Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Samuel1149 24/06/2024

Wicked
Eu gostei,eu esperava um pouco mais,mas a história é interessante, teve alguns momentos no livro que foram um pouco difícil de ler eu achei um pouco arrastado kkk ,mas é um bom livro

Vivihbu 16/06/2024

Ding dong the witch is dead!
Wicked conta a história da nossa amada "Bruxa Má do Oeste"! Eu, particularmente, gosto muito da Elphaba, acho ela extremamente forte e decidida, uma personagem politicamente consciente e com muitas camadas.
O livro se inicia contando sobre o nascimento da nossa protagonista verde. A mãe de Elphaba, Melena, se mostra uma mulher frustrada e promíscua, enquanto seu pai, Frex, é um homem religioso, quase um lunático. Ambos se sentem amaldiçoados por terem uma filha verde. Melena se envolve com vários homens ao longo da história, enquanto Frex se torna cada vez mais religioso e desequilibrado.
Elphaba tem mais dois irmãos, Nessa e Casco. Nessa é a Bruxa Má do Leste, a que nossa amada Dorothy mata nos minutos iniciais do filme "O Mágico de Oz". Ah, e não podemos esquecer da bruxa boa, né? Glinda! Na minha opinião, uma chata, metida a besta e marionete. E claro, temos o próprio Mágico, um tirano que só pensa em seus próprios ganhos políticos.
O livro, sinceramente, merece menos estrelas. É enrolado, chato, cheio de personagens e locais que me deixaram perdida! Além disso, chega um momento em que se torna explícito e malicioso – e eu achando que era uma história para crianças. Foram seis meses de leitura, seis meses dolorosos e enrolados, para um final insatisfatório.
Elphaba continua sendo incrível, Glinda continua sendo chata e o Mágico ainda é um babaca. Na boa? Assistam ao musical, o livro é chatinho mesmo.

Gabys Samambaia (Sampaio) 14/06/2024

Posso dizer que quanto mais o tempo passa, mais imersa eu fico nesse universo de "Wicked", nas suas variadas versões. Comecei o livro como uma forma de compreender mais profundamente o musical, porém percebi que são obras totalmente diferentes, e de alguma forma complementares.
Esse livro é uma experiência única, costumo dizer que se tirar a fantasia desse livro, torna-se uma crítica política em diversos tópicos, e a maneira de abordagem é INCRÍVEL. Confesso que o início do livro pode ser um pouco maçante (continua bom), entretanto, após os capítulos de apresentação, a aventura começa com plot atrás de plot. Apenas leiam!!

Bia 14/06/2024

Esse livro foi muito difícil de ler, levei um mês. eu fui com muita expectativa e acabei gostando bastante, mas é cansativo, o autor se aprofunda em coisas desnecessárias.

outra coisaaa, parece que ele quis abordar coisa demais e n conseguiu sustentar.

mas é bem bom, ansiosa para o filme ?

Rafael1638 12/06/2024

Muito diferente do que imaginei que seria! Talvez eu deveria ter lido em outro momento da minha vida. O que ficou foi um sentimento de tristeza e frustração, mas tudo bem! É um livro legal.

Eric 05/06/2024

"Wicked? de Gregory Maguire é uma obra-prima da literatura moderna que merece cada uma das cinco estrelas. Com uma premissa ousada, Maguire reimagina o universo de "O Mágico de Oz" através dos olhos de Elphaba, a futura Bruxa Má do Oeste.

O livro oferece uma profunda exploração dos temas de identidade, moralidade e a natureza do mal, ao mesmo tempo em que critica as normas sociais e políticas. A narrativa é rica e complexa, com personagens tridimensionais que desafiam o maniqueísmo tradicional dos contos de fadas.

Elphaba, como protagonista, é uma figura fascinante. Sua luta contra a opressão e a busca por justiça a tornam uma personagem trágica e heroica. Maguire habilmente tece a sua história com nuances e profundidade, tornando-a uma figura que evoca empatia e reflexão.

A ambientação é igualmente impressionante. O mundo de Oz, sob a visão de Maguire, é vasto, detalhado e impregnado de realismo mágico. Ele reinventa locais icônicos e introduz novos, todos vibrantes e cheios de simbolismo.

A prosa de Maguire é elegante e evocativa, com descrições vívidas que transportam o leitor para o coração de Oz. Sua habilidade de combinar humor, tristeza e crítica social resulta em uma narrativa envolvente e provocativa.

"Wicked" não é apenas um livro; é uma experiência literária que desafia preconceitos e convida à introspecção. É uma leitura essencial para qualquer amante da fantasia, oferecendo um novo olhar sobre um clássico e levantando questões atemporais sobre a natureza humana.

Com uma história poderosa e inesquecível, "Wicked" de Gregory Maguire ganha, merecidamente, cinco estrelas e o status de favorito em qualquer estante.

Deb_ 05/06/2024

?Talvez o mal seja uma forma de arte?.
?Wicked? é uma história muito mais política do que eu poderia imaginar. O grande foco, inclusive, é essa parte governamental de toda Oz.

