A Garota Italiana Lucinda Riley

Resenhas - A Garota Italiana

Regina 04/12/2016

Confesso que no começo nao fiquei tão interessada na leitura.Porem chegando em certa pagina acabei viciando.Lucinda como sempre escreveu umalunda historia de amor e segredos.Ate saiu uma lagrima,rsrsrsrs

Didi Zamunel 11/01/2017

Uma história com fortes emoções
O livro é excelente, ainda estou me recuperando das emoções que esse transmite. Achei a escrita um pouco diferente das histórias mais atuais da autora, mas não deve nada as mesmas. Super recomendado.

Eliane Maria 14/01/2017

O que eu achei do romance.
Esse foi o primeiro livro dessa autora, foi reeditado, mas deu para perceber que ela manteve desde o início a sua marca, onde vamos encontrar ligação entre passado e presente, porem o espaço de tempo não é tão longo como por exemplo no A Rosa da Meia Noite, que tem um período de 100 anos entre os fatos.
Amo a narrativa de Lucinda, pois seus romances são histórias de vida, que mesmo sendo fictícias poderiam muito bem ser reais, e esse A Garota Italiana, não fugiu a regra.
Esse romance me fez lembrar muito do O Diário de Suzana para NicolasJames Patterson, que também achei fantástico .
A trama começa com uma carta da protagonista Rosanna para seu filho Nico. Onde ela narra desde a sua infância, como menina pobre , até o seu auge como cantora de ópera. Tudo que precisou fazer para conseguir o sucesso, como conheceu o pai dele, enfim, o que aconteceu até Nico nascer e crescer.
Um fato muito marcante nessa história, é que cada personagem tem o seu papel muito bem definido nessa trama. E com esse recurso o leitor pode se apaixonar também pelos personagens secundários. Que foi o meu caso que fiquei encantada com Luca o irmão de Rosanna, exemplo de fé e doação ao próximo, no sentido de gastar sua vida nessa função.
Os primeiros 30% eu achei um pouco devagar, até comentei com algumas amigas, se realmente esse romance seria realmente de Lucinda Riley. Confesso que me senti um pouco perdida até chegar aos 40%.
Aí não tive mais dúvidas, é dela “mesmo” !!!
Desabrochou uma trama maravilhosa e muito agradável de ler, que não dava vontade de parar devido a narrativa envolvente, característica principal de Lucinda. Nesse romance, nos apresenta uma menina meiga ingênua de 11 anos, e vai dando corpo a personagem até ela ser transformada em uma artista famosa da ópera. Para quem é fã desse estilo de música, vai se deliciar nos detalhes que são riquíssimos sobre esse tema.
Esse romance tem um campo de mensagens que são passadas, sobre vários aspectos:
Traição, arrogância, arrependimento, fé, esperança, solidariedade, doação de vida, amor, ciúme, profissionalismo, obsessão e etc

Paty Argachof 02/02/2017

A Garota Italiana
O meu caso de amor com essa autora é de longa data e novamente ela me fez viajar deliciosamente nesse novo romance lançado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro (que por sinal tem sido super eficiente nos lançamentos da Lucinda Riley desde quando obteve os direitos autorais). Eu como fã tenho aproveitado demais, porque todo semestre temos a oportunidade de aprender e se desconectar um pouco mais do mundo nas obras de Lucinda.

Ela é uma das minhas autoras favoritas, super simpática nas redes sociais e que sempre nos ensina algo sobre o passado ou lições de vida em seus romances.

Me surpreendi positivamente com "A Garota Italiana" porque diferentemente da abordagem característica da autora em suas obras mais recentes, esse livro contará quase que em 99% a história do passado e 1% do presente. Geralmente, ela alterna passado e presente com duas histórias individuais correndo paralelamente, mas ambas ao final tem conexão. Em "A Garota Italiana" teremos a história narrada pelos olhos de Rosanna e em alguns pontos chaves do romance encontramos cartas escritas por ela destinadas ao filho, na verdade ela está contando a sua vida e, parte da dele, durante toda a narrativa.

