Distância de resgate

Resenhas - Distância de resgate

1 | 2 | 3 | 4

Ana Claudia 07/01/2022

Uma história ambientada em Buenos Aires
Amanda está viajando com sua filha Nina, de 4 anos, quando acabam se intoxicando em um povoado. Lá elas conhecem Carla e seu filho, David e a história da mulher da casa verde.

Mas o comportamento bastante estranho dos moradores desse local gera muitos comentários e grandes revelações.

Amanda acorda em um hospital e ao seu lado encontra David. Ele diz que ela precisa contar tudo o que acontece para que ele consiga impedir que algo horrível aconteça. Amanda começa a contar tudo desde o início da viagem

A história é basicamente um diálogo entre Amanda e David e mostra dois momentos: no passado Amanda está apavorada para manter segura sua filha de algo que nem ela sabe o que é. E no presente, Amanda está angustiada querendo saber onde está e o que aconteceu com a sua filhinha e também o porquê de David estar do seu lado no hospital.

Uma história que fala sobre maternidade e a narrativa transita entre a realidade e a ficção, nos apresentando alguns momentos assustadores. Uma história curta e rápida de ler.

Janaina Edwiges 06/01/2022

Diferente de tudo que já li!
Se você procura por uma leitura original, que te cause estranhamento, te provoque muitos questionamentos e te tire da sua zona de conforto, Distância de resgate é perfeito para você. Mesclando elementos sobrenaturais com a realidade, a escritora argentina Samanta Schweblin consegue criar uma narrativa extremamente tensa, que deixa o leitor apreensivo do início ao fim, sem querer deixar o livro de lado. E, convenhamos, nada melhor do que a combinação suspense psicológico, horror e crianças para nos deixar angustiados e presos a uma boa história.

Ariane | @literariane 02/01/2022

esse quebra cabeça tá muito confuso e quem começou ele vai ter que terminar. livro peculiar e com uma experiência claustrofóbica, agonia imensurável.

16/12/2021

Impossível de largar!
Distância de Resgate é bem curtinho, apenas 143 páginas e possui um narrativa bem diferenciada. Aqui a protagonista está conversando com uma pessoa, relembrando juntos uma história atrás de explicações para como tudo aconteceu e o que diferencia suas falas são apenas a inclinação das letras. No início pode ser um pouco confuso mas, depois de algumas páginas você pega o padrão e se torna automático.

Por conta dessa narrativa, a história fica muito envolvente e somado a isso, tem um mistério muito interessante, eu fui lendo, formulando inúmeras teorias, não entendendo direito quem é confiável e quem não é. Novas informações vão surgindo e eu fui ficando cada vez mais intrigada com essa história, eu sentia a urgência da protagonista em suas falas, o desespero ao perceber que não tinha mais o controle, fiquei muito ansiosa, aflita, querendo as respostas e entender como tudo estava acontecendo.

Foi uma experiência louca, viciante, eu fiquei hipnotizada por essa história, senti o terror psicológico que o livro quis passar de uma forma tão intensa! Li esse livro em uma sentada só, do início ao fim e levei apenas 1h30m do tanto que me envolvi nessa história, simplesmente não consegui parar de ler até terminar. Foi um livro que me tirou da zona de conforto, me proporcionou algo que nunca havia sentido antes, ele é maravilhosamente incômodo.

Essa não é uma leitura para todos, acredito que ela será bem 8 ou 80, você irá amar ou odiar. Mas, são apenas 143 páginas e se busca experimentar algo novo e sair da sua zona de conforto, fica a recomendação dessa história maluca e viciante!

Taize @viagemliteral 08/12/2021

"Distância de Regaste" foi sem dúvidas um dos livros mais interessantes e peculiares que já li em toda minha vida, tanto que assim que finalizei a leitura, imediatamente assisti a adaptação publicada pela Netflix e intitulada como "O fio invisível", ela que é exatamente igual ao livro, incrível, não?

"O ponto exato está em um detalhe..."

Em pouco menos de 150 páginas, a autora argentina Samantha Schweblin, traz um enredo extremamente intenso e perturbador, que aborda a maternidade e a urgência dessas mulheres em estarem sempre prontas para salvarem seus filhos dos perigos, perigos esses que muitas vezes são invisíveis aos olhos, e acabam passando despercebidos.

A narrativa se faz por meio de um longo e intenso diálogo entre David e Amanda: David, um garotinho que instiga Amanda a buscar respostas para todas as coisas estranhas que acontecem naquela pequena cidade, principalmente com ele e com todas as crianças que residem ali.

