Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

Gio 06/06/2021

EU LI CLARICE LISPECTOR
Me perdoem, mas aproveito esse espaço para comemorar. Para mim, ler mais de 600 páginas de Clarice Lispector é uma conquista enorme. Que artista! Que escritora divina! Eu já sabia que, para um começo assim, não entenderia boa parte de seus contos, mas mesmo os que tive dificuldade, pude sentir toda a sua intensidade descrita nas páginas. Clarice nos mostra a parte cru da vida. A melancolia que nos persegue. Os devaneios que nos invadem. Transforma dia comum em algo marcante.

Tenho 24 anos e li todos os contos da Clarice Lispector. Que bom dia para estar viva. ?
helloitsmiih 06/06/2021minha estante
que coisa linda, Clarice é uma pessoa que consegue tocar nossa alma??

Gio 06/06/2021minha estante
Ela tocou demais do lado de cá. Poderia ficar horas falando sobre essa experiência. ??

Alanna Fernandes 09/11/2021

Tem gente que vai me matar e me chamar de herege, mas não me identifiquei com os contos de Clarice.

Não senti toda a potência, inteireza e vastidão em seu contos da mesma maneira que senti em seus romances.

A maioria dos contos são exaustivos e, em minha opinião, sem objetivos ou sem desfechos razoáveis.
Douglas Finger 09/11/2021minha estante

Douglas Finger 09/11/2021minha estante
Eu começei lendo Clarice atraves dos contos, oq me fez ama-laa! Kkkk

Alanna Fernandes 13/11/2021minha estante
Eu sô polemycah kkkkkkk

Alanna Fernandes 13/11/2021minha estante
Me indica uns específicos para eu ler?

Kkkkkk

Douglas Finger 14/11/2021minha estante
Mas se você leu todos os contos dela, como vou te ajudarr?? kkkk dona Clarice ja era pra ter te encantado!

Alanna Fernandes 14/11/2021minha estante
????? kkkk eu vou tentar de novo ano que vem!

Douglas Finger 14/11/2021minha estante
Entrarei em oracao desde ja kkkk ??

moacircaetano 08/07/2023

Como toda coletânea, irregular. Clarice tem genialidade espalhadas por todo o texto, que brilham brilham como diamantes.

Livros e Pão 07/04/2021

Linda edição! Os contos estão bem organizados e editados e, como fã de Clarice Lispector, não poderia pedir por mais.
OBS como o livro é capa dura, também é perfeito para matar mosquitos. Recomendo ler antes de dormir e já deixar ali do lado do travesseiro para caso aquele famoso zumbido comece a te rondar

tally_mour 03/01/2023

Uma das melhores coisas q já li, inesquecível.
Pude me identificar com os contos dela, são tão intrigantes e profundos que ao ler eles pude entender e lembrar coisas tão enraizadas sobre mim mesma. Jamais esquecerei das coisas que li, impossível se arrepender de ler Clarice Lispector, é realmente cativante.

"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."
"Nas minhas corridas eu aprendera a me levantar das quedas mesmo quando mancava"

Queria ter anotado mais trechos que eu gostei:((

Danilo Parente 22/12/2021

Sobre ler Clarice Lispector
Ler Clarice Lispector é:

? Devanear.

? Ir em busca de sentimentos elevados.

? Aprender que um olhar é o bastante para poder transcender.

? Refletir se estamos formando relações vazias e quais seriam as consequências na velhice.

? Enxergar o universo que habita dentro de nós e não ficar adstrito a rótulos, pois estes limitam a percepção que temos da vida.

? Encontrar a nossa porta de saída utilizando os nossos próprios métodos e vontades. Não devemos seguir um caminho só porque a maioria vai nele, pois, nesse caso, estaríamos dando voltas e voltas nos "corredores do Maracanã".

? Perceber que podemos estar nos tornando apáticos e perdendo a oportunidade de dizer uma palavra de afeto, fragilizando, assim, os laços familiares. Contudo, a palavra que não sai da nossa boca está gravada no nosso interior e precisamos ter a coragem para libertá-la.