Rosanna tinha seus 11 anos de idade quando conheceu o homem que fisgou seu coração, ela ainda era uma criança, no entanto sabia que Roberto Rossini seria seu marido um dia. Ele era um cantor lírico recém formado que estava no início da sua ascendência e em um encontro na casa da família dela Rosanna teve a oportunidade de cantar em frente a todos os presentes, quando Roberto ouviu a delicadeza e potencial da voz dela, disse que deveria procurar um amigo seu chamado Luigi, ele poderia desenvolver a voz da menina para que no futuro atuasse como cantora lírica e se caminhasse bem chegaria ao Scala em Milão.

"Alguns minutos depois, sem conseguir dormir, sentou-se. Tornou a abrir o diário, pegou o lápis e escreveu outra frase. Um dia vou me casar com Roberto Rossini."

Com a ajuda do irmão Luca ela consegue fazer essas aulas e durante cinco anos de sua vida se dedica aos estudos com Luigi e ajuda nas tarefas da cantina da família. E é nesse momento que uma grande porta se abre para ela, terá a oportunidade de estudar música em Milão e seu irmão irá acompanhá-la nessa jornada.

Nessa nova aventura conhecerão pessoas maravilhosas, como Abi e Paolo... Irão fazer a jornada da descoberta pessoal e encontrarão o amor bem ao lado ou em algo inimaginável.

E assim o destino de Rosanna vai sendo traçado aos poucos. Quando já moça reencontrará Roberto e a conexão entre os dois será intensa demais para ser ignorada. Só que esse famoso cantor tem sua fama feita não somente no meio musical, mas também nas peripécias na cama com muitas jovens que não resistem ao charme galante dele. O sentimento que ele irá nutrir por Rosanna é amor, todavia como se manter firme aos desejos do seu coração quando o corpo está habituado a viver na libertinagem?

"(...) E nunca faço promessas que não posso cumprir. Elas sabem como Roberto Rossini é. Se não conseguem aceitar isso, não deveriam se envolver comigo. É simples. - Ele deu de ombros."

Os dois viveram juntos momentos apaixonados e incríveis, ascenderam juntos no meio musical e fizeram o elo do sucesso quando cantavam juntos. Tudo lindo, maravilhoso e quase perfeito... só que não!

Roberto é muito excêntrico, irritadiço, um tanto quanto mimado e irresponsável, um marido obsessivo que não consegue se comportar adequadamente quando fica muito tempo distante de sua Rosanna. E o desfecho do romance dos dois poderá ser dolorosamente vivido em muitos aspectos, além de afetar as boas amizades dela, já que os dois funcionam como uma droga um para o outro e como vocês bem sabem uma droga não pode despertar o que há de melhor em nós.

"Não vou dizer que foi uma época fácil para mim, mas eu tinha passado uma parte tão grande da vida dedicada a Roberto que estava decidida a aproveitar ao máximo cada segundo daquele meu presente. É por isso que hoje lhe digo, Nico, para aguentar firme e valorizar cada instante. Nunca deixe passar nenhum dia sem tirar dele o máximo, pois nunca mais voltará a ter esse tempo."

Durante a leitura me senti vivendo na Itália e na Inglaterra, envolvida pelas músicas italianas tão lindas frequentemente citadas ao longo do romance.

Terminei o livro com olhos marejados e em total conflito interno, pois não sabia se ficava triste ou feliz com o desfecho de todo esse romance, mas depois de refletir conclui que foi o melhor para a grande maioria dos personagens.

