Sedução da Seda

Sedução da Seda Loretta Chase

Resenhas - Sedução da Seda

Lay 14/12/2016

Como se eu estivesse acompanhando poucas séries, resolvi começar mais uma, agora "As Modistas", da Loretta Chase. Depois de ter lido os dois outros livros da autora que também foram publicados pela Arqueiro, eu estava bastante curiosa por uma série em que traria irmãs modistas como protagonistas, ainda mais sabendo que a sociedade da época não lidava bem com trabalhadores e conhecendo os romances de época, pensei, sem dúvida terá alguém com título nobre envolvido nessa estória.

Marcelline Noirot é a mais velha de três irmãs e juntas elas comandam a Maison Noirot, um refinado ateliê, porém não conseguiam ainda atrair o público que desejam: as damas da sociedade londrina. Isso porque a sociedade é muito conservadora, principalmente as mulheres, que dificilmente se arriscariam a mudar de modista, deixar aquela que já conheciam por alguém novo, ainda que fosse visível a qualidade superior dos vestidos confeccionados pelas irmãs Marcelline, Sophia e Leonie. Decididas a mudar essa realidade, elas decidem conquistar uma nova cliente, a que fará toda a diferença para o futuro comercial da empresa: lady Clara Fairfax, a futura duquesa de Clevedon.

O plano traçado foi audacioso. Sabendo que não conseguiria se aproximar de lady Clara, a única opção seria aproximar-se do duque de Clevedon, que há três anos estava morando em Paris. É por isso que Marcelline foi a escolhida para ir à Paris chamar a atenção do duque e fazer com que ele traga sua futura duquesa para comprar suas roupas na Maison Noirot e com isso trazer muito mais clientes para o ateliê. O que Marcelline não contava era com a imponência que Clevedon emanava.

Há três anos Gervaise Angier, o sétimo duque de Clevedon saiu de Londres para aproveitar ao máximo antes de se casar com lady Clara Fairfax. Desde que ficou órfão e foi tutelado pelo pai da jovem, o marquês de Warford, os dois sempre tiveram uma relação de cumplicidade e amizade. Também desde cedo era esperado que eles se casassem e os dois tinham consciência e queriam isso, afinal, sempre se amaram. O que Clara não esperava era que Clevedon ficasse tanto tempo em Paris, até porque o pedido oficial nunca de fato ocorreu.

Mas agora que recebeu um ultimato se seu amigo e irmão de Clara, o conde de Longmore, ele está decidido a voltar à Londres e quando conhece uma jovem dama, percebe que essa pode ser sua última aventura antes de retornar e assumir as responsabilidades que deixou para trás.

Embora sinta-se atraída por Clevedon, Marcelline deixa claro para ele desde o início que seu único objetivo é vestir lady Clara e ela é bastante obstinada nesse aspecto. Sempre foi a responsável por cuidar da sua família, suas duas irmãs mais novas e sua filha, a pequena Lucie Cordelia, de seis anos, que, por sinal, é uma figura ímpar e rouba sempre a cena quando aparece.

Clevedon por outro lado, vê em Marcelline e suas irmãs uma motivação que ele não vê mais em nada. Entediado da vida em sociedade, de não ter um propósito para seguir, a chegada das irmãs Noirot e da pequena Lucie em sua vida, ainda que não tenham vindo para ficar, parece ter trazido um sopro novo para ele.

Os personagens da Loretta são diferentes do que estamos acostumados nos romances de época, principalmente as mulheres, e aqui nessa série são trabalhadoras e não damas da sociedade, mas que nem por isso são menos importantes ou impactantes, elas têm uma visão diferente e fazem perceber como viver naquela época poderia ser cruel a depender de sua posição social e de suas origens.

Incrível, com uma escrita dinâmica alternando entre Clevedon e Marcelline conseguimos passar rapidamente pela estória, conhecendo mais os protagonistas e seus coadjuvantes que esperamos apareçam mais nos próximos livros da série.

site: http://www.detudoumpouquinho.com/2016/08/resenha-seducao-da-seda-loretta-chase.html

Cris Paiva 06/12/2016

Adoro as mocinhas da Loretta Chase. Muita gente reclama, mas eu acho que elas são impetuosas e decididas!
Marcelline foge do esterótipo de mocinhas sonsas e boazinhas dos romances, não tem nada de ingênua e boazinha passou bem longe. Ela é uma modista, e junto com suas duas irmãs, quer transformar a sua loja na melhor de Londres, mas para isso, elas precisam conquistar uma cliente de nome, e nada melhor que a mal-vestida noiva do Duque de Clevedon.
Marcelline vai para Paris, tentar conquistar as boas graças do Duque, que está vivendo os últimos dias de esbórnia antes do casamento. Ela faz o tipo mulher-misteriosa e consegue chamar a atenção dele, mas logo revela as suas verdadeiras intenções: transformar a sua noiva simplória na mulher mais bem vestida de Londres, graças aos seus dotes de modista insuperável!

Clevedon fica totalmente enredado por Marcelline, ela é diferente de todas as mulheres que ele já conheceu. Não usa de subterfúgios e é assustadoramente franca quando deixa claro que tudo a interessa nele é o lucro que suas conexões podem trazer para sua loja. O duque não esta acostumado a lidar com uma mulher tão direta, e comerciante, ainda por cima; e não sabe bem como agir, mas nada que uma boa perseguição não dê jeito. E logo ele se vê enredado por três comerciantes decididas e uma garotinha de 6 anos que o elege como herói.

