Lava Jato

Resenhas - Lava Jato

1 | 2 | 3 | 4

Daniele 22/09/2016

Indispensável
O livro é maravilhoso. Com um texto dinâmico, é de fácil leitura. É indispensável para aqueles que querem conhecer e entender melhor a operação.

Rose 26/09/2016

Eu bem poderia está aqui indicando um belo livro policial envolto em um clima de muita política e corrupção.
É justamente o que farei, mas com um porém, este livro não é ficção, são fatos totalmente reais, e pior, dizem respeito ao nosso país.
Com certeza se você está lendo esta postagem agora e é brasileiro, já sabe, ou tem uma boa noção do que seja a Operação Lava Jato.
Mesmo assim, farei um rápido resumo desta operação que está abalando o cenário político e econômico do país. Lava Jato é a maior investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro já feita no país. A operação que começou investigando recursos ilícitos movimentados por organizações criminosas lideradas por doleiros, acabou desdobrando-se em um escabroso caso de corrupção envolvendo uma estatal que é um dos maiores símbolos brasileiro, a Petrobrás.
No livro em questão, conhecemos a operação desde o seu início, na verdade, até antes dele, pois o autor, que é jornalista investigativo da Rede Globo, conta a operação desde o seu início, anos antes, onde o que estava sendo investigado não era nada perto do que conhecemos hoje.
A operação só começou a tomar os ares que conhecemos hoje, quando a Polícia Federal e o Ministério Público Federal descobriram uma ligação entre Alberto Youssef e o ex diretor de abastecimento da Petrobrás (2004-2012), Paulo Roberto Costa.
A compra de uma Range Rover Evoque em dinheiro vivo (R$250.000,00) do doleiro, teria sido um "pagamento" para Paulo Roberto Costa pelos "serviços prestados". Com sua prisão e alguns desdobramentos, Costa acabou fechando uma delação premiada e este foi o estopim de uma crise que ainda está longe de seu fim.
Envolvendo políticos e as maiores empreiteiras do país, a Lava Jato foi, e vem aos poucos puxando o fio de um novelo de corrupção que durante anos vem delapidando o patrimônio do país, e que deixou a Petrobrás em um grande buraco.
Depois desta delação e conforme as investigações foram avançando, novas provas foram sendo coletadas, assim como novas delações foram sendo feitas, acarretando novos desdobramentos.
Hoje mesmo, enquanto escrevo esta resenha, foi deflagrada a 35º fase da Lava Jato onde o ex ministro Palocci foi preso. Cito este fato apenas para ilustrar como esta investigação está atingindo a esfera mais alta de políticos.
Em relação a economia, as maiores empreiteiras do Brasil estavam envolvidas na roubalheira. O dono da Construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, está preso há um ano e meio por conta disso. Outros deste porte faziam companhia a ele. Mas através de delações premiadas, estão cumprindo pena em casa e sendo monitorados por tornozeleira.
Vladimir vem narrando de forma clara e objetiva, sem levantar nenhum tipo de bandeira ou julgamento, o desenrolar dos fatos, e como a Lava Jato tomou as proporções que conhecemos hoje. Desde a formação da equipe que investiga e dá corpo a operação, passando pelas manobras para tentar desacreditar a operação. Os cuidados, os investigados, as citações, as fases, a importância de cada uma delas, o grito do povo pelo fim da corrupção, tudo você vê narrado no livro.
É possível também conhecer um pouco de alguns membros da operação e a importância de cada um deles. Com o rosto do Juiz Sérgio Moro, a Operação Lava Jato ganhou o apoio total da população, que passou a ver o juiz como salvador da pátria. Certo mesmo, é que ele é o rosto desta operação complexa.
É possível conhecer alguns valores que foram roubados, e alguns que já foram repatriados através das investigações. Eu tinha a noção de ser muito dinheiro, mas conforme ia lendo as cifras, ficava cada vez mais estarrecida, devo informar aqui que os agentes da PF também, pois a minha noção era muito menor do que realmente foi roubado. Fora que eu não tinha nem ideia da facilidade que eles faziam isso.
Uma coisa que eu não sabia, e que agora sei, é que toda esta roubalheira começou com o PP (Partido Progressista). Também fiquei sabendo melhor das inúmeras tentativas usadas pela defesa dos acusados em desacreditar a operação. Nesta hora eu não sabia se ria, ou se chorava. Vocês sabiam que a defesa queria usar o fato da economia está sendo atingida para soltar os empreiteiros que estavam preso? Que queriam culpar a operação pela crise financeira brasileira, quando a verdade é que só temos esta crise por conta dos bilhões que foram sistematicamente roubados ao longo dos anos?
É óbvio que o livro não narra os acontecimentos atuais, mas o leitor fica plenamente esclarecido de tudo o que ocorreu até então.
Vale ressaltar mais uma vez, que a narrativa não tem nenhum tipo de opinião própria ou julgamento. Por conta disso, não posso deixar de dar os parabéns para Vladimir, pois com os fatos ocorrendo a cada dia e seus novos desdobramentos, ele teve uma narrativa coesa e totalmente compreensiva, sem ser cansativa. Aliás, era difícil querer parar de ler. É o primeiro livro que leio onde os fatos históricos ainda estão acontecendo, o que deve ter deixado o livro ainda mais difícil de ser escrito.
Um livro que vale a leitura, principalmente pelo seu valor histórico e para ajudar a compreender melhor como tudo isso funciona. Um livro cujo os fatos ainda estão acontecendo, e que continuará a deixar a população estarrecida.
A torcida fica para que esta operação seja uma divisão de águas para o Brasil, e que os culpados paguem pelos crimes que cometeram, pois para mim, todos são um tipo mais fino de assassinos, pois indiretamente matam diariamente milhares de pessoas por conta da eterna falta de uma infraestrutura melhor para a saúde e segurança, isso só para começar. Mas isso já é minha opinião falando...

