Júlio César

Júlio César William Shakespeare

Resenhas - Júlio César

FlAvia1040 14/12/2023

O César
Ler Shakespeare no ensino fundamental e lê-lo adulto, bate diferente. Desde da primeira vez que li esse livro, o achei muito bom, e agora embora ache melhor, não penso a mesma coisa. Embora o nome seja ?Júlio César? percebo agora que não se trata sobre o personagem, mas sim oque ele representa, até porque ele não tem muitas falas ou desenvolvimento, é como se o autor percebesse que essa figura emblemática dispensa apresentações. E é sobre isso, a história é sobre a figura história e endeusada de César, o maior, que mesmo depois de morto régia os acontecimentos e decisões de seus amigos e inimigos. Poderia falar pra sempre oque esse livro me representa, mas ele já diz tudo em letras garrafais. Perfeito.

Rafa 22/11/2023

A tragédia da república romana.
Júlio César foi uma experiência única de leitura para mim porque o li em um dia enquanto assistia a segunda temporada da série Império Romano, chamada "O Senhor de Roma".

A minha visão de César sempre foi contraditória. Enquanto na literatura, e no cinema também, o enxergava como um fanfarrão; nos livros e aulas de história não era apenas um conquistador romano, era um herói.

Na peça de Shakespeare, a ausência de vínculo entre o personagem e o eu leitora me impede de impactar com o seu assassinato. Em paralelo, a riqueza narrativa do personagem na série me fez lamentar profundamente. Acredito que tenha sido o propósito de Shakespeare em manter o público na superfície para dar protagonismo aos discursos de Bruto e Marco Antônio, criando uma atmosfera dúbia aos dois.

Ao escrever a peça, o objetivo de Shakespeare era trazer uma crítica à política contemporânea da Inglaterra de 1599. Em minha opinião, ele manteve o cuidado de não inflamar o público a ponto da tragédia e toda sua consequência fosse replicada, então optou-se para criar algo que instigasse a pensar.

Esse é um dos motivos por eu amar enredos históricos, principalmente quando se mantêm atual, tornando a obra um clássico. É assustador, porém, enxergar o mesmo cenário na política contemporânea do Brasil. Mudam-se as eras, mas o conflito dual e o poder de persuasão continuam os mesmos.

Na série, senti falta do conflito entre Marco Antônio e Bruto. Sobrepondo ambas as obras, a personalidade de Marco Bruto também diverge. Gosto mais do de Shakespeare, pois o modo como foi coagido por Cássio, motivado pela honra e patriotismo, foi mais forte e real do que a característica de animosidade a César, influenciada pelo ciúme da mãe representada na série.

Um titã tornou-se Júlio César aos meus olhos, e a peça de Shakespeare, "a tragédia de Marco Bruto", este que agiu para salvar a república romana, porém a destruiu.

Sophiaff 20/11/2023

Gostei da história, e uma leitura bastante fluida e simples, por mais que seja um clássico, consegui estender e história.
Recomendo

Eduarda 08/11/2023

?Preferiam ter César vivo e morrerem como escravos??
A peça ?Júlio César? é a tragédia romana mais famosa de William Shakespeare, qual que recria a morte do grande ditador do Senado, César.

Já nas primeiras páginas o autor nos imerge em uma atmosfera caótica, que nos envolve com os personagens, fazendo-nos desejar-lhes a liberdade.

Leitura reflexiva, rápida e fluída. Tendo, ainda, o discurso de Marco Antônio incitando a população à revolta diante da morte do senador; e, juntamente, a reconciliação de Bruto e Cássio, logo após a culpa, em ambos, acabando com sua sanidade.

Um fato ilustrado em uma brilhante obra teatral.

Lucas1429 04/11/2023

Até tu?
Obra de Shakespeare que, na verdade, deveria chamar Brutus.

Conta o engendramento para a morte de César, sua morte e como o pós assassinato influência aqueles que estavam próximos de Cesar, como Marco Antônio, Casca e Brutus. Principalmente o arco de arrependimento do último, que, junto de Marco Antônio e Cássio, surgem como personagens principais da obra.

Uma peça de Shakespeare curta e interessante, com pano de fundo histórico e eternizando a surpresa de César, resumida na célebre frase "até tu, Brutus?"