Como eu já disse, não é o típico romance de época, mesmo porque as três irmãs não são nobres e não tem escrúpulos de trabalhar duro e lutar com afinco por aquilo que elas querem. Marcelline deixa bem claro o tempo todo que ela é uma comerciante e que interessa para ela é o lucro. Isso pode chocar algumas leitoras, mas eu entendi perfeitamente a visão dela. Afinal, quem já passou fome e necessidade, sabe o quanto custa manter um teto sobre a cabeça e ter o suficiente para uma vida digna.

Por essas peculiaridades, achei o romance do casal bem interessante. Ele como nobre, cheio de não me toques, e noivo, ainda por cima. E ela, uma comerciante, viuva, com uma filha para criar, com os dois pés bem fincados no chão e querendo distância das confusões da nobreza. Mas é claro que a confusão já está pronta, e agora é só cair dentro!!

E ainda tem o livro das duas irmãs e da noiva mal-vestida do duque. O próximo é da outra irmã da mocinha e do futuro cunhado encrenqueiro do duque.
Jackelynne.Paiva 23/12/2016minha estante
Esse e o último livro foram os melhores para mim. As histórias são mto bem construídas.

Renata (Rebipe) 12/01/2017minha estante
Gosto muito dos livros da Loretta Chave, ela me encantou quando li O Príncipe dos Canalhas que agora faz parte da minha seleta lista de favoritos.... a série As Modistas é bastante interessante, vamos ver o próximo.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/11/2016

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Como primeiro contato com a Loretta Chase, escolhi o primeiro livro da nova série dela, Sedução da Seda. Apesar de não ter sido como pensei que seria, também não foi ruim.

Primeiramente, eu gostei muito do fato que a heroína aqui é uma mulher simples e trabalhadora, por assim dizer. Geralmente as mocinhas são da alta sociedade e tals, então achei bem legal da mocinha ser diferente do padrão normal.

Pela sinopse, já podemos sentir que Marcelline é uma mulher determinada. E como é determinada. Se fossemos abrir um dicionário, ao lado do verbete determinação estaria uma foto de Marcelline. A mulher confia no seu próprio taco e quando diz que é, é e acabou. Ela não se envergonha de realmente viver a frase “os fins justificam os meios” porque isso tudo é para o bem estar de sua família.

Já o tal do Clevedon, eu achei ele meio pombo. Sei lá… Não fedeu e nem cheirou pra mim por toda a história. Achei ele meio perdido e inseguro em alguns momentos. OK que pode ter influência de seu passado, mas eu esperava um mocinho a altura de Marcelline. Ele compensou com o fato de realmente se preocupar em não querer machucar sua prometida de infância.

Apesar de achar que alguns momentos na história foram desnecessários, no geral eu gostei bastante do que li porque me surpreendeu. Eu tinha uma ideia de como iria seguir a história e adorei o fato de não ter sido aquilo que pensei. Afinal, que graça tem quando acertamos tudo que irá acontecer?

Quero destacar que também gostei bastante das outras irmãs Noirot e até da Lady Clara. No começo, eu achei que ela seria um empecilho na relação entre Clevedon e Marcelline, mas logo na sua primeira aparição percebi que seria impossível não gostar dela.

Apesar dos pesares, terminei Sedução da Seda com a sensação de que foi uma boa leitura e determinada a ler todos os outros livros da série.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2016/11/resenha-114-seducao-da-seda.html

andra 23/11/2016

A sedução é uma arte de vestir
Sedução da seda é o primeiro exemplar da série Os Modistas, no entanto, é o terceiro livro que tive o imenso prazer de ler da Loretta Chase, por ter me apaixonado perdidamente pelas obras O Príncipe dos Canalhas e O último dos Canalhas, fiquei meio receosa se a Sedução da Seda iria me encantar da mesma forma que os títulos anteriores e, novamente fui surpreendida pela graça e agilidade da escrita da autora. Então, sim, esta obra superou minhas expectativas, os personagens são astutos e cativantes, prendi me a eles como uma criança se prende ao um brinquedo no qual gosta muito, apaixonei me por eles como um adolescente em seu primeiro amor, sofri por eles assim como um amante de coração partido, a cada suspiro aflito dos personagens meu coração palpitava, avisando me da minha nova grande paixão: Sra Noirot e o duque de Clevedon.

Preciso confessar que, geralmente, nos livros de romance, há apenas um conflito, um problema a ser resolvido que faz o casal se separar, no entanto, Loretta Chase resolveu fugir dos clises de encontro + causa + consequência + resolução e transformou a obra em um conteúdo de grande animação, fazendo com que o leitor não tenha um minuto sequer de sossego.

Em geral, a obra é divertida, os personagens são extremamente inteligentes e, não apenas os principais, porém, é de se esperar de Loretta Chase, nos seus outros contos criou personagens (porém não todos) de tamanha perspicácia e inteligência que contrastavam com a falta de grande parte da sociedade de sangue azul. Apesar de, ter admirado feverosamente o casal principal, um deles atraiu minha atenção muito mais do que o outro: Marcelline Noirot, que é, de fato, a que tem a personalidade mais forte e marcante dos dois e grande responsável pelas vastas informações sobre moda de época da obra. Não posso também não deixar de falar do clã Noirot, as irmãs de Marcelline, apesar de não assumirem um papel de destaque na obra, são versões mais novas da irmã mais velha mas, como não foram aprofundadas é impossível fazer uma análise das tais. Contudo, uma Noirot que roubou a cena em todos os lugares foi a pequena e terrivelmente adorável Lucie, tendo a capacidade de amolecer até os mais negros e impenetráveis corações, inclusive, o do próprio Duque que se apaixonou pelos encantos da jovem assim como todos.

