O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Marcos 17/09/2023

Quem diria que toda a estrutura de um teatro estivesse ligado a um homem, o fantasma da ópera.

Condenado a viver nas penumbras do teatro em que convive, Érik ? o fantasma da ópera -, se deslumbra ao ver a jovem Cristine Dáae se dar 100% nas notas de sua voz no palco, e se apaixona completamente e perdidamente pela moça.

A jovem, revive uma paixão de infância com Raoul, o visconde de Chagny, que anseia por amar a moça mais que sua própria vida. E essa paixão se intensifica mais ao vê-la no palco como um cisne imaculado sendo símbolo da arte, da música e do encanto.

O camarote nº 5, sempre reservado para o fantasma, nunca foi tão respeitado quanto qualquer outro lugar de respeito. E dentro desse camarote, o homem de casaca preta e máscara branca, que usa para cobrir sua feiura do mundo, vive a observar tudo o que acontece no interior da opera.

Um trio amoroso se forma com o desenrolar das páginas. A trama se descortina no cenário totalmente artístico envolvendo segredos, mentiras, drama e amor proibido que é mais forte que qualquer tom eclodido na ópera.

Arrebatando corações de várias gerações, o fantasma da ópera conta com um musical intenso, vívido, lírico, que é capaz de levar o leitor a viver e sentir na pele a força do amor e do ódio. Uma narrativa que aconteceu entre as luzes de Paris, expondo ao mundo apenas o que um fantasma que regia a ópera como uma marionete queria... ser amado.

O livro é uma narrativa jornalística que é um sucesso no cinema, na arte e na música por se destacar pela trama. O relato é feito por cada personagem apontando seu ponto de visão de acordo com os acontecimentos da história. De fato, o fantasma da ópera existiu, e o autor convida a todos a ter a oportunidade de um dia conhecer seu camarote nº5 e viver toda a intensidade da história e do trio amoroso entre Cristine Dáae, o visconde Raoul e o Fantasma da ópera. Nota ????

Larissa 19/03/2023minha estante
Amo uma análise bem feita

Nikolas 25/10/2023

Aquele estranho tipo de beleza que nos deixa triste
O Fantasma da Ópera é um clássico digno de seu status no panteão das grandes obras. A jovem Christine Daae, cantora da ópera de Paris, não aparentava ser muito promissora, mas depois de uma apresentação surpresa a elite da cidade jamais esqueceria dela. Uma apresentação magistral, regida pelo seu anjo da música... Anjo esse que não aceitaria muito bem o interesse da jovem pelo jovem visconde Raoul.

Entre muitos mistérios e algumas conspirações, a primeira metade do livro flui tão veloz quanto o Rio Amazonas. E a medida que as verdades são descobertas, ao meu ver, a história perde um pouco de seu charme. Os capítulos narrados pelo Persa conseguem revelar pouco sobre o Fantasma e mesmo assim desgastar muito do charme do personagem. Ainda assim, uma história de amor trágica... Não tem muito o que dizer sem entregar algumas tramas da história.

De qualquer forma, um clássico e uma leitura mais que recomenda.

Mônyca 01/03/2021

Um livro instigante e misterioso.

Começamos a acompanhar o dia a dia dos bastidores da ópera, e a vida de Cristhine, logo estamos tão envolvidos que não sabemos mais o que é real e o que não é.

E tudo é bem explicado no decorrer da história. Com um encerramento digno.

O drama romântico excessivo as vezes é cansativo, mas se tratando de um romance gótico é compreensível.

Bons personagens e boa trama. Recomendo :)

Alee M. 26/02/2023

Achei que ia amar mas prefiro a música
Eis o livro que me deixou de ressaca literaria! Achei a narrativa arrastada e confusa, não me envolvi com nenhum personagem e só queria acabar logo. A história tem uma série de eventos inexplicáveis e relacionamentos abusivos a rodo, mas o final até me surpreendeu e me fez entender o sucesso da obra. O livro me deu aquela impressão de que a premissa era boa, mas o desenvolvimento não, sabe? Ainda não vi o filme, nem a peça.. Mas pela primeira vez na vida imagino que a adaptação seja muito melhor que o livro, ainda tenho muita vontade de ver! Falando assim parece que não gostei do livro.. Mas eu não achei de todo ruim viu? Só não atingiu minhas expectativas.

Elexandra.Amaral 23/03/2021

A eufemização do mal
Escrito de forma semelhante a "O homem invisível", ou seja, como o relato de um fato, "O fantasma da ópera" narra as desventuras de Érik, o famigerado fantasma, Christine, causa de sua obsessão, e Raoul, interesse romântico da última.
Érik é descrito desde o princípio como espetacularmente inteligente, manipulador, egocêntrico, possessivo e tirânico, perverso mesmo, porém, à medida em que o "repórter" avança em sua investigação, descobrimos ser também incrivelmente feio fisicamente. Ao saber que Érik foi sempre alvo de zombaria e desprezo por sua aparência, o leitor pode ser levado a apiedar-se dele - o que é compreensível - e a justificar o injustificável, a dizer, com ele, "Só me faltou amor para que fosse bom." É terrível que tenha sofrido tanto, mas nenhum dos numerosos episódios tristes de sua vida justifica suas ações.
Raoul e Christine não são tão bem construídos, especialmente ele, mas, ainda assim, evoluem bastante na narrativa (ela muito mais do que ele, diga-se de passagem).

