A Lei: Por Que A Esquerda Não Funciona

A Lei: Por Que A Esquerda Não Funciona Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei: Por Que A Esquerda Não Funciona

denis.caldas 11/06/2020

Introdução ao Direito Natural
Originalmente escrito em 1850 pelo economista e jornalista francês Frédéric Bastiat, "A Lei" é considerada um dos textos básicos do liberalismo clássico e do Direito Natural que, por sua vez, se pauta na defesa da liberdade, da propriedade privada e da auto-proteção do indivíduo.

Eu comparei linha a linha com outra edição que li, a 3ª edição do Instituto Ludwig Von Mises Brasil, na tradução de Ronaldo da Silva Legey para o Instituto Liberal e, de fato, essa edição da Faro Editorial traz o texto integral, traduzido pelo mineiro Eduardo Levy. É interessante ler as duas traduções, porque cada um adotou um estilo, por exemplo, há frases em que o Ronaldo usa interrogação, enquanto que o Eduardo usa exclamação, e vice-versa.

Na edição do Mises Brasil vem um Índice Remissivo, que falta na edição da Faro, mas o interessante da Faro são a Introdução e os Comentários que Eduardo Levy faz durante o texto, correlacionando com a realidade do Brasil em 2016. Ah, sem falar de alguns cartuns que alegram o livro.

Enfim, eu só trocaria a capa, ostensivamente agressiva aos progressistas, e tiraria do título a parte "Por que a Esquerda não funciona", pois o livro é um bom presente para darmos a qualquer pessoa, para ao menos conhecer uma boa introdução sobre o outro lado do muro. Se todos os conservadores devem ler o Manifesto Comunista, todos os esquerdistas e até os ditos "de direita", porém bem intervencionistas, devem ler A Lei, para um entender a motivação do outro, não a título de convencimento, mas para o diálogo mesmo.

Como disse Churchill sobre o panfleto A Lei, "nunca na história das ideias humanas tanto foi dito com tão poucas palavras."
Allysson Falcon 30/10/2020minha estante
Excelente resenha Denis,

já nos esbarramos por aqui, em outras resenhas e comentários.

Você foi extremamente gentil com os ditos "progressistas". A eles não interessa o diálogo, não querem ler o que outros escreveram, eles não leram nem seus próprios autores.

E, sendo muito honesto, um "progressista" quer a morte de quem não concorda com as falácias vermelhas. Eles não querem debate. Querem que os não "progressistas" simplesmente deixem de existir.

Vivemos dias tenebrosos... tanto aqui, como nos USA, na Europa e no resto do globo sociedade ocidental está sob ataque, "progressistas" querem destruir a sociedade judaico cristã... imagino com que pavor Churchill e Tatcher veriam os dias atuais...

Precisamos perceber isso e partir para a luta...

Como o sábio Ronald Reagan dizia:

?A liberdade nunca está a mais de uma geração distante da extinção. Nós não a legamos para nossos filhos hereditariamente. Ela deve ser defendida, protegida e entregue a eles para que façam o mesmo.?

vilmar.nunesdes 15/12/2016

A LEI
O livro trata de um excelente tema que é muito relevante para o momento atual do Brasil que é a utilização do aparato público por parte dos que estão no poder para criar ou modificar leis para benefício próprio, ou seja, para benefício de um pequeno grupo que está no poder. Posso resumir isso na seguinte frase: não importa se vai prejudicar e tirar direitos do outro, se me beneficia concordo que se torne lei. A crítica de bastiat é a governos que usam a lei para para fins de espoliação e retirada de direitos individuais como o direito à propriedade privada, liberdades individuais e outros direitos citados que, segundo ele, são anteriores à lei e ao estado. Ele chega a ser profético em alguns pontos. Uma defesa radical do liberalismo com alguns excessos que são perfeitamente compreensíveis tendo em vista a época em que bastiat escrevia.
Impressionante a atualidade desse texto e como nós demoramos a aprender com os erros. Livro curto, mas rico.