Sabe aquele tipo de livro que quando você termina quer voltar e começar a ler tudo de novo? Pois bem, "A Garota Italiana" é esse tipo de jóia rara. ^^

site: http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/06/resenha-garota-italiana.html

Aninha 03/02/2017

Gostoso de ler!
Veja a Resenha com Fotos no blog > http://www.byanak.com.br/2016/12/livro-garota-italiana-lucinda-riley.html

Rosana é uma menina quando conhece Roberto, suas famílias são amigas e os pais de Rosana fazem uma festa surpresa para os pais de Roberto. Roberto é um cantor de ópera e canta para os pais na festa, Rosana fica encantada com Roberto, sua linda voz faz a garota se apaixonar no mesmo instante, mas Roberto é muito mais velho que Rosana e não tem olhos para a menina.
Na mesma festa a mãe de Rosana pede para ela também cantar algo, a garota reluta um pouco, mas todos insistem e ela canta, e é nessa hora que Roberto percebe a garota que tem um bela voz, todos se emocionam ao vê-la cantar. Roberto imediatamente fala com o pai da garota indicando um professor de canto para ajudar á aperfeiçoar o dom da menina. O Pai dela não se importa muito, diz que não tem dinheiro para essas coisas, mas o Irmão de Rosana via com ela no professor e a ajuda á ir escondido ás aulas. Cinco anos se passam e Rosana já está pronta, o professor dela faz uma festa e chama os pais dos seus alunos e algumas importantes de escolas de musica da Itália, um dos mais renomados Paolo, do Scala de Milão fica encantado com Rosana e logo á oferece uma bolsa de estudos, o pai dela também vai á essa apresentação e percebe o quanto a filha é talentosa.

Rosana vai para Milão com o irmão Luca, e á cada dia a garota impressiona á todos, até que uma das cantoras principais do Scala fica doente e Rosana tem que substitui-la e é quando a carreira dela decola. Rosana reencontra Roberto, mas, ela sabe muito bem a fama que ele carrega de mulherengo, e faz de tudo pra não nutrir amizade, ela é apaixonada por ele desde a infância , mas faz de tudo pra se manter o mais distante possível. Até que eles são convidados para fazer uma temporada em Londres tudo pode mudar.
A primeira coisa que percebi foi o quanto é gostosa a escrita da autora, ela nos leva á uma viagem á Itália e é como se você estivesse lá, e isso foi incrível! outra coisa que amei foi que a autora não enrola sabe? ela soube colocar descrições e diálogos da maneira certa, muito bem equilibrado.
Quando aos personagens principais, gostei da Rosana, mas o Roberto não, como ela mesma percebe no final, ele despertava o pior dela, era egoísta, mulherengo. Mesmo com tudo isso não consegui odiar ele, não gostei, também não odiei. Mas quem realmente eu gostei na história foi o Stephen, ali sim era um verdadeiro homem. Não vou falar dele pra não á spolier. Outro personagem que me cativou foi o Luca irmã da Rosana, a amizade deles, o quanto ele se empenhou para ajudar a irmão foi muito lindo. e o final dele pra mim foi o melhor de todos os personagens, com certeza ele merecia. Enfim, não me arrependo e ler o livro, acho que os cenários dele foram maravilhosos, me senti em cada cantinho foi tão gostoso.

site: http://www.byanak.com.br/2016/12/livro-garota-italiana-lucinda-riley.html

João Bruno 19/02/2017

Uma característica da autora, é caprichar muito nos mínimos detalhes dos personagens ou dos cenários, o que em certa altura, por ser um livro extenso, se torne cansativo, ou se torne ainda mais atrativo ... Muito bem escrito, com uma história envolvente, embora na minha opinião não teve o fim que eu esperava ... Mas recomendo pela riqueza de detalhes que o livro contém

Patty 24/02/2017

Uma leitura leve
Achei o começo meio devagar, mas depois que o romance deslancha, o livro melhora muito.
Tudo bem que é meio clichê, o mocinho lindo, rico e problemático e a mocinha apaixonada que tem certeza que o fará mudar, mas mesmo com uma Rosanna totalmente submissa por conta dessa paixão doentia por Roberto, eu gostei da história.
Ao meu ver a narrativa foi muito bem escrita, de forma que é possível se envolver com os personagens.
Não sei se sou muito manteiga derretida ou o que, mas o fato é que até cheguei a me emocionar no final.
Foi um belo passatempo viajar na vida de Rosanna, Roberto, Lucca, Abi e Carlotta. E recomendo pra quem procura um romance leve, sem muita tensão.

