Mais do Que Isso

Mais do Que Isso Patrick Ness

Resenhas - Mais do que isso

Soybean 14/04/2020

Final...basicamente não existe :/ poderia ter mais páginas e desenvolver mais o que nao teve,poxa,ficou tantos porquês sobre gudmund e o que aconteceu com o Seth ?? :0

Ale Giannini 16/09/2020

Patinando no mesmo lugar
Do mesmo autor do impressionante "Sete minutos depois da meia-noite", confesso que esperava um pouco mais.

Patrick Ness é aquele autor que faz você virar a madrugada querendo saber o que vai acontecer no próximo capítulo porém, além da curiosidade, nada realmente impressionante é revelado.

dede 20/07/2020

Muito instigante e enigmático. Mistura ficção científica, problemas familiares, romance e amizade.

Giovanna Castro 30/06/2020

Bem menos do que isso
Mais do Que Isso é um livro de Patrick Ness, autor também do bestseller Sete Minutos Depois da Meia-Noite. Com uma capa linda (que, no meu caso, veio com um lindo marcador de páginas), uma avaliação perfeita de John Green, outro autor bestseller, e uma sinopse com uma premissa super intrigante, esse livro me fisgou. Eu adoro escritores que fazem uma reflexão da vida - e o pós-vida, nesse caso, hah - por meio de uma história cheia de surpresas e personagens carismáticos. Nesses quesitos, Mais do Que Isso acerta em cheio, porque retrata a história de Seth, garoto que morreu afogado mas que, no momento da história, encontra-se nu e muito solitário num mundo que parece o dele, mas que não é exatamente o mesmo. A trama é cheia de suspense, e é tocante, por conta de Seth.

Infelizmente, é só isso que eu tenho a dizer de positivo deste livro. O autor nos deixa com um final que não é bem um final, sem respostas e com a sensação de que lemos muitas e muitas páginas mas que parece que estamos no início do livro: sem termos aprendido alguma coisa, ainda esperando o desenvolvimento da história, dos personagens, e do mundo por ele criado. Fiquei com muita raiva, porque gosto quando os autores deixam para nós, leitores, a especulação sobre o significado da história e quando não entregam tudo explicadinho na nossa mão. Porém, me vi perdendo tempo com alguns capítulos que nada acrescentavam, tudo para uma conclusão que, bom.. Nada acrescenta. A premissa do livro é melhor que o livro em si, e isso é muito triste, porque o enredo escolhido pelo autor é certamente único, com muito potencial, e sua narração é excelente. Mas faltou muita coisa para esse livro ser ótimo. Valeu a experiência, outrora, é inevitável o desapontamento em detrimento do inexplorado.

JamesRocha 24/02/2024

Uma distopia muito boa
Livro muito bom, te faz duvidar o que é real ou não naquele universo e te deixa tenso até o final, a única coisa que me chateou foi o fato de não ter um fim conclusivo, deixando a história em aberto.

Vai Lendo 21/06/2017

Uma obra de ficção científica, tocante e reflexiva
Existe algo após a morte? Quem nunca, ao menos uma vez, fez esta pergunta? Talvez, a única grande certeza em relação à vida. Cruel. Dura. E que nos apavora, aterroriza. O medo de tudo se acabar. No entanto, no meio deste turbilhão de sentimentos confusos, também surge a esperança de outra vida, algo melhor. Mergulhando nas incertezas do pós-morte, Patrick Ness, o autor do sucesso 'Sete Minutos Depois da Meia-Noite', constrói um mundo distópico sobre esta nova etapa em seu livro 'Mais do Que Isso', publicado pela a editora Novo Conceito.

O livro narra a história de um garoto que acorda em um ambiente familiar, mas totalmente abandonado e deserto, após morrer afogado. Ferido, nu e com muita sede, ele questiona o que realmente aconteceu. Se ainda está vivo ou será que foi para o inferno? O que aconteceu com o mundo? Dúvidas e incertezas que pairam na sua cabeça.