? Compreender que a passagem do tempo pode ser um golpe fatal para quem vive de amarras e obedece a regras impostas pela sociedade. Clarice demonstra que quem não se dá ao luxo de ser desobediente e viver por si mesmo, leva a vida com um alto grau de inconsciência e existe apenas através de aparências. Seguindo essa linha, caso um dia seja adquirida a consciência, pode ser que seja tarde demais, pois o tempo e a vida não esperam.

? Ler gradativamente, e saber que o mais importante está em sentir as palavras do que se restringir ao significado delas. Clarice não escrevia de forma rebuscada, mas sim de forma simples, porém com o simples ela conseguia transformar meras baratas e até mesmo um ovo e uma galinha ou os olhos de um búfalo em algo profundo e dotado de subjetividade.

? Experienciar crises existenciais, ponderar sobre comportamentos destrutivos e sentir o incômodo de sermos tocados nas nossas feridas.

? Inferir que não se trata de uma simples leitura, mas sim de uma conexão de almas, pois a alma de Clarice se funde à do leitor e juntos eles desfrutam de uma profusão de sentimentos.

? Alcançar uma parte, antes adormecida, da nossa essência, e, sobretudo, saciar o nosso desejo de sentir algo profundamente humano, intenso e inesquecível.

Ler transforma. Ler Clarice Lispector transborda.

@virginiagraciela 25/03/2020

Clarice eterna
Excelente coletânea pra quem é fã, para quem nunca leu Clarice e pode começar por esse que vai se se apaixonar.

Apesar de ter meus contos favoritos, não teve nenhum que achei ruim.

O meu favorito ainda é Felicidade clandestina, mas é até injusto com tanto conto bom reunido.

E as comemorações ao centenário vão continuar

Jéssica 19/03/2021

...
O segredo é sentir Clarice. Não é entender Clarice. Ela se comunica com a minha alma e não com a minha língua falada. É uma conversa que vem de dentro para um outro dentro. O primeiro dentro é o dela, o segundo dentro sou eu. Não leio Clarice, eu SINTO Clarice em mim. É mais do que literatura, é conversa de ALMA.
ba3 19/03/2021minha estante
Meudeus resumiu tudooooooooooo

Willian 22/06/2023

Adorei
O tipo de livro que amo, aquele livro que a gente abre no meio do dia ou em qualquer outro momento lê um conto e fica vagando imaginando as coisas.

Alberto 12/02/2022

Perfeito para fãs, permite conhecer um painel completo da evolução do estilo e dos temas da autora.
Ler a obra completa de um autor (neste caso, a obra em formato conto apenas), em ordem cronológica, tem vantagens e desvantagens. A vantagem mais evidente é a oportunidade de ver um painel inteiro do estilo e dos temas e preocupações de um autor, e a evolução ou não de seu pensamento a respeito desses seus objetos recorrentes de atenção. A desvantagem é uma certa impressão de repetição, de monotonia, já que parece que o mesmo conto é reescrito várias vezes. Outro senão é que se tem contato com a "obra menor", os "lados B", porque é óbvio que ao longo da vida o nível de inspiração e talento varia. Sobre esses contos completos de Clarice, têm momentos sublimes e algumas peças antológicas. Outros contos são "menores" e no meio deles há textos que parecem escritos por obrigação, sem inspiração, sem muito a dizer. No geral, o que é sempre certo é que mesmo nos contos menos interessantes se colhem muitas frases lapidares e atordoantes (eu anotei quase 200). E a preocupação sempre presente da autora com alguns grandes mistérios da vida, que ela não explica mas seguidamente questiona de modos diferentes e sempre vislumbrando aspectos inesperados. De todo modo, embora seja um produto lindo e bem feito, acho que esse livro é mais recomendável para fãs e pessoas muito interessadas na história e aspectos técnicos da literatura. Para o "leitor comum", isto é, as pessoas normais, acho que seria mais econômico e proveitoso ler as coletâneas mais famosas, que contêm as partes mais inspiradas da obra de Clarice.

Chanaisa 30/05/2021

Linda viagem
Clarice tem esse poder de transformar cenas cotidianas em palavras que tocam nossa humanidade compartilhada.

