O dono do morro

O dono do morro Misha Glenny

Resenhas - O dono do morro

Jess 12/09/2021

Esclarecedor
Um livro que vai muito além da biografia de um personagem. A leitura esclarece muita coisa sobre a história da violência no país e especialmente no Rio. Uma visão crítica e necessária sobre a guerra às drogas. Além do excelente enredo, o autor sabe prender o leitor do início ao fim com informações e reflexões.

Matheus 23/12/2020

Particularmente, gostei muito do livro em suas devidas proporções. Pra quem gosta de saber como funcionam algumas coisas nas comunidades cariocas, esse livro lhe dará uma boa visão sobre isso. Toda essa história poderia virar uma série de televisão com facilidade.

Alcir1 12/11/2016

Imperdível!
Misto de reportagem e romance de costumes, este livro acaba sendo uma aula sobre um lado do Brasil que parte da sociedade ignora ou desconhece. O autor, historiador e jornalista britânico, mergulhou no mundo sombrio do narcotráfico e das populações faveladas, esquecidas pelo Estado que ali , historicamente, só se apresenta pela força e brutalidade de uma polícia muitas vezes corrupta e despreparada.
Reza a lei física que todo espaço tem de estar ocupado. Na prática, como bem mostra o livro, os “chefes” dos morros, favelas e assemelhados, acabam assumindo o papel do Estado, pagando remédios, dando alimentos, proporcionando lazer etc, mas impondo suas regras e suas leis. Querendo ou não, os moradores acabam assimilando a dura realidade, pedindo aos céus que o “chefe” da vez não seja violento.
Neste livro o autor conta como um honesto e esforçado trabalhador brasileiro, Antônio Francisco Bonfim Lopes, acaba, por força das circunstâncias, se transformando no famoso e temido “Nem da Rocinha”, poderoso chefe do tráfico do Rio de Janeiro. Ao narrar os fatos da vida desse homem, apresenta, num texto escorreito e de fácil assimilação, um panorama da vida de brasileiros que muitos brasileiros ignoram. Sem dúvida um livro atual, leitura indispensável para quem quer conhecer um pouco da realidade brasileira.

Thais Takeuchi 21/03/2022

Livro ótimo. Achei incrível a descrição, nos mínimos detalhes, das favelas brasileiras; o cenário político/econômico que as cercam é um ponto de extrema relevância pra tentar entender seu funcionamento. A história de Nem e de como e porquê ele chegou onde chegou me fez entender muito mais coisa do que simplesmente a história narrada.

Deyviton.Yule 16/05/2021

Narcos a moda brasileira
O livro é muito bom, a forma como o autor conta a história de Nem sem deixar cansativo é espetacular. A única coisa que me incomodou é a passada de pano que ele faz para os traficantes (especialmente Nem), acredito que ele não quis se aprofundar em alguns pontos (assassinatos, torturas, sequestros etc) justamente pra não manchar a imagem do traficante "bonzinho" que estava criando. Apesar disso a obra é boa, pra quem não conhece a realidade das favelas do Rio, dá um raio-x de como o tráfico de espalhou e dominou vários setores da sociedade inclusive a política.

Thaís Furlan 28/08/2021

'Nem' da Rocinha.
O livro narra a história de 'Nem' da Rocinha e todo o contexto que o levou à chefia do tráfico da maior favela do Rio de Janeiro.

Os fatos são narrados de forma bem sensível e analítica, contextualizando toda a situação política e de segurança do Estado, tal como os conflitos e a situação real das favelas, abandonadas pelo governo estadual.

O livro é, talvez, longo demais e esse contexto social e político é cansativo, porém necessário para quem não o conhece.
Uma boa leitura para quem gosta do tema.

alex santos 08/09/2021

Qual o problema com o tráfico?
O livro mostra a estrutura do tráfico de drogas no Rio, destacando o atendimento às necessidades das comunidades. Como ocorre o controle da violência, sobra apenas um negócio lucrativo, patrocinado pela classe média carioca. Dá pra ficar pensando quem ganha com a guerra às drogas.
Já com as milícias, não enfocadas no livro, o negócio é extorquir a população local.

