Star Wars: Darth Plagueis

Star Wars: Darth Plagueis James Luceno




Resenhas - Star Wars: Darth Plagueis


47 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Bruno Venâncio 30/03/2018

A política do Lado Sombrio...
Além de ser um ótimo prelúdio para a trilogia "prequel" de Star Wars, a obra "Darth Plagueis" no mergulha em um universo de politica e corporativismo que em muito demonstra o crescente poder daqueles que seriam os futuros "Separatistas", demonstrando também as fraquezas da Ordem Jedi e a corrupção do Senado Galáctico. É uma critica que pode ser levada a nossa mundo, quando corporações de cunho multinacional assumem um protagonismo que antes era dever dos Estados.
comentários(0)comente



Renato.Vasconcellos 26/03/2018

Sensacional. A história conta o passado e o treinamento do maior (ou segundo maior) vilão do universo de Star Wars, o insidioso Palpatine, até o momento em que o plano dos Sith entra em ação e o livro junta sua história com o episódio 1, melhorando e explicando muita coisa no enredo do filme. O começo do livro é focado em Darth Plagueis, o lorde sith que viria a se tornar o mestre de Palpatine. É genial mostrar que o maior plano maligno da galaxia foi engendrado por um banqueiro. A trama política é complexa e cativante e mostra como os Sith trabalharam durante mil anos para minar a estrutura da República e pender a força para o lado negro.
comentários(0)comente



Daironne 24/03/2018

Impressões sobre a leitura de Star Wars: Darth Plagueis
Situado antes dos acontecimentos do primeiro filme, este livro acompanha Darth Plagueis em sua jornada pelo lado sombrio da Força, buscando a imortalidade e articulando o Grande Plano que culminará na Vingança dos Sith, objeto do terceiro filme. Através da escalada política e manipuladora do talentoso aprendiz de Plagueis, Darth Sidious, conhecemos o treinamento, juventude e ascensão do icônico Imperador Palpatine.

A trama é muito bem desenvolvida e esclarece magistralmente diversas "pontas soltas" dos filmes que se seguem a ela. A leitura pode não ser tão fluída devido a diversidade característica do universo Star Wars, com suas inúmeras raças, localidades e organizações, que podem confundir o leitor não previamente familiarizado.

Leitura obrigatória para fãs de Star Wars. Diferente dos filmes, aqui a trama é bem construída, bem desenvolvida. Caso não tenha tido contato com esse universo ainda, melhor começar pelos filmes.
comentários(0)comente



Thais.Pedron 24/02/2018

"Darth Plagueis" ou melhor, "Star Wars - Episódio 0"
“O futuro dos Sith não mais depende de proeza física, mas de astúcia política. Os novos Sith reinarão menos pela força bruta que pela instilação do medo.” - Darth Plagueis

Quando terminei de ler Darth Plagueis, o primeiro livro do universo expandido de Star Wars com o qual tive contato, a primeira coisa que fiz foi me perguntar onde estava James Luceno quando George Lucas escreveu o roteiro de Star Wars – A Ameaça Fantasma. Apesar de Luceno ser escritor, e não roteirista, acredito que sua capacidade de amarrar estórias seria tão ou mais útil para o filme que a inventividade visual de Lucas. Quem sabe, talvez tivéssemos um resultado bem mais satisfatório para os fãs em todos os episódios da trilogia nova.

É claro que o trabalho aqui foi de amarrar as pontas soltas de uma outra obra já concluída (o que basicamente constitui o grande problema que todas as mídias do universo expandido tem que resolver). Mas considerando a quantidade e a gravidade dessas lacunas, não imagino que tenha sido uma missão fácil. Em princípio, por lidar diretamente com as conjunturas política, econômica e social dessa galáxia tão, tão distante – e igualmente tão, tão caótica. Em segundo lugar, por ter como protagonista uma figura não explorada em nenhuma outra mídia do universo expandido e que atuou precisamente em um trecho da cronologia no qual não havia muitos outros personagens conhecidos e adorados pelos fãs que acompanharam somente as obras principais da saga.