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

@uaitolendo 05/11/2016

Que pais é esse??
Ao iniciar a leitura nao imaginei que seria uma leitura pesada e cheia de informacoes. E que a cada capitulo eu repetiria a mesma pergunta varias vezes: "Que País e esse??" . Uma letra de musica dos anos 80,seria tal atual,sera que Renato Russo previu o nosso futuro?? Deu vergonha desse pais. Que é tao "bonito por natureza" e os seus administradores tao "feios". Mas,por outro lado, deu um orgulho de quem quer mudar esse pais. A Lava Jato nao e feita so pelo juiz Moro,tem muita gente envolvida e querendo um país melhor. E um livro pesado,mas de leitura facil. E pesado por causa do tanto de informacoes. A coisa e pior do que se noticia. A Lava Jato sem duvida e a maior operacao contra a corrupcao que esse país ja viu. Trousse pra nossa realidade o maior esquema de lavagem de dinheiro que ja se teve noticia nesse país. Levantou a bandeira da delacao premiada. Sem as delacoes a Lava Jato nao teria chegado tao longe. Outro fato inedito foi a devolucao de uma parte do dinheiro. A Lava Jato e um divisor de aguas contra a corrupcao. A Lava Jato e a oportunidade de melhorar as coisas.Enfim,um livro que vale muito a pena ler.

Enquanto isso em Curitiba...

@APassional 20/12/2016

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
São 12 capítulos dos quais não conseguimos desgrudar os olhos: revelações surpreendentes, revoltantes, emocionantes; preparem-se para conhecer os bastidores do poder, manobras políticas, segredos, conspirações, contratos milionários e personalidades megalomaníacas. Uma trama policial da vida real que todo cidadão brasileiro deve ler!

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/08/resenha-lava-jato.html

Pedro 21/12/2016

Um documento histórico!
Lava Jato" é um documento histórico, um livro que indico para todos que querem ter conhecimento dos desdobramentos da maior operação contra corrupção e lavagem de dinheiro, já realizada no Brasil. É uma leitura importantíssima, principalmente para alunos de Jornalismo e Direito. É um banho de informações!

Confira a resenha completa no Blog Re.View

site: http://www.blogreview.com.br/2016/11/resenha-lava-jato-vladimir-netto.html

Glauber 03/01/2017

O mal da corrupção
Este livro traz um bom panorama do início da operação Lava Jato, e como ela se tornou um símbolo de combate à corrupção no Brasil. Nesse livro, encontramos os vários personagens dessa operação, dos acusadores aos acusados. Podemos perceber os desdobramentos que cada operação teve e com isso, ver como ela se agigantou perante o Brasil.

Tha 01/02/2019

Leitura obrigatória para quem deseja sair da alienação política, o livro não só conta a história da maior investigação de corrupção do Brasil, ela abre nossos olhos para a verdade!
Neste livro da pra saber onde e como tudo começou e infelizmente deixa bem claro, que por falta de provas concretas, ainda existe muito politico corrupto solto, vivendo no luxo conquistado com o dinheiro publico, muitos ainda ocupam as cadeiras do governo e outras cadeiras apenas foram assumidas por novos corruptos.

CisoS 07/01/2017

Faltou bastidores
Um bom livro que repassa os eventos da lava jato em detalhes, mas, ai final, não entrega tudo que promete: faltam detalhes dos bastidores.
O Autor tem boas fontes e brilha quando mostra o que ocorreu longe das cameras, mas a maior parte do livro é só recapitulação do que já se sabe.
Ainda assim, uma boa recapitulação.

