O navio das noivas

O navio das noivas Jojo Moyes

Resenhas - O navio das noivas

Vic Wonder 27/03/2022

Às segundas chances
Jojo, mulher, termino todos os teus livros assim?
Nunca pensei que fosse me admirar tanto com essa história, ou melhor, histórias.
A dinâmica com a qual a Jojo descreve a história dos personagens contrastando entre passado e presente é incrível. A proposta também me intrigou bastante. Lembramos e lamentamos sempre das pessoas envolvidas diretamente na guerra (os soldados) e indiretamente (os inocentes). Mas entre eles há famílias, há esposas e filhos. E o que eles passam diante de seus familiares longe é indescritível.
Todas as mulheres representaram um ato de coragem e determinação. Em especial as 4 principais vemos outras lições. Apesar de ter seu início mais parado vai se intensificando com o tempo e trazendo até um certo suspense ?
Embora já suspeitasse dos personagens do início, ter a confirmação no final foi muito emocionante?
Trouxe a tona questões importantes também, verifique os gatilhos. Mas se quiser ficar com o coração quentinho? recomendo muito.

SPOILERS

Entusiasmada com a maneira como ela ligou a senhora do início com a mulher que sofreu tanto a bordo do Victoria e fora dele.
Frances, você representou tanta determinação e oportunidade de segunda chance. Mereceu muito o seu final e pode ser uma segunda chance para o Henry?
Maggie, ri muito com você e te admiro bastante por sua alegria e jeito de ser. Guerreira e especial, me mostrou que independente das adversidades podemos seguir em frente e ajudar os outros.
Avice, seu final não ficou bem descrito mas me lembrou que o que realmente tem valor é o nosso coração e não nossas roupas.
Jean, gostaria que tivesse tido uma segunda chance mas me lembrou que a alegria e desenvoltura devem ser presentes no nosso dia e a amizade é muito importante.
Obrigada Jojo por esses personagens incríveis.

palmares 08/04/2021

Gosto muito do desenvolver da escrita da autora, leve e envolvente. Este livro traz a historia de 4 mulheres, com seus sonhos e frustraçoes. Mulheres com diferentes perfis e que se encontram em uma mesma situaçao - a caminho do desconhecido. Uma boa leitura...

Rhuan C. S. 14/03/2021

Amei cada história...
Jojo é Jojo! E com esse livro que aborda tantos assuntos sobre o machismo, a autora nos brindou com reflexões sérias sobre o universo feminino. Todos merecem uma segunda chance... Foi a mensagem que tirei dessa belíssima obra. Recomendo!

Raquelzinha : ) 16/03/2021

" as únicas pessoas que têm todas as respostas são as que nunca se defrontaram com as perguntas."

" Vê-la sofrer me fez entender que todo mundo, a despeito do que tenha vivido, merece uma segunda chance, ainda mais se houver alguém disposto a oferecer essa chance..."

A história conta sobre mulheres que se casaram com soldados e como a guerra acabou elas estão indo para Inglaterra reencontrar eles.
Cada capítulo vai contando a história de uma delas, tem a Margareth, a enfermeira que é a Frances e a Avice que é patricinha. Todas elas estão no navio Victoria. É bem interessante parar para pensar na coragem que elas tiveram embarcando nessa viagem. Sem saber se os maridos estão vivos ou até mesmo se elas poderiam retornar para casa depois.

A história é muito interessante, Amei a Frances e a Maggie. Mas achei algumas partes do livro são cansativas, não fluia muito. Mas apesar disso vale a pena a leitura.

Karen 26/12/2016

Arrastado
Eu costumo ler 1 livro por semana, mas esse eu demorei 1 mês!
Super arrastado, algumas vezes confuso pois você está numa história e já muda para outra.
Fim nada de espetacular, alguns personagens ficaram inclusive sem desfecho.

Resumindo: Chatinho! Terminei por questāo de honra.

Mi 23/04/2020

valeu super a pena!
Tinha a muito tempo na minha estante mas me enrolava para ler, até que finalmente peguei com o objetivo de finalizar a leitura. Demorei quase um mês para ler, uma leitura um pouco arrastada em alguns pontos, mas o final me surpreendeu e fez valer a pena!

Piter 07/09/2022

O Navio das Noivas
Terminada a segunda guerra mundial, 1946, muitas mulheres na Austrália saíram em busca de seus maridos, oficiais ingleses, na Inglaterra. Mais de seiscentas e cinquenta dessas esposas embarcaram no HMS Victorius, um navio de carga de aviões. E junto com toda a tripulação, somando mais de mil e cem homens, em uma viagem que durou seis semanas, seguiram rumo a Inglaterra.

