O Rei do Inverno

O Rei do Inverno Bernard Cornwell...

Resenhas - O Rei do Inverno

Amanda 11/05/2023

Mais um livro que eu enrolei muito pra terminar. E o que tds esses livros tem em comum? A quantidade de descrição à la Tolkien, capítulos enormes e a paragrafação. E isso não quer dizer que não gostei, apenas que a leitura é arrastada e demora a fluir.
Todo mundo já ouviu falar no rei Artur, mas é muito interessante conhecer a história que o Bernard Cornwell conta, uma história que foge um pouco do imaginário popular e tenta preecher lacunas históricas de um modo um pouco mais realista do que apenas com magia.
Eu adorei o personagem do Derfel, pra mim um dos mais complexos do livro e ver o futuro dele entre as descrições da história, desperta e muito a minha curiosidade. Lerei os próximos dois livros e isso da uma boa ideia do que achei desse.

Jojoba 08/05/2023

Início de um universo promissor.
Fiquei muito entretido na história, o autor consegue nos teletransporta e torna tudo palpável. A mentira crítica que ele desenvolve as questões religiosas/mágicas é convincente. Além do fato de o leitor torcer por vários personagens.

@eu_rafaelfa 02/05/2023

Figura entre as melhores leitura do ano, e esse ano tá sendo difícil ler um livro bom! A leitura é fluida e rápida, mistura momentos de tenção com a calmaria e apresenta um ponto de vista da história de Artur muito diferente e muito mais palpável. Um problema pra mim foi um romance meio nada a ver que se passa!

Adolfo 02/05/2023

Não achei ruim, mas também está longe de achar um livro excelente, como uma sopa com bastante bons ingredientes porém com caldo demais e ralo demais: saborosa, mas não enche a barriga.

Alan.Felipe 23/04/2023

Guerra e Amor
O título dessa resenha descreve bem sobre o que se trata esse livro: é sobre guerra e amor.

A história é narrada em primeira pessoa, e é contada por Derfel, que conta relatos de quando e como se tornou um amigo de Arthur. A cadência do enredo varia um pouco, às vezes é bem acelerado, por se tratar de relatos, e às vezes fica lento, nas partes onde ocorrem mais diálogos.

A escrita é muito boa, e nas partes onde têm combate, as descrições são impecáveis. Foi a melhor experiência que já tive nesse quesito.

Já tô ansioso para o próximo!

Mateus 19/04/2023

Artur confunde moralidade com poder
Cada cenário desse livro me faz viajar por entre as pessoas daquele lugar, tentando entender as tramas que estão sendo feitas e como as resoluções vão ser tomadas.
As viradas dos capítulos são apenas uma pequena parte do que esse livro inteiro faz. Tentar acompanhar a história te prende tanto a atenção que do nada o livro já acabou e você ainda não sabe absolutamente nada do que pode acontecer.
Uma excelente viagem para dentro da Britânia que, entre uma guerra e outra, se mostra dividida também na religião, e em certas partes se mostra com paisagens incríveis e deslumbrantes, contando com descrições fantásticas de como as pessoas viviam e lutavam naquele lugar.

Tawan.Cesar 16/04/2023

O Rei do Inverno
O livro me surpreendeu, trazendo uma nova maneira de abordar a história de Artur, com personagens marcantes (Derfel melhor de todos), e momentos de tirar o fôlego.

Esse foi meu primeiro contato com obras do Bernard, e foi uma ótima experiência, não consegui largar a leitura.

Eduardo 15/04/2023

Ótima fantasia adulta
Para quem está órfão de ?as crônicas de gelo e fogo?, esse livro é um prato cheio. Ansioso para a leitura dos próximos livros.

Dani 12/04/2023

Uma das muitas lendas de Artur
De início, pode parecer um pouco lento e desanimador, cheguei a cogitar desistir. Os capítulos grandes ainda não favoreciam, muitos personagens com nomes difíceis pra lembrar, muito cansativo, e nisso se passaram mais de 100 páginas.
Mas à partir da segunda parte do livro, tudo fica mais envolvente, a coisa começa a se desenrolar e no fim você se vê imerso e preso nessa grande história do "rei" Artur (que nem é rei), contada de uma perspectiva diferente da que geralmente conhecemos. Muito interessante!
Realmente muito bom, definitivamente vale a pena a leitura. Ansiosa pra iniciar o próximo!