Em 'Mais do Que Isso', acompanhamos este garoto nesta nova jornada e exploramos junto com ele este universo, ao mesmo tempo em que o desvendamos. Mesclados na aventura pós-morte, capítulos ajudam a contar como era a vida deste adolescente antes do afogamento. O engajamento é fulminante! Tipo de livro que não dá para largar. E um dos segredos que tornam esta trama tão interessante é saber pouco sobre ela. É ir descobrindo-a com a leitura. Por isso, não me alonguei em apresentar a sinopse.

Patrick Ness tem uma escrita incrível. A descrição da cena do afogamento, logo no prefácio, é de uma sutileza e também triste, bela e angustiante. O autor consegue atingir imediatamente o coração do leitor. Logo de cara, fiquei sem palavras! E o estilo tocante se mantém ao longo de toda a narrativa. Apesar dos caminhos que a obra segue, com um pouco mais de ação, ainda é possível ver reflexões até o final.

'Mais do Que Isso' é muito bem estruturado. Dividido em quatro partes, que acompanham o que se sabe sobre esse mundo, percorremos as descobertas deste garoto. É como se em cada fatia do livro tivéssemos um cenário (uma verdade), uma porta de conhecimento que se abrisse. Confesso que no começo da segunda parte fiquei um pouco decepcionado como a narrativa se desenrolou. Ela se revela com uma pegada mais de ficção científica, ágil e tensa. Por mais que soubesse que ela tenderia para este lado, estava muito satisfeito com abordagem da parte um (mais introspectiva em lidar com a morte) e fiquei ressabiado. No entanto, na parte três, o autor explora uma ideia do universo sci-fi, e, com isso, traz à tona vários questionamentos, fazendo uma boa mescla. É claro que fui fisgado novamente! Ficando fascinado até o final.

Infelizmente, não dá para falar com mais profundidade sobre cada parte em especial, pois acredito que prejudique a experiência de leitura. Só posso adiantar que o título, Mais do Que Isso, não se refere exclusivamente ao cenário de pós-morte. Ele é muito mais reflexivo. Vai muito além! E permeou minha cabeça por um bom tempo.

Para os leitores que curtem uma distopia e/ou ficção científica, 'Mais do Que Isso' é uma excelente pedida. Afinal, além de trazer todas as características do gênero, a obra é escrita de forma envolvente e tocante, além de aprofundar alguns temas bem interessantes, que nos fazem refletir. Caso não curta o gênero, mas seja vidrado em histórias que abordam o que há além da morte, também sugiro a leitura, mas aconselham que abram a sua mente.

site: http://www.vailendo.com.br/2017/06/16/mais-do-que-isso-de-patrick-ness-resenha/

Malucas Por Romances 25/06/2017

Resenha completa no blog
Logo quando eu soube do lançamento do livro Mais do que Isso eu fiquei louca para ler esse livro por causa do autor Patrick Ness. Como me apaixonei pelo outro livro dele, Sete Minutos Depois da Meia Noite (resenha aqui), fiquei com as expectativas lá em cima com esse livro. Nessa história vamos conhecer Seth um menino de 17 anos que não vê mais sentido na vida, e decide que é hora de dar uma basta em tudo.

O livro já tem o início com Seth se afogando, que ao mesmo tempo que ele queria cometer suicídio na hora que o pior está acontecendo, ele também quer está vivo. Após bater a cabeça em uma pedra, ele acorda nu e sozinho na Inglaterra, a cidade que não mora mais desde os 8 anos. E é nesse momento que começa toda a jornada de Seth e do leitor.

Seth não sabe se está vivo ou morto, mas ele acredita que esse é seu verdadeiro inferno, já que cada vez que ele dorme os sonhos dele o confundem mais. Em alguns momentos tem sonhos com recordações ótimas e em outros ele sonha com seus traumas. Os motivos para ele ter feito o que fez que deixa um grande aperto em seu peito, e isso tudo o deixa ainda mais confuso.
"Temos que mentir para nós mesmos para viver. Senão, ficaríamos loucos."
A cidade que ele se encontra hoje é uma cidade fantasma, já que não tem habitantes e nem muitas formas de alimentação, e o único mercado do local está quase vazio. E é em meio toda essa solidão que ele começa a questionar o que é realidade e o que é ilusão.

