A Garota Italiana

A Garota Italiana Lucinda Riley

Resenhas - A Garota Italiana

leiturasdabiaprado 22/04/2024

A Garota Italiana é um romance da Lucinda com uma pegada diferente dos demais, achei a trama menos complexa e a escrita diferente, ainda um pouco imatura para o padrão Lucinda.
Mas, é um bom livro, com uma trama que prende a atenção!
O livro conta a história de amor de dois grandes astros do mundo da ópera, Rossana e Roberto, os dois são de Nápoles e os pais são amigos, possuem uma grande diferença de idade e Rossana se apaixona por Roberto quando ainda tem 11 anos... anos mais tarde o caminho dos dois se cruza novamente e ela tenta apagar esse sentimento já que Roberto possui uma fama de mulherengo.
Mas, aos poucos ele quebra a barreira e os dois se entregam a uma paixão avassaladora.
E pra mim essa é a grande história do livro: o peso de um amor que desconcerta, que subjuga, que oprime, um amor que precisa ser vigiado, um amor que suga e transforma...
O livro se passa com Rossana escrevendo essa história avassaladora para o filho deles, mas paralelamente vamos acompanhando também a história de amor do seu irmão e sua melhor amiga, os bastidores do mundo da música e também das artes, fora uma pincelada sobre a máfia italiana, além da vida da família de Rossana que é dona de uma pequena cantina.
Um livro gostoso de ler, mas que não mostra todo o potencial da Lucinda!

16/04/2024

A história inicia-se em agosto de 1966 na Itália, onde Rosanna Menici, nossa protagonista de apenas 11 anos reside com a família em Nápoles, cidade na qual os pais possuem residência e uma cantina que recebe um grande fluxo de clientes. Assim como seus irmãos, Rosanna tem a tarefa de servir as mesas lotadas da cantina diariamente, algo que demanda muito dos irmãos Menici. Mas diferente de Carlotta, a irmã mais velha que possui uma beleza estonteante e de Luca, o irmão do meio que parece não se importar em trabalhar dia e noite para o pai, Rosanna tem o sonho de ser uma grande cantora lírica, algo que infelizmente não parece ter valor para seu pai.

Mas sua sorte parece mudar quando certa noite na cantina de sua família Rosana solta a voz na presença de Roberto Rossini, um renomado cantor de ópera que fica maravilhado com seu dom. Incentivada e encantada com Roberto, a doce menina começa a ter aulas com o melhor professor de ópera da cidade de Nápoles. Mas suas aulas são em segredo e custeadas pelo irmão Luca, único integrante da família que acredita no potencial de Rosanna. Afinal seus pais só possuem olhos para a primogênita, que por ser dona de uma beleza excepcional será capaz de fisgar um marido rico.
Passado muitos anos de estudos, sacrifícios e dedicação, Rosanna está pronta para mostrar ao mundo seu talento, e em sua estreia a moça já é considerada uma cantora lírica admirada e de grande potencial. Em pouco tempo Rosanna já começa a ser assediada pelas melhores casas de ópera do mundo e em dado momento seu caminho se cruza com o amigo do passado, Roberto Rossini, que também está no auge da carreira. Com o reencontro, também se acende em Rosanna o fogo da paixão que nutria por Roberto na infância, mas ela sabe que esse sentimento não deve ficar em seu caminho, afinal Roberto também é famoso por não possuir uma boa reputação com as mulheres.

Quer saber o que irá acontecer? Então não deixe de ler!

A Garota Italiana foi um livro que me prendeu desde o primeiro instante. Foi fácil tomar as dores da pequena, magricela e desengonçada garota de 11 anos que não possuía a beleza adequada aos olhos dos pais e que não era reconhecida pelos seus verdadeiros talentos e atributos. A história de Rosanna não é fácil, mas ela encontra amigos bons em seu caminho e luta para alcançar seus sonhos e objetivos.

Contudo a paixão foi algo que mudou o caminho que Rosana havia trilhado. E embora o amor que compartilhava com Roberto também tenha sido o agente transformador, capaz de mudar o homem egoísta e mulherengo para uma pessoa sensata e fiel. Esse mesmo amor também foi o responsável por transformar Rosana em uma mulher submissa, incapaz de enxergar o quanto estava sendo insensível e egoísta para com aquele que a amavam e que estenderam a mão quando precisou.

Embora houvesse tanto egoísmo e segredos na relação de Roberto e Rosanna, torci com unhas e dentes para que esse casal conseguisse encontrar um meio termo e para que feridas do passado não fossem capaz de destruir o que construíram no futuro. Por vezes fiquei decepcionada por Rosanna se mostrar fraca, dependente e insegura em relação a Roberto. É triste perceber como muitas mulheres começam a se anular por conta de um parceiro, sem perceber que lá na frente isso possa lhe trazer grande arrependimento.

Mila.Aranha 03/04/2024

Obsessão disfarçada de amor.
Os personagens principais mantém uma relação de obsessão, ciúmes e mentiras como se fosse amor. Um relacionamento tóxico, abusivo e dependente.

Seria melhor ter desenvolvido a história de Abi e Luca, pelo menos eram sinceros e honestos o tempo todo.

Em resumo, não gostei do livro, no final quando a gente acha que a pessoa vai se tocar ela continua afirmando q aquilo era amor. Não era!

