1+1: A matemática do amor

1+1: A matemática do amor Vinícius Grossos
Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

bookversog 16/09/2021

Que livro puro e sensível, passei a madrugada chorando.
Aqui acompanhamos Lucas e Bernardo que são melhores amigos desde sempre. Infelizmente, um deles tem que ir embora para Portugal e eles tem apenas as férias para se despedirem e aproveitarem os últimos momentos juntos.
Neste meio tempo, eles acabam se descobrindo, conhecendo sentimentos guardados, conhecendo a homofobia (infelizmente), e Meu Deus, a construção desse livro foi feita de um modo tão sensível, o jeito como os personagens vão descobrindo o que sentem e o que são, é simplesmente perfeita.
Há uma cena em especial tão triste e que ganha ainda mais força com as reflexões do Lucas: "Meu crime fora o amor. Quando foi que amar se tornou um crime? Quando foi que deram permissão pra pessoas comuns julgarem as diferenças e condená-las a sentir a violência de suas mãos e pés?".
Simplesmente leiam

gio 15/09/2021

nao é serio, que livro perfeito. é espetacular o desenvolvimento deles juntos, como eles lidavam com as situações ou consigo mesmos.
as musicas da pink fazia tudo ficar melhor, convenhamos.
porfavor leiam essa obra de arte!! é literalmente incrivel

lena 15/09/2021

lindo e emocionante, me chocou muito algumas partes e recomendo pra quem gosta de um romance beeemm clichê

becxj 11/09/2021

1 + 1 = ?
esse livro conta a história de dois amigos que se apaixonam e acompanhar eles e seus sentimentos é uma coisa muito linda. você sente a aflição toda vez que algum deles toca no assunto de Portugal. enfim, muito fofo

Julha 10/09/2021

QUE LIVRO PERFEITO!!! Eu amei demais, chegou um momento q eu tava sorrindo sem nem perceber, além de ter chorado um monte kkk, perfeito

fernanda 06/09/2021

PERFEITO!
A amizade deles é, desde o início, a coisa mais preciosa do mundo e eu nunca me cansarei de afirmar isso. Achei muito bom o fato de que, ao decorrer do livro, foram citadas músicas, principalmente as brasileiras.
Foi tudo muito fofo, eu tava mesmo com vontade de ler algo que aquecesse o coração dessa forma.

dudsa 04/09/2021

LEIAM POR FAVOR
esse livro é tão fofo, tão bom, tão brasileiro!!! me senti junto com os personagens, tudo nesse livro é muito doce e traz uma sensação de verão e aaaaaaaa. achei parecido com aridante por algum motivo (???) mas enfim, MUITO BOM LEIAM PFV
maria21461 19/09/2021minha estante
SIMM EU TBM ACHEI MEIO PARECIDO

Pam 01/09/2021

EU VOU ME MATAR
eu vou fazer essa porr@ de resenha chorando mesmo
serio
eu vou me jogar da ponte
que livro é esse??
isso não se faz Augusto e Vinicius (escritores)
c@ralho que livro
KRL
QUE ODIO
TO CHORANDO MUITO
Mile 01/09/2021minha estante
Esse livro é prft demais

Ceci 01/09/2021minha estante
ESSE LIVRO É MUITO SUBESTIMADO! NINGUÉM FALA SOBRE AAAAAA

Pam 01/09/2021minha estante
SIM CECIII
nunca tinha visto ninguém comentando sobre ele!! e ele é pft de maissss

Pam 01/09/2021minha estante
concordo plenamente mile

Ceci 01/09/2021minha estante
Eu só vi ele pq peguei na Livraria e amei a sinopse (li a uns 3 anos mas até hoje lembro com amorzinho)

maria21461 19/09/2021minha estante
Vc ja leu o garoto quase atropelado do Vinícius??? É PERFEITO.

Ceci 19/09/2021minha estante
ELE TEM OUTRO LIVRO??

Mile 19/09/2021minha estante
Ceci, acho que ele tem muitos outros, se eu não me engano ele tá lançando um agora que se chama "não foi por acaso"

Mayara.Knoeller 31/08/2021

Que livro fofoo
O casal principal é uma gracinha
Amei Bernardo e Lucas
Leitura leve mas que traz ótimas lições, adorei

Lopes 31/08/2021

eu não sei como descrever o tanto que eu gostei desse livro, é a história de auto descoberta deles, de um amor lindo e leve. Queria ver mais pessoas falando desse livro porque ele é incrível, favorito do mês

adrianlendo 29/08/2021

gatilho: homofobia.