James Luceno, contudo, o faz brilhantemente, unindo precisão técnica a uma narrativa que prende o leitor do início ao fim. A presença de Palpatine aqui garante a conexão que precisamos com algum personagem mais familiar e, a despeito de seu título, grande parte do livro é sobre ele. Tendo isso em vista, Darth Plagueis nos soa como um personagem extremamente cativante e o único candidato apropriado a ser mestre do lorde Sith mais perigoso de toda a história de Star Wars – e não, não estou falando de Darth Vader. Inteligente e dotado de um raciocínio analítico e inescrupuloso, percebemos aqui que ele é o verdadeiro arquiteto da vingança dos Sith.

Sidious é, como o próprio Plagueis o descreve, “a lâmina que fincaremos no coração do Senado, da República e da Ordem Jedi [...]”, como é mostrado na saga canônica. O que os filmes na verdade não mostram é quem foi responsável por empunhar essa lâmina. Sendo assim, o livro não só nos convence de sua resposta, como traz luz a muitas questões que interessam aos fãs, não só por serem relevantes no entendimento de toda a saga, mas principalmente por terem sido pouco ou não exploradas nos filmes. As diferenças (e semelhanças) na visão entre Sith e Jedis sobre a ordem das coisas e o uso da Força; o papel dos midi-chlorians em seus usuários; a relação mestre-aprendiz na doutrina Sith; e a dinâmica política da República Galáctica pré-colapso são algumas das mais interessantes.

Tudo isso envolto em uma narrativa enérgica, onde acompanhamos a jornada de um personagem visionário que foi: a) cientista, b) empresário e c) o maior estrategista do universo de Star Wars – depois do almirante Thraw, claro – cujo o único erro fatal foi, assim como descreve seu aprendiz Palpatine, ter sido “alguém que podia enxergar além das vidas e mortes de todos os seres, exceto das dele mesmo”.

Entretanto, apesar da boa estória, preciso alertar que, a não ser que você tenha a paciência de pesquisar algumas dezenas de espécies alienígenas que aparecem ao longo da narrativa, não recomendo Darth Plagueis como uma obra de entrada para o universo expandido. O livro não dá muitas descrições físicas sobre os personagens secundários – e se eu tivesse que apontar alguma “falha”, seria essa -, dificultando imaginar as cenas visualmente quando não sabemos se seus atores tem chifres, antenas, asas ou nenhuma das opções anteriores. Contudo, acredito que assistir à serie Clone Wars e/ou ler a trilogia Thraw seja mais do que suficiente.

Recomendo a todos que puderem, ler o livro e em seguida assistir novamente aos Episódios I, II e III. Garanto que os filmes parecerão bem melhores – ou menos piores – do que pareceriam sem a leitura prévia de Darth Plagueis. Aliás, arrisco dizer que este deveria ser o ponto de partida do Episódio I. Não sei se George Lucas o faria, caso pudesse voltar no tempo. Mas se a Disney fizesse um esforcinho para, pelo menos, colocar este livro como parte do cânone, eu já ficaria satisfeita.
comentários(0)comente



Roberto.Proença 20/01/2018

Legends 1
Além de todo universo Star Wars com seus mundos, seres e nomenclaturas diferenciadas, este selo Legends traz Política, Manipulação, Discipulado e Traição como seus principais ingredientes. Que a força (do Bem) esteja com você !
comentários(0)comente



Luiz Eduardo 21/05/2017

Conhecendo o lado sombrio
O livro esclarece pontos que não foram bem explicados nos filmes sobre o mestre de Darth Sidious. No decorrer da história acabamos acompanhando o crescimento do Palpatine. Percebemos que os dois lados da força possuem contradições. Está dicotomia é bem instigante!
comentários(0)comente



Joao.Felipe 23/03/2017

Livro para fãs!
Esse é um livro direcionado para pessoas que pelo menos tenham assistido os filmes de Star Wars.

