O Inocente

Harlan Coben

Resenhas - O Inocente

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/07/2018

Elo Sinistro
?Adivinhe o que estou fazendo com sua mulher nesse instante." Essa voz pertence ao protagonista de um vídeo que Matt Hunter acaba de receber no seu celular. Nele sua mulher, Olívia, aparece ao lado de um homem em imagens absolutamente comprometedoras e ele sente seu mundo desmoronar...

Há nove anos atrás, um trágico acidente levara-o injustamente para trás das grades e justo agora que sua vida está entrando nos eixos, esse episódio vem destruir a felicidade que parecia bater na sua porta.

Porém, as más notícias não param por aí, seu rival aparece assassinado e como principal suspeito, seu destino provável é a cadeia, só que dessa vez para sempre...

O que esse ex-presidiário pode ter em comum em comum com uma stripper decadente, uma freira assassinada e um gigolô desaparecido. Esse elo sinistro é a chave de um mistério capaz de livrá-lo dessa enrascada e a marrenta detetive, Loren Muse, está decidida a colocar tudo em pratos limpos, custe o que custar...

Eis mais um irrepeensível suspense de Harlan Coben. Só mesmo seu inesgotável talento é capaz de reunir uma trupe tão singular numa trama de tirar o fôlego, sem pontas soltas e com um inesperado desfecho, ansiosamente aguardado pelos fiéis leitores. Essa é sua marca registrada, assim como é reconhecida sua habilidade na construção de personagens. Entre bandidos e mocinhos, aqui todos merecem a total desconfiança, portanto, atenção e cuidado, pois a lista é extensa e ninguém deve ser deixado de lado.

Publicado originalmente em 2005 e recém lançado em nosso país, esse thriller entrelaça diferentes narradores em pequenos capítulos, cada um com uma surpresas ou reviravolta no final, o que desperta a curiosidade, levando a leitura para as próximas páginas numa fórmula viciante que captura por completo a atenção. Aliás, Coben é um paradigma para quem pretenda aventurar-se no gênero.

Enfim, uma obra que discute o quanto somos inocentes diante da fatalidades da vida. Não há como encarar o futuro, se não acertamos no presente, as contas com o passado...

Bom entretenimento!

LER ETERNO PRAZER 10/08/2018

O inocente é um livro ao mesmo tempo forte e avassalador, traz em seu enredo uma história que prende irresistivelmente a sua atenção ? ela trata das escolhas que as vezes somos obrigados a fazer e como as vezes cometemos alguns erros podem mudar nossa vida para sempre. Quando jovem, ainda um universitário, Matt Hunter matou acidentalmente um rapaz quando tentava separá-lo de uma briga. Foi preso e condenado a quatro anos de prisão. Agora, ao lado da esposa Olívia, grávida de seu primeiro filho, sua vida parece ter entrado nos eixos, até que, após uma viagem de trabalho de sua mulher ele recebe misteriosas ligações em seu celular com câmera: imagens perturbadoras de Olívia e de um homem misterioso. Quando o sujeito morre com dois tiros no rosto, Matt passa a ser o principal suspeito não só desse homicídio, mas também de outros. Pois parece haver uma conexão macabra entre esses crimes e o passado de Matt? e o de Olívia também?
Coben vai soltando as peças desse quebra cabeça a cada capítulo e aos poucos vai juntando cada fio solto deixado para traz! O inocente é um livro cheio de reviravoltas e surpresas, tanto mete quanto Olivia tem coisas no seu passado que precisam ser resolvidas!! Em meio a tudo isso temos assassinas, chantagens e extorsão, homens da lei envolvidos... Redes de strepers onde toda a verdade da vida de Olivia pode estar escondida!!
Coben cria aqui em O inocente um suspense, com personagens, frágeis e ao mesmo tempo fortes, enigmáticos e ao mesmo tempo simples, digno das telonas!!
Cássia 10/08/2018minha estante
Vai entrar pra minha lista :D

LER ETERNO PRAZER 12/08/2018minha estante
Show, Cássia, esse livro é muito bom e com um final surpreendente!!

AlessandraD. 21/10/2020

Este livro possui uma ótima narrativa, com a história encadeada como se fosse um quebra cabeça onde ao final do livro as peças de encaixam.
Um final surpreendente e emocionante.

