Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

João 13/11/2012

Não sei o que aconteceu com o Bernard Cornwell quando ele escreveu esse livro. Não é nem de longe bom como as outras obras do autor.

Lismar 27/10/2012

Creio que seja o livro mais "calmo" de Cornwell. Pelo menos é a primeira obra dele onde o protagonista não é um guerreiro bruto, mas sim um construtor. Grande parte da literatura foca nas construções das stonehenge; com os personagens resolvendo as intempéries no momento de transportar as pedras ou na construção dos templos! Isso não quer dizer que o livro esteja livre de batalhas, elas estão lá, mas em quantidade homeopáticas, se considerarem outras obras do autor!

Mas, apesar de ser uma leitura cansativa em determinados momentos, o leitor fica interessado em saber o desenrolar da trama.

Nic 23/08/2013

Brutalidade e beleza, andam juntas em Stonehenge.
*Antes de começar a resenha, é bom que leia a sinopse (na página do livro aqui no skoob) ;).
Bom, começo dizendo que gostei do livro, apesar de algumas coisas que descreverei abaixo, não me arrependo de tê-lo lido.
Este livro nos conta a construção do Stonehenge, que é um templo bastante antigo, que impressiona por continuar de pé, mas obviamente, é uma história fictícia, pois não tem como se saber com exatidão a verdadeira história. Bernard Cornwell usou alguns fatos históricos, mas a maior parte é fruto de sua imaginação.
Ao ler o livro, percebi alguns assuntos predominantes: guerras, deuses, muita morte e sacrifícios, mais deuses, enfim. Antes de ler, recomendo que mantenha isso na cabeça, pois terá de conviver com essas coisas o livro todo.
Em muitos momentos, achei o livro cansativo, por uma série de fatores: me cansei com as matanças ininterruptas, mas admito que depois de um tempo, acostumei. Me cansei de perceber quando ia dar merda, e não poder fazer nada além de continuar lendo.
Mas como disse no início, apesar disso, gostei do livro, pois B. C. escreve muito bem, seus personagens são muito bem construídos, a trama é envolvente, o final é muito bom. E um último acréscimo: caso leia o livro, não deixe de ler a "Nota Histórica", no final do livro. É muito interessante. É isso, minha resenha chegou ao fim, recomendo esse livro brutal mas ao mesmo tempo, muito bem escrito. Aproveitem!

Fabricio268 04/02/2012

Grandioso
Um épico forte e brutal. Simplesmente sensacional. Um dos melhores livros que li em 2011. Recomendo.

Vagner46 05/12/2013

Stonehenge
3 de 5 estrelas.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2013/08/resenha-stonehenge-bernard-cornwell.html

Newton Nitro 27/01/2014

Um Mergulho na Era de Bronze da Inglaterra!
Bernard Cornwell faz jus à fama de um dos melhores escritores de romances históricos do mundo. E a incrível popularidade que ele tem no nosso país, não muito acostumado a ler, já justifica a minha vontade de ler toda sua obra. E que leituras agradáveis!

Os romances históricos, um gênero que curto muito, procuram passar para o leitor uma experiência sensorial e emocional em outra época. O grande barato de se ler romances históricos é ser transportado para outro lugar, outra visão de mundo. E a força dos livros do Cornwell está em colocar o leitor dentro da mente de seus protagonistas. Não é apenas uma história em outra época, é vivenciar uma maneira diferente ver o mundo, e experimentar as sensações de vier em outro tempo.

Mas se a narrativa não estiver amarrada com um drama humano, um romance histórico não funciona, ficando apenas na parte informativa.

Um dos segredos de Bernard Cornwell é focar suas narrativas primeiras nas dificuldades existenciais e dilemas humanos de seus personagens, dramas que são facilmente identificáveis e eternos, mesmo em períodos históricos distantes. Ao redor desses dramas humanos ele constrói todo o cenário histórico e vai mesclando temas eternos com as particularidades culturais do período.

E tudo isso é feito com uma prosa transparente, direta, sem artifícios e com uso econômico de metáforas e símiles. Um estilo muito semelhante à de outro mestre de romances históricos, Ken Follet (cuja minha resenha do fantástico Pilares da Terra pode ser lida nesse link). E parece que o Cornwell se inspirou no Pilares da Terra de Ken Follet (que mistura drama e aventura com a construção de uma catedral medieval na Inglaterra) para escrever Stonehenge.

O romance narra os eventos que envolveram a construção do famoso Stonehenge, um dos mais impressionantes artefatos da era do Bronze. A narrativa é totalmente fictícia, com base nas mais recentes teorias a respeito de Stonehenge.

