Feios Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

F. Pierantoni 11/08/2011

Feios
Depois que terminei, maravilhado, o livro Jogos Vorazes, de Suzanne Collins (Editora Rocco), mergulhei de imediato numa busca por outra obra de perfil semelhante. Deparei-me então com Feios (Editora Galera Record), escrito por Scott Westerfeld. Futuro pós-apocalítico? Confere. Uma cidade opressora? Confere. Um governo que força adolescentes a fazerem algo que não pode ser recusado? Confere. Feios parecia ser o livro que eu procurava, e, naturalmente, minhas expectativas para ele cresceram. O que foi uma pena.

Na trama de Feios, a humanidade já não existe como a conhecemos hoje. Depois de alguma catástrofe desconhecida, nossa civilização quase que desapareceu. Restaram apenas alguns grupos isolados de pessoas, vivendo em cidades futurísticas, rodeadas por florestas selvagens e ruínas antigas. Como forma de gerar estabilidade, equilíbrio e justiça entre a população, é costume que, aos dezesseis anos, cada cidadão dessas comunidades passe por sua primeira cirurgia plástica, que o transformará de seu estado natural considerado feio à categoria de perfeito.

Todas crianças e adolescentes sonham com o dia em que serão estonteantemente belos, vivendo nas mansões e prédios reservados aos perfeitos. Para a jovem Tally Youngblood, mesmo habituada a realizar travessuras pela cidade, isso não era diferente. Contudo, quando estava prestes a fazer dezesseis anos, ela conhece Shay, uma garota obcecada por rumores de um grupo rebelde vivendo na selva e pela contrariedade às cirurgias plásticas obrigatórias. Através de uma sequência de eventos que ela é incapaz de controlar, logo Tally se vê envolvida em conspirações, sem saber exatamente de qual lado está e o que realmente deseja de sua vida.

Feios tinha tudo para brilhar: um cenário intrigante, um background misterioso e uma temática polêmica. Ainda assim, o autor não soube aproveitar esses ingredientes picantes. Preferiu adoçar tudo com uma escrita politicamente correta e comedida, eufemizando as injustiças, a violência e os riscos de vida. Os personagens não se comportam de maneira realística nas situações de perigo e quase ninguém tem coragem de machucar outra pessoa. As questões morais sobre a busca da perfeição não são profundamente abordadas e os rebeldes, por sua vez, são simplesmente molengas. Juntando-se a estes problemas, outros também saltaram aos meus olhos. A narrativa tem cortes esquisitos e o romance entre dois dos personagens me pareceu surreal. Nunca vi alguém se apaixonar tão rapidamente. Nem nos desenhos animados da Disney.

Apesar de tudo isso, o livro não é ruim. É razoavelmente bom, aliás. O suficiente para que eu o tenha recomendado para outras pessoas e feito questão de ler os volumes seguintes. A história me entreteu e, mesmo com a rédea curta do autor, o ambiente idealizado por ele não deixa de ser interessante.

Feios foi uma obra divertida, embora não plenamente satisfatória. Talvez minhas exigências estivessem exageradamente altas, ou, quem sabe, o instinto em compará-lo com Jogos Vorazes tenha prejudicado minha capacidade de avaliar o título por si só. Assim, sugiro que, se este livro lhe chamou a atenção, não deixe de lê-lo e tirar suas próprias conclusões. Como a obra faz questão de ressaltar: o que é feio para alguém pode ser bonito para outro.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Dani Rodrigues 26/09/2010minha estante
Já li mais de 70% do livro e estou meio decepcionada... acho que eu esperava mais do livro!

Marlo R. R. López 28/09/2010minha estante
A catástrofe que assolou a humanidade não é inteiramente desconhecida. Foi uma espécie de vírus que contaminou o petróleo.

Boa resenha, perfeita. Concordei com tudo.

Nívia 22/11/2010minha estante
Me decepcionei DEMAIS com esse livro. A história tinha tudo para ser boa, mas acabou se tornando fraca, com diálogos totalmente inexpressivos e personagens sem carisma algum. Além disso, não gostei da escrita repretitiva de Scott Westerfeld (toda hora, ele esscrevia " (...) tão...perfeitos" ¬¬
Parabéns pela resenha!

Michael 01/02/2011minha estante
Olá.
Acabei de ler esse livro e eu gostei bastante. Quer uma dica? Leia Perfeitos! Eu ainda não li mas, se você observar as resenhas de Perfeitos, irá incontrar pessoas que tambem não gostaram muito do primeiro, mas que o segundo livro da serie veio para fazer tudo o que Feios não fez. Parece ser muito bom a continuação, então meu conselho é Leia o proximo!!!

Gostei muito da sua resenha, Parabens!

Tamy 01/03/2011minha estante
Concordo plenamente, li jogos vorazes há algumas semanas e não tem como não olhar pra Feios e pensar no quão melhor poderia ter sido escrito.

Thaís 14/04/2011minha estante
Eu concordo. Espera algo realmente muito melhor, mas o livro mesmo assim não deixa de ser bom pela história, pela criatividade da ideia, não tanto pela escrita do autor e pela forma como ele levou as coisas...

lucasdantas 11/05/2011minha estante
Na verdade, Feios só começa a ficar interessante no final. Mas todas as informações do início do livro começam a fazer sentido do meio para o fim.

Paula 06/07/2011minha estante
Teve algo me incomodou profundamente nesse livro, e quando eu li seu comentário vi que foi a mesma coisa que não te agradou.
A história tinha absolutamente TUDO pra ser ótima, assim como Hunger Games da Suzanne Collins, porém, o autor não soube desenvolve-la. A única razão pela qual eu ainda assim comprei o segundo livro, foi por causa do final instigante, e mesmo assim eu já me arrependi, a série cai cada vez mais, não prende a atenção e a história vai para um lado bobo e superficial.

Evandro54 15/07/2011minha estante
Acabei de ler sobre a série, e como fiquei instigado com a proposta do autor. O contexto é excelente e como nos aproxima de nós mesmos e do que nos rodeia. Mas já logo me indaguei: e o estilo? a escrita? Poupei-me com os comentários de vocês.

Paro a busca do livro por aqui. Sãos raros os estilos atuais que me prendem. Melhor dizendo, que se prendem.

Quem sabe, Scott não evolua e não traga uma obra mais rica, própria ao seu contexto e ideia, numa próxima edição?