Bernardo e Lucas são melhores amigos desde que nasceram. Suas famílias sempre foram muito unidas e colaboraram para que a amizade crescesse cada vez mais nos dois ao longo dos anos, mas eles nunca chegaram a perceber exatamente o quão valiosa era essa amizade até Bernardo receber a notícia de que precisará ir embora para Portugal com a família no fim das férias. Agora Lucas pretende transformar essas nas melhores férias da vida dos dois e conforme eles vão vivendo essas experiências, eles também percebem que há um sentimento maior envolvendo os dois.

Sabe quando você só está querendo uma leitura leve e feliz para poder espairecer um pouquinho sem se preocupar muito com o mundo à nossa volta? Acho que esse é o livro perfeito para isso.

Ok, há uma cena envolvendo homofobia que eu sinceramente achei levemente deslocada diante de todo o resto, mas fora isso eu acredito que "1+1" é um livro que carrega tantos significados maravilhosos que essa cena em específico acaba por passar em branco na decisão final.

Mais que um romance, esse é um livro lindo sobre amizade, sobre se sentir seguro com pessoas sem que haja um interesse romântico. Sobre viver de uma maneira linda e única, sobre permitir a autodescoberta como sempre deveria ser para todes e sobre sentimentos tão puros que transbordam as páginas para cercarem quem o lê cada vez mais ao longo das suas paginas.

Bernardo é um doce. Ele está confuso ssobre muitas coisas e há uma pressão enorme em cima dele que só torna tudo mais difícil, mas então há Lucas, que não deixa a dor de ver o melhor amigo indo para outro continente fazer com que ele desista de tornar aqueles momentos tão especiais para os dois e essa conexão entre eles é tão única que o leitor acaba por nem se importar se vai acontecer um romance ou não. Tudo anda tão bem que a gente só é levado pela narrativa, seja lá onde ela resolver nos levar.

"1+1" é um romance maravilhoso sobre a pureza da amizade, a descoberta dos sentimentos e o amor em sua forma mais única. Com ele dá para perceber sim que um mais um pode ser igual à um.

Isaac.Ferreira 28/08/2021

De aquecer o coração e chorar de emoção
Essa frase é, literalmente, a definição do livro. O livro em grande parte é bem leve, divertido e descontraído, só no finalzinho que tem uma cena mais pesada. Essa cena me deixou um pouco abalado, confesso.

Por outro lado, eu amei as músicas que Lucas e Bernardo escutam durante várias cenas. Essas músicas ajudam a imersão e proximidade com os personagens e o mundinho deles (aliás, adicionei essas músicas na minha playlist).

Eu amei como a escrita simples nos aproxima a gente dos personagens, como prende a gente do início ao fim e as ilustrações conquistaram meu coração. Tinha acabado de ler um livro incrível, e 1+1 A Matemática do Amor conseguiu ser tão incrível quanto (senão mais rsrsrs). Mais um ponto extra e diferencial, é um livro nacional!

Tenho que agradecer a minha amiga que me recomendou e gostaria também de deixar minha recomendação. O livro é para todos, sem restrição alguma. Com certeza você vai se emocionar em alguma página desse livro.

Por último, para fechar com chave de ouro, quem me dera ter uma tia (ou mãe) como a Sarah. Ela é maravilhosa, descontraída, me fazia rir toda vez que aparecia e ainda me fazia sentir seguro e confortável. Melhor personagem do livro, sem sombra de dúvida alguma.

Jonathan Marques 24/08/2021

Odiei, nota 10!
O ano era 2016, dona Lorde tocava em todos os fones das gays tristes deste país, e os senhores Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga resolveram unir forças para nos fazer morrer de tanto chorar no fofíssimo ?1+1, a matemática do amor?.

Seguindo a matemática do título, o livro nos conta as complicadas férias de Lucas e Bernardo, dois vizinhos que são melhores amigos desde a infância, e que recebem a terrível notícia que irão se separar. Bernardo está de mudança para o outro lado do oceano, e Lucas se vê obrigado a aproveitar cada um dos poucos dias que ele tem junto de seu amigo.

É claro que no meio disso tudo eles percebem que não é apenas amizade o que sentem um pelo outro! E como bons adolescentes de 16 anos que são, vão deixar tudo muito mais complicado e dramático do que já é! ADORO! Pois é minhas amigas, ser um adolescente LGBTQ não é nada fácil! Aliás, se você é ansiosa (assim como eu), já aviso para ir preparando seu chazinho de camomila!

Olha, sinceramente Vinicius e Augusto, porquê fazem isso? Eu sou cardíaco viu! Eu nunca esperei tanto na minha vida por uma cena, como eu esperei neste livro! HAJA CORAÇÃO! Eu tava só o Galvão Bueno gritando É TETRAAAA! É TETRAAAA!

Pura angústia com pitadas de fofurice! Odiei, nota 10! Hahaha.
Pras apaixonadas tristonhas que adoram uma história de amor (quase) improvável, esse livro foi feito pra vocês! INDICO VIU!