Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Luiza 25/10/2021

Fora de série descreve bem esse livro
Esse livro foi fonte de muitos insights para mim. Acredito que a capa, o título e o subtítulo sejam poucos para a riqueza que ele traz.

Para mim, o livro me estimula a entender que não existe genialidade sem prática e sem contexto de oportunidades. Da mesma forma, mostra que pode ser até mesmo "fácil" se destacar quando todos os ventos sopram a favor.

Traçando um paralelo entre diversas personalidades da história, o autor nos guia a enxergar que pessoas semelhantes com diferentes contextos situacionais podem acabar tendo trajetórias completamente diferentes, sendo uma outlier e outra uma completa desconhecida.

Repleto de insights e boas reflexões.

Luiz.Ricardo 21/11/2021

Mérito... o QUÊ!?
Esclarecedor, provocativo, disruptivo. A obra põe em cheque o conceito de meritocrática. Por que alguns indivíduos se destacam tanto em suas áreas de atuação? Escolhidos divinos? Vemos que não é tão simples assim, na verdade vemos que nessa equação do sucesso temos o fator humano (pessoas obstinadas do mais alto rendimento) e o fator circunstancial (o ambiente que essas pessoas viveram). O autor mostra que este último desempenha papel essencial na formação dos chamados "outliers" ou os fora de série. Vale seu tempo!

Pâmela Fagundes Leobeth 05/12/2021

No nível mais profundo
Esse livro é simplesmente incrível. As análises saem do âmbito do óbvio e do superficial para uma análise rica e cheia de informações que transformam a forma de olhar sobre as situações.

Tamara 23/12/2021

Bom do começo ao fim
Leitura agradável e envolvente.
Bom do começo ao fim... traz várias reflexões sobre como somos frutos de uma história.

Leonardo 25/12/2021

Não recomendo
Lá em março, eu li Outliers, e com toda a certeza daria uma nota 5/5 para o livro. De fato, a forma como Gladwell consegue contar uma história é algo de se impressionar. Impressionou-me tanto que eu comprei mais 3 títulos do autor: O Ponto da Virada, Blink e Falando com Estranhos. Entretanto, enquanto estava lendo o primeiro livro do canadense, senti um odor estranho entre as páginas... um cheiro de ameixas. Nesse sentido, para mim, ficou muito claro que Gladwell estava fazendo um grande cherry picking naquele livro, mas também percebi que ele fez isso em Outliers. A partir desse ponto, minha ilusão com o jornalista desmoronou, e eu finalmente consegui perceber todos os absurdos escritos nos seus livros, como uma visão altamente americocêntrica (chegando a ser até novaiorquecêntrica, sendo impossível não se lembrar dos Weird no livro Homo Deus), um estudo citado que foi feito com 20 pessoas e até mesmo ser completamente falho a parte sobre jogadores de hóquei canadense (você mesmo pode pegar a lista de jogadores de qualquer time da NHL e perceber que a proporção 40/30/20/10 não existe. Eu peguei os canadenses de 3 times da NHL e encontrei a proporção de 27/24/35/14).

Enfim, não vale a pena eu continuar criticando Malcolm Gladwell e Outliers, porque outras pessoas já fizeram um trabalho excelente nessa área, portanto, coloco os títulos dos dois melhores textos anti-Gladwell que eu achei disponíveis na internet: "Why You Shouldn't Trust Malcolm Gladwell" e "Out-Liar: What Malcolm Gladwell Gets Wrong About the Relative Age Effect in Pro Hockey"

Sendo assim, coloco, em tradução livre, a frase que melhor resume Malcolm, escrita no primeiro texto citado:
O próprio Gladwell está desacreditando seu próprio trabalho, essencialmente dizendo que você também precisa de um livro de psicologia ao seu lado para ter certeza de que tudo está de acordo com os fatos reais.

No fim das contas, só vale a pena ler Ouliers se você entende-lo como sendo de ficção, um verdadeiro conto de fadas.

Flávio 29/11/2010

Enxergar além do óbvio
Ao invés de propor uma receita p/ ser bem sucedido, Malcolm Gladwell mostra quantos talentos o mundo perde simplesmente porque as oportunidades não são as mesmas p/ todos, enquanto que o senso comum insiste em achar que as pessoas atingem tal nível sozinhas.

Mostrar que sucesso é muito mais que inspiração e transpiração. São importantes, mas alguns fatores, que às vezes nem conseguimos controlar, podem ser tão cruciais quanto.

Leitura interessante e gostosa. Recomendo!

Glauber 30/01/2011

Mecanismo
Leia-o, não irá se arrepender.

irei fazer um breve resumo de algumas partes que ainda me marcam mesmo depois de um tempo de decorrida a leitura.

