O Fantasma da Ópera

Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Carol *_* 11/12/2022

Um dos piores do ano.
Sabe aquele tio chato do zap? Então, esse livro é pior.
Tudo nele é chato, os personagens são insuportáveis, o casal horrível, até a descrição da ópera é maçante.
O que não fez eu desistir do livro foi o fantasma

P.s Esse livro foi responsável por minha ressaca literária.

Arthur.Borel 18/07/2023

O Fantasma complexo e digno de pena da Ópera
Acabei pegando esse livro para ler com expectativas completamente diferentes do material que a história entrega, isso me fez ficar meio confuso e até entediado por boa parte dele, mas isso já não é culpa da obra.

Ainda sim achei toda a construção da narrativa do início ao fim muito bem feita, o autor engana bem o leitor quanto a verdadeira natureza do Fantasma, e no final, mesmo com todas as atrocidades cometidas por esse personagem, você acaba por desenvolver empatia e ter pena dele.

Camargo14 24/03/2022

extraordinário!
Vai muito além do romance, é sobre mistério e a complexidade que é uma alma amargurada. O Gaston trouxe reflexões sobre tragédia, ódio, ciúme, amor, medo, estética, morte, música e muitos pontos de vista diferentes. A escrita é linda, os diálogos e descrições carregam um drama que te prende, e que ao mesmo tempo te assusta e mexe com você, o que é o melhor. A ambientação também... maravilhosa

Carol.maia 22/02/2022

É muito gostoso ler autores que tentam entender a complexidade da alma humana. Assim como o Frankenstein, você ama, odeia, sente raiva e pena do fantasma da ópera. Os devaneios dele e o sentimentos que é capaz de inspirar nos demais personagens te intrigam. Uma obra maravilhosa que te prende até o fim.

Mônyca 01/03/2021

Um livro instigante e misterioso.

Começamos a acompanhar o dia a dia dos bastidores da ópera, e a vida de Cristhine, logo estamos tão envolvidos que não sabemos mais o que é real e o que não é.

E tudo é bem explicado no decorrer da história. Com um encerramento digno.

O drama romântico excessivo as vezes é cansativo, mas se tratando de um romance gótico é compreensível.

Bons personagens e boa trama. Recomendo :)

Dora Aventureira 10/11/2022

O Fantasma da Ópera.
Esse livro já vinha sendo recomendando faz tempo e eu sempre tive um pouco de preguiça para ler, confesso, porém quando eu li eu achei um livro fantástico e me arrependo de não ter lido antes.

Como o nome já diz, o livro traz a história de um tal fantasma que assombra uma casa de ópera em Paris, onde Christine Daaé trabalha como dançarina. Ao decorrer do livro há vários desentendimentos amorosos em relação à Christine que é tão almejada, como também há vários desastres que acontecem com a casa de ópera assim como os que trabalham e coordenam ali.

É um livro riquíssimo, muito bem escrito e que prende você.

Recomendo.

Elexandra.Amaral 23/03/2021

A eufemização do mal
Escrito de forma semelhante a "O homem invisível", ou seja, como o relato de um fato, "O fantasma da ópera" narra as desventuras de Érik, o famigerado fantasma, Christine, causa de sua obsessão, e Raoul, interesse romântico da última.
Érik é descrito desde o princípio como espetacularmente inteligente, manipulador, egocêntrico, possessivo e tirânico, perverso mesmo, porém, à medida em que o "repórter" avança em sua investigação, descobrimos ser também incrivelmente feio fisicamente. Ao saber que Érik foi sempre alvo de zombaria e desprezo por sua aparência, o leitor pode ser levado a apiedar-se dele - o que é compreensível - e a justificar o injustificável, a dizer, com ele, "Só me faltou amor para que fosse bom." É terrível que tenha sofrido tanto, mas nenhum dos numerosos episódios tristes de sua vida justifica suas ações.
Raoul e Christine não são tão bem construídos, especialmente ele, mas, ainda assim, evoluem bastante na narrativa (ela muito mais do que ele, diga-se de passagem).

P. S.: Ao ler suas estonteantes invenções e peripécias, veio-me a pergunta: não poderia ele ter remediado a própria feiura com seus variados truques?

Mr Barros 23/12/2022

Publicado pela primeira vez em francês,em 1909, O Fantasma da Ópera é uma história fascinante que, com sua atmosfera de ameaça penetrante, oferece uma mistura única de terror gótico e romance trágico.
"[...] Mas o traje dele tinha uma peculiaridade própria. Cobria um esqueleto. Pelo menos, era o que diziam as bailarinas. E, é claro, a cabeça dele era uma caveira. [...] Seus olhos são tão fundos que mal se consegue ver as pupilas. Só dá para ver dois grandes buracos negros, como na caveira de um homem morto..."
Um dos melhores livro de 2022

Luci_books 22/08/2023

Não é uma história ruim, gostei bastante da forma como o enredo foi desenvolvido, mas infelizmente não consegui me identificar com nenhum dos personagens. Acho que o problema foi começar a leitura com expectativas muito altas, esperando algo realmente extraordinário e envolvente. Quem nunca, né? rs

Miri 06/05/2021

?Meu amigo, há uma virtude na música que faz com que não exista mais nada no mundo exterior fora daqueles sons que vêm tocar o coração de quem ouve.?

Marina 30/05/2021

Um livro instigante
A narrativa de Gaston Leroux sobre as aventuras de Christine Daaé e o Visconde de Chagny com o fastama da ópera é muito instigante. O autor retrata de forma profunda o que é um relacionamento abusivo, por parte do fantasma, e um relacionamento tóxico, por parte de Raoul.
Christine é a típica vítima ingênua, que não consegue se livrar das amarras desses dois relacionamentos.
Não criei vínculo com nenhum personagem e achei o final meio esquisito kkkkkkkk a parte do persa com o Raoul nos subterrâneos da ópera é bem nada a ver (tanto que não tem no filme).
Mas, ainda sim acho que valeu a leitura. Amei O estilo jornalístico investigativo da narrativa.

Paola.Ruggieri 14/06/2021

Além da fantasia
Erik foi transformado monstro pela sociedade na qual, por acaso, viveu. Uma alegoria dos defeitos humanos, a história do fantasma da ópera pode ser considerada de forma até que bem literal, para além da fantasia, quando refletimos sobre os efeitos que o preconceito tem sobre as pessoas quando estas fazem parte de grupos estigmatizados, especialmente quando esses grupos são de pessoas com deficiência de algum tipo. O defeito do Erik era ser feio, possuía uma deformidade no rosto, e as pessoas escolheram ver o fantasma e demônio que morava nas profundezas, a ver o anjo da música que era capaz de produzir. Ainda assim, foi capaz de sentir amor e compaixão por si e por Christine, quando menos o esperávamos. Muito boa a leitura! :)

Amanda.Prass 16/01/2023

O quê tem de bonito, tem de confuso.
No início fiquei bastante confusa com tantos personagens e acontecimentos por isso demorei muito tempo para me apegar a história.

O mistério do Fantasma da Ópera me deixou intrigada do início ao fim, as vezes até parecia ser apenas um delírio coletivo.

Só a partir dos 70% é que gostei de verdade da história, a narrativa do Persa deixou a leitura frenética e cheia de revelações. O final conseguiu compensar a confusão total do livro, adorei como tudo foi esclarecido e senti tanta pena do fanstama que cheguei a me emocionar.