Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

Lilian_89 17/02/2023

Stonehenge
O livro narra de forma fictícia, embora use algumas informações reais, como o para que o famoso monumento de pedras Stonehenge foi construído.

A narrativa gira principalemnte em torno de três irmãos, filhos do chefe de uma das tribos do neolítico chamada de Ratharryn, são eles: Lengar, Saban e Camaban, sendo Lengar o mais velho e ganancioso guerreiro, Saban um jovem parecido com o pai que somente deseja a paz e a prosperidade para sua tribo e Camaban uma criança aleijada mas que nascera com a marca da deusa e se diz conversar com os deuses.

Ao longo do livro vamos conhecendo mais de perto o cotidiano e os rituais de cada tribo apresentada no livro e vemos que os monumento de pedras seriam uma espécie de templo para adorar os deuses, responsáveis diretos pela felicidade ou destruição de todos os homens.

A narrativa é tão boa que em muitos momento esquecemos se tratar apenas de uma ficção, os personagens são muito bem construídos e apesar da pouca ação, as cenas de batalhas não deixam a desejar em nenhum momento.

Para quem curte uma literatura mais cheia de batalhas e guerras o livro pode parecer um pouco arrastado e lento, mas adorei a forma como todo o cotidiano dessas pessoas antigas fictícias fora narrado, os detalhes sobre a vida dos personagens nos dá a possibilidade de sentir junto com eles as alegrias e sofrimentos ao longo da leitura.

Recomendo demais a leitura.

Marcelão 18/02/2023

Muito aquém dos demais livros do autor
O livro é muito extenso para o plano de fundo da história, Eu sentia que o livro podia ter tido um desfecho na metade. Tem uma hora que parece aquelas séries que estão esticando e acabam perdendo o fio da meada.
O personagem principal nem de longe é tão cativante quantos outros personagens que Cornwell escreveu, sinceramente não vale a pena a leitura se tiver outras opções.

Lucas Salsicha 15/05/2023

Sacrifício e sangue
Saban e seus irmãos, Lengar e Camaban vivem conforme as leis de sua tribo. E isso significa que Camaban é um exilado, pois é um aleijado gago.
Saban, o mais novo dos três, após ver o próprio pai ser morto pelo filho mais velho, Lengar, descobre a crueldade dos deuses e dos homens, mas o aleijado Camaban vem para mostrar como sanar isso.
Entretanto, Saban não testemunha suas promessas se tornarem realidade, apenas continua servindo e servindo. Quando o sofrimento terá fim? Quando os deuses estarão saciados?
Nem mesmo os espíritos dos antepassados poderão dizer.

Bernard Cornwell aborda o mistério de Stonehenge de forma brilhante e convincente sobre sua misteriosa criação. É uma leitura fluída e muito boa.

RobertoF 08/06/2023

É uma boa leitura
Confesso que em um primeiro momento achei maçante, e parei com a leitura. Mas quando retornei com a leitura do zero, me prendi a história, sentindo todas as crenças e descrenças de um povo, que lutavam pelo que acreditavam.

Jenner Azevedo 14/12/2023

Ficção histórica
Sei que esse livro não é muito aclamado pelos fãs de Cornwell, mas eu gostei bastante. Se passa no neolítico, idade do bronze nas ilhas britânicas, e conta a história de 3 irmãos de uma tribo onde todos estão envolvidos com a construção de Stonehenge. Dada as poucas histórias que se passam nesse períodos, é difícil imaginar os personagens (neolítico pra mim é como se fossem ?homens das cavernas? kkkk). O livro se passa mais ou menos em 3000 antes de Cristo, ou seja há 5000 anos atrás. Já naquela época a religião era a principal causa de desentendimentos, massacres e guerras.

Juliana 11/05/2024

Tive muitas expectativas com esse livro, por causa do tema, mas me decepcionei no início... até a metade da história foi maçante. Depois foi melhorando bem. Mas não foi o melhor livro do BC que eu li.