Kelli 06/12/2017

Real e Atual.
Em um momento de desespero o trabalhador Antonio Francisco Bonfim Lopes se transforma no traficante Nem. O tema do livro do jornalista Misha Glenny é super atual e ajuda a compreender a vida na comunidade da Rocinha e também sobre como funciona o tráfico de drogas no Rio . Baseado em depoimentos, pesquisas e documentos o jornalista relata a vida de um homem carismático e idolatrado por muitos, mas não isento de culpa. A "prisäo" de Nem continua envolta em uma nuvem de mistério, assim como sua verdadeira personalidade. É uma leitura intensa que nos faz refletir, também, sobre pessoas e comportamentos.
Fabio.Miranda 21/12/2018minha estante
E por qual motivo ganhou uma nota 3?

Flavia.Machado 18/12/2019

Essencial
Escrito de forma veloz, fluida, o livro te prende e sua trama parece digna da melhor ficção, não fosse a história a biografia do maior traficante de uma das maiores favelas do Rio. A história do Nem é, de alguma forma, a história do próprio Rio de Janeiro e só por isso já merece ser contada.

Thalita.Acctt 10/04/2019

Um autêntico e fidedigno retrato da criminalidade no Brasil
Sem pudor e sem "romantização" o autor fala da realidade das favelas e comunidades no Rio de Janeiro, mostra a real face das organizações criminosas e da corrupção policial e do perigoso e sustentável circulo vicioso de comercialização das drogas.

@naosouaelsadofrozen 27/03/2019

Uma aula!
De uma forma certamente brilhante o autor não se atém somente a história de Nem. Ele dá uma aula de história, sociologia, política, etc. Contextualiza durante toda sua narrativa a formação das favelas e cartéis e suas ligações. Ele não faz de Nem um Anjo tampouco um Demônio. Misha glenny se mostra bastante ciente de que não tem como contar a verdade completa e faz questão de salientar as dúvidas que pairam.

Alessandra.Oliveira 01/01/2022

Ótimo livro
"Nem não é nenhum modelo de virtude, mas também não é nenhum demônio."
É um livro que sem dúvidas, vc deve estar isento de preconceitos ou julgamentos ao iniciá-lo .
É um mergulho na história do tráfico no Rio de Janeiro,das facções criminosas,justiça brasileira,corrupção policial...
Uma história que traz a tona uma realidade que não encontramos nas manchetes dos jornais e nos programas jornalísticos.

Camila 20/01/2019

A história pela ótica dos vencidos é sempre outra
Sempre acreditei que a problemática do tráfico de drogas não era exatamente como pintava a mídia e o convívio mais conservador que sempre tive durante a vida. Esse livro serviu para comprovar essas suspeitas. Graças à narrativa envolvente de Glenny, pude enxergar melhor o complexo intrincamento do tráfico no Rio de Janeiro tendo como epicentro as vivências de Nem da Rocinha. Vai se tornar um daqueles de cabeceira, para reler e consultar sempre que precisar. Leitura essencial para qualquer um que deseja entender como realmente são os mecanismos que mantém o tráfico como um dos negócios mais lucrativos de todos os tempos no Rio de Janeiro - e na América Latina como um todo.
claudiolr 12/02/2019minha estante
Belíssima resenha!

Cristiano.Goes 07/11/2021

O DONO DO MORRO
Livro especial para se compreender a realidade do Rio de Janeiro e do Brasil. A trajetória de Nem e sua ascensão na escala do poder na favela da Rocinha é mostrada didaticamente. Sua leitura permite a reflexão sobre as alternativas para se construir um novo país. Mas, também mostra as alternativas para ficar ainda pior. Imperdível a leitura.

João Felipe 28/11/2017

Excelente!
Pra quem gosta de histórica contemporânea de um jeito leve e fácil!