Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

Michelly 18/01/2010

BC é sempre surpreendente, mas bateu uma saudade das carabinas e dos arqueiros..

Nika 18/01/2010

AH! Finalmente férias! Não aguentava mais ter um Cornwell na estante olhando pra mim e me tentando e eu não poder sequer tocar nele!

Como eu já esperava, adorei esse livro. Me impressiono com o jeito que o Cornwell escreve. Dessa vez ele mostrou menos batalhas, o que devo dizer, me deixou um pouco triste. Adoro o jeito que ele descreve um campo de batalha.

Em compensação, ele mostrou um lado mais rudimentar de construção. Eu odeio física, odeio qualquer coisa que se pareça com física (engenharia, arquitetura e afins). Acho uma coisa enfadonha, fria e crua. Mas devo admitir que gostei até das partes que mostrava como o processo todo teria sido feito, eu consegui visualizar tudo. E, claro, ia lendo e procurando imagens no google e em sites, o que facilitou muito a minha compreensão (sim, sou burra, oi!).

Um fato que gostei muito em relação aos personagens é que eles eram muito humanos, no sentido de que, eles não eram imutáveis. Em milhões de livros, vemos os personagens vilões sendo sempre vilões e sempre agindo da mesma forma, sendo inclusive, previsíveis. No entanto, aqui nós vemos diferença. Apesar de todos os personagens cultivarem sua própria linha de caráter, ela contantemente toma novos rumos.

Ah! Quase me esqueci. Como não há muitas batalhas, o autor compensa o sangue todo em sacrfícios, o que eu achei muito divertido. Porque ele os narra (os mais importantes, é claro) de uma forma tão bonita quanto as batalhas.

Enfim, mais um Cornwell muitíssimo recomendado.

ps: Não deixe de ler a Nota Histórica. Em qualquer livro do Cornwell, Nota Histórica é mais que bem-vinda.

Naiara 10/02/2010

Enigmático!!!
Cornwell através de fatos históricos, elaborou um enredo com muita ação, misticismo e principalmente matança, na busca da melhor configuração do templo para o culto a Slaol e Lahana.

Muito Bom!!!

Seagal 24/04/2010

Sacrificio e Magia
Desvendar mistérios, tornar a guerra algo exuberante, belo ao mesmo tempo em podredão e sofrimento. Essas são algumas das caracteristicas marcantes da obra de Bernard Cornwell.

Em Stonehenge ele nos leva até uma épca em que a mágia e os deus originais controlavam a vida das pessoas. Uma época de feiticeiras, de guerreiros, de sacrificios. Onde tres irmãos lutam pelo poder em sua tribo.

Eletrizante do começo ao fim.

Paulo 12/07/2012

Jul/2012

Juliana 17/03/2024

Uma história que demorou a me prender... deixei o livro encostado por meses sem terminar, pois não consegui me atrair pela narrativa. Mas depois da metade, fluiu super rápido.

Fabricio268 04/02/2012

Grandioso
Um épico forte e brutal. Simplesmente sensacional. Um dos melhores livros que li em 2011. Recomendo.

Felipe 25/01/2013

Bem mediano
O livro conta a história do enigma mais misterioso da humanidade que é o "stonehenge" conjunto de pedras reunidas em circulo, muitos já se perguntaram como foi construido, como foi feito.

Aqui o autor deixa claro que os personagens são ficticios, porém a história tem um viés tribal, cujo pessoas acreditavam que tudo era regido por "divindades". A história lembra muito o filme de Mel gibson "Apocalypto", mas o que torna o livro não muito o bom é o processo de construção do "stonehenge" eu achei chato e enfadonho, por causa dos termos tecnicos. Mas as situações de guerra também não deixam a desejar são muito boas, muito bem construídas.