Carolfreitasnf 04/05/2017

A Garota Italiana
Comecei a ler o livro após indicação de uma amiga e como não conhecia a autora não sabia muito o que esperar, por isso a leitura começou totalmente sem expectativas.
Confesso que me surpreendi positivamente com Riley, sua escrita é leve o que faz com que a história não seja arrastada. Uma das coisas que gostei muito no livro, e confesso que comecei a reparar nisso há pouco tempo, é a continuidade da história que, em A Garota Italiana é muito bem construída além é claro das personagens que são muito bem construídas e trabalhadas.
E o que dizer do enredo da história?! Peguei-me diversas vezes desejando assistir a uma das óperas mencionadas no livro, ansiando conhecer não só a Itália, mas também uma Inglaterra diferente da qual estou habituada a ler. Sem falar é claro na imensa vontade de me afundar em um belo prato de macarrão.
Quanto às personagens me afeiçoei demais a Abi e gostaria de ter lido bem mais dela no livro.
Apesar de ter amado o livro também o odiei. Achei o romance principal demasiadamente tóxico e pela primeira vez em 67 livros não torci pelo casal. Tive, em alguns momentos, muita raiva de Rosanna e confesso que tive muita dificuldade em entender certas atitudes da personagem.
De modo geral é uma história boa e muito bem construída, vale muito a pena a leitura e apesar do romance principal não me agradar não me arrependo de ter lido, inclusive já sinto falta da atmosfera italiana do livro.

Românticas 08/05/2017

Resenha do Blog Mulheres Românticas
Ler um livro de Lucinda é ter pequenos infantis a cada novo capítulo. A escrita dela é forte e fascinante,o que combinou perfeitamente com o livro em questão

Rosanna, apesar do grande talento,não tinha perspectiva alguma de sair da cantina dos pais, até ser ouvida por um conterrâneo famoso por suas habilidades vocais. Muito além da descoberta do talento, um grande amor parece ter saído de uma criança de 11 anos.

Para ler o restante da resenha, visite o Blog Mulheres Românticas.

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2017/01/lucinda-riley-garota-italiana-arqueiro.html

marileia.costas 18/08/2017

A Garota Italiana ( AMEI)
Nunca me atrevi a deixar qualquer comentários sobre minhas leituras pelo simples fato de cometer o erro de spoiler.
Apenas quero que deem uma chance a esse livro maravilhoso de Lucinda Riley,ele é diferente de todos os romances que já li,claro que existem pessoas que leram e não gostaram (respeito muito isso) mas pelo meu olhar ele sai daquele leque de romances clichês (que eu adoro)
Rosana conta através de cartas sua evolução desde quando era uma garota de apenas 11 até sua fase adulta na qual teve sua revelação.
Não acho que ela,somente ela tenha sido protagonista da historia,sua família teve um papel muito importante na trama,seu irmão Lucas me conquistou.

obs : eu gostaria de falar muito mais,mas os spoiler estão começando a chegar rsrsrs,enfim,eu super quero que todos leiam essa obra,que tem como cenário a Itália.

bjs e uma ótima leitura

Noemi.Fortunato 03/10/2017

Livro muito bom. Uma garota decidida, que lutou pelos seus objetivos. Apesar de algumas coisas não acontecer como ela gostaria, mas ela soube seguir a vida.

Leia com a gente 03/02/2018

Uma história envolvente permeada pelo universo da música clássica

“Eu era feliz, e meus sonhos não iam além do pôr do sol seguinte.” (pag.12)

Olá bibliófilos!

