Código de um cavaleiro

Resenhas - Código de um cavaleiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruno236 21/01/2024

Lições de vida inspiradoras
O livro é simples e fluido, tanto q pode ser lido inteiramente em uma tarde, assim como é cativante e inspirador, pois conta com mensagens e lições de vida transmitidas através de uma longa carta escrita por um cavaleiro, que talvez tenha realmente existido a séculos atrás, para deixar como ensinamentos para seus filhos, os quais teriam de viver sem a presença do pai para lhes ensinar pessoalmente.
Através de textos curtos é possível aprender bastante sobre a forma como reagimos ou deveríamos reagir aos acontecimentos e dificuldades que nos aparecem ao longo da vida, assim como sobre o modo como devemos nos portar e as virtudes que devemos cultivar, assim como a humildade, o orgulho moderado e o companheirismo.
blue literário 21/01/2024minha estante
achei muito inspirador! até eu que não gosto desse gênero estou inclinada a ler. parabéns! ?

Isa_ 24/02/2023

Por que ler "Código De Um Cavaleiro"?
Uma leitura rápida, fácil e agradável. Se levei muito tempo para ler não foram mais do que duas horas, que me pareceram mais com dez minutos. Uma leitura tão deliciosa que te prende do início ao fim, quando menos esperar, já vai ter terminado.
Conta a história de um cavaleiro que escreve uma carta aos seus filhos, quando teme não retornar da batalha. Deixando registros de tudo o que aprendeu com seu avô (ensinamentos das antigas filosofias e lindas reflexões).
Escrita simples e intimista, sinto como se eu fosse um dos filhos lendo essa carta.
O final do livro impressiona ainda mais com "A balada do cervo rubro com chifre de 44 pontas". Uma obra incrível!
Ly 24/02/2023minha estante
que resenha deliciosa!!! com certeza lerei o livro depois dessa amostra!

Hiamara.Hespanhol 30/08/2022

Que livro senhores!!
Uma leitura curta e simples, mas carregada de muitos valores e ensinamentos.

Trata-se de um pai temendo não retornar da guerra, escreve uma carta aos filhos contendo as regras/códigos que aprendera com seu avô desde a infância. Uma forma de instruí-los com ensinamentos, histórias e valores que irão guiá-los durante sua jornada chamada vida.

São valores, princípios para com nós mesmos e para com os outros e assim saber lidar com a vida com mais sabedoria, ajudando ao próximo, evitando julgamentos e sabendo lidar com os dilemas que perturbam a mente diariamente.

Super recomendo, assim como para presentear alguém. Virou meu livro de cabeceira, pelo menos até que eu encontre um outro livro que o supere!!?
Felipe 31/08/2022minha estante
Simples e profundo, pra ler várias vezes!

Téfi 16/04/2021

Incrível
Esse livro com certeza levarei sempre comigo, assim como seus ensinamentos, as palavras e frases sábias é de admirar qualquer um, uma leitura leve e fácil de se terminar em um dia.
Um livro que conta sobre a carta deixada por um cavaleiro que temia não voltar vivo de uma de suas missões, deixa então, uma carta a seus filhos contando sobre sua história e passando-lhes ensinamentos sábios e profundos querendo transformá-los em pessoas boas, que possa guia-los pela jornada que terão que enfrentar sozinhos: a vida.
Código de um cavaleiro é um livro cativante e magnífico.
Indico super.

IG: @luastarzx
Cleiton 25/01/2023minha estante
Um livro belíssimo, um livro para ser degustado como um vinho de alta qualidade. Ótimo!

Clara 12/05/2022

Horrível
Nem vale a pena.
Um pai começa a escrever ensinamentos para seus filhos em forma de provérbios.
Mesmo assim é algo confuso e não vale a pena.
Lucas 03/06/2022minha estante
Perdão, confuso? Não tem como esse livro ser mais claro. É até patético de tão simples. Acredito que deva começar por livros mais basicos e seguir com outros medianos e avançados para, de fato, seguir adiante com fluidez nas leituras. Não é nobre você se utilzar da sua falta de compreensão para avaliar um livro.