Portanto, concluo que é indubitável aos amantes de livros de romance de época não acrescentarem esta obra, no mínimo na lista de leitura já que, eu, como amante a listei como uma das minhas preferidas. No entanto, embora a obra tenha superado minhas expectativas arrisco a dizer que ela não está no mesmo patamar das citadas anteriormente que, continuam tendo um espaço especial no meu coração.

Na Nossa Estante 18/11/2016

Um dos meus romances de época preferidos é O príncipe dos canalhas da Loretta Chase, um romance que me fez devorar o livro em poucos dias e quando acabou bateu uma mega ressaca literária, me deixou sem rumo, querendo ler mais sobre os protagonistas! Por isso, quando a Editora Arqueiro anunciou mais uma série da autora eu pulei de felicidade!

Sedução da Seda é o primeiro livro da série As Modistas e fala sobre Marcelline Noirot, a irmã mais velha de uma família de vigaristas! Cada irmã possui uma habilidade e a da protagonista é desenhar. As três irmãs tentam ajudar lady Clara Fairfax, a futura noiva do duque de Clevedon, mas Marcelline e o duque acabam se envolvendo muito mais do que imaginavam.

Logo nos primeiros capítulos a gente já sabe de que se trata de um livro da Loretta, com uma narrativa divertida e personagens que cativam sem muito esforço. Marcelline é extremamente destemida, perseverante e orgulhosa do seu trabalho e nela está inserida a crítica à nobreza e a sua riqueza sem esforço. De um lado Clevedon, um homem que apesar de ter tido uma infância difícil, tem um título nobre, reputação e dinheiro, do outro temos Marcelline trabalhando para sobreviver e ela não mede esforços para divulgar seu trabalho e muito menos para defendê-lo, já que a aristocracia acha os que os burgueses só pensam em dinheiro, sem nem ao menos saber o que eles passam para viver.

Marcelline tem um plano claro, precisa convencer Clevedon a pagar por seus serviços quando ele se casar com Clara, sua amiga de infância e prometida, mas Marcelline é provocadora, sedutora, inteligente, como as outras protagonistas da Loretta, e tudo isso atrai bastante o duque. Marcelline viaja até Paris para chamar atenção de Clevedon e ele é seduzido pela modista, tanto que se rende ao trabalho dela e leva Clara a sua loja quando voltam de Londres. Já Clara é uma moça inteligente, mas completamente fora de moda e realmente precisa da ajuda e logo percebe que seu noivo está obviamente obcecado pela modista.

Marcelline é uma protagonista forte, não mede esforços para fazer propaganda de sua loja e precisa lidar com a concorrência desleal! E como acontece com os casais da Loretta, Marcelline e Clevedon possuem uma enorme química e juntos protagonizam cenas engraçadíssimas e ousadas. Se no livro O príncipe dos Canalhas eu me surpreendi com Jess e a cena do revólver em Sedução da Seda a surpresa ficou por conta do primeiro beijo do casal! Tão inesperado, tão impetuoso!

Destaque para as irmãs da protagonista, sinceras e manipuladoras e destaque também para Lucie, filha de Marcelline. A garotinha de 6 anos consegue ser tão manipuladora e astuciosa quanto a mãe e rouba a cena por diversas vezes, sendo uma das minhas personagens preferidas da autora.

Como em outros livros da Loretta, por trás do romance temos questões históricas e sociais mais fortes. A questão do valor do trabalho está bem presente no livro e cada capítulo temos trechos de jornais e revistas do século 19 falando sobre moda, mostrando toda a parte artística e social de um belo vestido, indo bem mais além da superficialidade.

É difícil ler Sedução da seda sem ser transportado imediatamente para o século 19 e todas as problemáticas da época, toda a hipocrisia da nobreza transbordada na sinceridade ácida de Marcelline. Enfim, é um livro para quem gosta de romances, comédias românticas, romances de época, uma boa história, com uma excelente construção de personagens e diálogos.

Michele Lima

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/06/seducao-da-seda-resenha-literaria.html