Eu demorei pra me conectar com o livro, com a escrita e com o personagem. Demorei também quase uma semana pra concluir a leitura desse livro, não por ser um livro ruim, mas sim por eu não sentir no começo da leitura a conexão que eu precisava. Porém, quando passei a primeira parte do livro a leitura fluiu e me deixou cheia de esperanças e dúvidas.

Resenha completa no blog

site: https://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2017/06/resenha-mais-do-que-isso-patrick-ness.html

Núbia Esther 26/07/2017

Ainda não conhecia o Patrick Ness, mas depois de ter lido Mais do que isso fiquei com vontade de ler suas outras obras, além do famoso Sete minutos depois da meia-noite (que já virou filme), outros livros dele também já foram publicados aqui. Ness é um escritor de ficção juvenil premiado e é conhecido pelo tom sombrio e pela prosa perturbadora de suas histórias. Monstros, cidades distópicas, guerras, um pouco de ficção científica e o que há além da morte, são temas frequentes em suas tramas. Em Mais do que isso não é diferente. Começamos essa história nos minutos finais e agonizantes da vida de Seth, com direito a uma descrição bastante pungente da situação. Algum tempo depois Seth acorda na casa onde viveu durante a infância, em outro continente. Ele está vivo? Como, se ele está certo de que morreu e seus momentos finais ainda estão vívidos na memória?

“Dá a impressão de ser real. Certamente ao toque, e definitivamente ao cheiro. Mas é também um mundo que apenas parece tê-lo dentro dele, então, o quanto dele pode ser real? Se essa é apenas uma velha lembrança empoeirada na qual ele está preso, talvez não seja nem mesmo um lugar, talvez seja apenas o que acontece quando seus minutos finais de morte passam a ser uma eternidade. O lugar da pior época de sua vida, congelado para sempre, deteriorando-se sem nunca morrer de verdade. ” (Página 72)

Ness nos convida a desvendar esse mistério juntamente com Seth. Para isso, ele dividiu a trama em quatro partes. No projeto gráfico de livro cada parte é representada por uma porta que se abre. O que é bastante representativo, pois a cada porta aberta nosso conhecimento vai aumentando e nossa visão desse mundo onde Seth se encontra vai se reformulando. É como se Ness reafirmasse a cada porta aberta que ei é mais do que isso leitor, é mais do que a morte, mais do que a culpa carregada por Seth, mais do que a vida. E isso só é possível pelo fator surpresa que só a experiência de leitura livre de muitos detalhes prévios pode proporcionar. Não é à toa que a sinopse na contracapa e na orelha do livro são mínimas. Não se prive de abrir cada porta a seu tempo e descobrir por si mesmo cada reviravolta.

Sem estragar a surpresa o que posso dizer é que foi uma boa sacada de Ness a forma como ele intercalou na narrativa o momento atual vivido por Seth com os fragmentos de sua vida e como os conectou ao andamento da história. O processo de juntar os pedaços e tentar montar o quadro geral para quem sabe entender o porquê da situação atual do garoto nos aproxima do personagem e angaria nossa empatia. Além disso, somente com Seth a história já seguia em um bom ritmo, mas a adição de novos personagens tornou a trama ainda mais dinâmica, tornando impossível largar a leitura antes de sua conclusão. Com bons personagens e uma trama que vai do romance reflexivo à crítica mordaz, Ness trabalhou uma ideia, que pode até não ser inédita, de forma surpreendente e, por ser um bom contador de histórias, nos brindou com uma ótima leitura. Mais um autor de ficção infanto-juvenil e juvenil para manter no radar.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/07/18/mais-do-que-isso-patrick-ness/

Anelise Egea 21/04/2020

Mais do que isso é perfeito, mas podia ser mais
A leitura é envolvente, e você é preso no paradoxo do personagem. Porém, quando o livro acaba, você simplesmente quer mais. A história se encerra com uma grande brecha para uma continuação.

