10% Humano

Resenhas - 10% Humano

1 | 2 | 3 | 4

Andre 10/04/2023

Cuide de seus micro-organismos
Somos muito mais do que um amontoado de células. Somos, em tese, apenas 10% compostos por nossas células, enquanto os outros 90% equivalem a trilhões de células de micro-organismos que compõem a nossa microbiota, cujos genes se misturam com os nossos formando nosso microbioma.

Esses micro-organismos exercem funções importantes para a manutenção da nossa saúde e da nossa vida. Evoluímos junto com eles e eles fazem parte de nós.

Esse é o recado que Alanna Collen nos dá: cuide de seus micro-organismos e você estará cuidando de si mesmo. Quer entender isso melhor? Leia 10%Humano!

Vivi 16/12/2022

Já perceberam ao longo desses anos aqui no ig que sempre fui muito curiosa em relação à varios assuntos e um deles em principal é o que acontece com o corpo/ mente. Esse livro me foi indicado pelo meu osteopata ( não vou marcar pq não pedi autorização) e fiquei pasma com tudo que li aqui. Não imaginava tudo que aprendi.
Um livro de escrita clara e fácil de compreender. Mesmo não sendo da área de saúde é muito fácil e acredito que muitos deveriam ler.
O saber nunca é demais.

A conexão dos micróbios com a multiplicidade de doenças autoimunes que recentemente dominaram nossa sociedade é no mínimo surpreendente.
Este livro vai muito além, examinando não apenas nossos micróbios, mas todas as doenças do século XXI que parecem estar ligadas à nossa saúde microbiana. Doenças autoimunes como diabetes tipo 1, alergias e esclerose múltipla, mas também condições de saúde mental como autismo e obesidade e, é muito bem pesquisado com muitas estatísticas recentes neste campo emergente da ciência. A evidência é realmente bastante alarmante, e este livro realmente faz você pensar sobre os impactos de nosso modo de vida moderno e como isso está nos deixando doentes com doenças crônicas. Sei que ler isso mudou minha perspectiva de dieta, em parte pela necessidade de comer muito mais fibras e alimentos prebióticos.
?Há muito mais coisas em seu corpo do que você poderia imaginar. Cerca de 100 trilhões delas, para ser mais exato.
Para cada célula humana em nosso organismo, há outras nove impostoras, pegando carona. Você não é formado apenas de carne e osso, sangue e músculo, mas também de bactérias e fungos. Não é um indivíduo, mas uma colônia ? um ecossistema. Somos apenas 10% humanos.
Até pouco tempo atrás, os micróbios eram vistos como invasores, inimigos, parasitas. Estávamos decididos a exterminá-los. Mas a ciência vem revelando uma história bem diferente: os micro-organismos comandam nosso corpo e evoluíram numa relação de estreita simbiose com os humanos ? e é impossível ser saudável sem eles.

Daniela Eng. Amb. 11/11/2022

Recomendo!
O livro é bem interessante e a leitura é bem fluida. Estimula o leitor a fazer pesquisas e adquirir conhecimento além do texto.

Fabi 07/10/2022

Interessantíssimo o livro! Mostra que somente 10% de nós é composto de nosso DNA? muitos seres microscópicos estão em nosso corpo. Trata sobre a microbiota intestinal, disbiose, sobre como os antibióticos podem ser nossos amigos (mas tbm trazerem riscos à nossa saúde e devem ser usados com critério).

O livro é todo escrito levando em conta estudos científicos, muito bom mesmo!

Recomendo! Tive experiência com meu pequeno, há 3 anos, de como um desequilíbrio na microbiota intestinal pode fazer estragos inimagináveis.

Que grande parte da população consiga aprender a respeito! ?

Sofista 04/10/2022

Cara sem palavras, esse livro praticamente n tem aquelas partes meio chatas de ler sabe ,ele conseguiu ficar cada vez ainda mais interessante.
A autora conseguiu provar com dados e argumentos que você é literalmente o que você come. Maravilhoso.

Annie.Gilgen 14/07/2022

Livro muito bom para entender nossa relação com os micro-organismos que possuímos.
Leitura recomendada ?