Laryssa.Pinheiro 02/11/2016

Marcelline Noirot e suas irmãs são mulheres ambiciosas, elas possuem um ateliê de alta costura em Londres mas não conseguem atrair as clientes que mais desejam, grandes damas da sociedade. Ao saber que Lorde Gervaise, o Duque de Clevedon está voltando de Paris para casar-se com sua amiga de infância, Lady Clara ? a debutante mais desejada e mais mal vestida da cidade, elas armam o bote ? planejam interceptar Clevedon em Paris e impressioná-lo com suas roupas e seu charme, para isso escolhem Marcelline ? a irmã mais velha, responsável pelos desenhos e criações da Maison Noirot. A trama é interessante, tendo em vista principalmente os demais romances históricos em série que vêm sendo publicados, que focalizam o dia a dia de um núcleo familiar, ou situações iguais com um denominador comum que não produzem uma história criativa e ainda mimetizam vários livros com a mesma trama em uma ?série?.
Clevedon é o que esperamos de um Duque: Arrogante, egoísta e no caso de romances históricos, libertino e de uma beleza estonteante. Apesar de ser inglês, ele se identifica muito mais com a sociedade parisiense, por isso logo sai de Londres para viver uma vida de aventuras; Porém ainda se sente constantemente entediado e entorpecido. Ele perdeu a família muito cedo e foi criado pelo Conde Longmore, que o acolheu como seu tutelado, ficou muito amigo dos dois filhos dele, um rapaz e uma linda garota chamada Clara, ao qual se dedicou e ama dês da infância. Marcelline já enfrentou muita coisa na vida, mesmo nova se acostumou a passar por intempéries e a se esforçar pelo sustento de sua família, nunca podendo relaxar ela está acostumada a enganar, ludibriar e manipular para obter seus objetivos. De uma beleza comum elas de destaca com suas maravilhosas criações, orgulhosa e altiva praticamente deixa um rastro por onde passa.
Os personagens secundários prometem muito, principalmente as irmãs de Marcelline ? Leonie e Sophie são tão manipuladoras quanto a irmã e renderam cenas muito engraçadas. Clara foi uma personagem que me surpreendeu, eu esperava uma postura e personalidade completamente diferentes. Não gostei do desfecho de uma costureira específica ? ao qual não vou citar o nome para não dar spoilers ? mas espero que ainda saibamos dela através dos outros romances. Madame Downes sempre foi irritante e amei seu final. Errol é cativante e inesperada, ela abre uma vertente muito criativa e divertida para a história, espero que explorem ela futuramente!
Capa, Diagramação e Escrita: Amo essa capa, além de combinar perfeitamente com o livro ela nos causa a impressão que imagino que a autora queira causar ao detalhar as roupas no livro, e ainda traz um refinamento ? gosto muito disso nas capas da Arqueiro, antigamente os romances históricos tinham aquela aparência de história barata e nos últimos anos a Arqueiro mudou todo esse conceito com edições delicadas e refinadas ? para entender o que digo é só reparar nas capas de Loretta publicadas em outros países. A diagramação é simples e polida e a escrita de Loretta é envolvente e muito divertida, gostei tanto que já me programei para ler outros livros da autora.
Concluindo: Gostei muito desse livro, fazia tempo que não pegava um romance histórico tão gostoso, pena que acabou? Foi divertido, romântico, bem construido, surpreendente e cativante ? estou ansiosa pelas continuações, amei as descrições sobre as roupas, foi detalhado e interessante sem ficar repetitivo e maçante ? só não dou a nota máxima por que ele foi regado de alguns clichês desnecessários e nunca me conformo com as descrições toscas das cenas de sexo.

GISELE 29/10/2016

Decepção
Primeiro romance de época que leio e que não crio empatia pelos protagonistas. Sabe aquela expectativa gostosa de que o mocinho vai ficar com a mocinha?! Não teve!! Em momento algum consegui torcer pelo casal. Aliás teve momentos em que nem sabia pra quem torcer. Não sei o que aconteceu, pois já li outros livros dessa autora e gostei. Esse, eu custei a terminar.

Biia Rozante | @atitudeliteraria 29/10/2016

Apaixonadaaaaaaa.
Filha de “nobres” de reputação duvidosa, especialistas em golpes e tramoias, Marcelline Noirot é uma verdadeira notável. Dona de uma beleza exuberante, é sagaz, atrevida, manipuladora e cheia de artifícios quando o assunto é conseguir exatamente o que deseja. Ela é a irmã mais velha de Sophia e Leonie e juntas são donas do ateliê Maison Noirot, isso mesmo, elas são modistas, lojistas por assim dizer, mulheres da classe trabalhadora sem títulos ou posses o suficiente para serem consideradas da nobreza.

Marcelline possui uma confiança fora do comum, ela sabe que é a melhor modista e não banca a humilde ao deixar isso claro, seu maior sonho é ser capaz de cuidar de sua família e fazer seu ateliê crescer mais a cada dia. É então que algo surge em sua mente, se ela quer que os nobres usem suas roupas ela precisa que um deles, não qualquer um, mas alguém realmente importante seja vestida por ela e quem melhor para fazer isso se não a Duquesa de Clevedon, ou melhor, a futura duquesa de Clevedon.

“— Com determinação, tudo é possível — disse Marcelline.Principalmente quando a determinação vem da parte de um Noirot. Era impressionante tudo que podia ser obtido com uma pitada de mentira, um pouco de suborno, uma dose de encanto e um decote revelador.”

Duque Clevedon é um homem de presença marcante, extraordinariamente lindo, que exala confiança e poder. Um libertino que está passando uma temporada em Paris, antes de realmente retornar para Londres e assumir seu compromisso com Lady Clara, a mulher que ama desde que era uma criança. Clevedon é um homem determinado, que corre atrás do que quer e que não costuma se importar com o que as pessoas a sua volta vão pensar. Por esta razão, quando avista uma mulher de beleza rara, que consegue atrair toda a atenção em sua direção, ele não pensa duas vezes antes de se aproximar e se apresentar.

“(...)Ela era a mulher menos previsível que conhecera. E, naquele momento, sentia-se como um daqueles homens que haviam dado de cara no poste.”