Cilafernanda 28/04/2021

O Inocente
História profunda e surpreendente, como é como é característica do Harlan Coben.
É incrível e ao mesmo tempo trágico, como os erros podem mudar a nossa vida pra sempre, mas não somente pelo que faz conosco e sim pelo os outros pensam de nós a partir do acontecido.
O Inocente traz situações em que isso ocorre e, de certa forma, acaba deixando o próprio leitor na posição daqueles que julgam. E isso faz desse livro maravilhoso, pois além de inúmeras situações inesperadas, Harlan nos dá tempo pra tentar prever o que acontecerá e somos surpreendidos, tanto pelos desdobramentos quanto pelo julgamento precipitado.

Livro maravilhoso!

Wanessa.Tavares 06/05/2021

Suspense interessante, porém confuso. Muitos personagens envolvidos. Ainda assim, Harlan não decepciona.

Helen Lima 13/05/2021

Matt Hunter, 20 anos. Após se envolver em uma briga e "acidentalmente" matar um rapaz, Stephen McGrath, é condenado e vai para a prisão. Nove anos depois, ele se casa com Olivia e eles terão um filho.

Algum tempo tempo, Matt recebe algumas fotos e um vídeo em seu celular, enviado por Olivia. No vídeo, ela está com uma peruca platinada, em um quarto de hotel com outro homem e assim, sua vida começa a se despedaçar outra vez.

Em contrapartida, Matt está sendo seguido por alguém. Pouco tempo depois, seu seguidor é encontrado morto e também uma freira muita querida por todos.

O grande problema é que as pistas começam a apontar para Matt e Olivia, e ele teme ser preso novamente.

Libera 14/05/2021

O Inocente é um daqueles livros que prendem o leitor do início ao fim, afinal é um livro do mestre Harlan Coben, então não tem como não ser bom. (sim, sou fã, rs).

Logo no inicio conhecemos Matt em uma situação terrível. Durante uma briga, ele acidentalmente mata outro rapaz e é preso.

Ao sair da cadeia ele se casa com Olivia, e agora prestes a ser pai, sua vida  vira de cabeça pra baixo ao receber um vídeo de sua mulher com outro homem. Sem saber o que fazer, Matt decide investigar e se envolve em uma  trama terrível.

"Seu amigo está sendo espancado, mas você está mais preocupado consigo mesmo. Isso o deixa envergonhado. Quer fazer algo, porém sente medo, muito medo. Não consegue se mover- suas pernas parecem feitas de borracha e seus braços formigam. VocÊ se odeia por isso."

Harlan é perfeito, pois consegue envolver em seus livros um número incrível de personagens, em diferentes núcleos, e quando menos se espera eles mostram ligações entre si que deixa o leitor sem palavras. Ao começar a leitura, meu primeiro pensamento foi: "Quantos personagens, vou me perder com certeza"; mas isso é impossível,  pois a narrativa de Harlan é impecável, ele consegue descrever cada personagem, cada cena, de maneira que não fique cansativa, mas instigue o leitor a percorrer cada página sem parar.

Durante a leitura, montei várias teorias, mas sempre acabei com cara de boba ao perceber que estava totalmente errada, ou seja, fui surpreendida durante toda a história, o que na minha opinião, é a chave principal para um bom suspense. E Harlan não decepciona de maneira alguma.

"Nas semanas seguintes você aprende o que é amor verdadeiro. Ela lhe ensina. A certa altura, você conta a verdade sobre seu passado. Ela passa por cima disso. Vocês se casam. Ela engravida. Você está  feliz. Vocês comemoram a novidade comprando celulares com câmera."

O livro conta com capítulos curtos, o que me agrada, pois acho muito cansativo capítulos longos, e como cada capítulo finaliza deixando a dúvida no ar, não tem como não querer seguir para o próximo. Os livros de Harlan são assim: te deixam sem dormir, de tanta ansiedade e te transportam para dentro da história. E para completar, a Netflix lançou a série baseada no livro, então foi lançado também uma nova edição com uma nova capa que está muito bonita, mas ainda amo a minha edição e vou ficar com ela mesmo.