O livro traz um excelente Darth Plagueis, mostrando de fato, que ele foi de certa forma o sith com maior conexão com a força, o livro mostra todo sua trajetória, desde seu mestre a seu aprendiz.

Por fim o livro explica de fato quem é Palpatine, como ele se tornou Darth Sidious, e como conseguiu se tornar o chanceler da República .

É importante salientar que o livro não tem mt ação, 80 porcento do livro é sobre a manipulação política dos sith sobre membros do senado galáctico e organizações criminosas de grande influência na galáxia.
comentários(0)comente



Careca 01/02/2017

Sensacional
Muito bom envolve políticas e tramas de ambos os personagens,história minuciosa para dar segmento as sagas
comentários(0)comente



Galahad 21/01/2017

Manipulação
Muito bem construída, emocionante, empolgante e bem direta.
Interessante demais mostrar o lado mais humano de Palpatine, suas maquinações e sua acessão ao poder. Logico tudo isso também com uma grande ajuda do Hego.
A junção com de cada detalhes ao Prólogo e todos os acontecimentos que viriam nos outros Episódios futuros e emocionante demais. Ambos muito inteligentes e manipuladores De fato A Vingança dos Siths vinha sendo construída a muitos anos...
comentários(0)comente



Gilson 19/12/2016

Fundamental para entender a Força
A série Legends, que abrange os diversos livros do Universo Expandido de StarWars têm diversos altos e baixos. Enquanto alguns livros são dispensáveis, outros como a trilogia trilogia Thrawn e Darth Plagueis são absolutamente indispensáveis para o fã da saga.

Em Darth Plagueis o modus operandi dos Sith é detalhado, mostrando como apenas dois seres foram capazes de causar uma grande mudança na força. O livro é extremamente vinculado aos acontecimentos do Episódio I e II, e explica diversos detalhes que podem passar despercebidos, entre eles a incapacidade do Mestre Yoda de ver os caminhos da força à partir de um certo momento (e portanto ser incapaz de agir a tempo para evitar a Vingança dos Siths), as origens do exército de clones, e a maneira que a influencia política colocou as pessoas certas nos lugares desejados pelos Sith(o livro inclusive lembra um pouco a situação política nacional neste aspecto).

Uma leitura indispensável para o fã de StarWars. Que a força esteja com vocês !
comentários(0)comente



Thales 01/10/2016

Otimo
Para quem quer entender mais a fundo a história central de star wars este livro é essencial, conta o princípio da história de darth sidius, ou senador palpatine. A história dele e seu mestre, darth plagueis ou Hego Damask, que acabou sendo o responsável pelo nascimento de Anakin Skywalker...
comentários(0)comente



Ígor Ferneda 19/09/2016

Um livro Obrigatório para todo fã de Star Wars!
“O verdadeiro poder não precisa mostrar garras nem presas, nem se anunciar com rosnados e latidos guturais. Pode subverter com algemas de seda, carisma proposital e astúcia política.”

É uma tarefa realmente difícil escolher uma frase de um livro que nos apresenta uma infinidade de passagens tão poderosas e fascinantes. Mas talvez a palavra seja Relevante. É isso que esse livro é, para mim, dentro do universo de Star Wars: Relevante. Ao contrário de muitos outros que entregam histórias “apenas” divertidas - e às vezes muito boas - mas que não têm muito a acrescentar à franquia, “Darth Plagueis” entrega tudo isso e vai além: é uma história excepcional, com uma narrativa que chega a ser assustadora de tão impecável e bem construída, e envolvente do início ao fim.

O livro tem como pilar principal a Política, mas também expressa muitas outras coisas nas entrelinhas. Conceitos como cobiça, poder, ambição, ganância, obsessão, inveja e ódio estão muito presentes. Não há espaço para palavras como amor ou compaixão, e é isso o que se espera de um livro focado nos Sith.