Sim, eu confesso: sou apaixonada pela narrativa da autora irlandesa Lucinda Riley, e com A Garota Italiana não foi diferente. Adoro suas tramas que cortam o tempo e mostram a saga de gerações de uma mesma família. Os enredos que falam de amor e de ódio, esses sentimentos que muitas vezes caminham lado a lado. Outro aspecto que eu gosto muito dos livros da autora são os cenários e culturas diferentes. Alguns livros da autora já me fizeram mergulhar nas paisagens lindas da Irlanda, na cinzenta e charmosa Inglaterra e até a exótica Índia. Agora chegou a vez da bela e alegre Itália ser palco de mais uma história de Lucinda Riley.

A garota italiana foi escrito originalmente em 1996, quando a autora era ainda muito jovem e utilizava um pseudônimo (Lucinda Edmonds) para assinar suas obras. Em 2015 seu editor sugeriu que ela resgatasse seus primeiros livros para uma reedição. Foi então que a história de Rosanna Menici e Roberto Rossini saiu das páginas amareladas de um manuscrito, passou por uma revisão da autora e foi relançado, e o resultado foi muito, muito bom. Quem conhece outros livros de Lucinda Riley vai notar logo de cara uma diferença no estilo da escrita. Ao contrário da maioria de suas histórias – narradas de forma não linear – esta segue uma ordem cronológica mais estruturada.

“Rosanna o encarou. Nunca havia pensado em um homem como alguém lindo, mas não conseguiu encontrar outra palavra para descrevê-lo.” (pag. 18)

O livro é escrito sob a forma de uma carta de Rosanna para Nico, na qual a protagonista conta toda a sua história. A trama começa em Nápoles, onde Rosanna – então com 11 anos de idade – mora com seus pais e dois irmãos mais velhos: a bela Carlotta e o protetor Luca. Rosanna tem uma bela voz e um dia, em uma festa de família, ela canta tão lindamente que chama a atenção do jovem e belo cantor Roberto Rossini, um astro em ascensão no mundo da ópera. Roberto então recomenda a família de Rosanna que invista no talento da garota. A família não dá muita atenção, mas seu irmão Luca promete a pequena Rosanna que se esta for sua vontade ele fará de tudo para ajudá-la a se tornar uma cantora. Rosanna fica muito impressionada com a beleza de Roberto, a ponto de jurar que um dia se casaria com ele.

“Rosanna, Deus lhe deu um dom, mas junto com esse dom vêm dificuldades e decisões difíceis de tomar. E só você pode decidir se têm coragem para tomá-las. A escolha é sua.” (pag. 44)

Os anos passam e Rosanna, com a ajuda do irmão, se dedica às aulas de canto e consegue aprimorar seu dom. Aos 16 anos ela tem a oportunidade de estudar em uma tradicional escola de música em Milão e parte para uma nova vida acompanhada pelo irmão Luca. A partir de então seu caminho volta a cruzar com Roberto Rossini e sua vida mudará para sempre.

A trama nos conduz pelos bastidores da música clássica e das óperas, o glamour dos grandes teatros, a dedicação à arte, a disputa de egos e os dois lados da fama. Todo esse universo permeia a conturbada relação de Rosanna e Roberto, que apesar de uma paixão muito forte tem que enfrentar muitos obstáculos e segredos escondidos.

“Desejou que fosse possível congelar aquele instante, preservá-lo para sempre. O que quer que o futuro reservasse, sabia que se lembraria eternamente de estar deitada ali, sob o sol, esperando Roberto voltar.” (pag. 204)

Um aspecto muito interessante é que a autora soube abordar muito bem a submissão que o amor pode causar. Até que ponto é aceitável se colocar em segundo plano em nome de alguém que amamos? Será que essa dedicação extrema a alguém justifica o afastamento das pessoas que mais amamos ou será que o amor também pode ser nocivo, mesmo sendo um sentimento puro e forte? Todas essas questões são apresentadas ao leitor através da história narrada por Rosanna.