Como idealizador, ótimo. Como escritor? Talvez.

Mi 12/08/2011minha estante
Eu fiz o movimento contrário: li a trilogia de Feios e depois os dois de Jogos Vorazes. Não há comparação mesmo, mas concordo em gênero, número e grau com você: a trilogia podia ser muito mais. Não sei se você já leu os outros dois, mas a sensação foi a mesma.
Adorei sua resenha!

Carlos Wilker 22/09/2011minha estante
Foi exatamente o que eu senti no livro: história boa, porém não elaborada. Uma pena. Vou procurar o Jogos Vorazes, não conhecia. ;)

Lu 22/09/2011minha estante
Que excelente resenha. Estou lendo Feios agora e sinto exatamente a mesma coisa. Narrativa pobre e escritor careta. Fora que Tally não chega aos pés da Katniss.

Maumau 30/09/2011minha estante
cara eu discordo de vc na minha opinião a série "feios" tem esse ar suave, e ñ passa para uma trama mais pesada com sangue e etudo mais pq é um história feita para adolescentes, e ainda por o autor tentou alcançar o publico feminino, então focalizou no romance e nas intrigas.
bom essa é minha opinião, no entanto o jeito como escreveu sua resenha mostrou q vc é um bom avaliador de livros, e acho q vc tem razão quando diz ter esperado demais desse livro.
após ter lido sua resenha e alguns comentários tb kero ler "jogos vorazes".

Debie 29/12/2011minha estante
Dificilmente existirá outro livro tão incrível e arrebatador quanto Jogos Vorazes, para não dizer nunca. Só posso dizer isso. Por este motivo, procurar por coisas semelhante... Bem, não dá muito certo.

Marcella Tchella 12/01/2012minha estante
Excelente comentário, concordo com você, não conheço o livro Jogos Vorazes, mas quanto a Feios, tive a mesma impressão, também não tive acesso ao livro em inglês e não gosto muito de traduções, sempre perde o encanto, e esse enredo me lembrou um pouco "Admirável Mundo Novo", mas mesmo assim foi uma boa distração, vou ler "Perfeitos" porquê comprei a edição Vira-vira, mas não pretendo adquirir "Especiais"! Agradeço seu comentário, muito interessante! Abraços!

Lucas di Souza 24/04/2012minha estante
parabéns pela resenha, mto bem elaborada e com uma ótima crítica. Parabéns mesmoo !

Camila 16/07/2012minha estante
É triste o fato de que as pessoas do mundo de hoje estão mais preocupadas com a estética das histórias do que seu significado. Jogos Vorazes teve personagens muito bem feitos e intrigas realísticas, e o resultado foi pessoas ignorando o absurdo de crianças sendo assassinadas da história (que seria o significado do livro) e preocupadas com a vida amorosa da protagonista e com a personalidade da mesma. Em Feios, a crítica social e a ideologia saltam aos olhos e os personagens e as entrigas são elementos que apenas nos ajudam a entender o contexto da mensagem do autor. O resultado: está mudando a visão dos poucos que o leem, ou pelo menos mudou a minha.
Por isso não concordei com seu comentário, acho Feios melhor do que Jogos Vorazes na explicação para livro em que se diz: "Livros não mudam o mundo, as pessoas mudam o mundo. Livros só mudam as pessoas."

Jessie 05/08/2012minha estante
Está realmente na moda livros com o tema futurísticos,mas na minha opinião o melhor mesmo é Jogos Vorazes,o único outro que eu li com esse tema foi Destino que é bem parecido.Jogos Vorazes fala um realidade diferente e como muitos pensam não está focado nos triângulos amorosos e sim na aventura e critica social.Eu ainda não li esse livro Feios ,por isso não posso falar nada sobre , mas acho que ia enjoar depois de ter lido vários livros com o mesmo assunto. "May the odds be ever in your favor."

Isie 27/08/2012minha estante
Eu li Feios antes de ler a trilogia de Jogos Vorazes, e na época o livro já me apresentava alguns problemas.
Problemas esses que você citou (nem todos), como o ''romance'' descartável do livro, substitua aquilo por uma amizade e a experiência continua a mesma. Tally para mim é o retrato do jovem generalizado de hoje em dia, ela é.... igual, não tem características especiais que a tornam um personagem marcante, mas ela é de certa forma essencial para o desenvolvimento da estória pois, trata-se do impacto de alguém que tinha uma visão limitada tem com a visão da realidade. Sobre Jogos Vorazes, vocês superestimam o livro demais, sim, eu amo o livro e sou totalmente fangirl, mas venhamos e convenhamos, Katniss não é tudo isso. Do mesmo modo que Feios foi mal aproveitado pelo politicamente correto (não deixando de ser bom), Jogos Vorazes também foi quando Suzanne Collins se limitou a escolha de um livro em primeira pessoa. Não deixo de amar Jogos Vorazes, que se foca não principalmente na guerra em si, mas no efeito que guerra traz para o povo. E eu odiei o epilogo de Jogos Vorazes, as pessoas superam as coisas, lentamente mas superam, alguém devia dizer isso à Suzanne.

cris 23/01/2013minha estante
faço minhas as suas palavras. peguei o livro pra ler em novembro e até hoje não tive animo de terminar (faltam menos de 100 páginas pro final). não compraria o livro de novo, assim como não vou ler o segundo.

Zach Motta 05/02/2013minha estante
Acho que as comparações com Jogos Vorazes deveriam ser deixadas de lado. Não suporto mais ver as pessoas comparando qualquer distopia à Jogos Vorazes como se essa fosse a melhor trilogia do mundo e blá blá blá. Sei que cada um tem seu gosto e costumo respeitar isso, mas enche o saco essas comparações entre qualquer livro que se passe em um ambiente futurístico com Jogos Vorazes. São obras diferentes, escritas por autores diferentes e que pensam diferente.

Ralf 12/03/2013minha estante
NÃO COMPARE FEIOS COM JOGOS VORAZES. ELES NÃO SÃO PARECIDOS EM QUASE NADA.
Eu li Feios depois Jogos Vorazes e achei Feios muito melhor. Você não irá encontrar muitas coisas que Jogos Vorazes tenha em comum com essa série do Scott.