Saleitura 11/10/2017

Mais do Que Isso, escrito por Patrick Ness, não é aquele tipo de livro sobre o qual você pode falar direito sem dar spoilers, afinal basta avançar brevemente na história e já se tem uma ideia completamente do que está acontecendo, e então quando se lê um pouco mais, sua ideia novamente muda quase que inteiramente.
Eu comecei a leitura sem saber nada do que me esperava, além de que todas as resenhas que eu havia lido tinham sido quase que completamente positivas. E eu sinto que essa seja a melhor forma de entrar nessa história.
Foi ótimo sentir que eu lentamente conhecia o personagem, e ia descobrindo o mundo conforme ele próprio o fazia. Dessa forma, sinto que foi muito mais fácil se apegar ao protagonista e se simpatizar com sua situação como um todo.

Tudo o que você precisa saber é: Um menino se afoga e acorda em um lugar inesperado em uma situação não muito confortável: machucado, envolto por bandagens, e extremamente confuso, afinal nada ali sequer faz sentido.
E a partir daí eu sugiro que você arrume um jeito de ler esse livro e descubra por si mesmo.
O livro não foi perfeito, claro, e a pesar das minhas 4,5 estrelas, eu ainda sinto que poderia ter tirado um proveito ainda maior da leitura se fossem por algumas pequenas alterações na forma como a história se desenvolveu. Não que eu saiba muito bem como essas alterações seriam feitas, na verdade, e grande parte delas, quando paro para pensar um pouco mais, ficariam melhores da forma como aconteceram, de qualquer forma.
Eu apenas me apeguei demais a certas partes da história e não queria ter deixado aquele mundo tão cedo e da maneira que deixei. O livro possui 432 páginas (se não me engano) e ainda assim, quando terminei, eu fiquei triste que não tinha mais.

Fazia tempo que eu não sentia isso com um livro, e me surpreendi com quão rapidamente eu fui de "Anh... Será que é tão bom assim?" para "Eu não acredito que isso acabou". Mesmo que eu quisesse ver mais de certos personagens e certas partes da história, eu entendo que a parte central do que o livro queria transmitir foi passada, e o resto estava lá apenas como forma de estabelecer os personagens e suas motivações, e por vezes é necessário se conformar que nem tudo possui uma sequência.

A narrativa foi em geral agradável de ler. Não é extraordinariamente única, e por vezes acabou por narrar em excesso momentos tensos que poderiam ter sido muito melhor contados e experienciados se tivessem sido escritos de outra forma, mas ainda assim, na maior parte do tempo, Patrick Ness conseguiu envolver o leitor e contar sua história da maneira desejada.

Mesmo que eu tenha sentido que o final se tornou estranhamente apressado, eu tive uma experiência ótima com a leitura de Mais do Que Isso, e mais do que indico esse livro. Em especial para quem prefere uma história movida mais pela construção e evolução dos personagens, e não tanto para a criação de um mundo, que aqui, ainda que tenha sido complexo e complexamente interessante, acabou tendo certos setores deixados de lado para o bem da construção dos personagens. Isso, por mais que possa incomodar alguns, era exatamente o que eu precisava naquele momento.

Como disse (muito bem) John Green: Não vou dizer mais nada. Apenas leia.