P. S.: Ao ler suas estonteantes invenções e peripécias, veio-me a pergunta: não poderia ele ter remediado a própria feiura com seus variados truques?

Pat 16/04/2023

É interessante porque é contado de um jeito que parece que foi algo real, mesmo. Mas achei algumas partes um pouco corridas e, sinceramente, não consegui gostar de nenhum personagem.

Dayara 15/01/2022

Que livro! Realmente um clássico!
Realmente senti a ambiguidade no personagem do fantasma Erick, que fez eu sentir raiva e pena ao mesmo tempo, assim como admiração pela inteligência e seus dons.
Raoul me deu raiva porque achei chato, mas amei o livro demais.

Miri 06/05/2021

?Meu amigo, há uma virtude na música que faz com que não exista mais nada no mundo exterior fora daqueles sons que vêm tocar o coração de quem ouve.?

Marina 30/05/2021

Um livro instigante
A narrativa de Gaston Leroux sobre as aventuras de Christine Daaé e o Visconde de Chagny com o fastama da ópera é muito instigante. O autor retrata de forma profunda o que é um relacionamento abusivo, por parte do fantasma, e um relacionamento tóxico, por parte de Raoul.
Christine é a típica vítima ingênua, que não consegue se livrar das amarras desses dois relacionamentos.
Não criei vínculo com nenhum personagem e achei o final meio esquisito kkkkkkkk a parte do persa com o Raoul nos subterrâneos da ópera é bem nada a ver (tanto que não tem no filme).
Mas, ainda sim acho que valeu a leitura. Amei O estilo jornalístico investigativo da narrativa.

aziradulac 13/02/2024

Lead me, save me from my solitude...
Me considero uma fã dessa obra desde os 9 anos, a partir do cover do Nightwish. Logo foi o filme de 2004, a minissérie de 1990, o podcast do RdM, o musical de 25 anos, e agora com 18 anos, realizando meu sonho de criança, terminei o livro.

Fantasma da Ópera é uma metade de mim. Sinceramente não tenho o que falar mal, apenas elogios. E quanto mais o tempo passa, mais descobertas eu encontro, e mais admiração eu tenho.

O livro me deixou mais conectada com melancólico e solitário universo de Erik, nosso fantasma. A cada análise que faço do personagem, mais triste a história se torna. Ele é a definição de solidão, de melancolia...

Quando ele pessoalmente relata a Persa tudo que ele passou com Christine no fim do livro, me permiti chorar junto com ele, como se estivesse ali, ao seu lado.

Não consigo transmitir em palavras o misto de emoções que estou sentindo...

"Diga que você compartilhará comigo, um amor, uma vida
Guie-me, salve-me da minha solidão
Diga que você me quer com você aqui ao seu lado
Em qualquer lugar que você for, deixe-me ir também
Christine, isso é tudo que peço"
? The Point of No Return

Paola.Ruggieri 14/06/2021

Além da fantasia
Erik foi transformado monstro pela sociedade na qual, por acaso, viveu. Uma alegoria dos defeitos humanos, a história do fantasma da ópera pode ser considerada de forma até que bem literal, para além da fantasia, quando refletimos sobre os efeitos que o preconceito tem sobre as pessoas quando estas fazem parte de grupos estigmatizados, especialmente quando esses grupos são de pessoas com deficiência de algum tipo. O defeito do Erik era ser feio, possuía uma deformidade no rosto, e as pessoas escolheram ver o fantasma e demônio que morava nas profundezas, a ver o anjo da música que era capaz de produzir. Ainda assim, foi capaz de sentir amor e compaixão por si e por Christine, quando menos o esperávamos. Muito boa a leitura! :)

Emanuele36 14/09/2022

Diferente ?
Eu sempre gostei muito dos filmes, meus favoritos são o de 1962 e 2004, além da minissérie de 1990. Fui ler realmente aguardando um romance e me deparo com um livro estilo historiador/Jornalista. Os acontecimentos não acontecem necessariamente em ordem cronológica, mas vão se juntando ao decorrer do livro. Confesso que demorei pra engatar na leitura pois é um pouco lenta, mas depois de uns 5 capítulo me vi completamente dentro da história. Eu acho alguns personagens meio problemáticos, mas levando em conta o período que foi escrito e principalmente, o background que os personagens tem, é compreensível (mais não praticáveis) alguns comportamentos. No final eu gostei, mas foi uma experiência completamente diferente do que achava. Enfim, recomendo.

Shuvia 03/07/2023

O livro traz um certo suspense e tem um leve roque de terror, um romance interligado à história da ópera de Paris. Vale a pena leitura.

Toriizkw 01/09/2021

Assustadoramente apaixonante.
De uma maneira única, mostrando diferentes faces do suposto "fantasma" para confundir o leitor sobre o tal. O amor que ele sente por Christine (e sua voz) é sua obsessão a qual ele acredita ser amor, ter sido exilado e rejeitado até por sua mãe o tornou mentalmente e emocionalmente instável fazendo com que ele fosse agressivo com a cantora e logo chorasse aos seus pés.
Mesmo após tudo que ele fez, consegui sentir pena dele no final.