Fellipe.Tavares 05/07/2013minha estante
de fato, é uma história pouco aprofundada e muito rapidinha! mas bem bolada e interessante, concordo contigo =) jogos vorazes esculacha, mas não é ruim! haahahaha

Ariane Miyazaki 26/08/2013minha estante
Tenho que discordar da sua resenha e concordar com o comentário da Camila: "Livros não mudam o mundo, as pessoas mudam o mundo. Livros só mudam as pessoas."
O livro Feios é carregado de críticas à nossa sociedade atual: padrões de beleza, a futilidade, o uso desenfreado de matérias primas e um futuro apocalíptico nos esperando!
Eu consegui enxergar algo a mais nesse livro, e que as situações e personagens estão lá para ajudar a passar essa mensagem. É isso aí!

Vic 11/09/2013minha estante
Muito boa a resenha! Parabéns

Romma 25/09/2013minha estante
so digo uma coisa para o pessoal que não entendeu os casos de futilidades no livro, vão deixar de ser medíocres e parem de comparar Feios e outras distopias também, com jogos vorazes, cada uma é diferente, e se o final nao foi o que voces esperavam, paciencia, mas escritor imprevisível é outro nível.

Rafaela Silva 09/12/2013minha estante
Na minha opinião Feios me remeteu ao livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e a Droga da Obediência de Pedro Bandeira, porque eles remetem, um a um mundo onde as pessoas são condicionadas e lobotizadas, e o outro onde uma droga faz as pessoas esquecerem e serem obedientes.Fora o pano de fundo de um mundo pós apocalíptico ditatorial, não tem nada parecido com Jogos Vorazes, o contexto é totalmente outro.Tá o romance é água com açúcar e sem maturidade nenhuma, mas o livro passou a mensagem necessária na minha opinião que é da futilidade da aparência.Li cada livro em menos de um dia e recomendo, história leve e de fácil leitura, o único pecado foi os erros de tradução e correção gritantes no livro.Odiei a palavra borbulhante.Se tivesse paciência ia ler a versão em inglês só para ver se esse era o sentido do autor ao escrever.Fora isso amei o livro!!!

Bruna 21/02/2014minha estante
Exatamente o que aconteceu comigo.
Essa busca por algo que se equipare a Jogos Vorazes, a decepção pelo autor ter uma história tão fantástica em mãos e ser tão comedido...
Também fiz questão de terminar a série, e realmente não achei o livro ruim, mas sinceramente eu esperava muuuito mais.

Jessé 04/03/2014minha estante
Sim, acho que a sua comparação com Jogos Vorazes atrapalhou totalmente o sua recepção da obra. Feios é muito diferente (e mais original até).

glenysson 07/03/2014minha estante
O LIVRO É ÓTIMO... MAS AS CONTINUAÇÕES SÃO MELHORES... ACHO Q É POR CAUSA DO NOVO PAR ROMÂNTICO DELA... SINCERAMENTE EU NÃO GOSTEI DELA COM O DAVID...

Lovett (@bloglariteratura) 24/04/2014minha estante
Concordo plenamente. Comecei a ler esperando uma "história maravilhosa", mas não passou de uma "história divertida".

daany eimori 28/04/2014minha estante
Também me interessei pelo livro por causa da comparação que fiz com Jogos Vorazes. Mas gostei o suficiente do livro pra comprar a continuação, e ver como a história se desenrola.

Lilian.Scoteski 18/02/2015minha estante
Olha... concordo muito com o que você escreveu.
Estou terminando de ler Extras, e sinceramente, a série não deslanchou. O argumento era muito bom, a idéia da perfeição, a busca por ser diferente... depois, nas continuações, uma busca maior ainda, por ser especial, e ainda pela fama... tinha tudo pra ser "A Série". Mas foi completamente decepcionante. Costumo dizer que sou uma leitora tão voraz que nunca deixei um livro sem terminar, por mais que ele tenha me irritado, me decepcionado. Luto com o autor até a última página. Lutei dessa vez, estou terminando, mas tenho que dizer: quase fui vencida. Extras, o último volume de "uma trilogia de quatro livros" é completamente desnecessário, nem deveria existir. Reprogramei meu cérebro pra entender que o FIM da série foi no fim do terceiro livro.

Bia Izidro 19/09/2015minha estante
Que resenha extraordinária! Com o primeiro parágrafo vc me convenceu completamente ;) A série Jogos Vorazes foi a última que li que realmente me impressionou. Mesmo que o livro não tenha te deixado 100% satisfeito, vc resumiu bem seu conteúdo. Parabéns ^^

Dak 22/08/2019minha estante
A questão da sinopse desse livro e que não entra na minha cabeça é que pra mim não faz sentido operar a população inteira. A troco de que? O que as pessoas que governam esse mundo e criam as regras tem a ganhar em obrigar as pessoas a serem bonitas? Não tem lógica essa ideia.
Ok, pensemos que é o padrão estético, a regra de ou vc entra nessa ou cai fora, mas qual o sentido disso? Dominam as pessoas e as fazem pagar impostos caros para poder ter acesso à beleza, como uma chantagem psicológica? E por isso quem não queria ficar bonito era má influencia?
Qual o sentido desse plot? E como inventaram que a beleza era a forma de equidade se ser bonito nem é algo produtivo em termos de evolução da sociedade: não se usa em termos de tecnologia, nem de medicina, nem de sociologia, nem de engenharia, nem nada que dê poder e expansão. Até pq se todos são bonitos, não há mais poder específico em ser bonito.
Ai gente, não entendo, shuahushuasuhhsu.

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Feios é o primeiro de uma trilogia de livros escritos pelo autor americano Scott Westerfeld. É sucesso de crítica nos Estados Unidos e teve sua versão em português publicada pela editora Galera Record. A história se desenrola em um futuro onde todos os humanos são considerados feios até que completam dezesseis anos e sofrem a cirurgia que lhes transformará em seres “perfeitos”.

A premissa de Westerfeld é óbvia e sua crítica á sociedade visual que vivemos atualmente também. A sinopse é daquele tipo que deixa você louco para comprar o livro e a capa daquelas que você quer ter em sua estante de livros. O verdadeiro problema é que o livro não conseguiu me cativar.

Embora ache todo o ponto de vista do autor louvável, o plot do livro em sua essência não conseguiu prender minha atenção ou me causar verdadeira emoção durante a leitura. Primeiro que o livro demora a realmente começar. A leitura meio que se arrasta até o meio do livro e a única coisa que me fez continuar a leitura(e talvez aí esteja o grande trunfo do autor) é saber onde toda aquela confusão de informações iria acabar.