Resenha de Ana Carolina

site: https://saletadeleitura.blogspot.com.br/2017/10/resenha-mais-do-que-isso-de-patrick-ness.html

Ricardo Brandes 19/10/2017

Esperando mais do que isso...
Mais do que isso, novo lançamento da Novo Conceito, traz um romance perturbador do renomado autor Patrick Ness. Mas será que o livro é realmente mais do que isso? Confira o que achei da obra!
Começando pela capa, bem construída, simples, mas direta, apresentando uma sinopse de John Green sobre o livro. A porta aberta também apresenta um grande elemento do romance, que o leitor irá descobrir no decorrer da história.
O romance Young adult tem 430 páginas e parece extenso, mas os capítulos são curtos e acabam convidando leitor a ir além (pelo menos em sua parte inicial). Sim, a obra se divide em partes, com questões e pontos de vistas diferentes sobre a mesma história. A diagramação das páginas também facilita a leitura. Ponto pro autor!
Bom, logo de início, fiquei chocado com a intensidade dos primeiros capítulos. Seth, o personagem principal, se afoga, em seus momentos finais. São páginas de tamanha intensidade, que pude sentir na pele as dores e os dramas do personagem.
Os próximos 10 capítulos também foram bem interessantes e rápidos de ler, com uma história que despertou minha curiosidade em vários momentos.
São apresentados os dramas e mistérios da história, aos poucos, de forma bem lenta, com muitas surpresas para o leitor. Através de flashbacks, inseridos entre os momentos no presente, o autor procura explicar o que levou o garoto a se afogar. Com direito a um drama familiar de grande repercussão e mais alguns mistérios bem ocultos. Muito bom, até aqui.
A partir daí, senti que o livro começou a perder força. E incrivelmente, os capítulos começaram a se arrastar, lentamente, com divagações recorrentes do protagonista sobre seu passado. Fiquei bem chateado com a obra, que até então vinha surpreendendo com muita qualidade.
É fato que me senti enrolado pelo autor, na metade do livro pra frente, com um suspense lento e arrastado, feito com o intuito de prolongar o drama do romance e acrescentar mais páginas.
O resultado final foi um livro que começou com força total, apresentando dramas e questões existenciais, mas acabou decepcionando. Sim, eu esperava mais do que isso. Lamentavelmente, não encontrei neste romance.
Por RicBrandes

site: http://www.amoreselivros.com.br/2017/10/mais-do-que-isso-patrick-ness.html

Luan 16/02/2018

Isso é muito Black Mirror
Mais do que isso, de Patrick Ness, é, sem dúvida, um livro que divide opiniões. Certamente se ama ou se odeia a obra. O autor lançou mão de escolhas e caminhos que muitos leitores podem não aceitar por serem diferentes e fora da zona do conforto para um gênero como o Young Adult, onde este livro se encaixa. Se você for deste tipo, certamente não vai gostar. Já se você for um leitor aberto a novidades e escolhas que tiram um pouco da tranquilidade, certamente vai gostar de Mais do que isso, que é um senhor livrão - não em tamanho, mas em qualidade.

A excentricidade desta obra começa pela sinopse. A única coisa que o leitor pode e precisa saber é que o livro conta a história de um jovem de 16 anos, prestes a completar 17, que morre afogado. Mas em seguida, acorda em um lugar diferente e sozinho, forever alone, sem entender o que está acontecendo – assim como nós, leitores. Depois disso, tudo é uma constante descoberta. A gente começa sem saber o motivo da morte, como, quando e até mesmo o nome dele é, inicialmente, "escondido".

Algo que chama atenção em Mais do que isso é que o leitor vai rapidamente se identificar com o protagonista, uma vez que assim como o rapaz, o leitor não entendo o que está acontecendo e nem as razões. Juntos, ambos vão vivendo os acontecimentos para tentarem descobrir o que está acontecendo ali. Os primeiros momentos depois que ele acorda são interessantes. Mas as páginas seguintes se tornam um pouco repetitivas já que o protagonista está sozinho e passa o tempo tentando descobrir o que aconteceu. O único diferencial são as lembranças que ele tem da vida antes da morte, que nos leva de volta ao mundo dele para descobrir mais sobre a história.

O livro é dividido em quatro partes. Ele, que para mim já estava interessante, mesmo que um pouco repetitivo ou sem evolução, se torna ainda melhor quando a primeira parte chega ao fim e inicia a fase de descobertas. A partir daí, da segunda parte até o fim, o leitor junto com o próprio protagonista vão ser surpreendidos com muita ação e muitas revelações, que às vezes não passam de especulações, e outras podem ser uma dura realidade. A leitura se torna quase insana.

