Vocação Para o Mal

Vocação Para o Mal Robert Galbraith

Resenhas - Vocação Para o Mal

Alexsandro Rosa 20/06/2022

Mais um livro muito bom de Robert Galbraith.
Nota: ????? 4/5

Vocação para o Mal é o terceiro livro de Robert Galbraith (J.K. Rowling), e o terceiro da série de livros com Cormoran Strike.

Apesar de não ser uma continuação direta, é muito bacana ver o desdobramento do prólogo de o Bicho da Seda, logo no início de Vocação para o Mal. Que pode instigar os leitores que ainda não leram os outros dois títulos a conhecer as histórias anteriores.

Nessa história Robin recebe uma encomenda no escritório de Strike, e ao abrir o pacote, dentro dele existe uma perna humana que foi cortada de alguém. Cormoran avisa as autoridades, e vendo que a polícia não quer sua ajuda e que não está disposta a investigar os possíveis suspeitos. Acaba fazendo uma investigação paralela, escondido da polícia, afim de descobrir quem enviou a encomenda a seu escritório.

Aqui vemos uma ótima evolução da história e escrita. Um ponto positivo, pelo menos para mim, é que os capítulos estão menores nesse livro. O que torna a leitura mais dinâmica e menos cansativa.

Aqui também vemos capítulos sob a visão do assassino. E acabamos entendendo um pouco do porque, do seu ódio para Strike.

Nesse livro, como vem se tornando de praxe, descobrimos uma interessante citação a uma doença, onde pessoas sentem vontade de amputar membros do corpo e tornar-se deficientes físicos.

Nesse livro, Robin tem um papel muito mais importante e ativo na agência. Ajudando Cormoran em muitos casos de vigia. E também continua com muitos problemas em seu relacionamento com seu noivo.

O ponto que não gostei muito, foi que o final pareceu ser muito corrido. Mas não deixou de ser surpreendente.

Concluindo, é um ótimo suspense. E para mim, foi o melhor livro dos três já lançados.
Merece quatro estrelas de cinco.
Nota: ????? 4/5

Lorenna 08/06/2022

Essa leitura foi um baita refresco para mim. Eu diria que a série inteira é de um policial bem "raíz" e tem todos os elementos que eu gosto; investigação paralela a vida pessoal das pessoas envolvidas, um bom drama e a faísca de um romance.

Quando a narrativa chega ali para o meio e não tem para onde correr o que acaba deixando tudo um pouco parado, como se estivesse somente dando um tempo para chegar a grande revelação.

E o fato de enfim sabermos o que aconteceu no passado da Robin não me agradou nem um pouco, achei pedante demais, mas preferi ignorar essa parte.

O romance está sendo construído aos poucos e eu adoro de termos um personagem para odiar no meio disso: Mathew! Robin e Strike são perfeitos como detetives e eu adoro os diálogos dos dois, é um relacionamento que tenta se restringir a trabalho mas sempre tem algo levando os dois para outros caminhos.

Pessoalmente acho que a série deveria ter maior reconhecimento e indico a leitura para quem ama policial.

jessberaldo 04/04/2022

Em meio ameaças e investigações, os conflitos pessoais de Cormoram e Robin trazem mais desenvolvimento para a dupla, tanto individuais quanto na parceria entre eles.
Tive pouco de dificuldade pois achei algumas partes arrastadas mas a descrição minuciosa faz parecer que você está andando pelas ruas de Londres.

Jéssica 03/04/2022

Bom, mas...
O terceiro livro da série do detetive Cormoram Strike traz ele e sua parceira perseguindo um serial killer e correndo contra o tempo para descobrirem quem é o verdadeiro culpado antes que mais pessoas acabem mortas. O livro foi bom, mas achei bastante enrolado e quando chegou nos momentos finais foi muito corrido, embora a resolução do culpado tenha sido bem amarrada.

Ana_belotto 03/04/2022

3 é o número da sorte
Eu diria que este foi o melhor dos 3 até agora, nos dando 3 opções de assassinos no qual é impossível saber quem realmente cometeu os crimes, mesmo a gente tendo algumas partes da história sendo contada de seu ponto de vista. Livro genial.

evelyn 28/03/2022

Definitivamente o melhor entre os 3 livros da sequência! A escrita é muito cativante e toda a história é impecável. Robin e Strike formam uma dupla muito interessante e são incrivelmente inteligentes juntos. Eu adorei que a minha querida Ellacott teve uma participação maior na investigação desse caso e pôde mostrar o que é capaz de fazer quando se dá uma verdadeira oportunidade. Me impressionei bastante com os finais dos outros dois livros e a tamanha inteligência de Strike em resolver todos os casos, mas sem sombra de dúvidas essa terceira sequência se tornou uma referência quando o assunto for livros de investigação. Estou muito ansiosa para ler os próximos livros!