Só que o jogo da sedução pode ser realmente perigoso. Apesar da astúcia de ambas os lados, já que tanto Marcelline quando Clevedon são mestres na arte. O que era apenas uma conquista de negócios, um meio para se chegar ao fim e conseguir alcançar uma potencial cliente que colocaria Maison Noirot em outro nível, torna-se algo muito mais atraente e de difícil fuga.

“Quando olhou para baixo e seus olhares se encontraram, certo e errado perderam o sentido. Eram da mesma espécie e os semelhantes se atraem. Ele a desejava. E ela, que conseguia lê-lo sem dificuldades, havia dito uma verdade incisiva após a outra.”

Clevedon se mostra um homem fascinante, encantador e absurdamente sensual. Apesar de não ser capaz de compreender a obseção e ganância em se tornar a melhor modista do mundo, Clevedon acaba descobrindo muito mais da jovem calculista. Ela é forte, teimosa, intensa e até altruísta. Uma mulher que trabalha duro diariamente, dona de uma criatividade impar, que brilha e a única capaz de deixá-lo totalmente irritado e fascinado na mesma medida.

Fui totalmente conquista por esta mocinha burguesa, extravagante, ardilosa e sem escrúpulos, fascinada por este duque sedutor, que em alguns momentos me deixou com vontade de socá-lo e em outros de abraçá-lo e me negar a soltar. Mas preciso ser honesta e dizer que o personagem que realmente me conquistou e ganhou uma fatia gigante do meu coração foi a Princesa Erroll da Albânia, ficou curiosa para saber quem é né? Então, corre lá, leia a obra e volte aqui me contar se realmente não tenho razão.

Era isso que ele queria. Abraçá-la. Mantê-la com ele.Minha.Sem pensar, como um bruto.

Caros leitores está sendo completamente difícil expressar minha total fascinação e encantamento com esta obra. SEDUÇÃO DA SEDA me permitiu experimentar tantas emoções. O enredo é minuciosamente bem construído, os personagens são cativantes, carismáticos e falo não apenas de nossos protagonistas, mas de todos eles, os diálogos são inteligentes com tiradas sarcásticas, os cenários bem explorados e as criações de Marcelline te faz realmente ter desejado nascer naquela época apenas para poder usar um de seus vestidos. O livro é muito mais que um mero romance, é repleto de sentimentos, de altos e baixos, quebras de tabus da época, onde nobres e “trabalhadores” não eram uma união aceitável.

De modo geral tudo que tenho a dizer é que a obra não decepciona, surpreende. Você irá sorrir, provavelmente irá chorar e se emocionar também, mas acima de tudo conquistará seu coração. Uma leitura fluída, rápida e viciante, que irá te prender do começo ao fim.

Eu não sei de que água Loretta Chase bebe, mas adoraria provar pelo menos uma gota e ser capaz de criar obras tão incríveis quanto as suas. Este é o segundo livro dela que leio e a cada nova leitura me sinto mais arrebatada e fã de seu talento inegável. A mulher é mestre na criação de romances de época e se você ainda não lhe deu uma chance, CORRA porque realmente está perdendo tempo.

A Editora Arqueiro creio que já seja um grande clichê dizer que mais uma vez fizeram um trabalho primoroso, capa perfeita, diagramação simples e delicada, tradução e revisão impecáveis. O que dizer, arrasaram mais uma vez. Parabéns.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2016/06/resenha-seducao-da-seda-serie-as.html#.WBSoAPkrLIU

Julia G 26/09/2016

Sedução da Seda
Eu sempre gostei de romances de época. Na época do ensino fundamental, em certo momento em que eu já tinha lido todos os livros "para a minha idade" disponíveis na biblioteca - minha única fonte de leitura e que não dispunha de tantos títulos assim -, comecei a ler aqueles romances de banca gracinhas que, na maioria das vezes, se passava em outro momento histórico. Eram uma companhia agradável e cumpriam o papel que eu esperava, de serem ótimas distrações durante minhas tardes silenciosas. Depois do ensino médio, li poucos livros do gênero. Até que, como parceira da Editora Arqueiro, pude solicitar Sedução da Seda, de Loretta Chase, e vi meu coração se encantar por esse gênero que há muito tempo não lia.

Sedução da Seda é o primeiro livro da série As Modistas e conta a história de Marcelline, a mais velha de três irmãs que trabalham duro em uma loja de roupas para sobreviver. Como boa mercenária que é - e boa negociante - ela corre até Paris para fisgar o duque Clevedon ao seu ateliê, com o intuito de vestir a noiva dele, lady Clara. Mas é claro que nada seria assim tão fácil para ela, que precisa manter seus negócios e suas clientes a salvo dos mexericos que surgem assim que ela volta a Londres.

Gente, que livro delicioso! A escrita de Loretta Chase nos mergulha no momento em que se passa a história sem dificuldades, e é fácil se ver no meio de plumas, sedas, rendas, chapéus e seja lá o que mais se vestia naquela época. Por mais que o livro contivesse inúmeras descrições sobre roupas e enfeites, o que eu achei que seria cansativo, isso na verdade só contribuiu para ambientar a história, mesmo porque a autora não perde tempo com firulas. E que mulher não gosta de imaginar aqueles vestidos lindos e imensos de um outro tempo?