E eis que a gente chega ao principal ponto de discussão. Sem revelar os mistérios e, especialmente, a grande explicação para o que está acontecendo ali, o que acontece mais ou menos um pouco antes da metade do livro, é preciso dizer que eu fui totalmente surpreendido e não esperava para as explicações dadas por Patrick Ness. No entanto, é justamente aqui que muitos fãs de YA podem não aceitar direito os rumos que o livro segue, porque a gente se dá conta de que é ele é uma mistura de gêneros: além do YA, é possível dizer que tem um pouco de distopia e até ficção científica. E foi isso que me pegou tanto (positivamente).

O problema, no entanto, para mim – e para muitos leitores – residiu no fim da obra. Depois de uma série de explicações ousadas, mas interessantes, o autor acrescenta algumas mudanças e ainda deixa o fim meio que em aberto. O problema não é exatamente o encerramento aberto, pois alguns encaminhamentos antes dele até justificariam alguns fatos. Mas o problema é a soma do "fim sem fim" com a mudança que o autor acrescentou que resultou em algo que ficou muito amplo e carente de mais explicações.

Outra coisa que quero comentar sobre o livro é que ele poderia facilmente ser, quem sabe, uma duologia ou uma trilogia. Eu sou um grande fã de livros únicos, mas a história criada pelo autor é tão ampla e profunda que abre uma brecha para isso. Isso serviria, inclusive, para corrigir a falta de um final em Mais do que isso. Mas, de forma geral, o livro se satisfaz. Principalmente pela boa escrita, que já é uma característica do autor presentes nos outros livros dele que já li. Os diálogos, que sempre preso muito, soam naturais e não artificiais. A leitura, depois da primeira parte, voa, e a vontade é devorar as páginas rapidamente.

Mais do que isso é um livro cheio de significados. É uma young adult que trata de vários assuntos que, numa primeira olhada, estão "escondidos". Fala sobre sexualidade, sobre abusos, sobre guerras, sobre suicídio, sobre preconceito. São temas cada vez mais pertinentes nos dias atuais e o autor tratou de uma forma sutil, mas certeira. O leitor precisa se esforçar um pouco mais para entender qual o objetivo do autor ao escrever essa história abordando estes temas muitas vezes implícitos ali dentro. Esta é mais uma das grandes sacadas de Patrick, que conseguiu construir um livro sensível, arrebatador, reflexivo, com muita ação e um pouco de Black Mirror. Não consigo dar menos do que cinco para Mais do que isso, mesmo com alguns problemas como os já citados. Seria favorito, não fossem eles.
Ander 18/02/2018minha estante

Lucas 12/03/2018minha estante
undefined

Nath @biscoito.esperto 28/11/2018

QUE LIVRO, MEUS AMIGOS
Eu sou uma pessoa bastante cética. Quando me disseram que “Mais do que isso” era um livro Young Adult extremamente inovador e único, eu simplesmente achei que era exagero. Depois de ler centenas de YAs ao longo dos anos, a gente percebe que histórias adolescentes sempre caem nos mesmos topos literários. O que não é ruim, apenas algo que faz parte do gênero.

Mas eu estava errada. Esse livro é completamente diferente de tudo o que eu já li.

Não é exagero.

O livro começa quando nosso protagonista, Seth, morre. Ele cai na água fria do mar, se debate tentando nadar, bate a cabeça em uma pedra e morre. Eis que ele acorda numa caixa e todo enfaixado, com esparadrapos nos braços e pernas, mas, fora isso, nu. Depois do choque inicial de estar acordado e, talvez, vivo, Seth percebe que está na casa onde cresceu, na Inglaterra. A questão é que, além da casa estar toda empoeirada e desgastada, a cidade onde ele morava está abandonada. E ele morreu do outro lado do mar, nos Estados Unidos, e não sabe como foi parar ali.