Não vou mentir: todos os personagens, principalmente a Elfaba, são extremamente esquisitos. Eles tem zero carisma, parecem não ter nenhuma capacidade de sentimentos ou afeto, e os diálogos são muito grosseiros também. São todos tão agradáveis e educados quanto uma parede.

APESAR DISSO, eu gostei bastante da história, muito mesmo. Achei demais entender todo o universo pré ?o Mágico de Oz?, e amei essa ?humanização? da Bruxa Má.

rubiabferreira 02/06/2024

Livro com uma leitura rica em detalhes dos personagens e do meio, além de ter um enredo muito envolvente. A história é incrivelmente boa e com questões filosóficas sobre a natureza do mal que me fizeram refletir muito. Acho que vale muito nos desprendermos da história da Dorothy e Magico de Oz que conhecemos e que acabamos criando expectativas sobre ela neste livro e se entregar mais a história da bruxa (Elphaba).

Liiz 02/06/2024

Comecei com muitas expectativas, pois estou ansiosa para ver o filme, e eu sei que são histórias um tanto diferentes, livro e musical, mas quis ter uma base para o filme. A primeira metade é muito boa, simplesmente não conseguia parar de ler, mas aí a segunda metade começou a ficar mais chata e fui desanimando. A leitura se tornou arrastada e tive que me forçar a terminar. Acredito que o filme será melhor, mas valeu a pena para ter uma base mesmo.

samuelrodrs 31/05/2024

Obra-prima! ?
"Wicked - A História Não Contada das Bruxas de Oz" é uma obra verdadeiramente cativante que me fez mergulhar em um universo fantástico que eu já conhecia, mas tive a oportunidade de conhecer ainda mais e de uma perspectiva completamente nova. Aqui, Gregory Maguire nos presenteia com uma reinterpretação brilhante e original do clássico conto de Oz, focando não na protagonista Dorothy, mas sim nas intrigantes (e maravilhosas) bruxas, Elphaba e Glinda.

A profundidade psicológica dos personagens é um dos pontos mais marcantes do livro. Elphaba, a Bruxa Malvada do Oeste, é retratada de forma complexa e humana, o que nos leva a questionar o conceito de bem e mal. Sua jornada de autodescoberta e luta por justiça é inspiradora e emocionante do começo ao fim.

Além disso, a narrativa é habilmente construída, alternando entre momentos de humor, drama e reflexão, o que me fez ficar extremamente envolvido na história. Outro ponto a se destacar é a escrita de Maguire, que é extremamente rica em detalhes que nos faz facilmente imaginar e viajar para esse mundo mágico que fez parte da infância de tanta gente.

Sou muito fã de "Wicked - O Musical", mas aqui a narrativa é mais aprofundada de uma forma que eu não pude deixar de me apaixonar ainda mais pela história. O livro nos convida a refletir sobre temas como preconceito, poder e amizade, de uma maneira mais inteligente e provocativa do que no musical. É uma leitura que nos desafia a questionar nossas próprias crenças e a enxergar além das aparências.

"Wicked" sem dúvidas é uma obra-prima da fantasia contemporânea, que encanta, emociona e provoca reflexões profundas. Recomendo este livro a todos os amantes de uma boa história e da magia da literatura. ?

Ps: Com certeza lerei os outros livros do universo de Wicked.

Rafael.Servelino 29/05/2024

Elphaba sempre vai ser a melhor personagem para mim!
Inteligente, corajosa e maravilhosa.

Livro ótimo!

PixDy 28/05/2024

Interessante
Tem altos e baixos, e eu destaco como baixos principalmente os capítulos liderados por personagens masculinos (tal qual o Boq e o Fyero - que quase me matou de tédio).
Tem muitas reflexões legais, mas no geral elas parecem mal expostas no estilo de escrita que o autor adotou.
Também temos muitos personagens que são uma junção de "ninguém liga" com "quem é esse mesmo?", enquanto os que são realmente interessantes deixam de aparecer com o tempo.
Me faz imaginar profundamente qual foi o processo de pensamento que levou desse livro ao resultado final do musical.
No geral, valeu a leitura e ainda vou estar refletindo sobre a sequencia final, mas duvido que eu leria de novo.

Karol 28/05/2024

Com muito custo consegui chegar aos 70% de leitura mas infelizmente não consigo terminar. É muito triste descobrir que um livro que deu origem a um dos musicais mais populares da última geração possa ser TÃO RUIM. Não tenho literalmente nada de bom a dizer de Wicked. A escrita é simples e fantasiosa até demais para uma história com temas tão pesados. TODOS os personagens são rasos e desnecessariamente cruéis e nojentos, sem redenção alguma. Os acontecimentos são rápidos e parecem não ter consequencias palpáveis. A única coisa que parecia promissora era a discussão sobre a política de Oz e a tirania do Mágico, que é um assunto bem mais forte no livro do que em qualquer outra adaptação, mas também é comentada por diversos personagens apenas de forma rasa e nada acontece. Uma discussão que é iniciada no começo é se as pessoas nascem más ou tem a maldade imposta à elas, e a conclusão que eu tirei a medida que lia é de que não é possível determinar algo assim, mas que definitivamente todos os moradores de Oz são pessoas desprezíveis. Inclusive a Elfaba rainha da coitadolândia.