É um livro de fácil leitura e que, ao melhor estilo de Cornwell, não dá para parar de ler. O livro aborda muitos temas interessantes, como a cultura pagã e panteísta das tribos da era do Bronze e seu modo de ver o mundo. A questão da mulher nas comunidades antigas e os mecanismos psicológicos do fanatismo religioso se misturam com informações de como foram retiradas e transportadas as gigantescas pedras de Stonehenge.

O livro tem muitas cenas de ação, sexo, reviravoltas, batalhas, tudo que já se pode esperar de um livro de Cornwell. E tudo escrito de maneira eficiente e econômica. Cornwell é um mestre do sumário narrativo, fazendo com que enormes passagens de tempo e grandes eventos sejam descritos de maneira satisfatória em poucos parágrafos. Em outros autores, esses momentos poderiam ser tediosos, Cornwell consegue colocar vida nessas passagens.

Assim como em sua trilogia de Arthur, em Stonehenge Cornwell discute o papel dos líderes religiosos ou feiticeiros dentro da sociedade tribal e a magia como sendo a habilidade de manipular mentes por meio de mistificação, superstição e conhecimento. Para que ter um poder mágico de levantar uma pedra quando, com algumas palavras bem escolhidas, você pode manipular milhares de seres humanos para construir um monumento para a eternidade? Stonehenge é um monumento envolvido em muito misticismo, mas achei muito mais interessante ver uma descrição de sua construção com base apenas na vontade humana motivada por fervor religioso. É muito mais impressionante do que ETs, fadas, elfos, etc.

Fica a recomendação dessa viagem a era do Bronze. Eu li no original em inglês, mas sei que o livro foi publicado no Brasil pela editora Record, e fica a torcida para tenha tido uma tradução decente.

E agora, de volta a leitura da Saga Lankhmar de Fritz Leiber! :)

Fernando 05/03/2018

São só pedras, e isso é um elogio
Cornwell rege o épico Stonehenge com a mesma cadência prazerosa de suas outras obras. Consegue trazer todos os elementos de uma sociedade de carne e osso para cinco mil anos atrás, com personagens profundos e ideias tão bem fundadas como as pedras que protagonizam o livro (você concordando ou não com elas). Passa por épocas, cidadelas e climas, tudo isso sem perder a linha principal, a linha em que tudo se converge uma hora ou outra, o destino é inexorável. Não consigo pensar em outro autor que consiga escrever gigantescas 500 páginas sobre pedras, sim, são só pedras, nada mais, e isso é um elogio.

Keli 01/11/2014

surpreendente
Quando peguei esse livro no sebo confesso que não dei muita atenção, mas ao passar as primeiras páginas não consegui parar de ler. É o primeiro livro que li desse autor e gostei muito de seu estilo de escrever. O autor consegue criar a atmosfera épica e mantém do começo ao fim. A história é empolgante com personagens bem marcantes e acho que até merecia um filme. Esse é um livro que quando termina você sente falta de achar outro que seja tão bom quanto.
Douglas Skarloff 11/09/2019minha estante
Concordo plenamente!

Pqno 04/01/2011

Não é o melhor de Cornwell
A facilidade de ler os textos de Bernard Cornwell torna a atividade de ler um passatempo ótimo (lugar comum, mas é verdade!), pois a leitura flui rapidamente e o suspense deixado entre os capítulos dá a vontade de não parar pra descansar.
As notas históricas que o autor faz no final do livro melhora (e muit) a obra. Mas pra mim ficou implícito que o autor queria escrever um único volume para uma estória, pois os outros livros, que são muito bons/ótimos, acabam sendo sagas com mais de um volume.

MÁRSON ALQUATI 11/09/2012

A melhor história sobre as ruínas britânicas!
Excelente história sobre o que poderia sido a origem das ruínas britânicas conhecidas como STONEHENGE. Muito bem pesquisado nas questões que envolvem cultura, costumes, hábitos e religião da época em que o monumento foi erigido, com especial destaque para as cenas que descrevem os rituais de sacrifícios humanos e as batalhas, fortes a chocantes, e que permeiam toda a história. E também gostei muito da teoria do autor para a motivação que levou a edificação do templo e da forma como ele sugere que o mesmo tenha sido erigido.
RECOMENDADÌSSIMO!

