A mother

A mother's reckoning Sue Klebold

Resenhas - O Acerto de Contas de Uma Mãe - A Vida Após a Tragédia de Colombine

Lorem 06/12/2021

Visceral
Ano passado eu li o livro Columbine de Dave Cullen (muito bem recomendado, por sinal) e fiquei presa a tragédia por muito tempo. Foi a razão de procurar o Acerto de contas de uma mãe para ler.
A primeira vez que parei para pensar em uma tragédia dessas pelos olhos dos pais dos causadores foi ao assistir um filme chamado Sem rumo, que me tocou profundamente, então já esperava que a história de Sue Klebold iria me fazer sentir. Não me enganei nisso.
É interessante, triste e trágico ver toda a tragédia pelos olhos da Sue, porque é como ver um trem descarrilhado enquanto se está paralisado e sem chance alguma de pará-lo. Porque tudo isso já aconteceu, e é tarde demais para perceber os sinais do que estava por vir.
É complicado de entender que alguém que feriu e matou tanta gente foi tão amado, mas é a verdade. Se em alguns momentos da narrativa eu tive vontade de entrar ali e tentar impedir tudo, tentar pegar aqueles pequenos momentos de hesitação e fazer alguma coisa, eu imagino como ela deve se sentir.
Dylan foi o trem descarrilhado da Sue, e deixou para trás uma tremenda destruição, e ter que lidar com o luto e todas as complicações extras de se permitir o luto diante da situação.
É um livro visceral, trágico e, mais que tudo, extremamente humano em toda essa tragédia.

Marcelino.Ferreira 29/11/2021

Eu só queria dar um abraço nessa mulher por tudo que ela passou (não querendo dimimuir a perda das outras famílias). Esse livro é gritantemente necessário para termos uma visão ampla e profunda sobre suicídio e sobre seus sinais. Leiam.

Sam 04/10/2021

Sobre Sue Klebold
Acredito que ela não escreveu esse livro afim de defender o filho, em nenhum momento o insenta da culpa pela tragédia que cometeu. imagino o quanto ela sofreu e ainda sofre com tudo isso assim como os familiares das vítimas...
Li, reli e recomendo para quem tem a sensibilidade de entender um pouco mais a fundo sobre o que ocorreu

SGreen 03/10/2021

O acerto de contas de uma mãe
Esse livro é extremamente pesado e triste.
O relato de uma mãe que precisa lidar até hoje com o que seu filho fez.
Ela não tenta tirar a culpa pelo que ele fez, mas tenta entender como conviveu com ele sem perceber que o próprio filho estava planejando um ato tão horrível sendo uma pessoa que ela criará com tanto amor e dedicação.

rodrigo 26/09/2021

o livro é escrito pela mãe de Dylan Klebold, um dos atiradores do massacre de Columbine. Sue Klebold narra o dia do massacre e as consequências que a família Klebold sofreu nos anos seguintes. Eu demorei bastante pra poder começar ler pq tinha muito receio dela tentar justificar ou isentar a participação de Dylan no massacre, mas isso (por sorte) não aconteceu. Ela demonstra sentir muita culpa por não ter percebido os sinais de Dylan. E se por um lado ela sente culpada pelas mortes que seu filho causou, por outro ela sente pela morte do próprio Dylan.

Maria Júlia Comin 18/09/2021

A vida após a tragédia de Columbine.
Demorei muito tempo pra terminar esse livro. O começo dele é muito difícil (não que fique fácil depois). A culpa que Sue Klebold carrega e descreve chegou até mim, tornando muito doloroso a leitura constante do livro. Apesar de trágica, a história de Dylan e de sua família traz uma grande lição sobre saúde mental e os estigmas que esse assunto carrega.
Um livro difícil mas necessário. Como leitora, agradeço a Sue Klebold por compartilhar histórias e sentimentos como os seus.

carolmrtiins 01/09/2021

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Andréia 26/08/2021

Um outro ponto de vista sobre a tragédia de Columbine
Narrativa de Sue Klebold, mãe de Dylan Klebold um dos responsáveis pela tragédia de Columbine. Uma mãe que se viu sem poder chorar pelo filho e sofrer o seu luto. Sue escreveu o livro como uma forma de desabafo e um alerta para que os pais prestem mais atenção nos filhos.

