Star Wars: Darth Plagueis

1 | 2 | 3 | 4

Fernanda 28/05/2016

Star Wars: Darth Plagueis
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/05/resenha-star-wars-darth-plagueis-james.html

Igor Ferraz 07/05/2016

“Já ouviu falar na tragédia de Darth Plagueis, o Sábio?"
Foi com essas palavras que Palpatine instigou Anakin e todos os fãs de Star Wars no mundo a se perguntarem quem, de fato, foi Darth Plagueis. O livro a ser analisado nessa resenha teve com finalidade responder a essa eminente questão.
É importante ressaltar, no entanto, que a estória do livro permeia um business empresarial e político bem característico da época dos prelúdios. O Clã bancário, as Empresas Damask e a Federação de Comércio são personagens importantíssimos à trama explorada. Desse modo, aqueles que tiveram problemas com a politicagem dos Episódios 1 a 3, talvez não gostem da obra.
Dito isso, vamos nos ater especificamente ao conteúdo do livro. Ele é dividido em 3 atos bem distintos. O primeiro tem desenvolvimento lento, pois trata mais da situação politica da galáxia e do estado de seus personagens nesse contexto. No segundo, a estória passa a ser conduzida pelos olhos de outro personagem, Sheev Palpatine, que, apesar do título da obra, é o verdadeiro protagonista. A introdução do futuro imperador da galáxia torna a trama muito mais interessante. Ver as similaridades entre o jovem Palpatine e o Anakin dos filmes é impagável para os leitores mais atentos. O terceiro ato separa as duas esferas, com Palpatine atuando no campo politíco e Plagueis no campo místico. O final, mesmo de conhecimento prévio do leitor, empolga pelo modo como é desenvolvido.
O livro tem escrita pesada, já característica do autor. O livro Tarkin, lançado pela mesma Aleph no mês de Agosto de 2015, também foi escrito por James Luceno e detém o mesmo estilo de narrativa, que envolve descrições complexas de ambientes e personagens. O autor demonstra todo seu conhecimento do universo expandido de Star Wars, esbanjando, durante a narrativa, citações e referências a outros materiais da linha agora conhecida como Legends. Para os fãs desse universo, tais citações são um deleite.
É na esfera mística que o livro consegue deter mais a atenção do leitor. Nela, são apresentados conceitos que ampliam de forma coerente os revelados nos filmes. Descrições da relação dos Sith com o lado sombrio são expostas como nunca antes. Também é interessantíssimo ver como ocorre treinamento Sith, pois os filmes só exploram os Jedi nesse aspecto. Até os midi-chlorians se tornam mais tragáveis, diante da nova interpretação dado por James Luceno a eles.
Na esfera política, o livro concede todo o background que levará o contexto da galáxia ao letreiro da Ameaça Fantasma. A leitura atua ora como prelúdio e ora como companion (desenrolar concomitante) a esse filme, o engrandecendo de todas as formas.
Os personagens são complexos e bem desenvolvidos. Palpatine é humanizado sem perder a esfera maligna que o permeia. Já Plagueis é um Lorde Sith como nenhum outro. Ousaria o descrever como uma mistura entre Darth Bane e Prince Xizor.
A edição da Aleph, mais uma vez, é caprichada, dotando de uma arte linda como capa. Foi excepcional, também, o acréscimo, como extra em relação ao material original, de uma entrevista com o autor realizada na época do lançamento do livro nos Estados Unidos. Por ela são esclarecidos elementos importantes do desenvolvimento da obra, como as participações de George Lucas e Dave Filoni (The Clone Wars e Rebels).
Por fim, recomendo o livro a todos que querem complementar sua experiência com os episódios prólogos. Após lê-lo, é impossível não gostar mais dos filmes.

site: https://www.facebook.com/swstoryteller/posts/1822972954597295:0
Igor Ferraz 07/05/2016minha estante
Quem puder dar uma curtida no link da page no face, eu agradeço! :D

1 | 2 | 3 | 4