Histórias de Sherlock Holmes

Resenhas - Histórias de Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4

Alex 08/01/2023

Os últimos caso de Sherlock
Este é o quinto volume dos casos de Sherlock Holmes, contendo 12 contos. Eles tratam de memórias de casos antigos, ou como em A Juba de Leão, o ultimo caso em definitivo, de um Sherlock pós aposentadoria.

Neste livro, se destacam dois contos narrados pelo próprio Sherlock, os únicos num universo de 60 histórias, e também, há um caso narrado em terceira pessoa.

Como nos livros anteriores, a narrativa é ótima, mas neste, já há sinais de fadiga do autor. Tanto é que ele inova com os 3 contos acima referidos.

Apesar disso, é uma leitura excelente, fecha o arco do famoso detetive de forma primorosa, brigando contra a natureza.

Ligia 12/01/2023

Um dos melhores casos do Sherlock
Entre os livros que contém vários casos , achei esse conjunto um dos melhores, demorei um pouco para terminar a série, mas valeu a pena. Muito satisfeita com essa leitura
Alexandre Costa 13/01/2023minha estante
Parabéns pela Resenha!!!!!

Beto | @beto_anderson 15/02/2021

Uma boa despedida
Talvez seja a melhor coletânea de contos de Sherlock. Achei que os contos desse último livro de Sherlock são bons, comparado a alguns outros de livros anteriores. Como sempre tem uns melhores que outros. Aqui também tem contos narrados pelo próprio detetive.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Isa 15/08/2021

O último do box
Gostei muito dos contos. São curtinhos, leves e nos prendem a atenção. Indico Sherlock Holmes a qualquer um que deseje ter uma boa experiência com um clássico.??

Andre.Gbur 29/12/2020

Deslumbrante
Neste último volume das narrativas sobre os casos de Sherlock Holmes somos apresentados a contos narrados pelo próprio detetive, além dos contos narrados pelo seu companheiro dr. Watson.
Podemos assim conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da mente do ilustre detetive a partir de sua própria visão de um caso.

Mireille 23/02/2018

Avaliei cada conto deste livro individualmente
01- O Cliente Ilustre ★★☆☆☆ - Uma jovem e delicada nobre se apaixona por um assassino e Sherlock tem que convencê-la a não se casar com ele. A trama é muito simples, aquém à fama de Sherlock...

02- O Rosto Lívido ★★★★★ - Um caso relatado pelo próprio Sherlock Holmes! Tem partes engraçadas só por causa disso, haha. Um homem quer recuperar contato com o seu maior amigo, mas é impedido pela família. Só Sherlock pra conseguir desvendar essa!

03- A Pedra Mazarin ★★☆☆☆ - Conan Doyle arrisca de novo outra forma de narrativa, dessa vez em 3ª pessoa. Mas a história é bem fraquinha, apenas a conclusão de um caso sobre um roubo de joia da Coroa.

04- As Três Empenas ★★★☆☆ - Um grupo faz de tudo para obter a casa de uma senhora com todos os seus bens dentro. Sherlock tem que ligar todos os pontos e compreender as motivações do grupo. Razoável.

05- O Vampiro de Sussex ★★★★★ - Vampiros e Sherlock Holmes juntos? Esse precisou de toda a lógica peculiar que conhecemos para ser resolvido!

06- Os Três Garrideb ★★★★★ - Um testamento com uma cláusula muito peculiar faz Sherlock ficar desconfiado. Além do caso em si que é muito bom, temos um momento emocionante entre Sherlock e Watson!

07- A Ponte Thor ★★★★☆ - Ocorre um assassinato na ponte Thor, e todas as evidências apontam muito claramente para Miss Dunbar. Só que nem sempre o óbvio é a verdade, não é mesmo? O final achei um pouco forçado mas no geral é um ótimo conto.

08- O Homem que Andava de Quatro ★★★★☆ - Mais um daqueles casos com ar de "sobrenatural" mas com uma explicação lógica, geralmente não óbvia. Estão entre meus estilos preferidos :)

09- A Juba de Leão ★★★☆☆ - Novamente um caso relatado por Sherlock Holmes. Um homem é encontrado açoitado e morre, mas aparentemente o local estava vazio. O caso acaba resolvendo-se por si só, aí fica meio sem graça.

10- A Inquilina de Rosto Coberto ★★★☆☆ - Uma mulher com rosto deformado procura Sherlock para desabafar sobre as tragédias da sua vida. Não é um grande mistério, mas a história é interessante.

11- O Velho Solar de Shoscombe ★★★☆☆ - Sir Robert, de Shoscombe, começa a agir estranhamente e um empregado procura Sherlock, que consegue desvendar o caso sem muitas dificuldades.

12- Mr. Josias Amberley ★★★★★ - A esposa do pobre mr. Amberley fugiu com o amigo levando todas as suas economias em um cofre. Ficará arruinado, se Sherlock não puder ajudar. Sherlock usou a lógica antes de buscar as evidências físicas, o que sempre prefiro! E assim nos despedimos das aventuras do renomado detetive, com chave de ouro.

