A Via Crucis do Corpo

A Via Crucis do Corpo Clarice Lispector

Resenhas - A Via Crucis Do Corpo

venusy 30/05/2022

a sensação de familiaridade e conforto que sinto lendo qualquer coisa que essa mulher tenha escrito é surreal. ela foi a maior em tudo que se propôs.

Ribeiro 07/06/2022

O erotismo e a consciência
Neste livro Clarice Lispector traz 14 contos que abordam o erotismo em diferentes fases da vida, principalmente de mulheres. Desde o desejo encarnado na jovem virgem, até as latências de Eros presente nos corpos velhos. Há também as violências e transgressões que mulheres enfrentam diante de uma sociedade misógina e despreparada para as (re)descobertas do amor e do desejo em sua plenitude.

Uma leitura rápida e fluida que contrasta nitidamente com os romances em fluxo de consciência da autora.

Lari 19/07/2023

EU TE AMO CLARICEEEEEEEEEE
Eu amei amei amei amei de verdade meu deus como eu AMO essa mulher. no começo fala que é diferente de tudo que ela já escreveu e eu fiquei muito curiosa com isso, e realmente é, me surpreendeu, mas não deixa de ter a essência da clarice. a leitura é super leve mas te impacta de alguma forma. meu conto favorito foi "ele me bebeu". e amei o fato de ter personagem lgbt nesse livro. enfim amei não queria que fosse tão pequeno!!

Cibeli Sebajes 20/09/2022

Clarice sendo Clarice
Como sumariza perfeitamente o posfácio: "Em lugar do desfrute, o impedimento moral, íntimo; ao invés do deleite, a vergonha e a culpa - é através do isolamento físico, existencial que Clarice constrói sua literatura supostamente erótica.", Clarice nos presenteia com textos que alugam um triplex na mente do leitor, e que supostamente eram "lixo", se termina cada texto com aquele ar pesado de "o que foi que acabei de ler?", ao mesmo tempo que é encantadora e fluída - e divertida em suas ironias - a escrita que de Clarice. Uma simples resenha não é capaz de abarcar todos sentimentos dessa leitura que se poderia passar horas debatendo, é ler e viver.

Layane38 27/12/2022

Clarice nunca decepciona. ???

Para ela, esse foi um dos livros mais polêmicos em que se recusava aceitar que seus filhos os lessem. Se trata de personagens e seus respectivos corpos e sua mais impropria intimidade.

Kamila 02/01/2023

pra quem gosta de poesia, clarice nesse livro aborda questões com o corpo, seja no próprio significado ou na análise psicológica. clarice traz o universo da mulher assim como os desejos e fantasias. vale a pena conhecer esse outro lado de clarice. amei muito e pretendo ler outros livros dela.

valentine 15/01/2023

viva ela! que ainda está viva
Clarice, tu não me engana. Isso aqui não são contos, é você se reclinando e cochichando no meu ouvido as histórias mais peculiares que já ouviu. Ou sonhou, até onde sonhou. Fo-fo-ca. Com Clarice eu sou assim: sua escrita me faz sentir que tenho intimidade com ela, ela escreve como fala, fala como pensa, pensa tanto quanto escreve. E, como acontece entre amigas, ou com alguém que ficou tempo demais em uma outra cidade, eu adoto seu sotaque, seus dialetos, tem muito de Clarice em mim, como tem de mim em quem me ama. Amo ela muito, me sinto menos sozinha com a forma de encontrar poesia nessas coisas que os outros acham banal, ela é emocionada, sensível mesmo e ainda faz isso parecer chique.

Em "a via crucis do corpo", encontramos uma literatura nua, uma espécie do método do fluxo de pensamentos. Clarice sem filtro, Clarice tão cansada que fez o que quis e entregou o que fez, sem adições ou enfeite. Uma arte que não se planeja, não foi feita para ser arte, foi feita para que se expressar. E, tadinha, como mesmo diz, condenada a escrever, faz arte até sem querer. Ela deixa transparecer seu pessimismo, seu cansaço, uma redenção ao amargo da vida, as coisas são assim, ruins, sem aviso. E ainda tem beleza, quase sempre quando é audaciosa.

Me faltam palavras, Clarice. Vou ouvir qualquer fofoca que queira me contar.

