Menina Má

Menina Má William March

Resenhas - Menina má

Jubs 23/06/2022

Minha experiência com Menina Má?
História interessante, e compreendo porque tão famosa ainda mais na época que foi lançada pela primeira vez. Trata-se de uma menina serial killer e deixa algumas reflexões pra quem curte
esse universo pesquisar. Fala mais da mãe, da vida dela e tentativa de educação que essa mãe
tinha com sua filha problemática Rhoda. Um livro curto, leitura rápida, mas os capítulos extensos
realmente são meus inimigos haha então demorei um pouco mais pra ler, não me prendeu tanto como achei, mas valeu a leitura claro, não é algo de suspense, misterioso que te prenda, na real a narrativa é bem óbvia. E eu sinceramente esperava mais do fim do livro, achei um final meio sem graça, digamos. Claramente é uma leitura com gatilhos de violência extrema, assassinatos, suicídio. Enfim, leitura interessante pra quem curte o universo dos seriais killers, eu coloquei mais expectativas do que realmente rendeu, mas vale a leitura.

Mara146 13/09/2016

Sofrível
Percebi que a editora Darkside tem compensado os livros ruins que lança pelas capas e artes magníficas. Caí na besteira de adquirir esse livro que a editora lançou como um clássico: besteira. Ninguém nunca tinha ouvido falar nele, nem do filme, sejamos sinceros.
O livro é uma mistura ruim de psicanálise de boteco com texto mal escrito. Personagens rasos e acontecimentos risíveis. Deu uma enorme vontade de abandonar, mas como era curto, bora lá. Mas nunca mais vou ser enganada dessa maneira, agora estou preparada para os novos velhos clássicos.
@fabio_entre.livros 13/09/2016minha estante
Adorei o "Ninguém nunca tinha ouvido falar nele, nem do filme, sejamos sinceros"! Realmente, fazem uma propaganda absurda na tentativa de enfiar na cabeça da gente que o livro é "um sucesso estrondoso" (talvez tenha até sido na época do lançamento, lá fora, há mais de 60 anos, mas muitas águas rolaram desde então, e não é porque Lady Gaga bajula o livro que ele tem que ser bom)!
Estou aqui com "O demonologista", que consegui numa troca, mas não estou criando expectativas, porque já estou de sobreaviso a respeito da qualidade da obra, conforme comentários que li. Mesmo assim, espero que seja bom pelo menos o suficiente para merecer uma nota maior que 2.

Mara146 13/09/2016minha estante
O Demonologista ainda não apareceu aqui no Sebo, se pintar eu leio, mas com expectativas 0.
Clássicos que são clássicos, continuam clássicos, como O Exorcista e Psicose, livros maravilhosos, que renderam filmes maravilhosos. Esse Menina Má é de vigésima.

Douglas 14/09/2016minha estante
Senti a mesma coisa que você. Foi uma história contada de uma maneira muito óbvia e descarada. Não entendo como algumas pessoas classificam esse livro como suspense.

DSaes 14/09/2016minha estante
Realmente a arte está muito boa. O Demonologista eu achei legalzinho, tem uma parte bem envolvente, mas o final foi "bonzinho", comprei "Os Condenados" mas ainda não li.

vivi 17/09/2016minha estante
nossa super concordo com vc!!! paguei caro nesse livro pensando ser mto bom!!!! achei mto sem graça!!! q decepção!!!

Luana.Biasibetti 26/10/2016minha estante
Realmente, não leiam o Demonologista esperando muito. Foi o primeiro livro da Darkside e fiquei feliz por não ter comprado ele físico pois teria sido mais caro. Uma escrita fraca que envolve por poucos momentos o leitor. Pouco conteúdo, apenas coisas meio óbvias e algumas cenas de impacto. Estava a fim de ler Menina Má, mas bom saber que ele também não é tudo aquilo, pra mais uma vez não comprar o físico (apesar da capa magnífica!)

Jessica 11/12/2017minha estante
Tenho a mesma impressão dos livros da dark side, capricham na edição pra tapear no conteúdo. Apesar de ter gostado de menina ma, não dá pra levar muito a sério a forma como foi abordada a psicopatia, tendo em vista que é um livro da década de 50... Mas no geral é um enredo bem mais ou menos mesmo. ??

