A Via Crucis do Corpo

A Via Crucis do Corpo Clarice Lispector

Resenhas - A Via Crucis Do Corpo

Carla 09/06/2020

Uma leitura rápida e com contos que te instiga a chagar ao próximo. A Clarissa consegue expor não somente a sexualidade como também os conflitos internos e que acontece na sociedade.

Ana Clara 09/07/2020

Livro devorado
Amei. Livro muito bom, leitura fácil e tranquila. Meus contos favoritos foram: Miss Algrave, O corpo, Praça Mauá, A Língua do P e Mas vai chover. Adorei de verdade. A leitura não cansa e a Clarice é realmente incrível. Vale a pena!

Rafael 07/03/2022

Sensacional
Esse livro de contos da Clarice Lispector é um grande exemplo de sua genialidade enquanto escritora.
Mais incrível ainda saber que ela escreveu essa obra em poucos dias.
Com certeza vale a leitura.

P.S.: ouvi a versão audiobook narrada por Antônio Fagundes, muito boa.

caos 01/12/2022

A Via Crucis do Corpo
Esse livro reúne alguns contos da Clarice que aparecem girar em torno de uma mesma temática, ou pelo menos, uma mesma lógica. Apesar de ser minha escritora favorita da vida, esse livro não me agradou em quase nada. Porém foi bom descobrir um lado não muito agradável da minha autora favorita...

Li de maneira avulsa, tentando achar um conto que me prendesse, que eu pudesse me identificar com algum personagem, porém cheguei ao final com a sensação de que perdi meu tempo.

Os contos são simples, sem aquele estilo característico de Lispector, ou seja, sem grandes devaneios ou descrições. E como já disse, todos giram em torno da mesma temática: o corpo perante as relações humanas. Há contos que falam sobre traição, poligamia, virgindade, esterilidade, etc. Nada me agradou muito pois achei bastante raso, sem muitas reflexões...

De todos livros, sejam romances, crônicas e contos, que li da Clarice, esse foi o que menos me agradou:(

Vi 11/12/2022

de longe, meu livro de contos favorito dela. eu amo o quanto ela desenvolve os personagens em narrativas rápidas.

José Bauls 20/12/2022

O CORPO
A Via Crucis do corpo de fato é uma via que nos leva a lugares que por vezes evitamos, pensar no desejo pelo sexo na terceira idade, ou ainda, na possibilidade de sofrer um estupro ao entrar em um vagão de trem, nos assusta.

Clarice escancara nesse livro, a violência da vida no desejo de sentir, ela mostra o peso do passar do anos e a solidão da vida jovem. Clarice consegue nos transportar para lugares inimagináveis, e nos reconecta com um eu tímido que as vezes foge de ser visto, mas que da prazer ao ser descoberto.

Clarice é isso, vida e morte, amor e desinteresse, começo e fim.

cla4a 20/01/2023

Clarice.
É divino como ela titulou o gênero do livro como pornografia mas sempre soube que não seria, e se foi, há de ser a pornografia mais triste já inventada. Esse livro é coisa de Clarice, e como todas as coisas de Clarice, o livro que teria que focar no sexo, focou em almas tristes, confusas e perdidas. No começo do conto "o corpo" é escrito sobre um homem que viu um filme sobre um personagem perdido e o resumiu as cenas sexuais, Clarice não adicionou isso só por adicionar, não sei o que essa mulher faria mas penso que tudo que fez é bem pensado e até quando não é, vira a melhor das literaturas - desculpa Lispector, eu sei que tu não gosta de ser vista com mente superior, mas não pode evitar ser tão genial - esse livro é de Clarice para uma época e pessoas que não entendem mentes perdidas, só resumem tal pornografia a sexo.

leonardson 07/02/2023

Clarice sendo Clarice
No posfácio dessa edição da rocco, Lícia Manzo fala ?Clarice volta à carga, trazendo para o centro de sua ficção não apenas o jogo erótico - mas o erotismo silenciado, envergonhado, negado, da mulher na terceira idade?

É isso, da pra sentir enquanto lê, assim como em outras obras da Clarice, o sentimento de solidão. Surreal como ela conseguiu transformar tão bem o sentimentos de mulheres como a Miss Algarve em literatura. (Muito provável por que era o que ela sentia aos 54 anos)

Aletheia (@almaletrada) 22/02/2023

Clarisse é como um trem desgovernado descendo uma ladeira. Ela tem o poder de confundir, chacoalhar, incomodar e nos questionar sobre quem somos e pra onde vamos. Ainda assim, não consegui me conectar com ela, mas vou continuar tentando.

Lu 24/03/2023

Textos curtos, interessantes e sempre com uma mensagem nas entrelinhas. Estilo Clarice de escrever. Super recomendo pra quem deseja iniciar na obra dela

Ramalho 28/03/2023

Clarice sempre Solitária
Um livro sobre sensualidade que destaca a versatilidade dessa grande escritora. Mas não se engane mesmo nesta seara Clarice continua reflexiva e solitária ?

Aila.Nossa 04/04/2023

Etarismo, desejo, religião e crime
Interessante ler a Clarice fora de um contexto profundo de intimismo e catarse, ou seja, em um local literário mais direto e fluido. Soube que foram contos encomendados em um momento de fragilidade financeira e que , inicialmente, a Clarice titubeou diante do convite de escrever com fins eróticos e lascivos mas não só aceitou, como escreveu mais estórias que o combinado.

Submergida na cultura patriarcal onde a sexualidade da mulher tem um prazo condizente com sua utilidade reprodutiva , Clarice nos presenteia com contos sexuais de mulheres atravessadas pelo etarismo.

Boa parte das histórias são enviesadas pela religião: Em qual parte do corpo termina a via crucis?! Inclusive ?Via crucis? é o melhor
conto do livro, traz a temática o estupro x fantasias

religiosas.

Vale leitura!