Mundo de Tinta 01/03/2017

Lava Jato
Vladimir Netto escreveu um livro bem apartidário como prometido, mas algumas das coisas que ele conta parecem saídas da ficção =O
Todo mundo que vive no Brasil tem acompanhado a operação que realmente abalou o país. Algumas pessoas colocam o juiz Sérgio Moro como santo e única pessoa não corruptível, outras colocam ele como diabo e o mais corrupto da história, e outras ainda não se decidiram. Seja qual for sua opinião, acho que todos concordam que a Lava Jato é um acontecimento realmente importante na nossa história. Um dia vamos falar da Lava Jato e das inúmeras manifestações populares para os nossos filhos, da mesma forma que crescemos ouvindo sobre o "Diretas Já". Eu acompanhei +/- as notícias e sempre me senti meio perdida com tantos nomes, termos, e ficava com aquelas perguntas "mas por que fulano não foi investigado?" e "mas por que só falam de ciclano"? Bem, um dos pontos altos do livro do Vladimir é justamente explicar algumas dessas coisas. Porque ele conta quem é quem, os nomes, cargos que possuíam quando começaram a ser investigados e da época em que praticaram os atos. Em alguns pontos, ele diz inclusive, qual foi a justificativa para a abertura ou não de inquéritos e quem era a pessoa responsável por essa decisão. Ele fala os nomes dos partidos envolvidos sem pudor e sem puxa-saquismo. O único puxa-saquismo que ele faz é quanto ao Juiz. Vladimir está do lado das pessoas que idolatram o homem, mas não senti que isso interferiu na forma de contar a história dos envolvidos.
Antes que vocês se assustem mais com esse livro eu preciso ressaltar que a leitura é MUITO fácil e rápida. Longe de ser massante e lento, o ritmo imposto é tão frenético quanto um romance policial best seller. A única coisa que senti falta foram as referências. Deixa eu explicar, eu estou fazendo meu TCC de Mestrado. Sou acostumada a ler teses e talz, e quando textos técnicos citam outros textos é fornecido uma forma eficaz de rastrear a fonte. O Vladimir às vezes cita "O Jornalista Tal escreveu em sua coluna do Jornal Tal que ...." e aí eu ficava querendo LER o texto original só para beber mais do assunto. E não tem como, porque não sei quando saiu o texto. É tipo você estar lendo um romance bem legal e um dos personagens cita uma frase que você achou ótima e diz que é de um certo autor. Como você pode ler o texto integral sem saber de qual livro daquele autor é a frase? Claro que o texto integral não importa para o livro que você está lendo, é só mesmo sua vontade de ler mais, sabe? Então, Vladimir se você um dia ler minha resenha: POR FAVOR, em uma futura versão revisada e estendida inclua um anexo com as referências ^^
Eu que sou muito chata com textos jornalísticos (a ponto de não conseguir ler certos livros) ADOREI a obra do Vladimir. Estou aguardando ansiosamente o próximo volume dessa história porque muita coisa ainda está rolando.

Esta e mais resenhas estão no Blog Mundo de Tinta, visite-nos!!

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2016/12/resenha-de-tinta-lava-jato.html#more

cotonho72 10/03/2017

Ótimo!
Hoje venho falar/resenhar o livro Lava Jato de Vladimir Netto, que, embora, acredito eu, cada brasileiro esteja acompanhando as horríveis revelações e os personagens que participaram do enorme esquema de corrupção no Brasil, pode encontrar nesse livro não só os bastidores da operação comandada pelo juiz Sergio Moro, mas também alguns detalhes e informações que no dia a dia acabamos deixar passar. O livro reconstitui os principais trechos da operação, com detalhes que somente um jornalista com acesso aos principais envolvidos nessa história conseguiria obter, percebemos a grande pesquisa e estudo realizado, pois a história transmitida aos leitores é bem convincente e deixa poucas duvidas.

Vladimir Neto não conta os eventos da Operação Lava Jato em ordem cronológica no livro, pois ao iniciar a narrativa de uma das fases da operação, em algumas vezes estende os capítulos a todas as suas consequências, o que facilita o entendimento do leitor sobre aquela fase e acaba deixando a história ainda mais eletrizante e a leitura empolgante.

O autor consegue ser imparcial no relato de quase todos os fatos, as vezes deixa transparecer admiração pelo Juiz Sergio Mouro, mas quem não o admira? Não há um vilão definido pelo autor, ele conta os fatos e o leitor faz sua análise sobre a conduta dos investigados, a condução da investigação e a pena que o réu obteve no curso da operação.