Bruna 07/06/2022

Leitura maravilha
Livro maravilhoso pra quem quer entender mais sobre microbiota e a importância dos micróbios na evolução.
Leitura bastante didática!
Alice Aras 07/06/2022minha estante
Tá na minha lista. Estou ansiosa pra ler esse!

Bruna 07/06/2022minha estante
Você vai adorar! Achei a leitura bem tranquila e tem vários exemplos também

Luiz.Ricardo 12/05/2022

A Simbiose de estimação
Este livro é aquele clássico " não promete nada e entrega muito". Me surpreendi com a quantidade de informações que este pequeno livro traz. Quase nunca nós nos perguntamos o porque somos quase que uma colônia de bactérias ambulante. Aqui a autora nos apresenta uma gama de benefícios desse fino equilíbrio simbiótico. Obesidade, autismo, alergias, infecções, diabetes, entre outros males do século XXI tem alguma relação com os micro-organismos que vivem em nós. Destaco também os capítulos dedicados à importância do parto normal e amamentação, assuntos tão relevantes nos dias de hoje. O melhor de tudo é que a Alanna Collen é pesquisadora da área e nos traz um arcabouço científico que dá solidez a tudo que é dito. Desde a mitocôndria, que já foi uma bactéria, nós evoluímos juntos, elas precisam de nós mas a recíproca é verdadeira.

Max 11/05/2022

Somos apenas 10%
A ideia de que apenas 10% do que somos tem nosso DNA é fascinante, passei a entender a importância de ter cuidado com antibióticos e cuidar de minha microbiota. A leitura foi uma viagem longa e árdua, achei que poderia ser mais sucinto.

Gabriel Schorr 08/04/2022

Eu já tinha entrado em contato com esse assunto no início da graduação e sempre me encantei muito.
Essa autora traz diversos pontos de estudos sobre o impacto do microbiota sobre nossas vidas, doenças, autoimunidade e outros.
Apesar de ser excelente para levantar curiosidade sobre o tema, deve-se ter cautela quanto ao nível de evidência das informações abordadas, algo muitas vezes pouco frizado.

juju 11/02/2022

os micróbios
"A microbiota é um órgão - o órgão esquecido e oculto do corpo humano e contribul para nossa saúde e felicidade como qualquer outro. [...] Você não pode escolher seus genes, mas com certeza pode escolher seus micróbios."

Livro com tantos fatos científicos, a autora traz tantas informações úteis e essências de forma fluída e até humorística na maioria das vezes, uma leitura super informativa sobre os micróbios e como eles estão atados a absolutamente tudo na vida e justamente a nós também.
Recomendo a todos!
Apenas 10% humana.

Samia Feio 11/02/2022

Bastante interessante. Abre a nossa mente para milhares de possibilidades e também nos leva a pensar muito sobre em como estamos cuidando de nós mesmos

Pedróviz 06/02/2022

10% Humano
10% Humano, de Alanna Collen, resume o estado da arte da Ciência referente à interação entre o microbioma do intestino e a saúde física e mental. É relatada a influência da microbiota do intestino grosso sobre diversos problemas metabólicos, a influência da alimentação sobre o equilíbrio entre bactérias boas e más, a influência dos antibióticos e até mesmo da importância do aleitamento materno e do parto natural quando possível. E outros temas que podem chocar, como o transplante de microbiota, que tem salvado vidas. Enfim, uma obra abrangente e de suma importância, pois amplia nosso entendimento sobre nosso próprio corpo que, juntamente com os microorganismos que vivem em simbiose com ele, forma um superorganismo com apenas 10% de células humanas.

Carol Matsuoka 01/02/2022

10% humano
Nível de indicação: se algum dia eu quiser ter uma filha o pai deve obrigatoriamente ler esse livro.
É uma leitura simples e ao mesmo tempo transformadora sobre a importância da microbiota humana. Longe de apresentar verdades absolutas, mostra como a ciência ainda tem muito a descobrir no que diz respeito à nossa interação com as bactérias, que são muito benéficas a nossa existência, e como conseguimos em pouco mais de um século alterar drasticamente nossa relação com elas.
É um livro instigante e inovador a seu modo de apresentar a ciência em contextos muito comuns do período que vivemos.
Apenas leia você passará a se ver e olhar para a sociedade de maneira diferente.