Valdir 22/04/2021

A primeira de muitas
Rhoda foi a primeira de muitas crianças más, seja no cinema ou na literatura. Por isso mesma não devemos exigir muito do autor na elaboração da história. E achei sensacional ter dado mais ênfase na mãe, é o que veríamos anos depois na mãe do Kevin, em Precisamos falar sobre Kevin. Só pelo pioneirismo vale a pena.

Naara 26/10/2020

Rhoda Penmark aparenta ser uma criança bem educada, tranquila, madura para idade e que todos se apaixonam a primeira vista. Mas as aparências muitas vezes enganam. Por trás do rostinho bonito esconde uma personalidade de arrepiar qualquer pessoa que tenha o mínimo de compaixão, sentimento esse que Rhoda Penmark não entende

Be 10/03/2024

Chocada
Que menina dissimulada! Como pode uma criança nascer e já saber manipular os adultos? Fica o questionamento: a gente nasce com a semente do mal ou ela é plantada ao longo da vida?
Mila Campos 10/03/2024minha estante
Eu assisti o filme primeiro e depois descobri que tinha o livro , amei os dois .

Be 11/03/2024minha estante
Não sabia que tinha filme ?? vou ver!

Ingrid_mayara 26/06/2017

Resenha do livro Menina Má (The Bad Seed)
Narrado em terceira pessoa, Menina Má conta a história de Rhoda, uma menina de oito anos aparentemente boazinha, porém, com tendências psicopatas. A temática do livro foi bastante inovadora para a época (1954), e mesmo na atualidade ainda pode ser considerada tabu.
Rhoda e sua mãe mudam-se de cidade com o intuito de começar uma nova vida onde ninguém as conheça (enquanto o pai está trabalhando no exterior). Na nova escola, Rhoda espera ganhar uma medalha dada pela professora ao estudante que melhor aperfeiçoar a caligrafia, mas o prêmio vai para um colega de classe chamado Claude Daigle, o que causa uma inveja doentia na menina.
Seguindo uma tradição, a escola realiza uma excursão para um piquenique nas proximidades da praia de Benedict, local onde o cadáver do menino premiado com a medalha é encontrado, sendo Rhoda a principal suspeita.
Christine começa a perceber a potencial atuação da filha devido às contradições de suas atitudes (manipulando a todos quando algo lhe interessa). No desenvolvimento da narrativa ocorrem outros óbitos, deixando Christine cada vez mais desconfiada da maldade de Rhoda, relembrando o passado e imaginando o futuro, trazendo questionamentos a quem está lendo: a maldade pode ser hereditária ou depende do ambiente e das experiências de cada pessoa? Qual é o limite para a proteção de um filho?

Após terminar o livro, cheguei à conclusão de que a mãe estava mais preocupada com o impacto social advindo da descoberta das maldades cometidas pela filha e suas consequências do que com as maldades em si – o que geraria uma narração mais verossímil se fosse inteiramente escrita em primeira pessoa.

Basicamente a história é boa, mas parece que a obra perde a fluidez em alguns momentos, como se os diálogos fossem forçados, com personagens rasos. Confesso que a capa e a diagramação da edição de 2016, lançada pela Darkside, me impressionaram bem mais que o conteúdo.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Cássia 26/06/2017minha estante
Eu esperava mais desse livro.

Seathis 24/07/2021

Jwhwqhwhwhwhhsahhaqhqh
Esse maldito livro me transbordou de ódio do início ao fim, eu amei 5 estrelas ótimo perfeito, so tive vontade de entrar dentro dele 10 vezes pra bater na mãe da Rhonda

Jardy 16/11/2021

Será a maldade uma espécie de semente que carregamos dentro de nós, capaz de brotar na mais adorável das criaturas?

Esse livro me lembrou muito o Filme A Órfã.

LarissaaRodrigues 30/01/2021

Não sou uma menina má,apenas não gosto de dividir algo meu
Rhoda é um sonho de qualquer mãe, muito dedicada, inteligente e extremamente carismática. Porém o seu traço egoísta faz com que as outras características se tornem apenas uma ilusão...

A tensão do livro te faz querer ler cada vez mais e se deixar você acaba em um dia, o drama é o sofrimento da mãe faz com que tenhamos muita empatia e sejamos capazes de entender todas as suas incertezas. A Rhoda uma das protagonistas mais interessantes que ja cheguei a conhecer.

É bizarro como os autores clássicos fazem com que seus personagens sejam tão cruéis, humanos e reais. Mas esse autor realmente se superou, sinceramente, ou ele estudou bastante sobre o assunto, ou esse livro é um pouco bibliográfico. Eu não acredito que alguém consiga abordar um assunto dessa maneira de um jeito tão preciso. Confesso que a nota diminuiu mais do que deveria pois me senti muito mal lendo, mesmo que seja o intuito do livro.