Sabriss 21/03/2021

E aqui se encerra a saga de Sherlock.
Adorei acompanhar seus casos pelo olhar de Watson e ver essa amizade amadurecendo assim como deciframos a cada história as características de Sherlock.
Caso predileto: a juba do Leão

Lih 13/04/2020

Último livro da série. Achei as histórias um pouco mais fracas que as anteriores, mas ainda assim boas. Valeu a pena a leitura.

Christofaro 05/08/2020

O volume final da coleção definitiva de contos
De fato, os contos do último livro não parecem tão bons quanto os outros, o que não significa que sejam ruins.
O volume contém peculiaridades como a narração em terceira pessoa e dois contos escritos pelo próprio Sherlock. Mais que mudanças narrativas, a temática parece um pouco mais pitoresca, e menos policialesca, que os volumes anteriores.
As últimas histórias publicadas sobre o grande detetive nos deixam, como sempre, maravilhados por um dos mais icônicos personagens da literatura.

Juliana3239 17/08/2023

O fim de uma era!
Finalmente finalizei todas as histórias de Sherlock Holmes publicadas oficialmente até hoje.

Comecei a ler os livros em 2020, em plena pandemia e decidi que iria ler todos, e decidi comprar todos os livros físicos da Zahar.

4 anos depois aqui estou eu. Foi quase uma graduação. Vou sentir saudade desse universo, do Sherlock e do Watson, me apeguei a eles quase como bons amigos.

Não sei se recomendaria a série toda a não ser que, como eu, você goste muito, mas pelo menos uma novela e um livro de contos eu acho essencial pra quem gosta de histórias de detetive.

Se faça um favor e leia ao menos 'As Aventuras de Sherlock Holmes' e 'O Cão dos Baskerville'!

Léo 24/01/2023

Um livro de contos de suspense, muito bem escrito, por sinal!
Fui surpreendido pela leitura de SH, mesmo indo com expectativa zero. Essa é minha tentativa n de leitura de suspense policial e embora tenha entendido que não são pra mim, tenho um favorito. A escrita é fluida, a história sem grandes devaneios e a resolutividade me agrada muito nesses contos!

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 16/08/2022

E lá vamos nós a mais uma série de aventuras do detetive consultor mais famoso de todos os tempos. Aqui, oficialmente, temos os últimos 12 casos do personagem, os quais marcam sua despedida da literatura, pela enésima vez. Isso porque, ao ler o prefácio de Conan Doyle agora, percebi que nem ele estava preparado para esse “adeus”, já que se despediu dos leitores várias vezes desde então.

Os contos são independentes entre si e muitos se passam quando a dupla já não mora mais no mesmo endereço. No entanto, a relação de amizade e admiração que existe entre Watson e Holmes permanece. E é incrível o quanto se lembram com saudosismo de suas aventuras.

Aliás, muitas dessas aventuras estavam guardadas no cofre particular de Watson, como se fossem os mais preciosos que já escreveu em sua carreira. E, vendo a seleção de contos desse volume, concordo que eram, não os mais valiosos, e sim os mais estranhos pelos quais já passaram. O que encerra a carreira dos personagens com chave de ouro, com direito a te deixar com medo do escuro depois.

Em relação edição que li, achei linda e muito bem feita, porém alguns contos mantiveram a escrita mais rebuscada e densa, o que me levou a ler mais devagar do que eu esperava. O que não é ruim, porém eu é que não estou na vibe de leituras desse estilo no momento. Mas continuo recomendando as aventuras do detetive consultor, especialmente se você procura alguma obra clássica para se aventurar e conhecer o gênero.

site: https://mundinhodahanna.blogspot.com/2022/08/historias-de-sherlock-holmes-arthur.html

Augusto Bogo 24/01/2021

Como todo livro de Sherlock Holmes, esse prende o leitor do início ao fim com seus mistérios e genealidades do grande investigador.
Não é o meu favorito, mas não deixa de ser brilhante.

Mara Fernandes 16/06/2020

Elementar
Uma coletânea com doze histórias de um dos mais famosos detetives da literatura, com casos intrigantes e de desdobramentos inesperados.

O livro conta com histórias independentes entre si, os quais têm a narrativa alternada entre o próprio Sherlock Holmes e seu fiel parceiro e amigo Dr. Watson.

Em geral as histórias são bem interessantes, com mistérios que prendem a atenção sem enrolar muito.

Só senti falta do icônico "Elementar meu caro Watson".

julia.cout 28/03/2024

A despedida oficial de Sherlock Holmes
Histórias de Sherlock Holmes reúne os últimos casos e alguns que "não podiam ir a público" logo após a investigação. O próprio Sherlock narra algumas histórias e o Watson começa uma investigação, tem dois contso bem chocantes. Foi a melhor forma de dizer a adeus, vou sentir falta do meu detetive favorito.

1 | 2 | 3 | 4