Lypee 27/05/2021

Até onde iria pra provar a inocência?
A história gira em torno de MatT Hunter. Por ter participado numa briga que acidentalmente ocasionou uma morte, Hunter fica preso por um bom tempo. Quando sai, busca recuperar-se e ter a vida de volta nos eixos. Ele consegue um trabalho com seu irmão, consegue uma bela esposa e tenta esquecer o passado.

Anos depois recebe imagens estranhas no seu celular sobre sua esposa, as quais geram uma montanha russa de complicações.

Em o inocente observamos a luta de Matt para buscar a verdade.

Harlan sempre escreve muito bem. Quando comparamos a escrita dele atual com o passado, percebemos o quanto ele foi amadurecendo a forma de escrever. A história é muito boa mas não é o top 3 dos livros dele.

Luciana.Viveiros 09/06/2021

O mestre
Só para variar o mestre dá um show de narrativa, mantendo seu ótimo título.
O livro te prende desde o início e vale a pena cada página, cada noite em claro para descobrir esse desfecho.

Mah Mac Dowell 20/06/2021

Harlan sempre um gênio. Aquela leitura envolvente, narrativa fluida, que você não consegue parar de ler. A forma como ele desenvolve a história é genial. E o que eu mais amo: vc pensa ?pronto acabou a história?, mas não, sempre tem o plot do plot no final que você não está esperando. Não à toa, um dos meus atores favoritos da vida. Recomendo.

Beta 29/06/2021

Aos 20 anos, Matt Hunter vive uma noite de horror que ficará para sempre gravada em sua memória. Durante uma festa, ao tentar apartar uma briga, ele mata uma pessoa acidentalmente e é considerado culpado pelo júri.

Agora, nove anos depois de ser libertado da prisão, tudo parece ter entrado nos eixos: Olivia, sua esposa, está grávida e os dois estão prestes a comprar uma casa na cidade natal dele. Mas a ilusão acaba quando Matt recebe um vídeo chocante e inexplicável que começa a despedaçar sua vida pela segunda vez.

Para piorar, ele passa a ser seguido por um homem misterioso. Em pouco tempo, o perseguidor é encontrado morto e uma freira querida por todos também é assassinada.

Quando todas as pistas apontam para Matt, ele e Olivia são forçados a desabar a lei numa tentativa desesperada de salvar seu futuro juntos.

Leandro270 22/08/2021

Uma pessoa que não quer entrar em uma briga, mas por conta disso acaba matando uma pessoa por acidente. 4 anos cumpridos na prisão e ao sair reencontra um amor que viu uma vez apenas. Um assassinato que aponta para esse ex-presidiario enquanto lida com a possível traição da mulher. Junte tudo isso ao autor da obra e já sabe o que esperar. Espetacular.

Renata - @luardelivros 06/10/2021

Eu acho sempre difícil falar sobre as histórias do Harlan sem fazer uma baita confusão na cabeça de quem está atento às minhas palavras.
Nesse livro não tenho uma sensação diferente. Harlan tem um talento incrível de misturar casos e personagens que não parecem ter absolutamente nada em comum, e de repente tudo vai se encaixando.
Temas importantes são abordados nesse livro, como a exploração de mulheres e a corrupção.
Até entendermos e encaixarmos todas as peças, passaremos por inúmeros questionamentos sobre a integridade de cada personagem. Passaremos por isso junto com Matt Hunter, nosso protagonista, e fica então bem fácil entender a agonia, a confusão e o desespero que o mesmo sente, ao passo que ainda vamos querer entender também até onde Matt é culpado ou inocente de algumas ocorrências.
Todos os acontecimentos vão se desdobrando de forma coerente e dando forma a uma rede de intrigas e crimes terríveis, com reviravoltas que acontecem a todo momento nas últimas páginas, tirando o nosso fôlego.

indi.sass 20/11/2021

Bom pra quem gosta
Acho que pra quem gosta do gênero, é um livro legal. Pessoalmente, não fez minha cabeça. Aquelas referências norteamericanas, mil nomes, lugares e costumes que não me trazem nenhum tipo de sentimento, parecem que tomam muito mais espaço do que a estória em si. A trama é legal, mas a escrita é rasa, cheia de comparações forçadas, sempre na ordem: nome completo, referência banal. Ele não consegue citar o personagem sem fazer essa complementação.... Mas é o clássico deste tipo de livro americano, segue os padrões de Dan Brown. Novamente, vale a pena pra quem gosta, só não foi o meu caso.