Jane 11/04/2023

Bernardo Cornwell sabe como contar uma história de forma apaixonante. O pano de fundo é a situação da Inglaterra após o fim da dominação romana, um local onde o cristianismo luta contra o paganismo, o povo luta contra os saxões e entre si por poder e terras.
Assim, vi-me influenciada por Derfel e sua lealdade a Arthur e a Merlim; senti seus medos, a energia da luta, a raiva ao ver os seus sendo brutalmente assassinados e, a pior parte, torci para ele matar brutalmente.
A medida que lia, Arthur foi perdendo a impressão quase mística, para se tornar um homem cheio de defeitos e qualidades, porém inteligente, estrategista e corajoso; lendário sim, mas tão humano quanto qualquer outro.

Sr. Quadros 11/04/2023

Excepcional em todos os aspectos
"O Rei do Inverno", escrito por Bernard Cornwell, é uma verdadeira obra-prima da literatura épica/Romance histórico que irá deixar os leitores empolgados do início ao fim. Com uma narrativa rica em detalhes e personagens cativantes, o livro é uma aventura épica que explora as lendas do Rei Arthur de uma forma única e envolvente.

O autor é famoso por sua habilidade em descrever cenas de batalha como nenhum outro e "O Rei do Inverno" não é exceção. As cenas de combate são intensas, sangrentas e realistas, transportando o leitor diretamente para o campo de batalha. A descrição minuciosa de cada golpe, de cada movimento, faz com que a tensão seja palpável, deixando o leitor ansioso para saber o que acontecerá a seguir.

A história também tem muito a oferecer em termos de personagens. O protagonista, Derfel, é um guerreiro leal e corajoso que, apesar de suas muitas façanhas, é humano e tem suas próprias fraquezas. Seus companheiros de armas são igualmente cativantes, cada um com suas próprias personalidades e motivações. E o próprio Rei Arthur é um personagem complexo, carismático e cheio de mistérios.

A ambientação histórica é incrivelmente trabalhada no livro. Cornwell se esforça para recriar a Bretanha do século V de uma forma autêntica, com todos os detalhes da vida cotidiana e dos costumes da época. A narrativa flui naturalmente e os personagens parecem pertencer ao mundo que o autor criou, tornando a leitura ainda mais envolvente.

É o tipo de livro que quando se fecha a última página deixa o leitor com aquele sentimento de querer a todo custo emendar na continuação.

Simplesmente excepcional em todos os aspectos

Rodrigo719 28/03/2023

A real Camelot (Caer Cadarn)
??????????

O Rei do Inverno é uma boa experiência para quem ama a Idade média, cheio de realismo, e até misticismo (embora autor enfatize a falta da mística na estória. Eu amo ler sobre idade média, mas achei Rei do Inverno um pouco previsível demais, muita paciência para discussões políticas; tramas com plots conhecidos, mas não deixam de cativar o leitor; personagens famosos sendo recontados e descontraídos como é o caso de Lancelot e Nimue, até mesmo Guinevere.

Eu já havia pesquisado sobre o livro e o fato de o autor tirar o misticismo por trás dos contos Arturianos e trazer pessoas reais, o que é uma boa proposta, tendo em vista absurdos como: transformar Artur em todos os animais para que ele tenha conhecimento ( T.H. White se não me engano, em o Eterno Rei), porém a ausência da magia, meio que profanou a sacralidade de personagens como Merlin, que não possui o poderoso conhecimento divino, como foi mostrado por Robert de Baron ( o Merlin desse livro é um louco irritado que não resolve nada), e muito menos o mistério da Dama do Lago (Nimue) que encontra Excalibur e entrega a Artur. Enfim, foi um livro difícil para mim, embora já familiarizado com obras similares como As crônicas de gelo e fogo, não senti apreço pelos personagens além de Artur. Espero bastante que o segundo me cative.