"E havia mais aquela novidade: ele entendera o que a loja significava para ela. Em poucas semanas, o trabalho mudara de algo sem importância - na verdade, um alvo de desprezo - para isso. Ela havia lido, em romances, sobre pessoas que não conseguiam falar porque seus corações estavam repletos demais e sempre pensara: Não o meu negro coraçãozinho.
Mas, agora, ela também não conseguia falar, porque tudo aquilo era demais, o que quer que aquilo fosse."

Mas é claro que isso não foi nem de perto o melhor da história, e quase todos os aspectos que tornaram o livro tão agradável se relacionam com a composição dos personagens. Em primeiro lugar, a protagonista é surpreendente. Independente, dona de si, autoritária, ela foge totalmente dos padrões imaginados para uma mulher da época e isso torna o romance mais interessante, já que ela não se submete aos caprichos de ninguém, além dos seus próprios. Clevedon também é irresistível, metido como só um duque pode ser, mas com o coração enorme.

Isso sem falar nos personagens secundários. A relação que a autora criou entre Marcelline e as irmãs dá um toque à história, como se as três se completassem. Cada uma tem seu papel especial na loja, uma função que nenhuma das outras pode substituir, e isso fica nítido em cada capítulo. Há um elo indescritível entre elas e, particularmente, eu adoro relações familiares bem construídas. Há também Lucie, filha de Marcelline, que deu o toque divertido à história. A menina, além de ser uma fofa, é inteligente e parece uma cópia em miniatura da mãe.

"- O senhor não vai mais comprar presentes para minha filha.
- E por que a senhora acha que eu compraria?
- Porque ela é uma manipuladora atrevida, que sabe como convencer os homens a fazerem o que ela quer.
- Igualzinha à mãe - destacou ele"

E ainda tem lady Clara, que eu achei que seria a bruxa da história, porque é comum que os autores optem por criar rixas entre a protagonista e a "rival". Mas isso não acontece aqui, Clara é o total oposto, é meiga e doce, e se torna quase uma amiga de Marcelline. Durante boa parte da leitura eu pensei que ela merecia um livro próprio, e mais tarde descobri que o quarto livro da série terá Clara como protagonista.

O livro dá ainda uma breve introdução sobre o próximo volume, Escândalo de Cetim, já que é neste primeiro que Sophia, protagonista da segunda história, conhece Longmore.

Sedução da Seda me deu algo que eu nem sabia que precisava e eu espero logo ter outra oportunidade de ler mais livros do gênero. É claro que o livro trata de um romance bobo, é meio "mulherzinha" e nem busca debater assuntos mais sérios, mas se a intenção é uma boa distração, este é o livro perfeito.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2016/07/seducao-da-seda-loretta-chase.html

Laura 25/09/2016

Amei!
Sedução da Seda é o primeiro livro da série As Modistas da autora Loretta Chase onde somos apresentados as três irmãs Noirot - Marcelline, Sophia e Leonie - proprietárias do ateliê de costura Maison Noirot. Cada livro trata de uma irmã e esse é sobre a mais velhas das irmãs Marcelline; ela é determinada, batalhadora e coloca sua família sempre em primeiro lugar.
Eu amei e amei o livro. Sou fã de Loretta Chase a maneira como ela consegue misturar romance, drama, moda e humor e ainda engatilhar a próxima historia, tudo isso sem perder o ritmo é fascinante. Animada para o próximo livro dessa série.

La Oliphant 17/09/2016

Romances de Época são o meu fraco. Por mais que todo mundo diga que os enredos são parecidos e que os personagens não são muito profundos, eu não consigo abandonar esse universo. Adoro os títulos de Duque e Conde, personagens cedendo a paixão avassaladora, casamentos arranjados e amantes planejando fugir para viver sua paixão. Fora, é claro, personagens femininas com personalidades peculiares que conquistam os libertinos no seu modo de agir. Sério, como vocês simplesmente não conseguem se entregar as maravilhas da literatura no ambiente do século 18?

Minha última leitura de do gênero foi ninguém menos do que Loretta Chase. Conheci a autora há algum tempo quando me apaixonei pelo seu livro O Último dos Canalhas, e quando a Arqueiro anunciou o lançamento de Sedução da Seda, o primeiro livro da série As Modistas, eu não pude me conter e tive que colocar o livro na minha estante. Vocês já deram uma olhada nessa capa? Mesmo se eu não conhecesse a escrita da Loretta Chase, jamais poderia dizer não para a capa desse livro. Simplesmente maravilhosa e com detalhes que remetem bem ao enredo. Mas vamos falar do livro, não é mesmo?

Sedução da Seda conta a história de Marcelline Noirot, a mais velha das irmãs Noirot e dona de uma dos mais requintados ateliês de Londres. Quando as jovens irmãs ficam sabendo que o Duque de Clevedon estará de volta à cidade para pedir a mão de Lady Clara Fairfax em casamento, Marcelline decide que esta é uma oportunidade única para que elas se tornem a modista de uma duquesa. Decidida a conseguir vestir Lady Fairfax, Marcelline parte em direção a França com um único objetivo: convencer Clevedon de que ela é a única capaz de vestir sua futura esposa. Mas o que deveria ser apenas uma relação de negócios em meio a alguns flertes não perigosos, começa a se tornar algo mais. Será que Marcelline conseguirá resistir a paixão?