Babi 19/08/2021

Forte e delicado.
Uma leitura pesada e bem detalhada sob a visão da mãe de uma das vítimas do Massacre de Columbine. Muito interessante, com certeza enxergo a situação com mais empatia, clareza e outro olhar para o Dylan, assim como as outras vítimas da tragédia. Posso dizer que é um efeito borboleta. Inúmeros fatores que chegaram a fatalidade.

@jaliagoraesuavez 18/08/2021

Um relato incrível
Este livro é a história contada pela mãe do Dylan, Sue Klebold.

Ela fala do seu filho, da sua vida até a tragédia, da dor da perda e da vergonha pelo massacre.

Ela tenta entender como um filho criado com tanto amor pode ser capaz de atos tão brutais como esse.

Fala de luto e suicídio, da dificuldade em ser um sobrevivente e seguir a vida.

Apesar dela reconhecer tudo que seu filho fez, sinto que em alguns momentos ela passa um pano, sabe? Entendendo Dylan como um suicida, deprimido e manipulado pelo Eric, um verdadeiro sociopata.

Eu até entendo que depressão é uma doença bem séria e que o Dylan estava doente. Mas não é todo suicida deprimido que entra armado numa escola matando as pessoas.

Ok, ele pode ter sido manipulado, mas já existia muita maldade ali.

Ainda assim, é um relato incrível. Muitas vezes chocante. E, diferente da Sue, eu acho sim que o Dylan deu muitos indícios de que algo estava errado, que ele não estava bem. Daí a imaginar que seu filho seria capaz de tamanha atrocidade está muito longe, mas ela poderia ter insistido numa ajuda e tratamento.

Julgamento a parte (quem nunca, é?), em O Acerto de Contas de Uma Mãe, ela narra com honestidade tudo que passou, tentando lidar com essa nova realidade e mostra como seguiu em frente. Uma leitura incrível.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

KahRito 15/08/2021

Uma mãe em paz depois de mais de 10 anos
Meu filho cometeu suicídio, ele foi um dos atiradores de Columbine. Sue Klebold coloca em muitas páginas informações de como foi a criação de Dylan. Como ela ficou devastada por saber como seu filho teve a ousadia de não apenas fazer mal a si mesmo, como aos demais. No livro você vai ler sobre os relatos, as provas circunstanciais, e o fato dela ter lido os diários de seu filho após anos da tragédia.
No livro ela usa termos como doenças cerebrais e transtornos cerebrais e como o descontrole delas pode afetar não apenas a si como aos demais. E como seu filho conseguiu esconder de sua família e amigos mais próximos sua personalidade dissimulada, mostrando que muitos pais não fazem ideia de quem são seus filhos e do que eles são capazes. Pra todos os que lidam com adolescentes, que são pais devem ler esse livro.

Ale Giannini 09/08/2021

Um alerta
Em 20 de abril de 1999, Eric Harris e Dylan Klebold se armaram com pistolas e explosivos e entraram na Escola de Ensino Médio de Columbine, na cidadezinha de Littleton, Estados Unidos. Em questão de minutos, mataram 12 estudantes e um professor e feriram outras 24 pessoas, antes de tirar a própria vida.

Desde então, Susan Klebold (ou Sue), transitou entre a responsabilidade, a culpa, o medo e a dor de ver que seu filho Dylan foi um dos perpetradores do massacre da escola de Columbine.

Esse livro é o relato de uma dor amplificada pelo luto, pela perplexidade e pelo isolamento que só um ato dessa magnitude pode causar.

Sue não busca justificar a crueldade do seu filho, nem busca o perdão das famílias atingidas - embora peça desculpas em diversos momentos do livro - mas antes de tudo, busca entender onde errou (se errou) e fornecer pistas para alertar pais, educadores e familiares de que os distúrbios mentais estão presentes em nossos adolescentes e que podemos, talvez, construir outros finais se estivermos atentos.

Sue precisa escrever esse livro.

ray 02/08/2021

Livro que fala muito sobre o bullying
Livro aborda temas sensíveis e è um livro de difícil leitura, não por ser ruim mas por falar de temas delicados abertamente sem censura, este livro deixa uma reflexão muito boa sobre a como os pais educam os seus filhos erroneamente sem nem perceberem, também, como a escola lida de maneira errada com adolescentes vítimas de bullying;livro perfeito para quem gosta de reflexões e filosofias.