O livro só engrena mesmo no final. O romance durante a história é escasso e mal explorado, alguns autores deveriam se abster de tentar acrescentar algum romance em suas histórias.

A minha conclusão é que o livro poderia ter tido menos páginas e uma escrita mais objetiva. E eu definitivamente me decepcionei com o final, pois embora esteja ciente de que existe uma seqüência, acho difícil que esse final possa ser modificado nos próximos livros da série.

De qualquer forma não desistirei da série Feios ainda. Veremos como se sai o segundo livro da trilogia, Pretties(algo como Bonitos em inglês) e ver se dessa vez o autor consegue me entediar menos e me encantar mais.

Marina Moura

Blog: Minha vida por um Livro
Márcia 15/08/2010minha estante
Adorei sua resenha!

Alan Ventura 19/08/2010minha estante
ótima resenha!

CLEUSA 18/03/2011minha estante
Desculpe, mas não seriam 4 livros: Feios, Perfeitos, Especiais e Extras? Ou estou enganada?

Tayla Olandim 03/04/2011minha estante
Cleusa, o quarto livro não faz exatamente parte da trilogia principal. Os três primeiros livros contam uma história que acaba no terceiro livro e o quarto livro, Extras, são, bem, extras.

Pam 14/10/2011minha estante
AAh achei exatamente isso que escreveu, eu demorei um tempo pra terminar, achei o inicio bem arrastado... mas nao desisti, achei q melhorou depois do romance com Dave, mas poderia ter sido bem mais objetivo...

Romma 03/03/2013minha estante
Gosta da série Feios? Fan page suuuper bacana da série! Tirinhas, montagens, brincadeiras... Aqui você encontra de tudo um pouco!
Entre e divirta-se não vai se arrepender! XD

Ju 22/01/2013

Feios
Tally Youngblood é uma garota de 15 anos que vive num mundo bem diferente. Sim, esta é mais uma distopia (adoro!) e, portanto, o mundo quase acabou devido à irresponsabilidade dos humanos. Eles criaram algo com que não puderam lidar e ficaram bem próximos de ser extintos. Mas isso não aconteceu e uma nova sociedade surgiu, uma sociedade em que todas as pessoas ganham um grande presente ao completar 16 anos: uma transformação completa, em que seu corpo é moldado para que tenham uma aparência perfeita.

"- Claro. Até parece que as coisas eram maravilhosas quando todo mundo era feio. Ou será que você perdeu essa aula na escola?
- Eu sei, eu sei. Todo mundo julgava os outros pela aparência.
As pessoas mais altas conseguiam empregos melhores, e o povo votava em certos políticos só porque eles não eram tão feios quanto a maioria. Blá, blá, blá.
- Isso aí. E as pessoas se matavam por coisas como uma cor de pele diferente. - Tally balançou a cabeça. Por mais que repetissem aquela história dezenas de vezes na escola, ela nunca tinha acreditado de verdade. - Então, qual é o problema de as pessoas serem mais parecidas agora? É o único jeito de tornar as pessoas iguais."

As crianças são separadas de seus pais aos 12 anos e transferidas para a Vila Feia, local em que passam a morar em alojamentos e a esperar ansiosamente pelo dia de seu aniversário de 16 anos. De lá, elas podem ver Nova Perfeição, o local em que os perfeitos recém-transformados residem. Ao contrário dos feios, que estudam e têm várias tarefas a cumprir, os perfeitos têm uma vida em que o único objetivo é a diversão. Não precisam se preocupar com nada e têm todos os seus desejos realizados. Então, porque alguém se recusaria a se tornar perfeito?

Claro que vários fatos são revelados no decorrer do livro. Conhecemos os rebeldes, os Enfumaçados, que só querem o direito de viver como bem entenderem. Querem envelhecer sem ter sua aparência modificada artificialmente. Para isso, estão dispostos a criar uma nova sociedade, sem confortos, utilizando os meios que a natureza lhes oferece para sobreviver. Aos poucos o autor revela que a aparência não é sua única - nem sua mais forte - motivação.

Tally é a personagem que mais se modifica no decorrer da história. Ela passa de uma garota mimada e iludida a alguém forte e capaz de lutar por seus ideais, e pelos ideais das pessoas que acaba por amar e admirar.

O livro dá uma grande lição a todos nós e mostra, como toda distopia, as loucuras que a sociedade realiza a cada dia e que nós passamos a considerar normais.

"- O que havia neste lugar? - perguntou Tally.
- Acho que produziam jornais - disse David. - O jornal era como um livro, com a diferença de que você o jogava fora e comprava
um novo no dia seguinte.
- Não brinca.
- É sério. E você achando que derrubávamos árvores à toa na Fumaça!"

Pois é. Pobres árvores. Feios nos permite a reflexão em vários trechos, eu adorei a leitura. Faz parte de uma série de quatro livros, e estou ansiosa para começar a leitura do segundo, Perfeitos.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-feios.html
Leilane 14/02/2013minha estante
O tipo de livro que começa enrolado e só depois da página 150 fica muito bom, o que faz valer a pena toda a leitura. Mas como já li toda a série, caiu um pouco no meu conceito, parece que não tenho sorte com distopias, até chegar no final eu decepciono. =/

Lua 25/02/2013minha estante
Quando comecei me arrependi de ter comprado (comprei todos) mas continuei. então o livro me envolveu, fiquei muitas vezes louca, acabei devorando o livro -literalmente e Me apaixonei pela Série.

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Legal!! Adoro distopias, elas são simplesmente fantásticas.
Quero ler essa série logo.

Thaís 07/04/2013minha estante
Eita outro livro desta serie rsrs mas não é que o primeiro parece bom?! Ja vi até surgir uma pontinha de interesse em mim! :)

Baah 14/04/2013minha estante
esa serie me deixa curiosa demais, adorei sua resenha, parabéns

Dani 15/04/2013minha estante
Eu me apaixonei quando li esse livro, na época o segundo livro não havia saído ainda... Fiquei doida quando li o final da série e percebia que teria que esperar a continuação, fiquei bem triste com o que aconteceu com a Fumaça =/

Camila 20/07/2012

Provando que o Comunismo Não Funciona
Um livro curioso é esse “Feios”, de Scott Westerfeld. É uma ficção bem ilusória, porém aborda um assunto muito real, que já gerou polemica no mundo inteiro. Esta maravilhosa obra trás as 415 páginas mais engenhosas depois de Harry Potter. Editado pela Galera, vemos o quão incrível é o universo gerado pelo autor.