De tirar o fôlego, não é? Também achei. Sedução da Seda é narrado em terceira pessoa e alterna o foco da narrativa entre os personagens principais. Até então, nenhuma novidade, afinal a maioria dos romances de épocas que temos hoje escolhe esse mesmo tipo de narrativa. O diferencial está no enredo leve e descontraído de Loretta Chace. Diferente da última série que li da autora, em Seduação da Seda temos um ambiente mais fantástico, cheio de cores, exploramos a moda francesa e ainda conhecemos um lado da sociedade que não é muito mostrado em outros romances. Neste livro estamos dentro do ambiente onde nasceram as principais tendências da moda, e isso me deixou fascinada.

A história tem um ritmo muito interessante. Primeiro temos Marcelline deixando Clevedon enlouquecido com as suas criações, provando que uma roupa pode sim ser a chave do sucesso. Conforme o relacionamento deles vai se desenvolvendo, você é sugado para toda aquela tensão e paixão reprimida que eles sentem um pelo outro. Depois dos primeiros capítulos é praticamente impossível deixar essa leitura de lado, afinal, tudo o que você vai querer saber é se Marcelline vai conquistar Clara Fairfax como cliente, e se Clevedon finalmente vai admitir seus verdadeiros sentimentos. É uma montanha russa emocional sem fim, devo dizer.

Eu gosto do romance dos personagens, que fugiu bastante do que eu li em outros livros do gênero. Em Sedução da Seda, nossa personagem principal não é uma mocinha indefesa. Ela é a responsável pela sua família, a mãe solteira que busca dar o melhor para sua filha e a irmã carinhosa que quer garantir uma vida melhor para suas irmãs. Isso me envolveu muito na história, porque diferente de muitas personagens principais, Marcelline não tinha nenhum dote, ela não era da alta sociedade. Ela era Marcelline e faria qualquer coisa para garantir que seu ateliê fosse o sucesso que ela sonhava.

Clevedon, apesar de eu ter odiado o nome do personagem, tinha uma personalidade peculiar e sedutora que eu gostei muito. Mesmo sem declarar seu amor a Clara, ele mantinha uma relação terna com a garota, o que me tocou bastante, considerando que os homens da época eram sempre frios e distantes com suas noivas, ou melhor, futuras noivas. O relacionamento dele com Marcelline é bem interessante, porque você consegue ver claramente que ela o tira de sua zona de conforto com muita facilidade e isso deu um toque especial para o enredo do livro.

Se você é um apaixonado por romances de época assim como eu, Sedução da Seda é um livro que simplesmente não pode faltar na sua estante. Essa história de amor com certeza vai te deixar com uma boa ressaca literária, e ainda vai te despertar o desejo de estar dentro desse universo da alta costura. Loretta Chace é uma autora que conseguiu me conquistar definitivamente nessa série e eu mal posso esperar para que os próximos livros sejam lançados.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-seducao-da-seda-loretta-chase

Nathy 13/09/2016

Sedução da Seda – Loretta Chase – #Resenha
Esse é o meu primeiro contato com a autora e fiquei bem surpresa. Não esperava que fosse gostar tanto do livro. Ainda mais porque pensava que ia ser uma enrolação muito grande. Porém, tudo é muito bem desenvolvido e trabalhado. Eu queria chegar ao final do livro ao mesmo tempo em que não queria. Desejando que tivesse mais páginas dos dois. Gostei da personalidade de ambos. E também dos demais personagens. Cada um conseguiu seu espaço na trama. Sem roubar a cena completamente para si. Gosto de romance históricos. Porém, tem alguns que não são muito bons. A Loretta conseguiu me conquistar nessa série. Espero que os outros livros sejam tão bons quanto foi o primeiro volume.

Sedução da Seda é o primeiro volume da série As Modistas. Nele o leitor conhece Marcelline Noirot. Uma modista de um ateliê famoso de Londres. Porém, ela quer muito mais. Deseja ser conseguida como a melhor modista. Para isso precisa chamar a atenção das mulheres de Londres. E nada melhor do que se tornar modista de Lady Clara. Uma moça que se comenta que irá se tornar a condessa de Clevedon. Então Marcelline começa a sua jornada para conquistar a confiança da moça. Mas, primeiro precisa conquistar a confiança de Clevedon. Ele um homem simples apesar da sua posição. Não pede muito da sua vida. Gosta de aproveitar o tempo ao lado de seus amigos e mulheres. Porém, sabe que terá que tomar uma decisão em breve. E até o momento em que conhece Marcelline já tinha tomado a sua decisão. Mas, esse encontro muda completamente a sua visão.

A narrativa é em terceira pessoa com o foco nos personagens principais. Apenas em poucos momentos que muda para um outro personagem. Que era bem desnecessário. Não gostava quando a história era interrompida por causa dele. Como disse gostei muito do modo de escrever da Loretta. Ela consegue cativar em poucas linhas. Não queria mais parar de ler. Uma vez que iniciei a leitura não queria que nada me atrapalhasse. Queria chegar no desfecho do livro. A leitura flui de uma maneira bem rápida e dinâmica.

