramente, se você for ler esse livro, recomendo que não associe com o filme ou a peça. A história original é muito diferente e menos romantizada. O Fantasma é mais sombrio, abusivo e carrasco.
O livro é lindo e triste, meu coração ficou apertado por muitas páginas e é por isso que ele é um clássico gótico.
Dei 5 estralas porque, pra mim, é completo: a ambientação na antiga Paris, os diálogos intensos e cômicos, personagens incríveis, e um final que explica todo o livro sem deixar pontas soltas.
E por fim, O Fantasma da Ópera me marcou nesse 1 mês de leitura por me fazer refletir sobre minha maturidade com os livros e desejar mais clássicos na minha estante!

Andra265 11/06/2023

Simplesmente magnífico
Em toda minha jornada como leitora, nunca tive contato com tamanha obra de arte. O livro traz em si as mais diversas formas de escrita e apresenta a trágica história do pobre Fantasma da Ópera. Erick.
Sua distorcida moral em conjunto com sua genialidade o fez o maior ilusionista de sua época, ganhando o encantamento da jovem artista Christie Daaé. Encantada pela voz suave e tocante que a ensinou o melhor da música, a jovem foi levada a uma série de desafortunados eventos que adiaram violentamente sua união com o jovem Raul de Chagnay.

Eu estou encantada, apaixonada.
Recomendo fortemente está leitura.

Diego.Rates 15/09/2022

Uma obra genial e surpreendente
Com um começo bastante interessante e complexo, por deixar ambígua a barreira entre ficção e realidade, essa obra rapidamente prendeu minha atenção, mas confesso que em seu início, devido ao excesso de dramatização (que era comum em algumas obras da época), em alguns momentos fiquei um pouco preso na leitura, pelo tom cartunesco que a obra adotava.

Mas tudo isso veio a tornar essa leitura ainda mais única, pela mudança de tom na narrativa quando os segredos e os mistérios vão sendo revelados e descobrimos as verdades e motivações por trás do Fantasma da Ôpera. Com alguns elementos brilhantes e bastante surpreendentes, somos levados por essa tragédia incrível de época, e transportados as lendas que realmente percorreram as paredes e salas da Ópera de Paris. Uma leitura excepcional

Welington.Jorgenil 18/06/2023

A muito tempo queira ler essa história e não me decepcionei.
Com mistérios e cheia de detalhes.
Uma história que consegue se entender bem a diferença entre amor e obsessão.