Mari 23/04/2021

Passatempo
Um livro bonitinho, que mostra histórias de recomeços e segundas chances.
Mas confesso que prefiro os outros livros da autora.

Vivi 28/04/2020

Maravilhoso!
Eu adorei esse livro e quando li alguns comentários negativos, fiquei um pouco desconfiada se também não iria fluir a leitura... Mais foi totalmente ao contrário e eu recomendo! Uma história de 4 mulheres encantadoras e de muita coragem. O livro passa a mensagem que não devemos desistir e ter coragem para enfrentar o novo e descobrir um novo mundo e novo amor. Devemos estar abertos ao desconhecido e principalmente a não julgar as pessoas pelo seu passado e condená-las por isso, porque cada um tem seus motivos pelo ocorrido e no decorrer da leitura nos deparamos com um segredo e depois nos colocamos no lugar da personagem e entendemos tudo que ela fez para chegar até ali e seguir e um destino a reservou uma surpresa que nem ela esperava acontecer em meio aquele oceano. Jojo não me decepcionou e cada livro uma história diferente que me faz suspirar e querer entender cada personagem e entrar nesse mundo que nos leva para bem distante...
O Navio das Noivas deixou claro também sobre aquelas pessoas que se acham mais e melhores que outras e depois que quebram a cara e recebe o apoio de quem mais julgou e desprezou. A vida é surpreendente! E Jojo deixou claro que existem sim pessoas de bom coração que estão ali para ajudar sem interesse e só pela amizade, carinho e amor que tem pelo próximo e também sobre não deixarmos passar a vida sem ter um amor, uma família e um lugar onde você vai sair e quando voltar, sabe quem tem aquelas pessoas que lhe amam lhe esperando.

Cecilia136 18/06/2023

O navio das noivas...
Bom vamos lá... É a primeira vez que leio um livro da Jojo e tbm com um tema de navio, depois da guerra. No início fiquei meio perdida com a escrita, não sabia se era homem ou mulher(acho que isso é mais minha culpa mesmo, meio lerdinha kkk e o que estava acontecendo em algumas cenas.
Demorei mais que o comum pra mim ler, mesmo tentedo um tempinho a leitura não fluía logo de início. MAAAS depois de várias e várias páginas, ai sim peguei firme. Eu realmente gostei da história, e faltando uma 3, 4 páginas ainda teve um pequeno plost. Achei interessante descrever como era pós guerra, os sentimentos de cada mulher, ao encontrar seus maridos, a amizade entre as 4 mulheres e suas histórias... mais dei 3.5 estrelas por alguns motivos e momentos.

Motivos: Não fluiu logo de cara e não sei pra vcs mais pra mim pode atrapalhar um pouquinho a história, só cabe a vc mesmo continuar ou não. E continuei e valeu a pena no final.

Momentos: DAQUI PRA BAIXO É SPOILER...

Na história contém gatilhos como gordofobia e 3strup0.

Margaret sofreu gordofobia por simplesmente estar grávida????? Isso não me desceu.... E Jean???? uma menina de 14 a 16 ( era nessa faixa etária) foi 3etrupAda por um marinheiro e ainda foi expulsa do navio e não tocou mais no nome dela!!???!? Enfim...

Geovanna.Holanda 20/06/2023

Esse livro é apocalíptico e eu gosto de livros apocalípticos
Que livro bom, meus amigos. Como sempre, excelência é o padrão de escrita da Jojo e sempre termino os livros dela com uma sensação de tempo ganho, de leitura que valeu a pena. O livro tem personagens incríveis, aborda aspectos históricos de forma impecável e tem uma história muito, muito boa. Gostei bastante.

Dayana Otaviano 13/09/2022

?E espero que, quando se lembrarem com alegria dos seus primeiros anos na Inglaterra, pensem nesta travessia não só como a viagem rumo a nova vida, mas como o início dela.?

Paula.MTerra 08/05/2021

História linda!
Gosto muuuito dos livros da Jojo Moyes! Mais um livro envolvente, emocionante, com personagens marcantes e um final pra deixar o coração quentinho.

Laura.Michelangelo 13/09/2021

Esse livro não estava na minha lista pra ler, mas comprei pq estava na promoção, e eu não resisto a uma promoção, principalmente de livros ksks.
Achei que não ia gostar muito, mas é realmente maravilhosa essa história, a cada capítulo terminado, eu não via a hora de ler o próximo. Viajar em um porta-aviões, quilômetros de distância de casa, para ver o marido, essas mulheres foram corajosas!