Introdução: Parece clichê, mas não desista.Apenas é uma inferência ao diferente ângulo de visão que será apresentado no decorrer do livro.

Capítulo 1:Mostrando como o sistema de seleção beneficia alguns e é injusto com outros por mais que haja isonomia no modo de seleção.

Capítulo 2: Antes de tudo, PERFEITO. Quebrando totalmente qualquer tipo de argumento determinista sobre os fatores de alguém ser realmente bom em algo.

Capítulo 3: Alguém do QI é preciso ter alma(criatividade)

Capítulo 4: A habilidade social ajuda alguns e chuta outros do jogo.

Capítulo 5: O trabalho significativo(ótimo capítulo)

PARTE 2 -- legado---> A melhor parte do livro.(Se resumi-la, estarei comprometendo a qualidade da obra.) leia

ótimo livro

Niasi 10/09/2013

Outliers
O Livro é bem interessante e de agradável leitura embora em algumas passagens seja um pouco maçante.

A ideia de que pessoas "Fora de Série" (no original Outliers) não devem seus sucessos apenas a eles mesmos e seus próprios esforços, parece um tanto polemica, mas vista sob uma analise mais profunda, completamente plausível.

Fatores como legado histórico da pessoa e oportunidades adquiridas pela geografia, etnia, condição financeira, época e outros, são muitas vezes condições essenciais para que determinado indivíduo se torne um Outliers enquanto outros sejam impedidos de tal desenvolvimento.

É obvio que o autor nos leva a aceitar sua tese, através de estudos que a apoiam, mas a conclusão não foge do racional: Um indivíduo que tenha força de vontade suficiente e oportunidades ao seu alcance que o ajude em sua busca pela realização (seja qual for), terá sempre vantagem em favor aos demais sem as mesmas condições.

Outros pontos interessantes do livro são: o conceito das 10.000 horas, que reforça a importância do empenho e dedicação para a busca do aperfeiçoamento e o trabalho significativo, mostrando como é importante ter uma realização e identificar o empenho vs benefício em suas atividades.

Recomendo a leitura, especialmente a quem é pai, para reforçar o conceito de que os maiores presentes que podem dar a seus filhos são as oportunidades e a consciência de seu legado.

Elisa.Plus 28/06/2015

Quem são as pessoas consideradas "Outliers"?
O autor do livro narra de forma analítica a trajetória de inúmeras pessoas consideradas "fora de série". São fatos desconhecidos pela maioria, porém revelados com a finalidade de explicar o motivo do sucesso de alguns e fracassos de outros. Segue um breve resumo dos aspectos mais relevantes capítulo a capítulo. Mas, se você quiser saber dos detalhes, deverá ler o livro... Vale a pena!
"Os valores do mundo que habitamos e as pessoas que nos cercam exercem um grande efeito sobre quem nós somos". Capítulo 1 - Ouliers - São pessoas que fazem coisas fora do comum. Existem os capazes, os talentosos e os determinados. SUCESSO - Ninguém surge do nada! "... é preciso ser beneficiário de vantagens ocultas, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitam aprender, trabalhar duro e entender o mundo de uma forma que os outros não conseguem". As pessoas bem-sucedidas se originam de sementes resistentes. E os ingredientes para o SUCESSO são: Paixão. Talento e Esforço Capítulo 2 - Os OUTLIERS atingem um status elevado por meio da combinação de: capacidade, oportunidade e vantagem totalmente arbitrária. Existe TALENTO inato??? SIM! Sucesso combina talento e preparação. Porém, ninguém chega ao topo sem esforço, sem prática e sem treinamento. Quem está no alto não apenas se dedica mais do que os outros. Dedica-se MUITO MAIS! Além disso, a excelência requer 10 mil horas de prática, ou seja, 3h por dia / 20h por semana - durante 10 anos no mínimo. Esse é o tempo para assimilar o que é necessário para atingir a verdadeira destreza. Foi assim com Mozart, os Beatles, Bill Gates, Bill Joy, entre outros. Para um jovem atingir 10 mil horas de prática ele precisará de apoio. Portanto é importante que os pais o incentive e também ter a oportunidade de ingressar em programas especiais que lhe dê a chance de cumprir todas essas horas. Na verdade, os outliers foram favorecidos por alguma oportunidade incomum (golpe de sorte). Capíltulo 3 - As pessoas brilhantes são capazes de decifrar enigmas... O sucesso tem relação com o QI? A inteligência importa até certo ponto, não sendo a chave para o sucesso. Capítulo 4 - A destreza social é construída por conhecimento e precisa ser aprendida. Chamamos de "inteligência prática" = saber o que dizer, para quem dizer, quando dizer e como dizer - para obter o máximo de efeito. É o conhecimento que ajuda a interpretar as situações de modo correto e obter aquilo que se deseja. Em pesquisa realizada com pais pertencentes a diferentes classes sociais, constatou-se que a cultura em que a pessoa está inserida determina se ela obterá sucesso ou não. Pais ricos (ou classe média) promovem e avaliam os talentos, as opiniões e as habilidades do filho e pais (de baixa renda) cuidam dos filhos, deixando-os crescer e se desenvolver por conta própria. O fato é que pais com melhores condições de vida ensinam seus filhos a questionar e ainda direcionam os talentos dos filhos. Outra pesquisa realizada com 730 homens (todos portadores de uma inteligência extraordinária), os separou em 3 grupos: Grupo A - Histórias de Sucesso; Grupo B - Pessoas consideradas "satisfatórias" e Grupo C - Pessoas que "não deram certo". A pesquisa investigou inúmeros itens (saúde física/mental; grau de masculinidade/feminilidade; hobbies/interesses/ idades que começaram a falar/andar; QIs no Ensino Fundamental e Ensino Médio ...) E a conclusão foi que apenas um fator foi importante para determinar o grau de sucesso de cada um deles: o AMBIENTE FAMILIAR! Então o que faltou aquelas pessoas com inteligência extraordinária e que não conseguiram se destacar? Faltou uma COMUNIDADE AO REDOR QUE AS PREPARASSE PARA O MUNDO. Foram talentos desperdiçados! Capítulo 5 - A conclusão é que as pessoas bem -sucedidas tem ajuda, sua origem importa e são produtos de lugares e ambientes específicos. Capítulo 6 - Os Legados Culturais estão relacionados a maneira como fomos criados. Possuem raízes profundas, persistem de geração a geração e desempenham papel importante no direcionamento de atitudes e condutas. A nossa procedência importa muito! Sendo assim, o sucesso também depende do acúmulo constante de vantagens, de quando e onde nascemos, da profissão de nossos pais, das circunstâncias de nossa criação.