Não irei me prolongar muito nessa resenha, pois a chance de dar spoiller é de 99%. Só dou um recardo: leeiaaaammm!!

null 09/08/2020

Ler esse livro foi bem angustiante em alguns momentos, imaginar que uma criança era capaz de ter tal comportamento foi bem perturbador. Eu fiquei um pouco chateada com o desenrolar da história, talvez quisesse um outro final, porém consigo entender o lado da mãe.

bibicortez 25/10/2020

Semente do mal
Esse livro me surpreendeu bastante, até a metade estava achando bem simples e com um final bem previsível. Não quero dar spoiler, então apenas vou dizer teve uma reviravolta muito grande que me fez amar a história. Li um pouco sobre o autor e seus problemas, isso explicou bastante porque ele tratou, mesmo que de uma forma mais rápida e simplória, assuntos nojentos como o incesto e o amor do zelador por Rhonda. Esse último tópico é interessante pois analisando de forma profunda não se refere ao desejo carnal, e sim ao fato que Rhoda tem a coragem de realizar as violências que Leroy tanto almeja, mas não tem coragem. História muito intrigante e assustadora, recomendo para quem gosta de casos criminais.

Anderson916 27/10/2021

Cacete!!! Que livro incrível!!
Tudo que envolve criança assassina me deixa perplexo, espantado... e quando o autor sabe escrever bem a história então, é de começar a ler e so parar quando a ultima pagina da a cara.

Faz tempo que nao fico tão atônito com uma leitura... bom, na verdade desde que li "quando os Adams sairam de ferias" pra ser mais exato, que também envolve crianças perversas.

O livro é surpreendente, sinceramente não imaginava que tomaria os rumos que tomou. Devo confessar que a sensação é ótima quando vc sente aquela raiva do personagem, aquele ódio, de querer entrar na trama e acabar com a palhaçada toda... Ah!! Que delícia, esse livro é fantástico, vai te fazer aflorar seus instintos adormecidos.

O que me deixou chateado na trama foi a retardada da mãe, mas faz parte, se caso ela fosse esperta o sabor não seria o mesmo.

Lyta @lytaverso 03/08/2020

Consulta com a Dra. Breedlove
Este é um livro realmente intrigante, com sua escrita confusa e desfoque o autor nos leva para dentro da mente de uma personagem humana, cheia de conflitos e incertezas, consegue isso com maestria mesmo sendo uma narrativa em terceira pessoa.

Apesar da questão ser em torno da pequena Rhoda e suas perceptíveis diferenças comportamentais, ela não é a protagonista da história mas sim sua mãe, Christine que se vê as voltas com embates de certo ou errado que teve de passar. Me faz pensar em quantas decisões tive de tomar, dividida entre o que eu QUERIA fazer e o que TINHA que fazer, muitas vezes congelada pela dúvida.

Leva a vários questionamentos interessantes, leia com a mente aberta a eles e não se arrependerá.

" Há um motivo, minha querida, há um motivo psicológico para tudo que fazemos, se nos esforçarmos em encontrá-lo. " ~ Pág. 159

Hayra.Oliveira 18/08/2020

Bad seed
Livro bem interessante que relata a história e estudos do autor sobre o universo da psicopatia em crianças.

Acredito que na época do seu lançamento, ainda em meados de 1950, o livro deve ter causado muito impacto na sociedade, que até então tinha poucas referências sobre o tema na cultura pop e por isso acabou sendo uma referência no tema.

A narrativa apresentada pelo autor foca nas percepções da mãe de Rhoda e toda a aflição e angústia vividas por ela ao se deparar com uma situação extremamente delicada e sem poder contar com o apoio de nenhuma pessoa para direcionar-lhe. Essa narrativa e perspectiva me prenderam bastante e foi o ponto principal da obra, na minha opinião.

Muito bom para quem gosta de ler sobre assassinos em série e temas delicados, como a origem do mal.

Raphaella 22/05/2020

Comecei o livro com a expectativa que ele fosse algo totalmente diferente, mais focado na filha e suas maldades e não na aflição de sua mãe e é uma surpresa como a situação angustiante da mulher é mais interessante do que a da criança...
É um gênero diferente do que sou acostumada a ler e acabei gostando.