“Dei-me conta de que podemos amar alguém de todo o coração, mas isso não significa que essa pessoa nos faça bem.” (pag. 383)

Além da trama principal, entre Roberto e Rosanna, temos excelentes histórias e personagens secundários, que têm seus próprios dramas e dilemas. Os irmãos Carlota e Luca, a melhor amiga Abi e Donatella, a antagonista, são um capítulo a parte que daria outro livro.

Por fim eu diria que A garota italiana fala basicamente sobre o amor. O amor entre um homem e uma mulher, o amor entre irmãos, o amor entre amigos e o amor de uma mãe por seu filho.

“Quando estou com você , deixo de ser eu mesma. Me afogo em você e no amor que sinto.” (pag. 442)

Leia, você vai se emocionar! E como sempre digo: é impossível ler um romance de Lucinda Riley sem derramar pelo menos algumas lágrimas.

Até a próxima bibliófilos, e continuem lendo com a gente!

QUOTES:

“E foi nesse instante que ela entendeu que o amava.” (pag. 20)

“Existem algumas coisas na vida que estão fora do nosso controle, sabe? Às vezes precisamos deixar tudo a cargo do destino.” (pag. 57)

“Você encontrou um lugar no meu coração e vai morar lá até o dia da minha morte. Me diga que nunca vai deixar nada nos separar.” (pág. 213)

“O amor é uma espécie de vício. É preciso suportar um período de abstinência e não se punir por de vez em quando pensar que nunca vai passar.” (pag. 300)

“- Lembra de quando eu disse que nunca me apaixonei? – Lembro. – Eu estava mentindo. Estou apaixonado. – Por quem? – Por você.” (pag.191)

site: www.leiacomagente.com.br

Saleitura 27/07/2016

Nápoles, 1966, Café do Marco que pertence a família Menici. Marco, sua esposa Antonia e os filhos Luca, Carlotta e Rosanna trabalham juntos e num dia fora da rotina preparam uma festa surpresa para comemorar o aniversário de casamento dos amigos Maria e Massimo, e completando a surpresa, Roberto Rossini, filho do casal e aluno do Teatro alla Scala de Milão viria e cantaria para eles.

Rosanna tinha apenas 11 anos, tinha uma linda amizade com o irmão mais velho, mas com a irmã a relação era diferente. Carlotta era a bela, a que chamava a atenção de todos e Rosanna se achava o patinho feio, aquela que ninguém reparava. Durante a festa ficou quieta em um canto observando a todos até que Roberto Rossini chega e ela fica hipinotizada pela beleza dele. À pedido da mãe ele canta para a pequena platéia e Rossana fica enfeitiçada ouvindo aquela voz. Luca que conhecia a linda voz de Rosanna pede que ela também cante e dessa vez foi Roberto que se surpreendeu.

"Sabia que não estava escutando uma menina em idade escolar se exibir para os convidados de uma festa. A desenvoltura com que ela fazia soar as notas, seu controle natural e sua musicalidade evidente eram dons, não algo que se aprendesse." (pág 21)

Roberto Rossini ficou tão impressionado que recomendou a Marco que Rosanna deveria estudar música e recomendou um professor ali mesmo em Nápoles com quem tivera aulas de canto e considerado um dos melhores. Foi a primeira vez que alguém dissera que ela era especial e mais tarde, em sua cama, escreveu no seu diário "Um dia vou me casar com Roberto Rossini". Marco achou besteira Rosanna fazer as aulas, mas Luca estava determinado a não deixá-la disperdiçar seu dom e não desistiu, e ela, escondido da família, fez aulas de canto durante cinco anos com Luigi Vincenzi. Após esse tempo, Luigi disse a ela que já a tinha ensinado tudo que sabia e que era hora dela dela seguir em frente. Ele preparou em sua casa uma noite musical onde seus alunos se apresentariam e convidou Paolo de Vito, diretor artístico da casa de ópera Scala de Milão, para assisir a apresentação.