Maria 10/10/2023

Júlio César
Esse foi o sexto livro de Shakespeare que leio, e o quarto q leio em versão de teatro. Entre os 6 coloco ele em 4° lugar e entre os 4 tbm coloco ele em 4° lugar. Nn gostei mt dele, mas tbm nn odiei. Dei 3 estrelas pois a história é bem escrita e relembra uma situação de Roma, mas nn gostei do desenvolvimento e nn me prendeu a história. Tem mts outras de Shakespeare q gostei mt mais

Giovanna1242 07/10/2023

Uma das melhores peças do Shakespeare, adorei do começo ao fim - as conspirações, as traições e todo o drama, muito bom!

aline 03/10/2023

Et tu, Brute?
Meu primeiro contato com Shakespeare. A escrita me deixou confusa algumas vezes, demorei mais tempo pra ler pq voltava varias vezes na mesma parte ate entender. Apesae disso gostei muito da história e a cena da briga entre Cássio e Bruto >>>

João 01/10/2023

A Tragédia de Marco Bruto
"Porque César foi meu amigo, eu o choro; porque ele foi venturoso, eu me alegro; porque ele foi valente, eu o respeito; mas porque ele foi ambicioso, eu o matei."

o tradutor do livro, logo no início dessa edição, aponta que o título da peça na realidade, deveria ser "A Tragédia de Marco Bruto", até porque é muito mais sobre o ponto de vista do traidor e da traição do que do traído. e eu concordo plenamente! Júlio César, apesar de levar o nome da peça, aparece em um total de três cenas até sua morte.

apesar de ser uma tragédia do senso comum, é muito legal ler a história e ter a sensação de estar numa peça de Shakespeare (essa, composta há 424 anos atrás). a edição da Penguin trás muitos detalhes sobre a obra, o autor e o contexto histórico em que a peça foi escrita, enriquecendo ainda mais a experiência do leitor.

resumo: eu amei!
entra o fantasma de César

Samu 01/10/2023minha estante
eita como é penguim lover esse meu namorado ?

hablou lindamente

Amanda 25/09/2023

"Pois eu só explico aquilo que pode ser temido."
"E então aguarda,César,sobre o trono brando:
Vamos te derrubar,ou perecer tentando."

Essa é a segunda obra que leio de Shakespeare e se eu pudesse defini-lo em uma palavra seria: surpreendente.
Sua escrita é poética,fluída e te deixa preso do início ao fim na história.Adoro a forma como ele sempre faz com que os personagens,suas intenções e seus desfechos sejam sempre ambíguos.
Shakespeare é uma lenda,por isso sua memória é viva até os dias atuais.
Acompanhar o momento histórico que representa a traição e queda de Júlio César por aqueles em que ele confiaria a vida e,acima de tudo,a própria Roma possui diversos simbolismos e nos traz uma reflexão sobre confiança,ambição,inveja,política e tantos outros temas.

Obra incrível que merece mais reconhecimento,adoraria ter a chance de ver a peça e um dia(bem longínquo,tomara kkkk) ter a oportunidade de bater um papo com William Shakespeare.

Alice1720 20/09/2023

César é
Um tirano que precisava ser retirado, extirpado, arrojado de Roma; romanos que por Roma e por si mesmos traíram a confiança sustentada pela ilusão da gratidão. Um homem ambicioso e uma horda de homens honrados. Um homem beijado 33 vezes e 33 vezes apunhalado no próximo instante.
Traição, castigo, justiça, liberdade. Nada aqui deve ser o que parece ser.
Adorei.
Emanoel.Lucas 20/09/2023minha estante
Superrrrrrr, grande Alinha ??

Reccanello 04/09/2023

Até tu, Brutus!?
Traição, perfídia, covardia! Mataram Cesar depois de lhe beijarem as mãos, depois de se lhes arrastarem aos pés... Ao menos Brutus o fez por amor a Roma e a República, ao contrário dos demais, que o fizeram por inveja de sua grandeza. Morreram à míngua, e nunca passarão de notas de rodapé na história de Cesar.

beatrice 03/09/2023

Eita césar
Eu li esse livro só pra ler um outro, na verdade (como se fôssemos vilões) :)
mas me interessou o amor tão intenso entre o Bruto e o Cássio, ein? bem dramáticos eles

lamarchatropical 26/08/2023

Primeiro contato
A escrita torna a compreensão mais difícil, mas a história é sensacional.

É o primeiro contato que tenho com Shakespeare e definitivamente lerei outras obras, é uma história rica, dinâmica e atemporal.

Incrível!