São 144 páginas sem divisão de capítulos, mas não pensem nem por um segundo que isso torna a leitura cansativa, pelo contrário, ela é uma viagem vertiginosa, e precisamos estar atentos aos mínimos detalhes para que possamos conseguir encaixar todas as peças desse grande quebra-cabeça.

É uma história genial e um tanto macabra, que apresenta rituais estranhos, crianças deformadas, agentes tóxicos e maternidade, tudo isso envolto a mistérios, nos deixando ávidos por respostas.

Rodolfo Vilar 28/11/2021

surpresa
Adoro livros nos quais precisamos nos debruçar com um outro olhar, aquele tipo de livro que a cada releitura se descobre mais, se estranha mais, se encontra mais. Foi exatamente isso que aconteceu com a leitura nada esperada de "Distância de resgate" da autora Samanta S.. O livro é basicamente um grande repolho que vamos aos poucos descascando e descascando até entrar por camadas e mais camadas, e é exatamente a percepção do olhar e da narrativa da história que nos prende. Com menos de 150 páginas, o livro nos conta a relação da Amanda com sua amiga Carla, que durante a temporada de trabalho de seu marido numa cidade do interior cria laços com essa personagem misteriosa, às vezes até mistica e que com suas histórias e medos leva a Amanda ao delírio coletivo. A história segue sem pausas desvendando enredos, mistérios, fantasmas e fazendo o leitor de perguntar "o que é que estou lendo e onde irei parar com isso?". Há um certo tipo de fôlego único no livro que me lembrou as leituras de Clarice Lispector, claro que somadas aos elementos de suspense e mistério. É uma leitura deliciosa, que consegui fazer em um dia, e é exatamente essa necessidade de se saber o que acontece que faz o leitor prender-se a narrativa tão bem construída e muito poética na maioria das vezes. Segundo informações o livro será adaptado em um filme pela Netflix e fico me perguntando o que isso pode dar.

voandocomlivros 21/11/2021

JÁ SENTIU MEDO LENDO UM LIVRO?

Pois é! A tensão dramática e o estudo psicológico que a autora usou nesse livro me deixou hipnotizada. São apenas 144 páginas, mas conforme a leitura avançava, ia passando de drama familiar para suspense, mistério e quando percebi estava aterrorizada com as cenas e fascinada com o tanto que fiquei presa, ansiando por respostas.

"Distância de Resgate" me proporcionou uma experiência inusitada. O livro todo é um diálogo. O início é meio confuso, porque o leitor cai de paraquedas em uma conversa que já está em andamento. Mas logo dá para se localizar e a história engata com pequenas revelações a cada página.

Amanda e sua filha Nina viajam para uma cidade para passar o verão. A cidade é cheia de plantações, muito verde, lagos e rios. A casa que alugaram para a temporada é linda, agradável e tem uma piscina muito bacana. Logo que chegam, conhecem a vizinha, Carla, e depois seu misterioso filho, David.

Essa região é campestre e usam muitos pesticidas e agrotóxicos. As crianças, que são mais vulneráveis, acabam sendo acometidas por doenças. Mas não são só seus corpos que ficam doentes, suas almas também. Para salvar as almas desvigorosas, precisam fazer algo com os corpos, e é aí que as coisas ficam esquisitas.

"O PONTO EXATO ESTÁ EM UM DETALHE, É PRECISO SER OBSERVADOR."

Uma das coisas mais belas desse livro é a relação de mãe e filhos. Toda mãe tem um fio invisível que sai do estômago e se liga ao filho. Enquanto a mãe sente segurança em um ambiente tranquilo, ela deixa o fio mais solto e dá liberdade para a criança. Mas quando existe algum perigo, esse mesmo fio se retesa, se incurta, para a mãe ficar perto da criança e a proteger. As mães ficam constantemente calculando o tamanho desse fio, ou seja, calculando a distância desse resgate. Por isso o título do livro. Ai ai... eu amo quando o título é explicado e o significado é tão relevante e lindo assim. 💖

"PRECISO MEDIR O PERIGO"

"QUANDO VOCÊ COMEÇOU A MEDIR ESSA DISTÂNCIA DE RESGATE?