Mr. Jonas 06/09/2017

Sensacional
Ótimo livro. Linguagem simples com argumentos .

Fidel 23/12/2018

A LEI - PORQUE A ESQUERDA NÃO FUNCIONA
O livro “A Lei - Porque a Esquerda não Funciona”, do escritor e tradutor Eduardo Levy, é um exame da obra "A Lei", que foi escrita em 1850 pelo economista e escritor francês Claude Frédéric Bastiat (1801-1850), fazendo-lhe profundos comentários e o analisando sob à perspectiva do Brasil atual. O livro contém as reflexões de Bastiat sobre os mecanismos naturais que dão origem às leis, assim como às suas inapropriadas e distorcidas aplicações. Suas ideias sobre direitos do indivíduo, que tanto contribuíram para o pensamento do liberalismo clássico, são sustentadas por três direitos: à vida, à liberdade e à propriedade.

Neste contexto, Bastiat argumenta que as leis escritas, ou seja, as leis dos homens, têm origem nos direitos naturais, os quais compreendem o direito a vida (condição necessária para a existência do indivíduo), o direito à liberdade (que considera que todo o homem nasce naturalmente livre) e o direito à propriedade (que pressupõe que o homem só pode alcançar a plenitude da sua liberdade dentro de um sistema democrático se as leis protegerem sua propriedade privada).

Para Bastiat, a forma como o Estado se apropriava da propriedade alheia, através dos altos impostos e a legitimidade a esse demasiado confisco através de instrumentos legais era questionável. Ele defendia que a "espoliação legal", um instrumento para extorquir o povo, era o meio pelo qual o Estado afundava o país na pobreza. Assim, Bastiat afirmava que a espoliação caminhava na contramão dos direitos naturais do indivíduo, vez que o Estado a convertia em direito tributário quando era do seu interesse pratica-la e a criminalizava para combate-la, quando praticada pelos indivíduos.

O pensamento de Bastiat é substancialmente liberal. Suas ideias em muito fortaleceram a defesa da liberdade do indivíduo contra as formas de opressão com origem no Estado. Desta forma, concluímos que nestas ideias estão a origem dos valores que são caros para o liberal: o indivíduo, a liberdade, a propriedade privada, a democracia representativa, os direitos civis e o mínimo de intervenção estatal na vida privada do cidadão.

site: www.leiologopenso.com.br

Jonas.Pessoa 17/09/2019

Leitura agradável!
A obra é bem objetiva e introdutória. Destaque para a linguagem acessível, tópicos enxutos e aos comentários do editor que em muito corroboram com o livro. Contudo, há defeitos que necessitam ser declarados: a formatação da obra deixa claro a intenção de fazer volume, uma vez que a mesma é relativamente curta. A distância de parágrafos entre um tópico e outro é absurda. Mesmo sendo louvável que a linguagem seja objetiva e compreensível, o autor não se aprofunda significativamente, deixando alguns tópicos apenas pra "encher linguiça". Outro defeito é uma grande quantidade de citações, além de muitas dessas serem enormes, tornando a leitura cansativa e dificultada. E a cereja do bolo, nos aspectos negativos, são as inúmeras charges que tomam uma página inteira; não enriquecem o conteúdo, e, mais uma vez, dão "volume" a obra. Apesar desse a intempéries, creio que é válida a leitura.

Adilson22 29/04/2020

Muito bom. Se todos lessem e entendessem não havia retrocesso nas liberdades.

Gean Pereira de Lemos 09/03/2021

Primeiro livro do ano e o primeiro sobre esse assunto, sensacional e só me fez querer procurar mais sobre ??

