10% Humano

Resenhas - 10% Humano

1 | 2 | 3 | 4

Bruna 07/06/2022

Leitura maravilha
Livro maravilhoso pra quem quer entender mais sobre microbiota e a importância dos micróbios na evolução.
Leitura bastante didática!
Alice Aras 07/06/2022minha estante
Tá na minha lista. Estou ansiosa pra ler esse!

Bruna 07/06/2022minha estante
Você vai adorar! Achei a leitura bem tranquila e tem vários exemplos também

Antonio Cesar 14/08/2017

“... No entanto, não foi a sua fé que os protegeu, mas o hábito de só beberem a água da fonte depois de a transformarem em cerveja. ...”
Pág.: 56
5º período
10% humanos
(10% Human)
Alanna Collens.
Após se curar de uma violenta infecção causada por carrapatos adquirida em uma pesquisa com morcegos tropicais, a autora e bióloga descobriu-se com novos sintomas incluindo desarranjos no sistema digestivo, doenças de pele e do sistema imunológico. A partir dai e do já conhecido da ciência do fato de que para cada célula que compõe a estrutura a que chamamos de corpo, há nove células impostora pertencentes a seres que vivem em nossa pele mas principalmente em nosso trato digestivo e nos usam como seu habitat a autora nos fala a respeito dos, as vezes fortes, indícios de que muitas das doenças que atualmente nos afligem, inclusive algumas a que chamamos doenças mentais podem ser causadas pelo mau trato e descuido que temos com estes seres que não só convivem intimamente conosco como evoluíram conosco desde muito antes de descermos das arvores e nos tornarmos homo sapiens.

Silvio 30/08/2018

Você é o que suas bactérias comem
Para cada célula do seu corpo existem 10 bactérias vivendo junto com você, o que o torna apenas "10% humano". A maioria desses micróbios, estimados em 100.000.000.000.000 (cem trilhões) vive no intestino, um ecossistema próprio batizado de microbiota.

A bióloga, zoóloga e jornalista Alanna Collen apresenta estudos científicos que relacionam a microbiota ao funcionamento do nosso corpo. Como demonstrado em estudos e testes realizados nas últimas décadas, já existem evidências comprovando, por exemplo, que manter uma flora intestinal saudável através de alimentação rica em fibras e restrição de antibióticos fortalece o sistema imunológico, reduzindo o risco de contrair as chamadas "doenças do século 21: obesidade, infarte, AVC e demência.

Embora destaque os efeitos positivos dos chamados probióticos, Collen é bastante cautelosa em recomendar alimentos, suplementos ou dietas específicas por falta de comprovação sobre sua real eficácia.

Um livro indispensável para quem quer investir na alimentação para ter uma vida mais saudável.

Dinha 01/04/2019

Há pelo menos 10 anos eu aboli o refrigerante da minha vida e desde la tenho repensado na maneira de lidar com o meu corpo. Conheci o veganismo, mas aderi apenas nos cosméticos - ainda -; voltei a comer frutas, legumes e verduras em abundância; aderi aos 2 litros de água diários e por último vieram as fibras através de farináceos e grãos. Desde que descobri que somos o que comemos penso bastante antes de ingerir algo. Este livro complementou muito mais meu conhecimento sobre corpo e a minha consciência. Numa linguagem de fácil acesso e fluida, Alan Collen nos ajuda neste caminho de descoberta do nosso interior. Recomendadíssimo.

Sid Dantas 22/05/2019

Incrível
Uma aula sobre a nossa relação com as bactérias. Deveria ser leitura obrigatória!

DanielBrandt 22/11/2019

Wow! Surpreendente!
O livro, de forma investigativa, apresenta fatos científicos sobre as bactérias e a microbiota humana. É prazeroso e instigante durante toda a leitura (ao todo, no livro, tiveram apenas duas páginas em que não me senti motivado ou instigado a ler mais) :).
Os estudos sobre microbiota e alterações bacteriológicas são tratados em diferentes visões.
Logo no início, o livro desmascara o senso comum de que quanto mais se come, mas se engorda, e de que por isso é necessário fazer mais exercícios e comer menos para reduzir o peso.
A relação do uso de antibióticos, com uma consequente mudança da microbiota, e o aparecimento do autismo também é avaliada.
Em outro tópico, uma extensa análise sobre o uso de antibióticos e o ganho de peso nos faz crer que existe uma ligação muito forte de causa e efeito.
Infelizmente ainda não existem conclusões para as causas dos problemas de saúde abordados no livro. No entanto, o livro me fez conhecer em maior profundidade certas pistas e hipóteses que estão sendo estudadas, bem como aumentar a fé de que teremos grandes e boas resoluções sobre a nossa microbiota em breve.