Sousa 27/03/2022

Bom,podia ser melhor
Como o terceiro livro da série comoram strike ,o livro vocação para o mal foi menos surpreendente do que eu imaginava,acho que a narrativa foi bem arrastada e teve muita demora para saber quem era o assassino,mas sem aquela emoção que uma pessoa espera de um livro de investigação. Teve partes boas sim ,como o relacionamento deles. É isso,vou dar 4 estrela pois poderia ter sido melhor.

Jess 09/03/2022

Um dos mais angustiantes da série. Clima de tensão do começo ao fim, fica aquela sensação de que a qualquer momento vai dar ruim. Maravilhoso.

Wolsey 20/02/2022

O melhor da série, até agora.
Muuuuito bom! Trama excelente, plot twists vertiginosos e um clímax sensacional no fim do livro. No final tem-se a mesma sensação de estar num carro a 180 por hora e a estrada acabar de repente em um abismo.
Por sorte tem o quarto livro que deve (imagino) engatar direto no clímax deste livro.
A trama se resolve, no melhor estilo Agatha Christie (peças e detalhes que ninguém notou ao longo das descrições), mas o clímax do final diz respeito aos personagens.
Eu recomendo que os livros sejam lidos na ordem, porque aparecem, seguidamente, referências a acontecimentos dos livros anteriores bem como há, em cada livro, no mínimo uma revelação nova sobre os protagonistas, e também o ingresso de novos personagens (que, ao que parece, vão passar a fazer parte dos demais livros).
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Wolsey 20/02/2022minha estante
Oi, Rafael. Tudo bem. Que legal! Assim que der vou conferir teu livro, com certeza.

Rafael Kerr 20/02/2022minha estante
Obrigado!

Liza 13/03/2022minha estante
eu tô rindo tanto que só descobri agora que é o terceiro livro. Li avulso. Amiga, você acha que isso atrapalha muito? confesso que li a um bom tempo e só me recordo que havia gostado muito, porém agora recomendei ao meu namorado e não sei se compro os outros (que eu já tinha um interesse mas acreditava que era só uma sequencia com outros casos, nada interligado a esse do terceiro, ou me precipitei e é necessário ler os outros dois?) quero que ele tenha uma boa experiência.

Wolsey 22/03/2022minha estante
Oi, só vi agora seu comentário, desculpe. Não acho que atrapalha, não. Mas a experiência de ler na sequência é mais interessante na minha opinião. Tem questionamentos nos primeiros livros que só vão ser revelados a partir do terceiro. Eu recomendo ler o quarto e o quinto, tb. São excelentes

Liza 02/05/2022minha estante
Tranquilo! Bom, sendo assim, agradeço. Muito obrigada! Vou providenciar dar uma chance aos outros também kkkkkkkkkkkk

Fernanda.Ceccon 13/02/2022

A cada livro o autor (a) se supera, esse na minha opinião é o melhor dos 3. Muito bem amarrado, chegando a uma conclusão lógica no final.

Andressa Miranda (@pensandoalto19 ) 09/02/2022

O terceiro livro da série do Cormoran Strike. O famoso detetive e sua assistente Robin, que passou a ser um pouco mais do que isso, vão enfrentar um caso diferente dos outros dois que tornou Strike tão famoso.
Uma perna feminina foi entregue a Robin no trabalho e logo eles entendem que o entregador daquele presente conhece Strike e quer se vingar dele.
Robin se torna um alvo, Strike começa a se preocupar não só em achar o culpado, mas com ela também e em meio a investigação dos dois, pela primeira vez vamos ver um clima começando a surgir entre esses dois.
Essa com certeza é uma história mais nojenta, com direito a membros humanos sendo arrancados, mas é viciante demais. Eu fiquei muito tempo desconfiando do suspeito errado e amei quando tudo foi revelado.
Só fiquei indignada com o final, não do caso, mas da vida pessoal desses dois detetives, que se entrelaçou e eu fiquei super esperando que o Strike interrompesse o que estava acontecendo.
Agora preciso ler o próximo pra saber se ele fez isso ou não e ver esses dois resolvendo mais um caso ( não tão pessoal dessa vez eu espero).

Vivian.Souza 07/02/2022

O melhor até agora...
O terceiro livro da história do Cormoran Strike traz uma diferença notória.
Por ser algo que está para acontecer e não que já aconteceu, o desenvolvimento do culpado é diferente se comparado ao O Chamado do Cuco e O Bicho da Seda, isso porque, ao decorrer do livro, é mostrado as atitudes do assassino, pouco a pouco, além de suas intenções. Com isso, livro acaba prendendo bastante.

Melina 05/02/2022

O livro é bom, e o final surpreendente. Porém achei que a autora (o livro, pra quem não sabe, é da jk Rowling) enrolou muito pra chegar nos fatos que levaram a esse final. Eu adoro que ela aprofunda na vida dos personagens, e amei ter o ponto de vista do assassino também, mas tiveram momentos em que nada aconteceu, o que deixou a leitura bem lenta...