Seth não sabe se está vivo, mas ele se sente vivo: tem fome, sente dor, está cansado e desidratado. Pior: está extremamente confuso e perdido.

O livro acompanha Seth tentando descobrir a resposta para três perguntas:

01) Ele está vivo ou morto?

02) Se está vivo, onde está todo mundo? O que aconteceu com a cidade abandonada? Como ele foi parar em outro continente? Alternativamente, se está morto, que espécie de pós-vida é essa? Ele está no inferno? No purgatório? O que ele precisa fazer?

03) Por que ele tem sonhos extremamente vívidos sobre seu passado, mas não consegue se lembrar direito de sua vida quando está acordado?

Uma das coisas que mais gostei nessa leitura foi o fato de que eu, com frequência, não fazia ideia do que eu estava lendo e para onde a história estava indo. Cada vez que Seth encontra uma resposta ou, no mínimo, uma solução para seus problemas (que são muitos), outras perguntas e enigmas surgem, e nós estamos tão confusos e perdidos quanto o protagonista.

Antes que você pense que esse livro é só uma história maluca e sem pé nem cabeça que não vai para lugar nenhum, saiba que este livro EXPLICA TUDO no final. Não vou dar spoilers, mas o livro não acaba sem termos respostas para quase todos os questionamentos.

No entanto, o que mais gostei do livro era a falta de certezas e perspectivas. Creio que Patrick Ness escreveu esse livro querendo apresentar um pouco da ideia do existencialismo, mas de uma forma mais material, para que um adolescente fosse capaz de entender a ideia abstrata da filosofia moderna.

O que é o existencialismo? Resumindo, é uma escola filosófica que aborda temas relacionados à existência humana no universo. Toma como princípio que nós, seres humanos, nascemos para questionar logicamente um mundo aleatório e que não faz sentido, ou que segue regras desconhecidas. Um dos principais filósofos existencialistas, Kierkegaard, acreditava que o mundo só tem o significado que nós damos a ele, e que o universo só existe por que nós o observamos. É semelhante à ideia de que uma árvore que cai numa floresta só faz barulho se alguém estiver lá para ouvir. Essa corrente também lida com temas da psique humana, como a falta se sentido (absurdo) do universo à nossa volta, o tédio que advém da desistência da compreensão do mundo vs. a ansiedade perante a impossibilidade de compreendê-lo.

Se você teve paciência de ler essa minha explicação sobre o existencialismo, saiba que o livro todo é uma alegoria a isso tudo. Seth tenta encontrar sentido num mundo enorme e absurdo, tentando compreender como o universo se constrói ao redor dele segundo suas observações, fazendo com que ele caia em delírios sobre o mundo ser real ou não. Isso tudo, somado ao mistério daquilo ser ou não um pós-vida, faz com que esse livro seja uma excelente e, por que não dizer, divertida alegoria ao existencialismo.

Seth quer saber o significado das coisas. Ele existe, está vivo, o mundo ao redor dele existe? Qual o sentido da vida, ou, ao menos, da morte? O que é a realidade? Será que existe... mais do que isso?

Eu amei esse livro. Devorei a história rapidamente, e quase comecei a ler o livro todo novamente logo após termina-lo, pois eu queria MAIS. Patrick Ness é um autor genial, que escreveu um livro maluco sobre ficção científica, terror, YA e filosofia, tudo ao esmo tempo. Além disso, o livro tem uma história verdadeiramente eletrizante, cheia de personagens diversas, momentos assustadores, acontecimentos hilários e revelações inesperadas.

Recomendo demais essa leitura. Um dos melhores livros que li em 2018.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Mah Nunes 14/12/2018

Mais do que isso
Não recomendo??

fabricio.d.silv 23/12/2018

Mensagem interessante
Eu achei a mensagem que o livro passa interessante e importante, tem pontos bem emocionantes mas o desenrolar da história não me agradou muito, talvez pelo ar meio aventuresco dela. Bom talvez apenas não seja pra mim.