Newton Nitro 27/01/2014

Um Mergulho na Era de Bronze da Inglaterra!
Bernard Cornwell faz jus à fama de um dos melhores escritores de romances históricos do mundo. E a incrível popularidade que ele tem no nosso país, não muito acostumado a ler, já justifica a minha vontade de ler toda sua obra. E que leituras agradáveis!

Os romances históricos, um gênero que curto muito, procuram passar para o leitor uma experiência sensorial e emocional em outra época. O grande barato de se ler romances históricos é ser transportado para outro lugar, outra visão de mundo. E a força dos livros do Cornwell está em colocar o leitor dentro da mente de seus protagonistas. Não é apenas uma história em outra época, é vivenciar uma maneira diferente ver o mundo, e experimentar as sensações de vier em outro tempo.

Mas se a narrativa não estiver amarrada com um drama humano, um romance histórico não funciona, ficando apenas na parte informativa.

Um dos segredos de Bernard Cornwell é focar suas narrativas primeiras nas dificuldades existenciais e dilemas humanos de seus personagens, dramas que são facilmente identificáveis e eternos, mesmo em períodos históricos distantes. Ao redor desses dramas humanos ele constrói todo o cenário histórico e vai mesclando temas eternos com as particularidades culturais do período.

E tudo isso é feito com uma prosa transparente, direta, sem artifícios e com uso econômico de metáforas e símiles. Um estilo muito semelhante à de outro mestre de romances históricos, Ken Follet (cuja minha resenha do fantástico Pilares da Terra pode ser lida nesse link). E parece que o Cornwell se inspirou no Pilares da Terra de Ken Follet (que mistura drama e aventura com a construção de uma catedral medieval na Inglaterra) para escrever Stonehenge.

O romance narra os eventos que envolveram a construção do famoso Stonehenge, um dos mais impressionantes artefatos da era do Bronze. A narrativa é totalmente fictícia, com base nas mais recentes teorias a respeito de Stonehenge.

É um livro de fácil leitura e que, ao melhor estilo de Cornwell, não dá para parar de ler. O livro aborda muitos temas interessantes, como a cultura pagã e panteísta das tribos da era do Bronze e seu modo de ver o mundo. A questão da mulher nas comunidades antigas e os mecanismos psicológicos do fanatismo religioso se misturam com informações de como foram retiradas e transportadas as gigantescas pedras de Stonehenge.

O livro tem muitas cenas de ação, sexo, reviravoltas, batalhas, tudo que já se pode esperar de um livro de Cornwell. E tudo escrito de maneira eficiente e econômica. Cornwell é um mestre do sumário narrativo, fazendo com que enormes passagens de tempo e grandes eventos sejam descritos de maneira satisfatória em poucos parágrafos. Em outros autores, esses momentos poderiam ser tediosos, Cornwell consegue colocar vida nessas passagens.

Assim como em sua trilogia de Arthur, em Stonehenge Cornwell discute o papel dos líderes religiosos ou feiticeiros dentro da sociedade tribal e a magia como sendo a habilidade de manipular mentes por meio de mistificação, superstição e conhecimento. Para que ter um poder mágico de levantar uma pedra quando, com algumas palavras bem escolhidas, você pode manipular milhares de seres humanos para construir um monumento para a eternidade? Stonehenge é um monumento envolvido em muito misticismo, mas achei muito mais interessante ver uma descrição de sua construção com base apenas na vontade humana motivada por fervor religioso. É muito mais impressionante do que ETs, fadas, elfos, etc.

Fica a recomendação dessa viagem a era do Bronze. Eu li no original em inglês, mas sei que o livro foi publicado no Brasil pela editora Record, e fica a torcida para tenha tido uma tradução decente.