Karol651 23/04/2024

Me fez verter lágrimas
Sabe aquele livro tocante que pega no seu coração? Este é um bom exemplo. Não sei descrever cartas de um pai cavaleiro buscando escrever para os filhos lições para toda vida porque sabe que pode não sobreviver a batalha do dia seguinte como menos que emocionante. Senti os olhos marejarem diversas vezes. Contém lições de extremo valor para damas e cavaleiros. De perdão a amor.

Nilton 24/10/2016

Para se ter na cabeceira
Este livro é um apanhado muito bem feito de histórias antigas que nos ensinam sobre sabedoria e a arte de bem viver. Gostoso e fácil de ler, serve como um guia para se ler todas as noites antes de dormir.

John 29/10/2016

A BALADA DO CERVO RUBRO
"'O caminho árduo por vezes é o certo.
Se pode ser feliz com sofrimento por perto?
Na estrada mais reta não se pode dobrar.
A paz nap existe sem a todos contemplar. '

Indy 12/05/2017

“Orgulho – Jamais finja que não é um cavaleiro ou tente diminuir-se porque julga que isso fará os outros sentirem-se melhor. Mostramos maior respeito aos outros ao lhes apresentar o melhor de nós mesmos. ”
Eu não tenho muitas palavras sobre esse livro. Porquê? Porque eu não conseguiria descrever o que cada capítulo me ensinou e me fez refletir e valorizar sobre diversos assuntos. Ao terminar, tive uma imensa vontade de comprar uma caixa fechada desse livro e dar para todos os meus amigos e familiares, pois embora tenha base para uma linha de história essa obra trás em cada capitulo um ensinamento sobre a vida.
A história é passada na época medieval, onde o cavaleiro chamado Thomas decide transmitir, através de cartas, todos os códigos de conduta, moral, e ética que recebeu ao longo de sua carreira e vida para seus filhos, com o objetivo de deixar esses ensinamentos por temer não retornar para casa devido à batalha que estava enfrentando, então começa a por no papel toda sua história.
O legal é que essas cartas foram encontradas no porão da fazenda da família do escritor. Claro, que foi necessário escrever algumas partes para complementar e traduzir os escritos. Mas sem dúvida é uma obra maravilhosa escrita por Ethan Hawke.
“Humildade – Jamais declare que você é um cavaleiro, simplesmente comporte-se como um. Você não é melhor do que ninguém, e ninguém é melhor do que você.”
No inicio de cada capitulo podemos contemplar diversos desenhos de aves – que estavam nos escritos originais – juntamente com uma frase ou parágrafo reflexivo, trazendo ao leitor um momento para parar e pensar sobre suas ações e pensamentos.
Como disse lá em cima não consigo por em palavras todos os sentimentos e sensações que tive ao ler, porém posso informa-los meus caros leitores, que vocês não irão se arrepender de ter um exemplar dessa obra em sua prateleira. Entre outros temas, ele fala sobre perdão, amizade, disciplina, cooperação, justiça, solidão, dedicação, e é através da vivência e cenas que vão ocorrendo na vida de Thomas que ele nos mostra cada título do capitulo, onde seu avô vai lhe treinando e mostrando como é ser um cavaleiro.
“Virtude – virtude é a habilidade de aceitar mudança. Seja receptível e maleável; aquele que é inflexível, quebra-se.”

site: http://blogumlivroporfavor.blogspot.com.br/search/label/C%C3%B3digo%20de%20um%20cavaleiro

(@jr__barboza) 15/10/2019

88.Código de Um Cavaleiro - Ethan Hawke (2015)
Livro em formato de carta com os princípios aprendidos pelo Cavalheiro Thomas, muitas lições valiosas principalmente porque o Avô de Thomas era um veterano da Batalha de Azincourt, entretanto sinto que o texto foi recheado com um pouso de ficção, mas de qualquer forma um ótimo livro.