Carlos Alexandre 21/03/2021

a lei
bom conteúdo, só o que o livro peca é quanto à formatação, com a clara tentativa de tornar a obra em algo mais volumoso

Felipe 28/03/2021

A Lei (sem o subtítulo)
Mais um livro que peguei pelo aplicativo do Skeelo e que me chamou a atenção pelo nome. Em se tratando de política, já aprendi que ela muda e que nós precisamos mudar também e nunca ficar preso a apenas uma ideia ou alguém. Sempre teremos um caminho para seguirmos, mas nada é certo e nem deve ser assim, devemos sempre estar abertos a novas percepções para sempre estarmos evoluindo.

Esse livro foi escrito por esse estudioso francês em 1850 logo após a terceira revolução francesa em que as ideias do socialismo e comunismo ganhavam força em vários países. Pois bem, o autor então vai explicar que o estado/a lei deve sempre defender a liberdade de uma população e não, punir o direito de auto-defesa de alguém em favor de outro direito. Algumas passagens eu concordo com o autor, mas em outras, não. Levo aqui em consideração o ano em que o livro foi escrito e também o mundo que vivemos hoje e toda a minha bagagem cultural e política que vai influenciar de certa maneira na forma de interpretar o texto.

Não quero entrar em um debate político aqui, pois escrever sobre isso é difícil e posso me expressar de forma errônea e não é essa a intenção. Foi um livro bem interessante do ponto de vista de conhecer, pouco, de como essa divisão entre esquerda e direita era vista naquela época. O maior problema, para mim, nessa leitura foi o fato de não conhecer os trabalhos de vários estudiosos que são citados no livro, o que me deixou confuso em alguns momentos; Algumas notas de rodapé do livro achei tendenciosas, no quesito política, tentando demonizar um lado e não achei saudável. Outro ponto que não concordei foi a escolha do subtítulo “Por que a Esquerda não Funciona” pois achei também tendencioso e ao ler o texto de Frédéric, percebemos que essa não foi sua intenção ao escrever esse livro, muito pelo contrário. O autor consegue mostrar que ambos os lados podem cometer excessos e comprometer toda a estabilidade de uma nação.

Kauã 21/07/2021

Viva a liberdade
Livro essencial para todas as pessoas poderem ver como que o nosso país parece uma "ditatura" se comparado com outros países aonde temos uma falsa liberdade este livro nos mostra como somos controlados por um sistema que viola a liberdade e nos encarcera em uma vivência de um sistema falido e retrógrado.

Estefania 01/08/2021

Um livro muito bem escrito, mas a meu ver equivocado em relação as análises, principalmente quando se trata de direitos. Parece uma pessoa muito indignada com a sua confortável situação, com medo de ter que dividir o que tem com menos abastados.

gabilopeswb 18/10/2021

Ótimo para iniciar estudos políticos
Achei um livro ótimo para iniciar os estudos políticos, linguagem simples, fácil de entender, e os comentários do tradutor foram muito úteis.
Adorei as ironias do autor, e o livro também traz trechos de outros pensadores que enriquece a leitura.
Só não dei 5 estrelas porque o autor comenta que alguns direitos dos dados por Deus etc e eu não concordo com isso, fora isso é perfeito. Recomendadíssimo

ToniBooks 28/12/2021

A lei como uma ação negativa.
"A Lei", do famoso economista francês, Frédéric Bastiat, é menos um manifesto liberal que um chamado à responsabilidade individual. Ao refletir sobre lei e justiça, o autor, já em 1850, anteviu a inflação de normas que, ao invés de proteger os direitos das pessoas, espoliam seus patrimônios, atrás de máscaras filantrópicas. É daqueles livrinhos que vão direto ao assunto.

Marcio 29/12/2021

Atual
Ainda que seja escrito em 1850 de Frédéric Bastiat, o livro a Lei ainda é atual pois ideias não morrem e precisam se lembradas as primordiais , o direito a vida , liberdade e propriedade, no livro ele apresenta esses 3 pontos como fundamentais em uma sociedade e que qualquer coisa que seja contra isso é um atentado a toda a sociedade, para o momento que estamos vivendo é uma leitura essencial.