É UMA COISA QUE HERDEI DE MINHA MÃE. 'QUERO VOCÊ POR PERTO', DIZIA. 'VAMOS MANTER A DISTÂNCIA DE RESGATE.' "

"Distância de Resgate" recebeu o Prêmio Tigre Juan em 2015 e também foi adaptado para as telinhas. O nome do filme é "O fio invisível", também está incrível. Achei super fiel ao livro e adorei a interpretação dos atores. Eu só achei que o livro explica melhor o final.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/dist%C3%A2ncia-de-resgate-resenha

Meu Querido Livro 09/11/2021

Me surpreendeu
Gostei da escrita da autora. Achei a história meio doida, mas foi bem legal de ler (li em um dia) e com o decorrer você se acha um pouco em alguns quesitos - e fica mais perdido e outros.

Juli 16/05/2021

Diferente de tudo o que eu já li
Samanta Schweblin escreve com maestria.
Sua narrativa é veloz, intrigante, nos deixa com vontade de ler mais e mais.
Distância de Resgate é um livro que me conquistou. Simpatizei com a protagonista (o que pra mim é bem difícil hahahah) e quis desesperadamente entender o que se passava na cabeça dela.
A organização do livro me intrigou muito. Ele não era dividido de forma alguma, era uma única narrativa do início até o fim, sem capítulos. Isso me fez terminar o livro bem mais rápido.
O ponto negativo pra mim seria que eu achei uma história um tanto complicada. Em vários momentos do livro precisei dar uma pausa para tentar entender o que estava acontecendo para depois prosseguir.
Apesar disso, gostei muito da experiência da leitura. Esse livro é meu queridinho, lindíssimo! As cores são lindas e a fonte é impecável, belíssimo trabalho da editora. Sobre a autora, gostaria de conhecer mais trabalhos dela.

Pandora 22/02/2021

Este é só para quem quer pirar o cabeção.
Não é um terror clássico, mas um texto singular e claustrofóbico, que mescla elementos reais e fantásticos de forma a manter a tensão durante toda a história.

A narrativa começa com um diálogo estranho entre Amanda e David. É preciso prestar atenção.

Amanda e sua filha Nina estão passando o verão no campo enquanto o marido de Amanda trabalha nos arredores. Lá ela conhece Carla e seu filho David e Carla lhe conta que tem medo do filho pois ele não é realmente o seu filho.

Apesar de se conhecerem há pouco tempo, Amanda e Carla se veem com frequência e Amanda sente um misto de admiração e repulsa por Carla. Por isso,apesar de achar absurda a história que a outra começa a lhe contar, não deixa de ficar muito interessada.

Esta é uma leitura que fiz sem saber absolutamente do que se tratava e acho que esta é a experiência mais bacana; mas no dia seguinte o reli, pois mesmo com todas as entrevistas que vi, resenhas que li, bate-papos e até a análise de uma professora no YouTube ainda fiquei com vários questionamentos.

Como eu adoro quebrar a cabeça... o que dizer? Amei bem amado!!!

Nota: Deve estrear em breve na Netflix o filme Distância de Resgate, dirigido pela peruana Claudia Llosa, com a espanhola María Valverde e a argentina Dolores Fonzi no elenco.

Marcelo.Alencar 09/02/2021

Que livrinho maluco. Nunca li nada igual. Esse livro é um espanto. Uma história intrigante, um torpedo psicológico onde vc fica acelerado a espera de uma bomba na próxima página.
Parabéns pelo romance! Leiam... vale demais!

Carol 23/09/2020

Impressões da Carol
Livro: Distância de Resgate {2014}
Autora: Samanta Schweblin {Argentina, 1978-}
Tradução: Ivone Benedetti
Editora: Record
144p.

Demorei a trazer para o feed este "Distância de um resgate" porque, meus amigos, que livro doido, claustrofóbico, intrigante. De tirar o fôlego!

O leitor vai tomando ciência dos o quê, quem, como, onde e por quê da trama, por meio do diálogo entre Amanda, uma mulher hospitalizada, que se encontra à beira da morte e David, um menino de 10 anos, meio bizarro, que é quem conduz a conversa.

"Fico pensando se poderia acontecer comigo o que aconteceu com Carla. Sempre penso no pior. Agora mesmo estou calculando quanto demoraria para sair correndo do carro e chegar até Nina, se ela corresse de repente para a piscina e se atirasse. A isso dou o nome de distância de resgate". p. 22

A graça do livro é sua estrutura narrativa fragmentada. É essa expectativa do terror, de que na próxima página o horror vem. É impossível largá-lo, é pra lê-lo numa sentada só.

"Distância de resgate" é o tipo de indicação "confie em mim, é bom". Relacionamento entre mães e filhos, adoecimento da população pelo uso de agrotóxicos, ancestralidades, transmigração de almas, o horror e o fantástico latino-americano, num crescendo e mais não digo para não estragar sua experiência de leitura.

