O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux




Resenhas - O Fantasma da Ópera


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Carol.maia 22/02/2022

É muito gostoso ler autores que tentam entender a complexidade da alma humana. Assim como o Frankenstein, você ama, odeia, sente raiva e pena do fantasma da ópera. Os devaneios dele e o sentimentos que é capaz de inspirar nos demais personagens te intrigam. Uma obra maravilhosa que te prende até o fim.
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Roxane 26/11/2020

Esperava mais
Achei a leitura fluida, gostei da narrativa policial e do fato de o autor inserir elementos que realmente aconteceram para conferir verossimilhança à história. Me prendeu na descrição dos feitos do fantasma, aguçando a minha curiosidade, o que me faz dar 3 estrelas ao livro. Entretanto, não consegui me conectar aos personagens e não achei eles bem desenvolvidos. O romance me pareceu vindo do nada e o desfecho me pareceu forçado.
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Tai | @livrosecha 24/12/2020

Gênio, monstro, anjo ou fantasma?
Amo o musical e sempre tive curiosidade de ler o livro. Depois da leitura, passei a gostar ainda mais da história, mas agora encaro o musical e o livro como obras separadas - ambas maravilhosas, mas diferentes.
No livro, vemos ainda mais a relação de Erik com Christine. A maldade existente nele é ainda mais explícita, que nos causa ódio, terror e muita aversão, mas isso é, por vezes, atenuado pela pena que sentimos dele.
O ódio e o preconceito podem realmente transformar anjos em demônios.


Eu amei o livro!
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Ju 20/08/2023

Não gostei da leitura, foi bastante arrastada, achei o enredo confuso ou talvez não era o meu momento com ele.
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Camargo14 24/03/2022

extraordinário!
Vai muito além do romance, é sobre mistério e a complexidade que é uma alma amargurada. O Gaston trouxe reflexões sobre tragédia, ódio, ciúme, amor, medo, estética, morte, música e muitos pontos de vista diferentes. A escrita é linda, os diálogos e descrições carregam um drama que te prende, e que ao mesmo tempo te assusta e mexe com você, o que é o melhor. A ambientação também... maravilhosa
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Luci_books 22/08/2023

Não é uma história ruim, gostei bastante da forma como o enredo foi desenvolvido, mas infelizmente não consegui me identificar com nenhum dos personagens. Acho que o problema foi começar a leitura com expectativas muito altas, esperando algo realmente extraordinário e envolvente. Quem nunca, né? rs
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Luana.Domanski 13/01/2023

Lindo, lindo, linda história, lindo livro, que obra maravilhosa, não consigo descrever como foi bom ler esse livro ??
Mari ;) 13/01/2023minha estante
Esse livro ???




Draculina 29/04/2022

A obra realmente é boa. A atmosfera que a história trás do amor que o fantasma sente por Christine é doentio e ao menos tempo fúnebre. No final fiquei até com dó dele haha.
Senti falta das notas de rodapé, achei estranho não ter.
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Mônyca 01/03/2021

Um livro instigante e misterioso.

Começamos a acompanhar o dia a dia dos bastidores da ópera, e a vida de Cristhine, logo estamos tão envolvidos que não sabemos mais o que é real e o que não é.

E tudo é bem explicado no decorrer da história. Com um encerramento digno.

O drama romântico excessivo as vezes é cansativo, mas se tratando de um romance gótico é compreensível.

Bons personagens e boa trama. Recomendo :)
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Elexandra.Amaral 23/03/2021

A eufemização do mal
Escrito de forma semelhante a "O homem invisível", ou seja, como o relato de um fato, "O fantasma da ópera" narra as desventuras de Érik, o famigerado fantasma, Christine, causa de sua obsessão, e Raoul, interesse romântico da última.
Érik é descrito desde o princípio como espetacularmente inteligente, manipulador, egocêntrico, possessivo e tirânico, perverso mesmo, porém, à medida em que o "repórter" avança em sua investigação, descobrimos ser também incrivelmente feio fisicamente. Ao saber que Érik foi sempre alvo de zombaria e desprezo por sua aparência, o leitor pode ser levado a apiedar-se dele - o que é compreensível - e a justificar o injustificável, a dizer, com ele, "Só me faltou amor para que fosse bom." É terrível que tenha sofrido tanto, mas nenhum dos numerosos episódios tristes de sua vida justifica suas ações.
Raoul e Christine não são tão bem construídos, especialmente ele, mas, ainda assim, evoluem bastante na narrativa (ela muito mais do que ele, diga-se de passagem).

P. S.: Ao ler suas estonteantes invenções e peripécias, veio-me a pergunta: não poderia ele ter remediado a própria feiura com seus variados truques?
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Miri 06/05/2021

?Meu amigo, há uma virtude na música que faz com que não exista mais nada no mundo exterior fora daqueles sons que vêm tocar o coração de quem ouve.?
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Marina 30/05/2021

Um livro instigante
A narrativa de Gaston Leroux sobre as aventuras de Christine Daaé e o Visconde de Chagny com o fastama da ópera é muito instigante. O autor retrata de forma profunda o que é um relacionamento abusivo, por parte do fantasma, e um relacionamento tóxico, por parte de Raoul.
Christine é a típica vítima ingênua, que não consegue se livrar das amarras desses dois relacionamentos.
Não criei vínculo com nenhum personagem e achei o final meio esquisito kkkkkkkk a parte do persa com o Raoul nos subterrâneos da ópera é bem nada a ver (tanto que não tem no filme).
Mas, ainda sim acho que valeu a leitura. Amei O estilo jornalístico investigativo da narrativa.
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Paola.Ruggieri 14/06/2021

Além da fantasia
Erik foi transformado monstro pela sociedade na qual, por acaso, viveu. Uma alegoria dos defeitos humanos, a história do fantasma da ópera pode ser considerada de forma até que bem literal, para além da fantasia, quando refletimos sobre os efeitos que o preconceito tem sobre as pessoas quando estas fazem parte de grupos estigmatizados, especialmente quando esses grupos são de pessoas com deficiência de algum tipo. O defeito do Erik era ser feio, possuía uma deformidade no rosto, e as pessoas escolheram ver o fantasma e demônio que morava nas profundezas, a ver o anjo da música que era capaz de produzir. Ainda assim, foi capaz de sentir amor e compaixão por si e por Christine, quando menos o esperávamos. Muito boa a leitura! :)
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