Maria13268 26/03/2024

Amei
Uma trama muito linda!Conta a saga de uma família,com todos os segredos e amores vividos pelos personagens!
Mais uma de mulheres fortes??

ELCi 17/03/2024

Garota italiana
Um livro maravilhoso. Personagens perfeitos! Uma história envolvente com grandes surpresas.
Vc se apaixona por cada personagem de maneira muito diferente! Uma leitura essencial. Uma história muito humana.

Erika 11/03/2024

A Garota Italiana
A garota Italiana, um início enrolado e cansativo, depois a leitura melhora e flui. Um romance simples. Nada de mais

Letícia Rosso 23/02/2024

Aos amores inexplicáveis.
Fazia tempo que não me arrepiava com o fim de uma história como aconteceu com esta.
Fiquei pensando sobre os amores que não podem acontecer. Sobre como duas pessoas, ainda que se amando, podem simplesmente não serem o melhor destino uma para a outra.
Enfim, este livro traz uma reflexão genuína sobre os sonhos que deixamos para trás.
Como sempre, Lucinda Riley ganhando mais um pedacinho do meu coração de leitora. S2

Lu Michel 19/02/2024

Que amor é esse??
A história é bem linda, alguns momentos faz muita raiva, como uma mulher pode se deixar tanto por um amor bandido. No entanto é uma amor tão vivido, fora dos livros...
Gostei muito, mas queria outro final.

Daniele.Marques 14/01/2024

A garota italiana
A garota italiana nesse livro percebemos o envolvimento familiar que sempre acontece nos livros da lucinda riley e conseguimos antecipar algumas ligações do enredo.. mas qdo a história vai acontecendo somos surpreendidos com fatos e ações que nos deixam pensativos e emocionados... mas com o desenrolar vamos entendendo e acreditando nesse sentimento que a autora nos passa dentro da história... dar a sensação de estar vivendo tudo isso..o desfecho foi otimo.. principalmente em relação a Rosanna..adoro os livros da lucinda mesmo sabendo como é a estrutura das suas história... mas sempre fico apaixonada..

natcalderini 08/01/2024

Mais um
Mais um livro de Riley que devoro e me emociono inteira,conhecer a vida de Rosanna, com a ópera,seu amor obsessivo Roberto,sua família, Carlotta e Luca
Sua amiga Aby e demais personagens que vão entrando em sua história e se moldando.
Livro te faz sentir feliz,triste,raiva,enfim todas as emoções!

Isabel 04/01/2024

Misto de sentimentos
Eu amo a Lucinda e sei q vou amar todos os livros dela, mas a Rosana me deixou com tanta raiva em tantos momentos. Mesmo no final. Agr a Aby ela sim é uma boa personagem, além de ser escritora. Perfeita. Eu amei a leitura, apesar de me estressar.

PatrAcia.Vesperman 20/12/2023

Uma história de amor, traição, paixão, obsessão e música.
Aos onze anos de idade, Rosanna Menici conhece o cantor Roberto Rossini, uma estrela em ascensão no mundo da ópera
italiana - e o homem que mudaria sua vida para sempre. Incentivada - e apaixonada - por ele, Rosanna passa a se dedicar ao estudo do canto lírico, torna-se cantora profissional, e logo os dois se encontram nas salas de concerto mais famosas do mundo, dividindo não só o palco como também o mesmo destino. Porém esse livro não gostei . Acho que devido ao fato da personagem principal muitas vezes estar submetida aos caprichos do seu marido e deixar a vida dela de lado. A autora romantizou a dependência emocional. Não gostei!

Pam 09/12/2023

Eu sou muito fã da Lucinda Riley então tinha altas expectativas pra A garota italiana.

Só que posso dizer que não é um dos meus livros favoritos dela, na verdade eu acho que ela, se ainda estivesse viva, deveria revisar o final.

Acho que ela de certa forma passou pano pra dependência emocional e hoje em dia é algo que não devemos aplaudir e nem romantizar.

O primeiro rascunho do livro foi escrito em 1996 e por isso não vou detonar, porque na época não tínhamos tanta consciência o quanto é nociva a dependência emocional, seja romântica ou familiar.

A narrativa clara que cativa e apesar de sentir muita raiva das decisões da protagonista, Rosanna, não conseguia parar de ler.

Mas que eu não gostei como foi conduzida a história dela, não gostei mesmo. Eu tinha um misto de raiva e tristeza por pensar que muitas mulheres passam pela mesma coisa.

Enfim, achei um livro bom mas com um tema importante conduzido de forma incorreta.

Jenecy 13/11/2023

Razoável
Os livros da Lucinda são bons pra passar o tempo, mas acho q são longos demais, com detalhes desnecessários, mas ainda assim conseguem envolver a gente. Esse não foi diferente, uma estória de amor com altos e baixos, que não tem o final que talvez a gente deseja pq retrata a vida, com suas mudanças imprevisíveis e inexplicáveis.

Denise 12/11/2023

A garota italiana
Lucinda é realmente a rainha dos romances. Este tem todas as características de um dramalhão romântico, personagens bem construídos, do tipo que despertam intensas emoções (ainda que não tão confortáveis). O diferencial da autora, a meu ver, são as descrições dos lugares, que nos transportam para onde muitas vezes nunca fomos, despertando um desejo de conhecer e explorar o mundo. Uma ótima leitura.