Ah, aqui está ele! Exatamente o cavalheiro que eu queria encontrar

A Marcelline me impressionou bastante. Ela é uma mulher muito determinada. Não desiste até conseguir alcançar seus sonhos. Não importa o que a sociedade diga. Ela segue em frente com seus ideais. Tudo o que quer é futuro para suas irmãs e filha. Uma mulher independente que não se submete aos caprichos dos homens. Mesmo que em alguns momentos tenha sido teimosa. Gosto da sua força. De como consegue se colocar no meio de pessoas importantes. Não abaixa a cabeça como se fosse inferior apenas por ser mulher. Como se não soubesse de nada. Ainda que acabe sofrendo com algumas palavras ela levanta a cabeça. Não deixa que ninguém veja suas fraquezas. Consegue lidar com cada um dos seus problemas.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2016/06/seducao-da-seda-loretta-chase-resenha.html

Saleitura 03/09/2016

Apaixonante

Seus pais levavam uma vida nômade aplicando golpes e largavam as filhas com parentes. As meninas foram morar com uma prima do pai que era importante modista em Paris. "Ela nos treinou para os negócios e tomou conta de nossa educação." Quando perderam seus parentes para a cólera vieram morar em Londres.

“A MODISTA. Sob essa denominação, devemos incluir não apenas o trabalho da criadora de vestidos e da chapeleira, mas também o da costureira… Bom gosto e imaginação são necessários, além de rapidez, discernimento e aprimoramento de vários estilos de moda, que estão sempre mudando nos mais altos círculos.”

Marcelline, a mais velha, cuidava das irmãs e da filha de 6 anos, Lucie Cordelia. Abrira a Maison Noirot que era o seu meio de sobrevivência e a alegria de sua vida. Ela não era apenas a desenhista do ateliê,mas também a alma. Em três anos de loja elas tinham conquistado algumas clientes - membros da pequena nobreza. Mas sonhavam em ter como clientes mulheres da alta sociedade e é quando Marcelline vai correr atrás de conquistar como cliente a dama mais malvestida da cidade: Lady Clara Fairfax, a futura noiva do duque de Clevedon.

O duque esteve sobre a guarda do marquês de Warford, o pai do conde de Longmore e Lady Clara é a mais velha de suas três irmãs. Longmore e Clevendon são grandes amigos e viajaram juntos para a Europa aproveitando a liberdade. Longmore voltou um ano antes da viagem e "Clevedon continuou levando uma vida libertina dando o que falar já que não estava ainda noivo oficialmente.

Marcelline viaja à Paris no intuito de convencer o duque de que ela é a melhor modista do mundo e que vai vestir a futura duquesa de Clevedon em grande estilo. Ele queria aproveitar o tempo que lhe restava antes de voltar a Londres e formalizar o pedido de casamento. Ela procurou saber sobre os hábitos e interesses do duque atraindo-o para si. Começa um jogo de sedução que vai aproximando-os a cada dia nascendo uma forte atração entre eles.
"Clevedon era forte, pesado e fervoroso. Seu tamanho a excitava. A beleza dele a excitava. O poder e arrogância dele a excitavam. Esse era o perigo."

Encontram-se no navio de volta a Londres passando por uma penosa viagem enfrentando uma grande tempestade. Ela e sua costureira Selina passam muito mal e contam com a ajuda do duque e seu criado Saunders.
"Sentiu um pano frio tocar a testa. Tão suave. Uma sensação que ela não conseguia identificar a invadiu. Então ela se seu conta: estava protegida. Abrigada. Segura."

Marcelline é esperta e ambiciosa colocando em primeiro lugar o trabalho que é o seu meio de sobrevivência e se fechando para qualquer tipo de sentimento. Dedica-se as suas clientes procurando fazer o melhor para que fiquem satisfeitas. As irmãs descobrem que existe uma espiã entre as costureiras , pois surge cópia de vestidos.

Clevedon leva Lady Clara a Maison Noirot que percebe sua mudança e juntando fofocas começa a se questionar e chega a procurar Marcelline para passar a limpo. Ela vão abrir os olhos de Clara e fazer com que queira estar bonita e sendo admirada.
"-Sua intenção e trazer de volta o cavalheiro que se afastou, seja lá para onde ele tenha ido - rebateu Marcelline. - Vamos mostrar como fazer isso."

Clevedon desde que conhecera Noirot vive entregue a seus pensamentos. Perdera a mãe e a irmã quando ainda era um menino e com o pai entregue a bebida sentiu a falta desse amor, desse carinho. Sabia de suas obrigações e pretendia honrar o compromisso que assumira com Lady Clara sendo que gostava dela como uma irmã, mas era sua futura noiva.

A jovem menina Lucie, ou melhor, Errol como gosta de ser chamada, vai conquistar o coração de Clevedon além de deixar a todos enlouquecidos com suas travessuras. Vamos viver momentos tensos que vão mudar a vida da família Noirot dando muito o que falar.

Lady Clara começa a desfilar com os vestidos feitos na Maison Noisot e isso a faz olhar a vida de outra forma. O duque por sua vez retarda a fazer o pedido de casamento e será que Clara vai aceitar?

Um final de muitas emoções em que os corações se abrem e não conseguem calar seus sentimentos. São mundos diferentes, mas para o amor tudo vale.

"Ele abrira o coração para ela. Oferecera-lhe a lua e as estrelas, sem saber nada sobre Marcelline. E ela não tivera a coragem de oferecer em troca o que tinha: a verdade."

Resenha do por Irene Moreira

Saiba mais no blog Saleta de Leitura

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/09/resenha-seducao-da-seda-as-modistas-1.html

Irene Moreira 03/09/2016

Emocionante