O livro trás a história de Tally, uma menina que não vê a hora da chegada de seu aniversario de 16 anos. O motivo é simples: no mundo do futuro em que vive, aos 16 anos as pessoas ganham uma cirurgia plástica do governo que os deixa perfeitos. Pele perfeita, formas perfeitas, saúde perfeita. Resumindo, ao 16 anos, todos ficam lindos e exuberantes. E são entregues a uma vida de festas e prazeres. Assim continua a vida de todos até que atinjam certa idade na qual precisem de uma nova cirurgia, se tornando, assim, perfeitos de meia-idade. Estes segundos trabalham em um cargo escolhido pelo governo, até que se tornam perfeitos idosos, e então descansam. Tally, como ainda é “feia”, tem que arrumar algo para fazer antes de seu tão esperado aniversário, e, em uma de suas artes, acaba conhecendo Shay. Esta garota, ao contrário de Tally, não quer se tornar perfeita. Diz que quer ser ela mesma, independente de beleza ou não, não mais uma perfeita parecida com todos os outros, fazendo as mesmas coisas que todos, e por aí vai. Diz que quer se mudar para Fumaça, um lugar onde ninguém se torna perfeito e o mundo é capitalista, não comunista como o de Tally. Ela foge a esse lugar antes de seu aniversário. A protagonista, mais tarde, se vê obrigada pelo governo a ir à Fumaça também. Tem a finalidade de contar ao Estado a localização dos foras da lei como Shay, sob a ameaça de não se tornar perfeita. Entretanto, em Fumaça, ela descobre um novo modo de pensar a vida, o amor, outros tipos de beleza, e, sobre tudo, a verdade por trás da cirurgia.

Perceba o quão utópico é o mundo de “Feios”. É, realmente, um lugar perfeito. As cidades são auto-sustentáveis, não prejudicam o meio ambiente e todos vivem em harmonia. Perfeito demais. A crítica do autor está nisso. Ele quis mostrar a única maneira viável de se fazer um mundo comunista: com todo pensando igual. Mas, como ninguém pensa igual, para o comunismo ser possível, seria preciso alguma medida radical que fizessem todos pensarem igual. Ensinamentos na escola seriam o suficiente? Ou algo mais? Talvez muito mais, como mostra “Feios”.

Outra crítica do autor anticomunista está na dúvida de se o fato de todos serem iguais é realmente bom, ou se é ruim. Ele nos mostra os dois lados da história, e depois coloca a opinião dele.

Westerfeld me convenceu que o comunismo não é bom, que é utópico e repressor. Foi a obra mais bem feita que já vi sobre o tema. E fico curiosa para ler o segundo livro, ainda não lançado no Brasil. O final é surpreendente, nos trás uma decisão radical de Tally que comprometerá o próximo livro todo, pois será preciso muitas páginas para que o plano fruto desta decição seja concretizado; mas, se concretizado, salvará todos da ignorância.
Carlos 02/11/2010minha estante
Só não gostei do final da tua resenha, podia ter avisado que viria um Spoiler =/

Camila 04/12/2010minha estante
aonde está o spoiler, por favor?

Isis C. 21/12/2010minha estante
Estava em dúvida se lia o livro ou não, mas agora já tenho mais segurança para comprá-lo. Estava 9,90 na Saraiva! Nem sei como saí de lá sem ele... Na verdade, dei uma olhada em algumas partes e me parecia algo meio poético misturado na narrativa, à la A Menina que Roubava Livros. Não sou muito fã desse estilo, mas não devo julgá-lo, certo? Da próxima vez que encontrar Feios em promoção, eu compro.

Marezinha 21/06/2011minha estante
Não acho que a crítica do autor seja ao comunismo. Até porque o comunismo prega uma igualdade SOCIAL, o que nada tem a ver com a padronização estética e manipulação cerebral. Pelo contrário, vejo uma séria crítica ao sistema vigente. Pois veja bem: o sistema capitalista selvagem aliado com a mídia determina o que é bonito e o que não é. Logo, a existência de meninas-barbies, culto ao corpo, pessoas se achando gordas inclusive quando são esqueléticas é fruto disso. Além de danos físicos, pontuo também danos cerebrais: somos obrigados a nos adequar a isso, somos forçados a alienação o tempo inteiro.
Além do mais, a série Feios é distópica. Caracterizada por críticas sociais (lembrando que não vivemos no comunismo) e exploração da estupidez coletiva.

Camila 23/06/2011minha estante
É verdade, Marezinha, depois de ler o resto da trilogia comecei a perceber mais o que vc falou. Acho qeu minha resenha focalizou demais na crítica ao comunismo, mas realmente há muito mais do que isso. Embora sutil, ainda acho que existe tal crítica, mas é muito mais uma crítica à mídia e aos esteriótipos como vc falou.

Evy 28/04/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Ficção Científica / Mês: Abril (Livro 6)
"Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio".

Essa frase explica bastante sobre a história de "Feios", o primeiro romance da série do autor texano Scott Westerfeld. Tally é feia. Não, isso não quer dizer que ela é horrível e assutadora. Ela é apenas uma jovem que não completou 16 anos ainda e por isso não passou pela operação que a transformará em uma pessoa incrivelmente bela e perfeita. Tally está ansiosa pela operação e pela vida perfeita que levará em Nova Perfeição, a cidade onde sua única obrigação é se divertir muito, aproveitar bastante e ir à inúmeras festas ao lado de pessoas tão belas e perfeitas como você. Parece uma vida de sonhos, mas, como tudo na vida, tem seu preço.

Alguns meses antes de completar 16, Tally conhece Shay, uma Feia que não está tão ansiosa pela transformação e prefere se arrisacar fugindo da cidade e conhecendo uma outra vida ao lado de pessoas que assim como ela, são contra a ditadura da beleza e da perfeição. Tally sofre com a separação da amiga, mas quer tanto se transformar em perfeita que não a acompanha, preferindo esperar pelo dia de sua operação. No dia programando, no entanto, Tally se vê obrigada a ir atrás da amiga, pois os perfeitos estão fartos dos grupos desertores e querem descobrir sua localização.