A leitura provoca uma sensação de decepção e até nojo de alguns políticos envolvidos, dá vergonha de saber que a nossa principal estatal estava comandada por tanta gente que só pensava em seu bolso, dos bilhões desviados do nosso país, de como as grandes empreiteiras comandavam as obras da Petrobras, de como a política influenciava tanto a administração da empresa que achávamos que nunca poderia falir, a empresa que era orgulho do povo brasileiro.

Além disso podemos acompanhar as manobras que os advogados dos envolvidos tentavam criar para impedir ou cancelar as prisões já ordenadas pelo juiz Sergio Mouro. Em certo momento podemos pensar: Será que esse indivíduo realmente coloca em risco à Sociedade ou o bem publico para ficar preso por tanto tempo no decorrer da investigação? E ficamos chocados ao saber que mesmo com a operação em andamento, alguns deles, mesmo sabendo que são investigados, continuavam praticando corrupção. Também podemos ver as inúmeras formas que os advogados tentavam tirar os processos de Sergio Moro para serem acompanhados em outro Estados.

E é aí que reflito com vocês: Será que eles pensam que outros juízes admitiram as possíveis condutas ilícitas ali investigadas? Será que eles acreditam que outros juízes por não terem a riqueza de detalhes de Sergio Moro na operação Lava Jato aplicariam penas mais brandas aos envolvidos? É difícil entender.

No livro também vemos um pouco da participação dos familiares dos envolvidos nas investigações e até alguns conflitos entre a opinião e estratégia de defesa de seus advogados com o interesse da família.

E é claro, vemos a condução dos processos pelo Juiz Sergio Moro e como a Operação Lava Jato afetou sua vida profissional e pessoal. Mas não é só Sergio Moro não, no livro também temos Policia Federal, Procuradoria Geral da Republica, Ministério Publico, etc.

Enfim, o livro é revelador e desperta diversas emoções. A leitura flui bem e rapidamente. Temos ilustrações nos livros que marcam os principais fatos da operação. Como a operação Lava Jato ainda está em andamento, a história não tem um final, então quem sabe seremos presenteados com outra obra de Vladimir Netto? Um livro super recomendado.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

O jornalista e repórter investigativo Wladimir Netto participou da cobertura dos casos da operação Lava Jato desde o início. Durante cerca de dois anos, ele acompanhou as investigações, que agora estão reconstituídas de maneira impressionante neste livro.

Sua narrativa é excelente, empolgante, cheia de detalhes saborosos de bastidores, que prendem a atenção dos leitores o tempo inteiro.

Para todos aqueles que acompanham as notícias diariamente e são contra a corrupção que se espalhou em nosso país, recomendo esta leitura.

Mas, é bom esclarecer que esta obra não traz novas revelações, nem aponta conclusões. Também não se trata de um texto político ou sobre partidos. Na verdade, é um thriller policial que esmiuça sob um ponto de vista privilegiado, os detalhes do maior caso de corrupção do mundo.

Lava Jato nos mostra um pouco da personalidade do juiz Sergio Moro, um homem extremamente sério, compenetrado em seu trabalho, um estudioso das questões de corrupção e que não se considera um astro, e sim um membro da equipe que está conduzindo esta importante investigação.

E ainda, a participação contundente do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, sem a qual a Operação Lava Jato não teria avançado com tanta desenvoltura.

Como muitas perguntas continuam sem resposta e as investigações avançam sem parar, acredito que este livro possa ter uma continuação em breve.

O diretor José Padilha já adquiriu os direitos da obra, que deve virar uma série da Netflix no próximo ano. Com certeza, eu vou assistir!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Thalyta Viana 24/05/2017

Surpreendente
Um livro que vale mais do que a pena Ler. Riquíssimo em detalhes e indubitavelnte interessante.

Hurmus 06/12/2017

Ainda tem mais
Uma história que ainda tem capítulos pela frente...

Ewerton.Costa 30/01/2018

Espetacular
Livro muito bem escrito e com uma riqueza enorme de detalhes. Foi excelente descobrir uma faceta ainda desconhecida para mim do juiz tão admirado por nós brasileiros de bem, Sérgio Moro. Foi notável ler em detalhes a cautela e to competentissimo trabalho desse herói nacional em desbancar as inúmeras tentativas, por parte de políticos e empresários, de enfraquecer a lava jato. Belíssimo livro e me deixou aqui ainda mais admirado a postura e o trabalho de Sérgio Moro.

Xxxxxxxx1 07/07/2016

Um documento histórico
Excelente livro. É, acima de tudo, um documento histórico da Operação Lava Jato. Preciso e detalhista, traz bastidores e curiosidades da Operação. Imperdível.

1 | 2 | 3 | 4