E agora, de volta a leitura da Saga Lankhmar de Fritz Leiber! :)

Vagner46 05/12/2013

Stonehenge
3 de 5 estrelas.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-stonehenge-bernard-cornwell.html

Nic 23/08/2013

Brutalidade e beleza, andam juntas em Stonehenge.
*Antes de começar a resenha, é bom que leia a sinopse (na página do livro aqui no skoob) ;).
Bom, começo dizendo que gostei do livro, apesar de algumas coisas que descreverei abaixo, não me arrependo de tê-lo lido.
Este livro nos conta a construção do Stonehenge, que é um templo bastante antigo, que impressiona por continuar de pé, mas obviamente, é uma história fictícia, pois não tem como se saber com exatidão a verdadeira história. Bernard Cornwell usou alguns fatos históricos, mas a maior parte é fruto de sua imaginação.
Ao ler o livro, percebi alguns assuntos predominantes: guerras, deuses, muita morte e sacrifícios, mais deuses, enfim. Antes de ler, recomendo que mantenha isso na cabeça, pois terá de conviver com essas coisas o livro todo.
Em muitos momentos, achei o livro cansativo, por uma série de fatores: me cansei com as matanças ininterruptas, mas admito que depois de um tempo, acostumei. Me cansei de perceber quando ia dar merda, e não poder fazer nada além de continuar lendo.
Mas como disse no início, apesar disso, gostei do livro, pois B. C. escreve muito bem, seus personagens são muito bem construídos, a trama é envolvente, o final é muito bom. E um último acréscimo: caso leia o livro, não deixe de ler a "Nota Histórica", no final do livro. É muito interessante. É isso, minha resenha chegou ao fim, recomendo esse livro brutal mas ao mesmo tempo, muito bem escrito. Aproveitem!

Igor 07/01/2013

É Bernard Cornwell
Quem já leu Bernard Corwnwell, já sabe o que o espera quando começar a ler este livro. Podemos dizer que este livro é mais do mesmo, se isso é bom ou ruim, vai de cada leitor.

O livro explica como teria sido construído o Stonehenge, tentando explicar, baseado em evidencias históricas, como e porque este monumento poderia ter sido feito. Como em todos os seus livros, uma história com guerra e romance nos aguarda.

O lado bom dos livros de Bernard Cornwell é sua narrativa envolvente e que nos faz torcer pelo personagem principal. É difícil terminar um capítulo e não querer dar ao menos uma olhadinha no capítulo seguinte. O livro é bem escrito, ainda que, em alguns dos momentos em que se descreve o arranjo das pedras dos templos, o leitor possa ficar bastante perdido.

O lado ruim de ler um livro de Bernard Cornwell é que, se você já leu outros livros dele, você pode adivinhar alguns pontos principais do livro: O protagonista será alguém bondoso, geralmente de cabelo negro, bonito e muito bom no que faz. Ele se apaixonará por alguém, mas esse romance não dará certo, com a mulher amada indo, frequentemente, parar nas mãos de algum inimigo. Essas caracteristicas podem ser encontradas em quase todos os livros de B. Cornwell.

De qualquer forma, é uma leitura muito agradável para quem gosta de romances históricos. Alias, se você gosta desse gênero, nada melhor do que ler Bernard Cornwell e Conn Iggulden. Eu super recomendo!

Rafael 14/02/2011

Uma leitura histórica e cativante
Stonehenge consegue colocar tudo que se precisa em um livro só, como sempre Bernard Cornwell cumprindo seu papel e oferecendo o de melhor ao leitor. Para começar o título já chama a atenção, afinal, Stonehenge é um fato curioso. Durante o decorrer da história (que no inicio não é tão curiosa ou envolvendo) você enxerga a sociedade da época e todos seus hábitos (sempre passado com maestria por Cornwell), no meio do livro você se vê envolvido numa saga social e religiosa, é a perspectiva de um povo de realmente SALVAR a sociedade e simplesmente cativado pela fé e pelo medo, o autor consegue colocar você como espectador dos fatos e entender o sentimento de todos em relação à criação de Stonehenge.

Recomendo a todos, é realmente uma entrada no fantástico do passado.

Só Sobre Livros 24/05/2013

Desvendado o mistério de Stonehenge
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/08/desvendado-o-misterio-de-stonehenge.html