Paolo ficou encantado com Rosanna, mas não só ele, Marco também foi convidado e ficou emocionado assistindo a apresentação da filha, e só então soube sobre suas aulas. Paolo decidiu dar uma bolsa de estudos para Rosanna e conseguiu convencer seu pai a deixá-la ir para Milão, porém Marco só permitiu se Luca fosse junto. E começa uma nova fase na vida dos dois.

Rosanna ainda era aluna quando volta a se encontrar com Roberto Rossini que já era um famoso solista de ópera. Ela se forma aos 21 anos e começa a fazer pequenos papéis, porém uma protagonista fica doente às vésperas de uma estréia e Roberto sugere que Rosanna a substitua, e foi um grande sucesso. Os dois começam a trabalhar juntos e é aí que acabam ficando juntos. Não, não pense que começa uma grande história de amor... "Uma inesquecível história de amor, traição, paixão, obsessão e música."

"- A linha entre o amor e o ódio é muito tênue. Talvez um dia ela o odeie.
- E talvez isso seja tão ruim quanto amá-lo." (pág 323)

Roberto não é o mocinho da história, ele é um canalha e você vai odiá-lo, ainda bem que Luca existe e vamos ter a quem amar. Embora eu tenha falado de Rosanna e Roberto, há muitos personagens bem construídos e com suas histórias próprias que você vai gostar de acompanhar. Prepare-se também para conhecer mais sobre a Itália e o mundo da ópera, e não ache que será maçante, Lucinda não permite isso.

A Garota Italiana não faz parte da série Sete Irmãs e não é um livro novo, foi escrito em 1996 com o título de Ária e Lucinda usava o pseudônimo de Lucinda Edmonds. A editora mostrou interesse em conhecer seus trabalhos antigos e decidiu relançar o livro. Lucinda atualizou a história e estamos sendo presenteado com mais um maravilhoso trabalho seu. Se você já é leitor de Lucinda, saiba que não vai encontrar seu estilo atual, onde em cada livro encontramos mais de uma história, mas isso não faz A garota Italiana deixar de ser um livro que merece ser lido e que você vai gostar muito. A narrativa é emocionante do início ao fim, e com um fim surpreendente. Mas devo ser sincera e dizer que mesmo gostando do livro e ele tendo sido atualizado, dá para notar que não foi escrito pela Lucinda de hoje, por isso dei 4 livrinhos, mas isso não o desmerece, ao contrário, muito bom ver o quanto ela evoluiu.

"Vamos esquecer as coisas ruins e recordar apenas as boas, pois somos humanos, e é assim que conseguimos viver." (pág 462)

Resenhado por Luci Cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/07/resenha-garota-italiana-de-lucinda-riley_27.html

Erika 25/03/2018

É para fechar o livro e aplaudir de pé!
Fazia tempo que eu não ficava tão encantada com uma leitura. Tão entusiasmada para pegar um livro e retomar a leitura. Não dá vontade de largar. Dá vontade de continuar a ler, e ao mesmo tempo a gente quer estender a emoção que a leitura proporciona.
Mais um livro magnífico da Lucinda. É o terceiro que leio, e favoritei todos três. E quero mais da autora.
Mas voltando à garota italiana! Lucinda nos leva à Nápoles- Itália, e nos apresenta o mundo dos tenores, e o glamour dos grandes cantores de ópera.
A história começa com Rosanna ainda pequena, mas com uma voz encantadora. Durante uma festa na cantina dos seus pais ela faz uma breve apresentação e todos ficam pasmos e emocionados com a sua voz.
Com os pais sempre voltados para a beleza de Carlotta (a irmã mais velha) e com a certeza de que ela conseguirá bom casamento, mal prestam atenção ao talento da filha caçula. Quem a encoraja a perseguir seu sonho é seu irmão, que a ajuda pagando suas aulas de canto. Através de seu talento ,Rosanna vai fazendo amizades leais que a levam para o topo. Mas a paixão um tanto doentia por Roberto, um famoso tenor, pode botar tudo a perder...
Um livro de tirar o fôlego e as lágrimas .
Personagens marcantes, história inesquecível.