Thalita Branco 20/04/2016

Resenha ~ Stonehenge - Bernard Cornwell
Em Stonehenge, um dos poucos livros do autor que não faz parte de uma trilogia ou série, Bernard Corwell nos conta a sua versão, com base em inúmeras pesquisas, para a existência dos círculos de pedra no território inglês. Saban é filho de Hengal, chefe tribal, e irmão de Lengar e Camaban. Enquanto Lengar é o filho prodígio, Camaban é considerado um pária vive as margens da tribo. Até o dia em que os deuses o recusam como sacrifício e ele parte para se tornar um grande feiticeiro.

Em um ato de traição, Lengar assassina o pai e expulsa Saban, que só mais tarde descobre que foi mantido vivo por influência de Camaban. Camaban deseja construir um grande templo de pedras para honrar seu deus e incube Saban da tarefa.

Os costumes da tribo e a forma como sobreviviam em uma época selvagem e com tecnologias improvisadas é o mais interessante. As descrições de utensílios, por mais que seja repetitiva, é bacana de se ler e nos faz imaginar como deveria ser viver naquela época. As descrições dos sacrifícios, inclusive humanos, são algumas vezes bastante aflitivas.

Eu poderia resumir o livro em em uma palavra: pedras. Chegou um momento que eu não aguentava mais ler sobre as pedras. Corwell não se limita a dizer que carregaram as pedras do ponto A ao B, ele descreve TUDO. Como removeram as pedras, quantos bois usaram, quais utensílios, quanto tempo levou para remove-las, depois quanto tempo para transporta-las, lixa-las, fixa-las no lugar Ok descrever o processo. Afinal, por isso que resolvi ler esse livro. Mas ele descreve tudo o tempo todo e mais de uma vez, tornando a narrativa desnecessariamente extensa e cansativa.

A divisão dos capítulos é estranha. Não ocorre quando um assunto acaba, por vezes o assunto muda no próximo paragrafo. Corwell nos apresenta no final do livro um apêndice sobre o que é considerado real e o que foi ficção na história e deixa suas fontes para consulta. Por mais que eu goste de história não tive paciência com Stonehenge. Poderia ser um livro muito mais agradável com menos repetições.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Cássio Costa 01/09/2016

Sol ou lua ?
Assim comprei esse romance, não pelo título ou pela capa e sim pelo autor, Bernard Cornwell. Nunca tinha lido nada dele antes, mas tinha a maior vontade. Tenho sua trilogia do Rei Artur, porém como todo leitor compulsivo, estou cheio de livros pra ler e não queria esperar tanto pra conhecer as escrita do Bernard. Abruptamente isso me levou a buscar outras obras do autor, e acabei encontrando essa sólida obra !
Pessoal, que livro bom, muito bem elaborado. Digno de 5 Estrelas. O romance como o titulo ja menciona, fala a respeito do círculo de pedras misteriosa de Stonehenge, de como se deu sua construção e de seus misticismos.
Em uma narrativa bem original e objetiva, o autor nos conta como tribos rivais rivalizavam por terras, costumes e principalmente deuses. Numa época e ou região em que a religião politeísta era difundida, os deuses faziam parte do cotidiano dos viventes.
Com uma brutalidade característica, nos vemos envolto em um emaranhado de guerras sanguinárias, sacrifícios brutais, disputa politicas e amores impossíveis.
O livro é incrível, realmente muito bom. Gostei da escrita do autor. Surper recomendo pra quem gosta de uma leitura cheia de Ação.
Marcola. 01/09/2016minha estante
Se vc já curtiu tanto esse livro vai ficar maluco qnd conhecer uma parede de escudos.

Cássio Costa 01/09/2016minha estante
Valeu pela dica Marcola, vou conferir sim !!!

Paulo 01/09/2016minha estante
ótima resenha!
Cássio você conseguiu falar em poucas palavras e de forma bem objetiva o enredo do livro e ainda expor sua opinião, belo texto.Também sou louco pra conhecer a escrita do Bernard Cornwell e um dia pretendo ler algo do autor, e agora já tenho uma dica de por onde começar.

Cássio Costa 01/09/2016minha estante
Obrigado Paulo. Pode começar conhecendo por esse que você não vai se arrepender.

Dafne 27/11/2010

Resenha Stonehenge (Bernard Cornwell)
Ao longo do livro achei a estória um tanto entediante, talvez provavelmente pela narrativa rápida, porém muito descritiva.
Antes de comprar, achei que iria dizer mais, como significados entre outros, mas quando terminei o livro me dei conta de que realmente este é o tipo de livro que o Bernard escreve. Ele monta uma narrativa, tomando base contextos populares históricos.

Realmente surpreendente, é um livro fascinante. Não há como comparar com os outros livros dele, não porque este seja melhor que os outros, mas existe uma diferença entre eles que os engrandece.