Chantageada e forçada a seguir as instruções que Shay deixa com ela antes de partir, Tally vai conhecer um lado diferente desse mundo perfeito, e, infelizmente, não é nada bonito.

Westerfeld tem uma narrativa bastante envolvente e a idéia de seu livro é muito original e interessante. Logo no começo do livro é possível perceber que a história é do tipo que prende e a leitura é bastante agradável. Somente em alguns momentos achei que o autor poderia ter trabalhado melhor a narrativa, como é o caso do romance entre Tally e David e o importante momento da amizade de Tally e Shay. Não me agrada muito quando questões importantes na história são tratadas superficialmente e passam quase desapercebidas.

Afora isso, a história é muito original. Fico admirada com a capacidade de alguns autores de criarem realidades totalmente novas, com detalhes tão bem amarrados. Nova Perfeição é o futuro. Uma cidade totalmente voltada ao bem estar do ser humano e do meio ambiente, utilizando energias renováveis, materiais recicláveis, alimentação à base de soja. As pessoas são influenciadas a pensar de forma ecológica em relação à tudo. Derrubar uma árvore é visto como um ato agressivo e indesculpável. Matar um animal, que seja para alimentação, também. Confesso que me peguei, em alguns momentos do livro, a favor dos perfeitos e de Nova Perfeição, apesar dos pesares.

O egoísmo, a ambição, o individualismo da raça humana as vezes me leva a pensar que medidas drásticas como "Nova Perfeição" talvez sejam a solução dos nossos problemas. Porque no fim, e realmente acredito nisso de vez em quando, "O único problema do Mundo são as pessoas".

E isso também foi um ponto positivo para Westerfeld que com sua ideía criativa, nos faz refletir sobre nosso mundo, nossas escolhas e prioridades. Vale também ressaltar que o final do livro toma um fôlego surpreendente, deixando gostinho de quero mais.

Leitura recomendada!
Léia Viana 28/04/2011minha estante
Sociedades alternativas e ainda ecologicamente corretas, é "um novo mundo"!
Adorei a resenha, vou marcar este livro para minha próxima aquisição.

Lu 28/04/2011minha estante
Como se fosse possível, fiquei com ainda mais vontade de ler Feios! Ótima resenha, Ly!

Li 28/04/2011minha estante
Concordo com a afirmação que o único problema do mundo são as pessoas! E essa Nova Perfeição deve ser muito boa de se viver, apesar de qualquer culto à beleza que tenha, só de pensar num lugar em que a natureza (principalmente a parte animal) seria respeitada, já me deixa com vontade de arrumar as malas!

Vou anotar para a minha próxima compra! ^^

Emanuel C. 21/01/2013

um livro perfeito ( porém não )
"meu nome é Tally youngblood, e quero ser perfeita"

se você gosta de livros com personagens perfeitinhos, não vai gostar desse livro u.U

Tally tem 15 anos e é uma feia, ( mas isso não significa que ela é feia ) ela mora na vila feia, onde os jovens são mantidos até os 16 anos, onde passam por uma cirurgia e viram perfeitos. ( perfeitos mesmo ) ela mal pode esperar pela sua cirurgia, ela virará perfeita e passará o resto de sua vida curtindo com seu amigo perfeito Peris, que por ser mais velho, passou pela cirurgia antes de Tally.

mas antes de sua cirugia, Tally conhece Shay, uma feia que não quer passar pela cirugia. com ela, Tally aprende a andar de prancha magnética e se aventurar pelas terras dos enferrujados ( nós )

um dia antes da cirurgia de Tally, Shay parte para um lugar chamado fumaça, onde feios podem continuarem sendo feios até morrerem, Shay convida Tally para ir, mas ela não vê o porque de uma pessoa querer se feia, então ela fica.

no dia da cirurgia de Tally ( especificando cirugia: sua pele é trocada, seus ossos amassados ou trocados, seu olho revestido por placas metálicas que o fazem mudar de cor, seus lábios ficam mais carnudos, resistência contra doenças, você fica lindo demaaaaaais, etc... ) ela descobre que a dra. Cable, comandante da circunstâncias especiais, uma organização que cuida de circunstâncias especias :P fala para Tally que está procurando a fumaça e estava espionando Shay, ela descobriu que Tally era sua amiga.

a dra. manda Tally ir para a fumaça, levando um rastreador, assim ela poderia guiar os especiais ( perfeitos sobre-humanos ) até lá, ou continuar na vila feia, sendo feia pra sempre.

Tally tem que escolher entre ser feia para sempre, ou trair sua amiga e todos os que vivem na fumaça e ser perfeita

MINHA OPINIÃO:

livro ótimooooo
recomendado supremamente u.U
Isabele F 21/01/2013minha estante
Adorei a resenha, me deixou com mais vontade ler! ^^

Emanuel C. 22/01/2013minha estante
é muito bom mesmoo!

Emanuel C. 22/01/2013minha estante
é muito bom mesmoo!

Renatinha 12/12/2013minha estante
Nao conhecia esse livro.... mas vendo sua estante e depois a resenha me deu muita vontade de ler.

aline 10/02/2023

Parece um filme sessão da tarde, só que bem menos divertido
Rushei os capítulos finais pois não queria perder mais nenhum dia lendo essa história rasa, mal desenvolvida e com a protagonista mais insuportável da literatura mundial. meu deus. vou passar longe de distopias por um tempo. sério. o autor conseguiu criar os personagens mais boca aberta e o romance mais água de salsicha já vistos, isso é produto de um esforço que merece aplausos.
Jamayra Greyce 10/02/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK

Jamayra Greyce 10/02/2023minha estante
E VAI VIRAR FILME

aline 10/02/2023minha estante
MENTIRA

aline 10/02/2023minha estante
vao ter q tirar leite de pedra p fazer isso ficar bom

Lu 04/10/2011

Não vou negar que parte da "culpa" pelo abandono de Feios é minha. Depois de meses querendo lê-lo, minhas expectativas eram bem altas. E suponho que começar a ler o livro do Scott Westerfeld junto com "City of the Fallen Angels" e "Guerra dos Tronos" talvez não tenha sido a melhor ideia.