Sabe essas séries estilo Lost e Dark, que te fazem criar dúzias de teorias e organogramas diferentes para entender o que está acontecendo? Esse é o sentimento ao ler Samanta Schweblin.

Taí uma boa escolha para o mês de horror? se você for participar de alguma maratona temática.

Marlana.Kiewel 10/04/2020

Distância de resgate
Distância de resgate constitui uma pequena obra prima, o primeiro romance da nossa vizinha argentina de nascimento, Samanta Schweblin.

Premiada notoriamente pelos seus contos e elogiada por Vargas Llosa, traduzida para mais uma dezena de idiomas, constituem referências suficientes para o leitor que ainda está em dúvida. Eu, escolho minhas leituras sempre pelo escritor, minha frase costumeira para isso, não tenho tempo de vida para ler todos os livros que desejo, meu tempo para ler é precioso demais. Sou uma sexagenária, assim creio que não há necessidade de acréscimos.

Distância de resgate tem copyright de 2014 e, pode ser lido sob vários nortes. Eu, escolhi o viés da contaminação por agrotóxicos. Pronto, escrevi. Sou da objetividade, da clareza, de por as cartas na mesa. Isto nem sempre tem sido bom para mim. Porém, aqui isto pode ser salutar para reflexões e possíveis discussões . Creio, pois que a diversidade e a liberdade de pensamento no Skoob, constitui essência e prática, sem a qual o espaço não teria sentido.
Pois, vá para a primeira página. Melhor, para as páginas iniciais e crie seu viés, terás dias, nestes tempos de Coronavírus para criar suas próprias teorias sobre o tema que Samanta aborda em Distância de resgate. Se bem, eu o li em um dia, não conseguia parar de ler.

Nesta cultural Semana Santa, lembro-me que o escritor Ignácio Loyola Brandão, aquele do Não verás país nenhum e Veia bailarina, numa entrevista há décadas, dizia que toda Semana Santa lia Dom Quixote de La Mancha. Então, será que ainda tem esta prática, quem tiver a ousadia de perguntar ao próprio, pergunte também o por quê, que eu já esqueci.

Proveitosa leitura e Feliz Páscoa

Desireé (@UpLiterario) 20/03/2019

O que uma mãe faria pela vida do filho? (@UpLiterario)
Sabe aquele livro hipnotizante e impossível de largar? Distância de Resgate é exatamente assim e, pasmem, ele é perfeito do início ao fim.
"Agora mesmo estou calculando quanto demoraria para sair corrento do carro e chegar até Nina, se ela corresse de repente para a piscina e se atirasse. A isso dou o nome de 'distância de resgate', que é como chamo a distância variável que me separa de minha filha, e passo metade do dia fazendo esse cálculo, embora sempre arrisque mais do que deveria."
Amanda está doente. São os vermes, diz o menino. Eles precisam retomar os últimos passos dela para descobrir quando tudo mudou. O que teria acontecido com ela? Onde estaria sua filha? E o que David está escondendo?
Amanda está passando as férias com sua filha no campo, enquanto seu marido trabalha nos arredores da região. Ela passa os dias na piscina de casa ou na vila da cidade, sempre atenta à distância de resgate entre ela e Nina. Até que conhece Carla, moradora da região, e sua história a deixa transtornada. Carla seria capaz de inventar algo daquele tipo? Como Amanda poderia confiar em Carla ou em seu filho David depois de ouvir aquilo?
Uma ficção extraordinária, com uma narrativa fortemente psicológica e embebida em um realismo fantástico que nos surpreende a capa página. Uma leitura de um só fôlego, sem longas paradas ou capítulos e que te cega e te seduz, deixando o leitor cada vez mais ávido pelo final.
Recomendo muito! Para ler e reler!

site: www.instagram.com/upliterario

Cláudio Dantas 22/11/2018

Não rolou
É um livro de um fôlego só. Aqui não temos divisões por capítulos, ou espaçamentos indicando mudanças de cenas ou cenários. Ao contrário do que eu esperava, esse foi um dos poucos pontos que me agradaram nessa história. Outro ponto foi o clima quase claustrofóbico e o estranhamento que é bem naturalizado. Se Darren Aronofsky escrevesse um livro, teria essa vibe. Mas infelizmente a história não me fisgou. Alguns momentos beiram a pretensiosidade e no fim parece que tudo foi insatisfatório e vazio, apesar de estar "cheio" nas entrelinhas. Mas para mim isso não foi suficiente.

1 | 2 | 3 | 4