Sander 24/04/2024

Livro nota ok
Particularmente achei chato. No início realmente as histórias são interessantes, mas depois só tem mais do mesmo, da pra pular o livro quase todo depois de 50% de leitura. Tem algumas coisas úteis

Flávio 17/09/2018

A necessidade do outro para o sucesso de um
Não é um livro fora de série do ponto de vista de argumentos, pois muitos destes já são um concesso na sociedade. Ninguém alcança o sucesso sozinho, tanto é que quando alguém ganha um prêmio é sempre comum um discurso de agradecimento à família, amigos, Deus, equipe... Mas, o fato de os argumentos já serem um concesso entre a população, ou pelo menos a maior parte dela, não faz do livro algo obvio, pois mostra de uma forma cientifica como família, cultura, dedicação... contribuem para o sucesso. O autor utiliza-se de uma linguagem simples o que não torna o livro cansativo.
Eu, particularmente, me identifiquei muito com os argumentos pois já enxergava a sociedade da mesma forma. Um exemplo é o modo como o rico educa o filho para questionar e o pobre educa para obedecer, sempre observei isso dentro da sociedade brasileira e credito a isto uma das principais causas do grande problema do voto por parte de uma grande parte dos brasileiros.
O livro é acima de tudo uma lição de humildade, pois mostra que precisamos um dos outros e só assim chegaremos aonde desejamos estar. Já dizia a música "É impossível ser feliz sozinho".

Messias.Silva 12/10/2018

Meritocracia ou "oportunocracia"?
É uma leitura obrigatória para todas pessoas que acreditam em meritocracia. Gladwell consegue ser direto em desmistificar a ilusão que temos sobre pessoas que conseguiram fazer sucesso em suas respectivas carreiras, com dados empíricos e fatores sociais.
Sabe aquele gênio do software, da matemática, do xadrez ou, até mesmo, da argumentação? Não ache que eles se tornaram gênios porque nasceram assim ou por conta de seu esforço. Tudo não passa da grande oportunidade que tiveram por nascer em uma determinada época, determinado país ou determinada família.

alvaro_becker 16/11/2018

Leitura leve
Um livro com historias de vida e de sucesso, sobre pessoas e comunidades que venceram e as condições que permitiram. Aborda questões tais como longevidade, qualidade de vida, QI e habilidades. Vale a pena ler, leitura leve e envolvente.

mug 11/06/2021

Desapontado
Comprei este livro porque sempre ouvi que é um grande livro. Incrível. Na verdade é, mas apenas no começo.
Na minha opinião, o autor vai muito fundo nos tópicos, escrevendo muitas, muitas páginas sobre algo que ele poderia ter abordado em poucas. Muitos detalhes, tabelas, gráficos ... que, na minha opinião, são absolutamente desnecessários para um bom entendimento e pior, tornam os tópicos tão longos e cansativos.
Confesso que saltei algumas páginas. Em resumo: desapontado.