Ivan 20/01/2022

Apaixone-se por suas bactérias
O livro "10% humano" sobre a importância da microbiota para a saúde humana. A autora Alanna Collen é zoóloga, especialista em morcegos – e em doenças tropicais, por acidente.

Há muito mais "hóspedes" em seu corpo do que você pode imaginar. Cerca de 100.000.000.000.000 (cem trilhões) delas. Existem mais de 50 milhões deles só na ponta de seu dedo. Para cada célula humana em nosso organismo, há outras nove "impostoras", pegando carona. Você não é formado apenas de carne e osso, sangue e músculo, mas também de bactérias e fungos. Não é um indivíduo, mas uma colônia – um ecossistema. Somos apenas 10% humanos.

O advento do microscópio serviu para abrir nossos olhos para um mundo até então desconhecido: o dos seres vivos invisíveis ao olho nu, ou microrganismos. Desde então, diversos avanços na área da saúde ocorreram, uma vez que estes seres, como bactérias, fungos, protozoários e vírus, podem causar doenças humanas. Allanna nos apresenta as últimas pesquisas científicas e mostra de que forma os micróbios que habitam o corpo determinam nosso peso, o funcionamento de nosso sistema imunológico e até mesmo nossa saúde mental. Além disso, sugere que as doenças modernas – obesidade, autismo, transtornos mentais, problemas intestinais, alergias e doenças autoimunes – teriam uma causa comum: o fato de não estarmos cultivando uma boa relação com nossa colônia pessoal de micro-organismos. Estes micro-organismos comandam nosso corpo e evoluíram numa relação de estreita simbiose com os humanos – e é impossível ser saudável sem eles. Foi o processo de evolução das bactérias que nos tornaram humanos, elas escolheram o nosso corpo para ser a casa delas.

Também são apresentados os efeitos negativos dos tratamentos prolongados com antibióticos de amplo espectro de ação. A autora defende que não devemos combater as doenças apenas atacando os seus agentes causadores com medicamentos, mas também entender como podemos prevenir essas doenças cultivando e auxiliando aqueles microrganismos que são benéficos para nós. Demonstra que o uso indiscriminado de antibióticos podem interferir na nossa microbiota. Os antibióticos, na dose e no momento certo, nos salvam, porém em excesso eles podem nos fazer adoecer. Portanto, devemos procurar melhorar radicalmente o mais fundamental e duradouro relacionamento de toda a nossa vida: o relacionamento com os nossos micróbios. Formamos um superorganismo ultra conectado num fascinante entrelaçamento de micróbios com humanos. Ao contrário de nossas células humanas, nossa colônia microbiana pode ser alterada para melhor.

No final do livro são apresentadas sugestões para melhorar a nosso microbiota, em especial através de uma boa alimentação.

Do ponto de vista ético e filosófico, esse livro também é muito interessante quando nos apresenta, de maneira crua, como somos apenas mais uma espécie nesse planeta, e que apesar das nossas capacidades cognitivas e tecnológicas, estamos sujeitos à natureza como qualquer outro ser vivo. Nossa própria concepção de indivíduo, ou ser único, é desafiada pelo número de outros seres vivos que compartilham e influenciam o funcionamento de nosso corpo.

É uma leitura rápida e leve, com muitas analogias e exemplos. A escritora sabe simplificar bem a parte científica, usa linguagem bem acessível e escreve de uma maneira que atrai a atenção do leitor. Particularmente fiquei positivamente surpreso ao tomar consciência de que temos um verdadeiro universo de seres vivos dentro de nós. O livro mudou muitos dos meus conceitos.

Depois de 10% Humano, você nunca mais vai enxergar seu corpo – e sua vida – da mesma forma. Um livro imperdível.

1 | 2 | 3 | 4