O fato foi que, ao iniciar a leitura, fui desagradavelmente surpreendida pela narrativa do Scott. Ela não conseguia me prender. As cenas iniciais, que tinham tudo pra ser aquele momento de conexão com a protagonista foram meio que por água abaixo, pois não apenas eu não conseguia visualizar nada, como o texto me dava sono.

Ao longo dos capítulos, outra surpresa desagradável: Tally é uma daquelas protagonistas molengas. Muito bobinha, sem carisma, sem força para liderar um livro que eu imaginava que seria um segundo Jogos Vorazes.

E, de fato, Feios tinha tudo para ser grande: uma ficção científica com uma dose de crítica social à sociedade obcecada com beleza e juventude. Genial. Só que não basta ter uma boa ideia para se ter um bom livro. É preciso saber desenvolvê-la. Westerfeld ambientou sua história no futuro, mas parece ter uma tremenda preguiça de descrever qualquer coisa. Tally é patética. E os diálogos são bobos, repetitivos e apáticos. Nem Shay se salva.

Eu gostaria até de saber o final, mas não tenho ânimo pra fazê-lo. Não há nada que me prenda, que me convença a seguir. Foi o que aconteceu com Strange Angels.

Por isso, eu abandonei a leitura. Talvez eu tente ler outros trabalhos de Westerfeld que algumas amigas sugeriram. Mas isso são planos pro ano que vem.

Não recomendo.
Nina 03/10/2011minha estante
LU, vc disse TUDO o que eu senti ao ler o livro, só que fui teimosa e li até o final!
Livro com boa estória, porém fraco em todos outros aspectos. Realmente não empolga, não emociona, não te prende, simplesmete me deixou curiosa, por isso fui até o final, mas sem expectativas.
Dei 2 estrelas: uma pelo enredo diferente e inovador e outra pela capa que é chamativa, fora isso não valia as duas estrelas não!

Wil 09/12/2011minha estante
Falou tudo. A narrativa não me prendia, era difícil imaginar a cena, o autor não dava detalhes suficientes, era muito vago. Abandonei também o livro.

Veruska 14/12/2011minha estante
Concordo. O tema é ótimo, mas o desenvolvimento é muito superficial.

Dri F. @viagenscomlivros 27/10/2020

Esse primeiro volume da série nos apresenta um mundo distópico onde as pessoas, quando fazem 16 anos, se tornam todas iguais.
Eles passam por uma cirugia para se transformarem em perfeitos.
Tally é umas das adolescentes que ainda é uma Feia, mas que não vê a hora de se tornar perfeita e aproveitar do mundo de festas e badalações que só os Perfeitos têm.
Mas um pouco antes da cirurgia ela conhece uma garota que não tem nenhuma intenção de fazer a cirurgia, e que foge atrás de um grupo.
Tally fica a mercê dos poderosos da cidade que só farão a cirurgia nela se ela se infiltrar nesse grupo de fugitivos e os entregar.

Gostei bastante do universo construído pelo autor, e foi muito surreal ver que ele escreveu sobre muitas coisas que estamos vivendo hoje - a destruição da natureza por uma população que destrói tudo que vê pela frente em nome da ganância.
Também gostei do ponto central da história, a saída que eles encontraram de padronizar os seres humanos com a intuição de que não houvessem mais guerras e disputas.
A única coisa que não amei é que o autor da uma enrolada e tanto pra chegar nos finamentes. O que tem de páginas só descrevendo montanhas e trilhos de trem, dei uma cansadinha.

O primeiro termina em um ponto alto da história, e já emendei o segundo esperando que ele seja mais agitado!
Mas recomendo! Se você já leu me conta o que achou!

Se você gostou dessa resenha, venha conhecer meu Instagram literário @viagenscomlivros
Lá você encontra resenhas diárias, lista de livros por gênero, tema e autores, dicas de filmes e séries e de livros e e-books em promoção!
Ellen256 27/10/2020minha estante
Essa resenha me deixou com uma vontade de ler esse livro.

Dri F. @viagenscomlivros 27/10/2020minha estante
Que bom que gostou!!! Se você ler, depois vem me contar o que achou!!

Ellen256 27/10/2020minha estante
Tá certo. Se não me falhar a memória, eu venho. ?

Danielle.Nunes 25/03/2021

Talvez eu tenha me decepcionado
Ler "feios" foi um grande desafio. Quando eu soube da adaptação cinematográfica, fiquei super animada e, no ano passado, iniciei a leitura para logo abandonar aos 12%. Mas, alguns dias atrás, conversando com uma amiga, decidi retomar a leitura para dar uma chance a história e acredito que o sentimento seja de frustração.

A narrativa é muitooooo lenta, sem grandes atrativos. A sensação era que quanto mais eu lia, mais páginas faltavam. Aos 60%, quando o plot twist foi revelado, eu fiquei super animada porque a ideia é genial. Porém, foi nesse momento que tudo desandou.

As coisas aconteceram rapidamente e sem uma explicação coerente (sim, eu sei que as respostas podem estar na continuação, mas existem aspectos que poderiam ser justificados agora). Além disso, todo o conflito se resolveu facilmente, o que descredibilizou o possível vilão da história.

Outra questão relevante é a construção dos personagens, pois eu não gostei de nenhum deles. A protagonista é muito sem vida e sua amiga é totalmente irritante. Os personagens que aparecem no meio do enredo até apresentam um potencial, mas não me convenceram.

Por fim, o romance é muito superficial e não me cativou. Acredito que se os acontecimentos tivessem uma explicação mais plausível, o casal faria mais sentido.

Enfim, ainda quero ver a adaptação porque estou curiosa para saber como irão retratar visualmente todo esse universo. Em relação a leitura das continuações, é uma pergunta que não sei responder.
Caroline.Vieira 25/03/2021minha estante
Senti o mesmo e abandonei e nunca mais voltei, vou acabar vendo só a adaptação..

Danielle.Nunes 25/03/2021minha estante
É muito triste porque tanta gente fala que é uma distopia sensacional.