Muitos são os contos que viverão em mim; personagens que amarei além do próprio amor da autora que os criou.

caroline 27/06/2021

Clarice... Há muito buscava descobrir o motivo por trás de tanto amor e admiração por seus escritos. E descobri. Descobri e me tornei mais uma de seus ? muitos e apaixonados ? fãs.

Sua escrita cativante e genial, é capaz ? ouso dizer ? de conquistar qualquer um. Se ao ler Clarice, você não conseguir gostar, apenas escolha uma outra obra, um outro conto ou um outro momento.

Baseada em minha curta, mas satisfatória experiência, há algo dela para todos ? ou quase todos ? os gostos. E se acaso não conseguir "entendê-la", tenha em mente que ao ler Clarice é mais importante o *sentir* do quê o próprio entender.

Estendi a leitura por meses, pelo simples fato de que não queria me desapegar. Esta edição é incrível; uma das melhores compras literárias, bem como a(s) melhor(es) leitura(s) de meu ano ? ainda que este nem mesmo tenha terminado.

Como uma nova e empolgada fã, estou aqui apenas para incentivar outros a conhecer este tesouro nacional e mundial chamado Clarice Lispector.

Não é nem mesmo necessário desejar uma boa leitura, caro leitor, pois com Clarice, você com certeza terá!

Carla Verçoza 23/07/2020

Edição grandiosa, é um livro que li sem pressa, absorvendo cada conto. O fluxo de consciência, a prosa poética e densa, encanta. Grande parte das personagens são mulheres que já não cabem mais no papel que a sociedade espera delas em suas épocas, mesmo quando desempenham esses papéis com maestria e aparente alegria, há sempre um "no entanto..." gerando desassossego. Os contos são apresentados em ordem cronológica. As Primeiras Histórias são ótimas, já comprovando o talento da jovem Clarice. Os contos presentes em Laços de Família são os que menos gosto. Já havia lido o livro há vários anos e realmente não consegui me conectar muito com as histórias. Nos contos de A Legião Estrangeira destaco Os desastres de Sofia, Viagem a Petrópolis e A Solução, ambos sensacionais. Os contos escritos nos anos 70 são os que mais gosto e os contidos em A Via Crucis do Corpo são impressionantes e belíssimos!

"(...) nós todos somos fracassados, nós todos vamos morrer um dia! Quem? mas quem pode dizer com sinceridade que se realizou na vida? O sucesso é uma mentira." (O homem que apareceu)

"Estavam pedindo demais de minha coragem só porque eu era corajosa, pediam minha força só porque eu era forte. 'Mas eu?', gritei dez anos depois por motivos de amor perdido, 'quem virá jamais à minha fraqueza!'." (Os desastres de Sofia)

Sérgio 14/02/2023

Clarice. Simplesmente Clarice
Quando falo que tenho um amor por Clarice, é descarregado de qualquer hipérbole. Realmente a amo. Lidar com a prosa de Clarice é viver o mundo da maneira que ele realmente é: poesia. O toque é ela conseguir verbalizar isso. Clarice é uma pessoa completamente inteira sabe. Ler seus livros é entender e saber que ela lidou com os aprendizados da vida da forma mais perfeita possível. Diante da realidade do mundo, Clarice se fez humana. É muito prazeroso ver a evolução de Clarice, vivemos uma vida com ela. À medida que sua prosa fica cada vez mais etérea, a gente percebe que, mesmo Clarice se dissolvendo no ar, vamos reconhecê-la no oxigênio que respiramos. Clarice é. Clarice foi. Clarice será. Clarice é Clarice. E para ela nenhuma classe gramatical consegue sintetizar o que Clarice é. Vamos senti-la para sempre nesse mundo. Nunca deixarei de acreditar que Clarice é eterna. O meu maior desejo era tomar uma
coca-cola com ela e trocar dois dedos de prosa.
DricaL1705 06/04/2023minha estante
Fantástico comentário?

Darty 05/03/2023

Coletânea de contos
Não é um livro simples de ler, quis desistir algumas vezes.
Adorei alguns contos e odiei outros.....