A guerra não tem rosto de mulher

A guerra não tem rosto de mulher Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - A Guerra Não Tem Rosto De Mulher

Alline.Regina 20/11/2022

Importante!
Super marcante, histórias muito doloridas mas extremamente necessárias.
Rotulamos tantas coisas, muito por não conhecer o que há por trás.
Confesso que não é uma leitura fácil, mas vale cada minuto. Sem dúvidas livro que irá marcar pra minha vida.

Izabella.Gimenez 18/11/2022

Nunca li um livro que tratasse desse assunto, especificamente. Foi uma honra conhecer a história dessas mulheres. Recomendo muitíssimo.

Kecia.Viana 17/11/2022

Versão ainda mais sofrida sobre a guerra
O amor é o único acontecimento pessoal na guerra. Todo o resto é coletivo. Até a morte. (Pág. 241)

Nunca imaginei que a guerra tivesse uma cor diferente e ainda mais sofrida se fosse narrada por mulheres. Pra mim, guerra era guerra.

Mas não. Nesse livro a gente vê e sofre com as personagens reais.

Fabi.Filippo 14/11/2022

Chocante
Estamos acostumados a ler livros ou assistir filmes sobre a guerra onde as mulheres muitas vezes tem papel secundário , geralmente esperam seus companheiros voltarem do combate.
Para este livro a autora ouviu centenas de mulheres da antiga União Soviética que combateram na Segunda Guerra Mundial. Eram milhares de mulheres e meninas que não ficaram apenas na retaguarda, foram diretamente para o front .
São histórias fortes , de muito sofrimento mas que me chamaram a atenção pelo sentimento de patriotismo e dever daquelas mulheres.
É um livro muito denso na minha opinião , li bem devagar pois há relatos bem chocantes.
Ninguém sai ileso de uma guerra né ? Mesmo o lado dito vencedor. Voltaram para casa muito diferentes do que saíram , feridas e marcadas , e ainda sim tiveram que enfrentar o preconceito da sociedade que as estigmatizaram como não dignas.

Julio.Jose 13/11/2022

Um mergulho profundo na II Guerra
Este é um dos livros que você não sai da mesma forma após terminar a leitura.

Esqueçam a II Guerra Hollywoodiana, aqui a guerra é real, relatos de sobreviventes que sentiram, choraram e sorriram no front ou na retaguarda.

Os depoimentos impressionam pela diversidade, pela carga de veracidade e sobretudo pelo horror que os humanos ainda são capazes de proporcionar aos outros.

É um livro pesado que por muitas vezes te faz ter asco, chorar talvez, mas também existem momentos de puro amor e fraternidade que aquecem o seu coração.

Leia e saia outra pessoa. Recomendadíssimo. Impossível não dar 5 estrelas.

?Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar meu coração? Tamara Stiepánovna Umniáguina

Natasha Viana 09/11/2022

Você não será o mesmo depois de ler esse livro!
Eu até tento entender as guerras da era medieval por territórios. Agora entender as guerras modernas, n dá. Foi puramente ideológica. Pessoas morreram por uma ideia suja, cruel e mentirosa. Os relatos desse livro são tão fortes. Eu chorei tanto!
Por que o ser humano não aprende com os erros do passado? Que Deus tenha misericórdia de nós!

Fabiano133 08/11/2022

"Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar meu coração." Svetlana Aleksiévitch
Como fazer isso em meio à guerra?

"Guerras são orgias coletivas onde a sede de sangue é satisfeita. A paz é apenas o gozo de quem masturba o próprio ego".Juliano Moreno.

Krystal 28/10/2022

Quanta dor. Que mulheres fortes. A escrita da autora é fantástica. Tornar uma leitura fluida com relatos tão difíceis é quase uma mágica.

Raquel Marina 24/10/2022

Uma leitura difícil?
?A guerra não tem rosto de mulher? é um livro difícil de ler. Foi uma leitura arrastada, pois suas descrições e imagens da guerra causam um cansaço mental, não conseguia ler mais do que 20 páginas por vez. O ponto alto do livro é a introdução da autora e suas inserções entre uma narrativa e outra, ela trazendo sua justificativa para ouvir as mulheres. ?Não estou escrevendo sobre a guerra, mas sobre o ser humano na guerra. Não estou escrevendo a história de uma guerra mas a história dos sentimentos? (p.18), por isso, os relatos tocam tanto os leitores. No entanto, o livro torna-se muito repetitivo e cansativo. Na página 250 eu já não aguentava mais. Fui até o final, mas confesso que poderia ter uma edição é muitos relatos se repetirem. Mesmo assim, não diminui a grandiosidade dessa descrição da vida por dentro dos sentimentos da guerra. Mas cansa muito os leitores e muitos não chegam até o fim.

brendinha_motta 19/10/2022

me afogando em lágrimas
esse livro me deixou completamente destruída
quando você acha que já ouviu falar das maiores atrocidades sobre a guerra, esse livro faz você enxergar que na verdade você não sabe nem da metade. Impossível não chorar com esses relatos. Com certeza um dos melhores livros sobre a guerra que eu já li.
quero muito ler os outros livros da autora mas vou precisar de uns meses para me recuperar para começar outro.

Luciana 18/10/2022

Otimo
No começo pensei que não ia conseguir acompanhar . Mas logo peguei o ritmo e entendi. Os sentimento se misturavam.

Gigi 12/10/2022

"é terrível lembrar, mas é mais terrível ainda não lembrar"
sensível e doloroso. é dinâmico, não cansa e vai melhorando a cada página. muito bom.

"os homens eram vencedores, heróis noivos, a guerra era deles; já para nós, olhavam com outros olhos... tomaram a vitória de nós."

camibender 01/10/2022

Amor
Antes que nada eu peço disculpas se não estou escrevendo certo.
Um livro que troce átona meus valores, o que eu quero ser como ser humano! Essa dor, sofrimento que elas passaram, cada tortura fico guardado no meu peito. Foi um livro que aí dá dói. Obrigada Svetlana por narrar essas histórias! Permitir que elas tenham voz já que a sociedade nesse momento achava um lixo.

Maju 22/09/2022

Não li tudo na verdade kkkkkkkkk muito sofrimento pra mim
Li quase metade, o que pessoalmente, acho um grande avanço
Livro muito bom mas acho que não consigo ler mais kskskskksks

Talita.Lobo 22/09/2022

?É difícil renunciar imediatamente à vida como era até então. Não é só o coração; todo o organismo impõe resist?ncia?

Mulheres, guerra, resistência, força, determinação..... Como esse livro é simbólico. Como esse livro é necessário. A história das mulheres sempre foi disfarçada, apagada, inviabilizada. A mulher sempre foi posta de lado e considerada incapaz. Durante uma guerra essa ?premissa? não deixaria de existir. A guerra cheira a homem. E nenhum homem entenderia a energia, a motivação, a força, a coragem, a resistência de uma mulher em campo de batalha. Nenhum homem entende o que leva uma mulher a sair do lar, a chorar pela despedida dos filhos, a acompanhar seus parentes, a renegar sua aparência, a se doar por inteiro, a servir sem medidas.
O livro revela memórias, dores, perdas, conquistas e depoimentos intensos. A guerra vista pela coxia revela mais sobre o ser humano do que sobre as estratégias, não é apenas sobre o jogo de poder.
É transformador acompanhar as narrativas, ter acesso a uma parte tão íntima e tão individual de cada pessoa. É emocionante saber que papéis tão decisivos tiveram mulheres como protagonistas. É um diferencial poder olhar sobre o mundo sob o olhar de mulheres.