A Via Crucis do Corpo

A Via Crucis do Corpo Clarice Lispector

Resenhas - A Via Crucis Do Corpo

Aletheia (@almaletrada) 22/02/2023

Clarisse é como um trem desgovernado descendo uma ladeira. Ela tem o poder de confundir, chacoalhar, incomodar e nos questionar sobre quem somos e pra onde vamos. Ainda assim, não consegui me conectar com ela, mas vou continuar tentando.

Lu 24/03/2023

Textos curtos, interessantes e sempre com uma mensagem nas entrelinhas. Estilo Clarice de escrever. Super recomendo pra quem deseja iniciar na obra dela

Ramalho 28/03/2023

Clarice sempre Solitária
Um livro sobre sensualidade que destaca a versatilidade dessa grande escritora. Mas não se engane mesmo nesta seara Clarice continua reflexiva e solitária ?

Aila.Nossa 04/04/2023

Etarismo, desejo, religião e crime
Interessante ler a Clarice fora de um contexto profundo de intimismo e catarse, ou seja, em um local literário mais direto e fluido. Soube que foram contos encomendados em um momento de fragilidade financeira e que , inicialmente, a Clarice titubeou diante do convite de escrever com fins eróticos e lascivos mas não só aceitou, como escreveu mais estórias que o combinado.

Submergida na cultura patriarcal onde a sexualidade da mulher tem um prazo condizente com sua utilidade reprodutiva , Clarice nos presenteia com contos sexuais de mulheres atravessadas pelo etarismo.

Boa parte das histórias são enviesadas pela religião: Em qual parte do corpo termina a via crucis?! Inclusive ?Via crucis? é o melhor
conto do livro, traz a temática o estupro x fantasias

religiosas.

Vale leitura!

Oliveira263 11/08/2023

A Via Crucis do Corpo
O que dizer sobre qualquer obra de Clarice Lispector? Nada além da perfeição, do toque na alma, do realismo misturado com análises figurativas, não tem como descrever, apenas como sentir.

caiobrumel 14/09/2023

Achei a maioria dos contos muito bons, eu não diria estranho, e sim interessante ver esse lado da Clarice, o erótico retratado ali ainda carrega muito da singularidade da escrita dela. Comecei a leitura de alguns rindo bastante e terminei tipo O QUE ACABOU DE ACONTECER AQUI???

LAvia.Lino 14/09/2023

A via crucis do corpo
Esse é o primeiro livro de clarisse lasperctor que eu leio eu tive vários sentimento lendo esse livro, algum conto eu ficava chocada outros eu ria eu apenas refletia. Eu pensava que o livro seria todo melancólico depressivo mais foi bem diferente disso eu achei um erótico feminino e meio bizarro o que é BEM DIFERENTE do que eu imaginava que ela escrevia mais gostei por que amo escrita bizarra

destefani0 29/09/2023

Gostei muuuito dos primeiros tres contos e acho que isso aconteceu pq saiu fora da clarice lispector que conhecemos.
eles foram sob encomendas mas ela conseguiu escrever perfeitamente, mesmo sendo algo que ela, de certo modo, nao escreveria.

cecília 08/10/2023

Clarice Lispector é simplesmente fantástica e acredito que não existam outras palavras para tecer à sua escrita além dos mais variados elogios. A abordagem nessa obra é diferente das outras dela, mas ainda assim, tão reflexiva, tão forte, tão empática, tão Clarice. Definitivamente, esse é um livro de contos que, ainda com propostas diferentes, se unem a um teor ponderador ao considerar a natureza humana, seus constragimentos e suas nuances.

Malu 15/10/2023

A via crucis do corpo
"Pois é. Sei lá se este livro vai acrescentar alguma coisa à minha obra.Minha obra que se dane. não sei por que as pessoas dão tanta importância à literatura. E quanto ao meu nome? Que se dane, tenho mais em que pensar."
Clarice é minha autora favorita, e suas obras me transferem sentimentos difíceis de serem explicados. A cada nova obra que eu leio, eu me pego refletindo

DAbora.Gregorini 22/10/2023

"Este livro é um pouco triste porque eu descobri, como criança boba, que este é um mundo cão."

A série de crônicas com erotismo classudo, Clarice mostra de forma poética e viva como muitas mulheres experimentam seu prazer, sem que isso sequer seja pensado como algo sujo ou pornográfico.

A lógica do livro fica muito mais clara com o posfácio de Lícia Manzo

Maria 29/11/2023

Amo a escrita da clarice.
ela faz com que o leitor se envolva na história de forma profunda e por vezes acabei compreendendo os sentimentos descritos e a solidão dos personagens.
os contos são simples, com uma linguagem simples e que acabam te envolvendo demais.

cinnamongir1 13/12/2023

Sozinha no mundo e no espaço.
?Disse que eu devia ter liberdade de escrever o que quisesse. Sucumbi. Que podia fazer? senão ser a vítima de mim mesma.?

Ai, Clarice! ????

treze contos, extremamente curtos, mas que dizem tanto! foi/é Extraordinária, eu nunca me canso.

a escrita ?foge? do estilo de outros livros dela - não há um fluxo de consciência - ainda assim (não tem jeito) a essência está presente a todo momento

eu adoro o sarcasmo, a ironia dos acontecimentos, as sacadas! (dei boas risadas) e a forma única de passear entre assuntos tão complexos de uma forma que - ao mesmo tempo direta - abre margem pra mil reflexões.

os tabus que permeiam a sexualidade feminina, a culpa cristã, o papel imposto às mulheres pelo patriarcado, a solidão e desamparo da velhice e outras mil questões todas reunidas em histórias completamente cotidianas; e ela faz com maestria.

amo tudo que já li escrito por Clarice, leria até a lista de supermercado dela. Cinco estrelas, sempre! e favoritado, claro!

Maria 25/12/2023

Seila n tenho palavras pra falar da clarice. eu sou apaixonada por ela nao ironicamente. esse livro é um lindo retrato da face triste da sexualidade, em especial quando se aproxima da velhice