Caroline.Vieira 27/03/2021minha estante
Eu acho que passe da idade pra ler, aí acabo não me identificando com os personagens.

greenthedumb 27/05/2021

vamo la
O livro é bom, o universo é bem construído e tudo mais, mas eu esperava MUITO mais. Achei bem chatinho de ler, pq tem mta enrolação. O romance é simplismente horrível, não tem desenvolvimento nenhum! Confesso que não gostei mt da protagonista, achei ela bem sem sal. Sinceramente, não sei se vale a pena ler a continuação, visto que esse livro deixou MUITO a desejar... enfim, e isso.
anterique 27/05/2021minha estante
Eu como um bom amgg (aqueles hahaha), te falo que você só vai se arrepender em ler o restante, basicamente é tudo a mesma coisa: fica na cidade, foge para floresta, vai nas ruinas. As coisas ficam se repetindo. A saga feios foi uma das minhas decepções literárias desse ano.

greenthedumb 27/05/2021minha estante
ai amg, eu tava cm pouco vontade de ler a continuação, mas dps disso, minha vontade é 0 msmKKKKKKK obggg por comentar :)

anterique 27/05/2021minha estante
Kkkkkkkkkk, desculpa destruir sua vontade

deborasilvaa 09/02/2020

Esperava 'muuito' mais.
Feios foi um livro que me interessei em ler devido a grande quantidade de votos que tem. Comecei ele a uns três anos atrás e não consegui levar para frente. Eu, ingênua, pensei que tinha sido porquê eu era nova demais para apreciar aquela leitura. Ouso dizer que mesmo tanto tempo depois ainda não consegui apreciar o livro.

Achei que faltou desenvolver os personagens, a história, o universo em que o livro se passa, a escrita... Vi tantos aspectos negativos que pensei seriamente em parar, mas então, vi que a personagem completa ano logo do dia 9/9, ou seja, compartilhamos esse dia.

Em respeito a isso eu me obriguei a ler, de verdade, demorei muuuito tempo, e até a versão áudio book eu tentei. Em questão de recomendar eu não recomendaria, o universo que o livro se passa teria tudo para ser interessante, mas é ... Superficial, assim como os personagens. Eu odeio quando tenho uma opinião muito negativa de um livro, porém, infelizmente, esse eu não consegui evitar.
LuliFiedler 09/02/2020minha estante
O primeiro livro é bem bobo mesmo, mas eu curti porque estava numa vibe bem light na época. Como não era complexo, acabei lendo muito rápido. Ainda assim, ele é bem introdutório, o universo só começa a ser trabalhado no segundo livro. Vai de cada um, eu gostei bastante da série, se você acha que só faltou profundidade, acho que poderia dar uma chance as continuações. Abs!

deborasilvaa 09/02/2020minha estante
Obrigada! O que me desanimou foi o primeiro livro. Como eu não tinha gostado dele preferi não continuar, mas quem sabe eu não dou uma chance? Fiquei bastante curiosa quando ao segundo livro.

LuliFiedler 12/02/2020minha estante
Pois é, o primeiro é bem introdução mesmo. Se eu não me engano, dei 2 estrelas e meia pra ele. Como comprei o box, li os outros sem expectativa nenhuma e acabei gostando bastante da história. O último foi meu favorito da série

raonypimentel 28/07/2016

Uma distopia incomum
A trama se passa em um mundo distópico, vários séculos depois de nosso tempo, que após inúmeras guerras e eventos que ameaçavam a extinção da raça humana por seus inúmeros defeitos, a sociedade organizou-se de maneira que todos viveriam da mesma forma, aproveitando ao máximo os recursos naturais sem degradar de maneira agressiva o meio ambiente.
A personagem principal da série é Tally Youngblood, uma garota de 15 anos, que na véspera de seu aniversário acaba se envolvendo num verdadeiro conflito interno onde ela precisará decidir em que lado irá lutar. Veja bem, Tally é uma feia.
Na sociedade de Tally todos são obrigados a passar por uma cirurgia aos 16 anos para redefinir totalmente a sua aparência física, tornando-se um perfeito, e adquirindo o direito de viver rodeado de privilégios e diversão.
Alguns dias antes de seu aniversário, Tally estava muito ansiosa, tentando ao máximo se imaginar como perfeita, e decide se aventurar de maneira proibida no local onde residem os perfeitos. Neste momento Tally conhece Shay, uma garota extrovertida e brincalhona, porém estranha, que não está empolgada com a cirurgia que também deverá fazer, e guarda em segredo seu anseio para se juntar à Fumaça, um grupo de rebeles que não aceitam o futuro forçado para todos pela sociedade e recusam-se a se tornarem perfeitos, vivendo escondidos nas florestas e sobrevivendo dos próprios esforços.
Quando Shay decide fugir para não passar pela operação, Tally é barrada na clínica médica e proibida de fazer a cirurgia que a tornaria uma perfeita, e, ao invés de seguir para sua vida normal, é obrigada a encontrar Shay e revelar às autoridades o atual local de moradia dos rebeldes.
A partir de então Tally precisa se embrenhar nos matos, colocar a sua vida em risco para encontrar os membros da Fumaça, e toda a história se desenrola de uma maneira espetacular e sensacionalista. Tally precisa mentir para não se afastar dos grupos, e tem fortes dúvidas se deve permanecer ali entre os foragidos ou se irá denunciar à todos e receber sua cirurgia tão aguardada.
Feios é uma distopia sensacional, que prende todos os leitores no mundo de futilidades e desafios ao qual Tally precisa transitar, e consegue surpreender até sua última página. O livro é carregado de críticas à sociedade e suas ações contra a natureza, fazendo comparações sagazes e curiosas sobre a ação do homem contra a natureza.
E essas críticas não param por aí! Scott Westerfeld sem sombra de dúvidas conseguiu criar um reflexo bem detalhado sobre o futuro da sociedade visto pelos olhos de muitos estudiosos de nossa atualidade.
A narração da história acontece em terceira pessoa, e para muitos leitores isso conta como algo positivo na qualificação do livro, uma vez que não passamos vários parágrafos divagando sobre os pensamentos da protagonista, substituindo a ausência destes momentos por cenas de ação e aventura em cada um dos capítulos intrigantes que compõe o livro.
Não é por menos que a série se tornou best seller e conseguiu abraçar milhões de fãs que se quer aceitaram o encerramento da história no terceiro livro, obrigando o autor a escrever um novo final, transformando o que antes fora planejado para ser uma trilogia em uma série muito elogiada e que faz jus à atenção especial que recebe de todos os fãs!
Esdras 28/07/2016minha estante
Eu amo essa série. Foi a primeira distopia que li. Me marcou bastante embarcar nas aventuras da Tally. ^^

raonypimentel 12/10/2016minha estante
Esdras, pretendo ler os próximos livros em breve, para saber como termina a história!