Apesar do foco em Darth Plagueis, o mais interessante no livro é acompanhar a trajetória de Palpatine: aprendendo sobre as artes Sith e seus segredos; percorrendo o caminho sem volta do lado sombrio; e principalmente, subindo os degraus da política galáctica até se tornar o supremo chanceler da República. Tornando-se cada vez mais poderoso, tanto no lado sombrio da Força quanto na política, vemos que Palpatine foi a escolha perfeita para exercer seu papel no Grande Plano de Plagueis que culminará na Vingança dos Sith, e também o quanto o mentor foi importante em sua formação e em suas ações, que mudarão a galáxia para sempre. Sem Darth Plagueis, a galáxia jamais teria conhecido um Imperador.

Na terceira parte do livro, a história vai aos poucos se amarrando com eventos que ocorrem ou são citados na Trilogia Prequel, e vemos algumas pontas soltas sendo amarradas de forma bem interessante: como a questão do exército de clones ligado ao Jedi Zaifo-Vias, a aparição de Padmé e sua ascensão ao trono de Naboo e o rompimento de Dookan com a Ordem Jedi - além de acompanhar o que acontece por trás dos panos desses mesmo eventos.

Para quem aprecia boas histórias, esse livro é altamente recomendado.
Para quem é fã de Star Wars, esse livro é obrigatório.

“Que corpo celeste é mais luminoso do que uma singularidade, escondendo-se em plenas vistas, mas mais poderoso do que todos?"
comentários(0)comente



phendragon 09/09/2016

O MAL ESPREITA NAS SOMBRAS
Esta é mais uma história do universo LEGENDS, portanto, pode ou não fazer parte das histórias oficiais de Star Wars.

Ler a história de Darth Plagueis é ver toda a trajetória deste, que é o SITH que mudou a história do universo de Star Wars. Antes dele, como o próprio livro descreve, todos os Siths pensavam em dominar a galaxia e destruir a Ordem Jedi, através apenas da violência. Plagueis decidiu que, fazer as manobras políticas, por "baixo do pano", seria a melhor forma de tomar o poder.

Ao longo do caminho, ele encontra aquele que virá a ser o instrumento de todo o mal do universo Darth Sidius, mais conhecido com Senador Palpatine, que viria a ser conhecido como IMPERADOR. Realmente, foi muito surpreendente ler esse livro e ver essa história. Além desse ponto, explica a chegada de Darth Maul e a chegada de Darth Vader.

Outra coisa interessante deste livro é como Jedis e Siths são dois lados da mesma moeda. Explica que os Jedi são como "padres" que utilizam a Força, seguindo como quem segue o destino, sem alterar. Os Siths são descritos como "bruxos" que utilizam a Força, realmente para alcançar seus objetivos pessoais. Ler sobre isso é entender realmente como funciona o lado negro da Força.

Para os fãs de Star Wars, este livro é algo primordial para entender o lado escuro da Força. Para quem não conhece nada de Star Wars, conhecer o lado negro, é ver todas as histórias de um ponto de vista totalmente novo, pelo lado do mal. A arte da capa é linda e mais uma vez, a editora Aleph merece parabéns pela obra. Recomendo mesmo a leitura!!

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2016/07/star-wars-darth-plagueis-james-luceno.html
comentários(0)comente



Bruno1205 27/08/2016

Questão política
O livro tem dois lados: um contando as artes sith em que leva o leitor a explorar mais o lado negro da força junto de Darth Plagueis e seu aprendiz Palpatine. E o outro é mostrar a influencia politica no respectivo periodo de tempo, e me fez entender um pouco o por que o Episodio 1 - a ameaça fantasma gira tanto em torno das questões políticas. Excelente livro. Abre mais espaço para entender coisas que acontecem no SW EP 1.
comentários(0)comente



Marcos Pinto 06/07/2016

Darth Plagueis, o sábio, foi um Lord Sith poderoso e que ansiava de maneira demasiada pelo poder. Não um poder qualquer, apenas político, mas um poder supremo: ele queria controlar a vida e a morte. Para isso, ele precisava se tornar forte no lado sombrio, tornando-se, se possível, o maior Sith que já existiu.