Natzera 26/12/2023

Primeiro livro da Clarice que leio
São contos escritos pela Clarice cujo enredo de teor erótico foi encomendado pelo seu editor. A ideia era escrever três histórias que realmente aconteceram. Lendo esse livro tive a sensação de estar no fim de tarde, com um café fresco e ouvindo ela me contar cada história.

Clarice começa o livro com um capítulo dedicado somente a explicação de como nasceu esse livro. Ela menciona que não fazia sentido escrever no dia (12 de maio, Dia das Mães) histórias que não queria que seus filhos lessem porque ela mesma teria vergonha. Inclusive, tentou publicar sob pseudônimo, mas foi negado.

?Esse livro é um pouco triste porque eu descobri, como criança boba, que este é um mundo cão.? - Clarice Lispector

(Não leve a sério essa resenha, pois sou uma pessoa de exatas e escrevi somente para valer na meta de leitura).
escorpimonia 01/01/2024minha estante
Amei a descrição ?

bernardohmws 03/01/2024minha estante
AEEEEEEEEEEE

Fer_caires 26/01/2023

Nunca tive muito contato com a clarice (só li a hora da estrela), mas depois das aulas de literatura do meu professor me encantei e resolvi ler.
O livro é sensacional, aborda muito o carnal e as várias realidades presentes nesse tema. A escrita da Clarice é maravilhosa e a leitura é fluída.
Ansiosa pra ler mais livros dela...

deverasvieira 31/01/2023

uma abordagem da feminilidade que eu ou qualquer homem nunca teríamos.
Assim como disse no título, é uma abordagem a moda Clarice Lispector da feminilidade enquanto construção social, novamente com sua característica predominante de divagar entre investigações minuciosas do cotidiano e seus devaneios. Quando digo que eu ou qualquer homem nunca entenderíamos e provavelmente nunca entenderemos por completo a sua abordagem, não se trata de um apelo ou demonstração de desconstrução, longe disso na verdade, e talvez a inquietação com isso tenha me deixado encucado enquanto lia, seja nos momentos mais poéticos, pacatos ou até vulgares presentes na obra.

clairee 01/03/2023

Simplesmente Clarice!!

“Já tentei olhar bem de perto o rosto de uma pessoa- uma bilheteira de cinema. Para saber do segredo de sua vida. Inútil. A outra pessoa é um enigma. E seus olhos são de estátua: cegos.”

Paula.Mazzuchi 15/03/2023

Todos os dias passamos pela via crucis
Todos os contos são incríveis. ?miss Algrave? com certeza é uma pérola que tive o prazer em conhecer na literatura tão singular de Clarice, uma descoberta deleitosa que só realçou a genialidade dessa mulher.
A ruptura que se criou ao contraste do que é erótico e o que é sexo, delineiam-se a vergonha, solidão e culpa que se criam nas histórias desses tristes personagens; são todos tão reais, tão vivos que infelizmente não se pode criar uma ilusão em volta de suas próprias vidas. Na própria narração existe um elemento muito rico, que se movimenta em todas as páginas: Clarice Lispector não estava apenas criando contos, ela estava relatando seu íntimo, sua própria natureza. No conto ?ruído de passos?, existe um desabafo que se estica ao decorrer dos detalhes sobre a terceira idade de cândida raposo, uma idosa de 80 anos que ainda sente vontade de ter relações sexuais. No desabafo, a personagem pergunta ao médico como pode se livrar da ?coisa?, já que não tem mais idade para isso. A coisa em questão seria o desejo de prazer, o desejo de ser tocada. O médico a responde dizendo que é para a vida toda. ela, sem muitas opções, decide se masturbar. A vergonha e culpa a corroem e é nessa parte que vimos reflexões da própria autora. ela contradiz, em muitos momentos, o que seria pecado e o que seria liberdade. Para o leitor, esse momento deveria ser algo libertador, algo prazeroso. Para a personagem é um motivo de morte, de castigo.
A escrita de clarice está suprema; ?eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo?. Realmente, a via crucis do corpo!

Yara.Linhares 21/03/2023

Incrível como tudo que essa mulher escreve é genial. Contos muito gostosos de ler, fáceis e prazerosos

beatriz3345 31/12/2023

Como ela consegue fazer isso eu não sei
Só clarice pra escrever com tanta poesia sobre épocas da vidas, estados de solidão e desejos tão profundos? sou fã dmais da conta
bernardohmws 03/01/2024minha estante
NAO É?

beatriz3345 03/01/2024minha estante
a maior de todos os tempos