Mais destaques e detalhes no blog

site: https://esselivroeuli.blogspot.com/2019/11/10-humano-alanna-collen.html

João 14/02/2020

Essencial
Um livro que se preocupa com a ciência e vem mostrar a importância dos microorganismos que nos habitam e seus impactos na qualidade de vida desde nosso nascimento até nossa velhice. O livro aborda uma possível relação entre as doenças modernas como alergias, doenças autoimunes, obesidade e até autismo e a diversidade de nossa microbiota intestinal, assim como o impacto que antibióticos têm nessa diversidade e os possíveis males que isso causa. A autora tem uma preocupação considerável em passar as informações de forma clara para um público leigo, relembrando nomes específicos e termos técnicos ao longo do livro, o que torna a leitura fácil e fluída.
O conteúdo do livro é de extrema importância para a nossa vida e respaldado por constatações científicas, então recomendo muito a leitura à todos.

Johcherry 07/05/2020

Somos apenas 10% humanos
Acho que deveria ser um livro de leitura obrigatória para todos, fala sobre a importância da microbiota, tema pouco abordado infelizmente mas que tem tanta importância em nossa saúde.

Giulipédia 20/06/2020

Conhecimento necessário a todos os seres humanos!!
Esse livro fala sobre como a microbiota intestinal é desconhecida e deixada de lado, e mostra como a saúde da nossa microbiota é essencial para nos manter saudáveis tanto física quanto mentalmente.
Ele trás relatos de como disbiose afeta não apenas distúrbio físicos (como obesidade) mas também pode causar transtornos mentais (autismo, toc entre outros).
A biologia Allana Collen trás a própria experiência como exemplo ao sofrer de uma doença perigosa e ter de usar tratamentos a base de antibióticos, onde o problema da doença atual é curada, mas novos problemas, novas doenças surgem após seu uso, tanto doenças físicas, como problemas de pele, até desenvolvimento de transtornos como comportamentos obsessivos-compulsivos, associados por exemplo ao toc, pode ser causados pela desregulação da flora da microbiota intestinal. Ela faz uma comparação com as doenças infecciosas vencidas, que são uma grande vitória da humanidade, mas também se questiona do porque novas doenças, conhecidas como doenças do séc. XXI, como as novas alergias, a obesidade, transtornos mentais e várias outras doenças autoimune surgiram, e qual sua relação com os microorganismos presentes no nosso corpo, particularmente no intestino.
É um livro essencial, não sou conhecedora da área de biologia ou medicina, digo isso porque a didática do livro permitem leigos como eu, entender como a nossa microbiota é um fator importante para a saúde do nosso corpo, e já digo que depois disso, passarei a cuidar com muito carinho da minha colônia particular, afinal, eles precisam de mim tanto como eu preciso deles para viver!

Rafaela.Locatelli 14/08/2020

ótima leitura
Uma leitura em linguagem acessível e com embasamento cientifico. Uma experiencia de autoconhecimento que acho que todos deveriam ter. Muito completo e esclarecedor.

Nathália 04/09/2020

Livro bastante esclarecedor sobre os microrganismos (tanto da nossa própria microbiota como os intrusos) e a sua importância pra nossa vida e como eles nos afetam. Traz muitos termos técnicos, mas que são sempre explicados para que os leigos sobre a área da saúde não fiquem perdidos. Único problema é que achei repetitivo, fora isso livro essencial para todos.

Felipe.Ferreira 11/09/2020

Resgate da humanidade
O livro é realmente muito bom. Foi um prazer, a escrita é fácil e atiça sua curiosidade. A habilidade de tornar assuntos científicos em pontos de resgate da humanidade é uma das muitas qualidades da autora. Saio mais humano ao perceber que não o sou totalmente.

Rodrigo 20/09/2020

10% Humano
Pq não aprendemos isso na escola?
Fico impressionado quando aparece esse tipo de conhecimento e que não chega a todos.
Recomendo a leitura.

Bia Araújo 02/10/2020

Fascinante
Esse livro é uma viagem tanto pelo corpo humano como pela evolução da nossa sociedade e das doenças que nos acompanham.

1 | 2 | 3 | 4