Rafael.Montoito 25/05/2020

Um "pequeno príncipe" inglês
Receando não voltar vivo da batalha do dia seguinte, um cavaleiro passa a noite inteira escrevendo um código moral para seus quatro filhos. Em meio às recordações de sua juventude, a educação prática que teve com seu avô e o romance que viveu com a mãe das crianças, o cavaleiro escreve vinte capítulos breves sobre temas universais: paciência, silêncio, disciplina, dedicação e tantos outros; amor e morte também são assuntos sobre os quais ele discorre.
O livro foge da estrutura narrativa para se aproximar da ideia principal: um manual de virtudes para formar um bom cavaleiro. Mesmo assim, em capítulos independentes e aforismas, ele é uma boa leitura e provoca meditação. Pode, inclusive, ser utilizado para dinâmicas com jovens, quase como se fosse um "pequeno príncipe" medieval.
A edição é acompanhada de belas ilustrações da esposa de Ethan Hawke e, no texto, ele se mostra um escritor sensível e versátil. Se em "Quarta-feira de cinzas" ele tinha se mostrado hábil para a narrativa adulta, aqui o faz para os leitores mais jovens (mas não só eles, obviamente).

M. T. Mota 18/06/2020

Excelente obra!
Acompanhe-me em @teuescritorr no instagram.

É uma leitura mágica de uma história real. É simples, bem cadenciada e repleta de sabedoria.

A narrativa é, na verdade, uma carta de um cavaleiro a seus filhos, que temendo não voltar da batalha que se iniciará com a aurora, escreve para eles. Sir Hawke retrata sua juventude, suas aventuras e aprendizados do seu avô, seu guia durante o aprendizado do Código de Um Cavaleiro.
Basicamente, eu estou surpreso com o fato de esse código ser transmitido de modo tão sublime e tão simples. Engraçado como essas duas coisas deveriam parecer antagônicas. Mas o próprio livro mostra que, na realidade, não são. É através da simplicidade e do esmero, da humildade e da coragem que o verdadeiro cavaleiro, seja homem ou mulher, encontra o caminho dos seus princípios.

Deixo aqui a passagem que me fez querer ler o livro:
"Orgulho" - "Jamais finja que não é um cavaleiro ou tente diminuir-se porque julga que isso fará os outros sentirem-se melhor. Mostramos maior respeito aos outros ao lhes apresentar o melhor de nós mesmos."

Juntamente com a passagem que mais me tocou pela obviedade na simplicidade e pela explicação/respaldo com o ensinamento do orgulho que, penso, a sustenta: "Nunca é necessário fingir um sentimento."

Obrigado.

Neto.Menezes 12/12/2020

Como ensinar valores sem ser tão piegas
Ethan Hawke, ator consagrado, escreveu Código de um cavaleiro certamente para os seus filhos, como forma de passar os valores que ele julga necessário para a formação do caráter deles e então decidiu compartilhar com todos nós essa história!
As crônicas Arthurianas fascina boa parte da população e aqui, Ethan usa os cavaleiros para ensinar lições sobre amor, amizade, honestidade, gratidão...
O livro tem uma escrita fluída e você devora toda a história em um piscar de olhos! Nos tempos que vivemos, ser relembrado sobre alguns valores importantes é extremamente necessário! Indico o livro também para professores de ensino fundamental I, que queiram fugir do trivial para falar com seus alunos sobre os valores listados no livro. Embora também indique a leiura para crianças acimas dos 30 anos!
Então: 4 estrelas

Andrus ( @andrus05 ) 22/12/2020

Código de um cavaleiro
Eu esperava mais, mas não sabia que era uma história infantojuvenil. Alguns contos são bem legais e nos trazem algumas lições.

1 | 2 | 3 | 4 | 5