Contudo, é claro, o poder mundano, político e social, não foi esquecido. Plagueis era também brilhante em manipular massas, fazer leituras de movimentos na política, o que o faz crescer em importância também no cenário das grandes decisões galácticas. Prova disso que tomou para si como aprendiz Darth Sidious, o Palpatine, futuro imperador. A sabedoria de Plagueis era fantástica; o poder também. Porém, seria isso o suficiente para o livrar dos finais trágicos que são guardados para quem se encaminha pelo lado sombrio da Força?

Partindo dessa premissa, James Luceno cria uma obra profunda, densa, repleta de referências e muito bem escrita. O olhar atento do autor, que eu já conhecia da obra Tarkin, fica ainda mais nítido nessa obra. As descrições são longas e detalhistas, pegando cada nuance dos ambientes e dos personagens; o aspecto psicológico é muito bem explorado, mostrando a força da escrita de James. Ademais, o autor mostra profundo domínio sobre a mitologia de Star Wars e prova que sabe desbravá-la como poucos.

“Uma nave espacial parcialmente esmagada, mas cara e boa para recuperar. O corpo decomposto de um Bith viajante. Os resquícios de uma explosão... A cena contava um acidente infeliz numa galáxia cheia de acidentes” (p. 37).

Além disso, o autor também merece destaque pelo profundo trabalho que teve ao reconstruir o multifacetado e complexo sistema político galáctico, fazendo com que os fatos aqui ocorridos se encaixassem com o que acontece nos filmes – mesmo a obra fazendo parte do universo Legends. Aliás, esse lado político é um dos elementos que mais valoriza a obra, visto que é trabalhado de maneira única pelo autor.

Claro que esse aprofundamento feito por Luceno, tanto no lado psicológico dos personagens quanto no lado político, causa um efeito que pode desanimar alguns leitores: o desenrolar lento. Para aproveitar bem o universo e todos os seus detalhes, James não se preocupa em criar uma trama ágil e de ação da primeira à última página. O mais importante para o autor é ser profundo e realista – o quanto se é possível ser dentro de um universo como Star Wars –, seja nos momentos em que nada parece acontecer, seja nos momentos de adrenalina pura.

Um detalhe interessante é que, devido a todo o aprofundamento que o autor faz, a qualidade da obra pode se tornar o maior defeito. Darth Plagueis, por sua complexidade e boa construção, torna-se uma obra irresistível para os fãs. Contudo, por outro lado, dificilmente conseguirá prender quem está iniciando nesse universo e anseia apenas por grandes aventuras. Para conseguir absorver tudo que o livro passa é necessário ter paciência e, inclusive, ao menos um pouco de conhecimento prévio sobre o universo canônico e expandido de Star Wars.

“Os Muuns acreditavam em fórmulas e cálculos com tanto afico quanto os Bith, mas Plagueis não era um fatalista. Convencido de que as brilhantes equações de Tenebrous não levavam em conta um favor importante, ele argumentava que eventos futuros – fossem preditos por máquinas ou por visões – eram em geral nebulosos e incertos. Mais importante, fora criado para acreditar na eliminação de competidores, e via os Jedi como tal. A Ordem não representava apenas uma corporação rival que poderia ser secretamente adquirida; tinha de ser minada, derrubada, desmantelada. Desenraizada” (p. 100).

Além do excelente enredo, o livro também ganha quem lê pela sua qualidade na parte física. A capa é muito bonita e representa dois dos Sith mais poderosos. A diagramação, como já é padrão da Aleph, está perfeita; os fãs de Star Wars irão se deleitar. A tradução e revisão também estão ótimas, ajudando para que a leitura seja ainda melhor.

Em suma, Darth Plagueis é uma obra rica, profunda e muito bem escrita. Ela possui todos os elementos para agradar aos que gostam do universo Star Wars. Se você é fã desse grande universo, pode mergulhar de cabeça que a boa leitura é garantida.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/07/resenha-darth-plagueis.html
comentários(0)comente



47 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR