Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Iale 05/07/2020

Inquietante
A vontade é de fazer o mapeamento e analisar todo o ambiente das celebridades de sucesso atuais. ?Somos produto do meio? nunca foi tão verdadeiro.

Henrique 06/08/2020

Sucesso
O autor aborda o contexto necessário para que pessoas de sucesso atingirem os seus objetivos

Tial0c 04/09/2022

Surpreendente
Confesso que tinha um certo preconceito com esse tipo de livro de "autoajuda" mas percebi o quão interessante é, e é muito mais do que conselhos baratos, o autor a toda hora da exemplos práticos do que fala e não fica só no papo de coach

Jessica.Moura 18/10/2020

Um dos livros mais incríveis
O livro relata bem alguns fatores importantes para que alguém tenha sucesso.
Cita Alguns fatores internos mas foca principalmente na influência externa. O que viabiliza uma análise bem completa das limitações impostas pelos ambientes a qual pertencemos para que possamos lidar de forma eficaz.

Em suma, foi realizado pelo autor análise profunda dos padrões de estilo de vida encontrados nas pessoas bem sucedidas na sua carreira.

Qual a relevância da capacidade inata?
Do esforço e dedicação?
Da família a qual pertencemos?
Da cultura do país em que vivemos?
Da nossa classe social?
Do ano em que nasceu?

Aline 01/11/2020

"Ninguém q acorde antes do amanhecer deixará de enriquecer"
O livro discorre sobre não existir pessoa que tenha alcançado sucesso apenas pela própria inteligência ou habilidade (no caso de atletas ou músicos). O sucesso deriva de muito treino (10 mil horas ao menos), herança cultural adequada e aproveitar oportunidades. As oportunidades não surgem igualmente para todos. Muitos são os fatores que levam a uma oportunidade surgir para uns e não para outros: data de nascimento, classe socioeconômica, antecedentes familiares, destreza social etc.

O livro parece uma colcha de retalhos, com muitas histórias diferentes sendo contadas para validar alguma tese que esteja sendo apresentada. Algumas teses são muito interessantes (como a que mostra que crianças geniais da classe social e econômica mais baixa não conseguem se destacar) e outras parecem muito preconceituosas (como a tese que os americanos do sul são mais instáveis e sujeitos a perder o controle).

Na primeira parte do livro o foco é nas oportunidades que fizeram surgir os outliers. A segunda parte fala sobre aspectos culturais que impactam qualquer ser humano. Nesta segunda parte me parece que o tema central do livro se perde e passa a ser puramente um estudo sociológico.

Julioru 02/11/2020

Treino, treino e mais treino.
É assim. Oara se tornar um fora de série, treino aliado a oportunidades.

Julia 03/01/2021

Bom porém confuso
Eu achei o livro bom, ele trás uma leitura gostosa porém, confesso que em alguns momentos me senti confusa sobre qual era de fato a diferença dos outliers para os ?meros mortais?. Achei que faltou um pouco mais de explicações claras a respeito das diferenças

Tirelli 13/02/2021

Nem tudo é o que parece
Livro muito bom, o autor nos abre a mente quando explica que o segredo do sucesso dos outliers, pessoas que hoje consideramos ? fora de série?, na verdade tem fatores que não imaginamos como sorte, fatores culturais, regras, épocas... Vale muito a leitura!!

JoAo.Padilha 21/03/2021

Melhor de 2021 até agora.
Sucesso, quantos fatores contribuem para esse tão sonhado nome fazer parte das nossas vidas. O efeito mateus, a regra das 10 mil horas, o problema doa gênios, as lições do advogado Joe Flom, o fator cultural dos seus ancestrais, os acidentes de avião, arrozais e matemática... foram tantas historias e tantos aprendizados. Um livro que muda a forma como você encara o sucesso.

Wells.Jesus 26/04/2021

O sucesso não é fácil
Esse livro mostra que o sucesso depende de vários fatores, como oportunidade, treinamento, a cultura do seu país pode enfluencia na sua caminhada ao sucesso.

O autor mostra que Bill Gates para se torna um bilionário, teve todas oportunidades, família certa, e lançou seu produto na época, tinha 10 mil horas programando, tudo isso levou ele a se torna um bilionário.

O livro mostra a realidade, o sucesso não tão fácil como muitos pinta, nunca se vence só.

Filipe 08/08/2021

Desmistificando o sucesso
Livro muito bom. Trata muito do assunto de que as pessoas não tem sucessor por acaso, antes que alguém trate aquela velha história de empreender e ser seu próprio patrão.
O autor mostra que certas pessoas tiveram uma certa "ajuda", seja o dia ou ano em que nasceu, época, local, e até mesmo os pais de tal pessoas podem influenciar no seu sucesso.
Sucesso não é só tentar e dar certo padrão e um quê de sorte, há mais mística por trás disto e uma sorte de nascer no local e época exata, a exemplo de Bill Gates.

Feh 05/09/2021

Normal
Uma leitura inesperada. Ficou dentro das minhas expectativas, um conhecimento interessante que coloca algumas questões sobre sucesso em perspectiva. Os bem sucedidos, gênios, milionários, donos de grandes empresas são excepcionais? Não, apenas tiveram oportunidades certas no tempo certo, nasceram no período certo e passaram pelas circunstâncias certas para serem o que são.
O livro é mais uma discussão sobre o assunto, apresenta alguns exemplos e os discute. Pra quem quer ler algo do tipo, recomendo.

sbaldavira 08/09/2021

Altamente recomendado!!
O livro é realmente tudo o que dizem.
Apresenta uma excelente pesquisa exploratória de "outliers", com dados épocas e cenários distintos.
E um pouco de vista necessário, porém pouco explorado.

Luiza 25/10/2021

Fora de série descreve bem esse livro
Esse livro foi fonte de muitos insights para mim. Acredito que a capa, o título e o subtítulo sejam poucos para a riqueza que ele traz.

Para mim, o livro me estimula a entender que não existe genialidade sem prática e sem contexto de oportunidades. Da mesma forma, mostra que pode ser até mesmo "fácil" se destacar quando todos os ventos sopram a favor.

Traçando um paralelo entre diversas personalidades da história, o autor nos guia a enxergar que pessoas semelhantes com diferentes contextos situacionais podem acabar tendo trajetórias completamente diferentes, sendo uma outlier e outra uma completa desconhecida.

Repleto de insights e boas reflexões.